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      Qual melhor software de criação de música?

      Autor Mensagem
      lesgoy
      Membro Novato
      # 02/dez/17 01:48


      Seguinte , uso o FLStudio , mas meio que o som dele não me agrada muito.
      Não importa a música, se eu escuto ela de longe sei que é do FL.
      É como se o som não fosse "aberto".
      Em fim , qual o melhor software para criação de músicas?
      Levando em conta que estou falando de criação , eu escolho um instrumento o pc (vst) , edito ela pelo piano roll do programa , ponho la os efeitos , ajusto os volumes e exporto(não irei gravar de instrumentos reais , somente 100% do pc)
      Para mim qual o melhor?
      Resolvi baixar o StudioOne por causa de seus presets de instrumentos.
      Mas.....Digamos que não mudou muita coisa.
      Tem até uns legalzinhos mas no audio em si a qualidade ta a mesma :/
      Sendo mais específico ao extremo eu crio músicas para jogos.
      Como instrumentais , sem voz.Apenas os instrumentos.

      JJJ
      Veterano
      # 02/dez/17 11:46 · Editado por: JJJ
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      Não sou especialista em FL, mas acho que você está fazendo algo errado... A DAW não muda o som a ponto de se detectar isso, só de ouvir. A menos que alguma coisa esteja "ligada" no master ou nas tracks e você não percebeu. Se tirar todos os efeitos de todas as trilhas, buses e master, usando a mesma resolução e taxa de bits, sem dithering e sem compressão de aúdio, o som final é basicamente igual em qualquer DAW...

      Lelo Mig
      Membro
      # 02/dez/17 12:00 · Editado por: Lelo Mig
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      lesgoy

      Você esta, provavelmente, confundindo a qualidade dos VSTs, com o audio.

      A DAW, em teoria, não altera o audio do PC. Ela é um editor e tem incorporado um player para execução. Permite a edição as equalizações, efeitos e etc.

      Se o VST ou Soundfont soa "fake", com aquele sonzinho de Midi 8 bits, a DAW não têm como melhorar isso. Se o PC tem uma placa de áudio ruinzinha ou as caixas, fones etc., ruins, a DAW não tem como resolver isso.

      Se o som de seu PC é legal ouvindo Youtube ou executando um player qualquer e ruim só no FL, o problema pode estar na qualidade dos VSTs, regulagens, pluggins, drives ou algum efeito ou ação esta acionado.

      Adler3x3
      Veterano
      # 02/dez/17 13:32 · Editado por: Adler3x3
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      Na verdade da para criar música para jogos em qualquer DAW madura.

      O FL Studio é uma excelente DAW, só que o seu uso não é tão fácil assim, tem muitos recursos, e tem que aprender a usar.
      No mercado é uma das que mais tem recursos para fazer músicas para jogos.
      Música para jogos exige muito sequenciamento midi, e neste ponto por exemplo o Studio One não é recomendado, pois não tem o midi tradicional que esta ainda em uso.

      Tudo depende mais dos instrumentos virtuais e do correto uso de plugins de efeitos.
      Os gastos com instrumentos virtuais superam de longe os gastos com a aquisição da DAW.
      Você pode gastar R$ 1.000,00 ou R$ 2000,00 numa daw, mas vai gastar mais nos instrumentos virtuais e plugins especiais.

      Tem jogos eletrônicos básicos puramente eletrônicos, mas tem jogos que pegam mais do lado clássico, medieval e épico, tem muitas variações, ou tem jogos que necessitam de música ambiente.

      Nos conte mais sobre quais estilos, e talvez possamos ajudar, nos mostre alguns exemplos de músicas de jogos que você tem ideia de produzir algo semelhante.

      E não é só o sequenciamento, que em si é muito importante e exige o uso de diversas técnicas, principalmente do lado da humanização , tem todo um processo até a masterização final, e é aqui que o bicho pega, não é tão simples.
      E as músicas para jogos atingiram um alto nível de qualidade, tem peças que são obras primas.

      Sobre qual DAW tem a melhor engine de áudio é um tema de ampla discussão em todos os fóruns de áudio digital, e até hoje não se chegou numa conclusão.

      O certo por exemplo é que o Cubase neste ponto esta no topo de todas as DAWs, isto é a minha opinião.

      Não existe nenhuma DAW que faça todo o processo automaticamente, existem alguns presets de plugins que ajudam, mas presets são presets e nada mais, não garante um bom resultado final, o mais importante é o fator humano, desde a composição, o uso dos instrumentos virtuais que combinam com a música, o uso de efeitos, mixagem e masterização, toda uma sequência de processos que exigem arte.

      lesgoy
      Membro Novato
      # 02/dez/17 17:24
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      Sim , a questão é essa.Pode parecer estranho kkk Mas por exemplo quando eu vi a música do próprio FL no site de demonstração do software deles eu ja sabia na hora que era do FL por causa da música.
      É como se os instrumentos não tivessem vida e fossem todos robotizados sem a minima sensibilidade , apenas alterando os seus volumes.
      Vi vídeos de pessoas que ja entendiam d+ do programa e apesar de a músicas serem de altíssima qualidade , continuei com a mesma opnião achando as músicas robotizadas.
      Sei que você está certo , e que vai depender das VST's , por isso que fui para o studioOne , ele tinha várias VSt's disponíveis e os sons que via dele eram legais.
      Agora respondendo a pergunta de estilos :
      As músicas que costumo criar para meu jogo são de vários tipos.Menos eletronica(oque não impeça de eu querer criar futuramente).
      Começei com o MixCraft , FLStudio , agr baixei o SO.Em fim.
      Preciso de uma grande variedade de instrumentos, músicas com violão ,strings,piano,bons baixos e bateria,instrumentos digamos que diferentes como caixinha de música(bells ) , guitarras com um som meio de "faro oeste " kkk em fim vários tipos.
      Porque gosto de criar músicas diferentes , com coisas diferentes e se fosse para citar exemplos de músicas seria essas:

      https://www.youtube.com/watch?v=Tcf_FBbIRpM

      https://www.youtube.com/watch?v=eDZ2W0GpP_E

      https://www.youtube.com/watch?v=9YsAyO9oW00

      https://www.youtube.com/watch?v=RqZaFDA7PXY

      https://www.youtube.com/watch?v=OzMs0ac9ysM

      https://www.youtube.com/watch?v=0dsTt0xc9tw

      Sim , eu sei que algumas são músicas bem antigas,mas acredito que deu para entender o tipo de música,a variedade de instrumentos .
      E claro que seria algo mais "moderno" kkk
      Finalizando , os exemplos estão ai , quando crio músicas trabalho com midi's (editando no piano roll do FLStudio ),mas tenho um teclado com MIDI aqui , então daria pra usa-lo também




      :

      lesgoy
      Membro Novato
      # 02/dez/17 18:02
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      Aproveitando o tópico aqui , andei pesquisando sobre o cubase e descobri que ele só tem 32bitis até a versão 8.5.
      Pois bem fui atraz desta versão mas tem o 8.5 , o pro 8.5 , elements 8.5 e o 8.5 artist.
      Qual a diferença entre elas ? Tem algum melhor?Pensando noque eu estou querendo fzr?(Mas vamos nos focar ao objetivo do tópico kk , essa pergunta foi só uma curiosidade e achei que não tinha a necessidade de abrir outro tópico só para perguntar isso)

      Adler3x3
      Veterano
      # 02/dez/17 18:50 · Editado por: Adler3x3
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      Bem pelo que ouvi, o som na sua maioria é de jogos japoneses.

      Não sei quais sintetizadores que eles usaram, e o Japão como se sabe tem grandes marcas destes instrumentos, e o som tem características de uma engine de áudio de game tipo chipset que pode ser meio que exclusivo das marcas de fabricantes de game.
      E ao que parece é tudo instrumento virtual

      Mas de qualquer forma tudo passa por um bom sequenciamento de midi, e isto toda DAW madura apresenta boas opções.
      O problema é encontrar os instrumentos adequados.
      E o sequenciamento para não ficar tão robótico necessita um trabalho exaustivo, isto é tem que usar muitas instruções midi: velocidade, pitch de modulação, expressão, mudanças de tempo, as vezes adiantando ou atrasando certas notas, e muito mais.
      E também criar linhas de automação individuais para cada track, criando variações dos instrumentos na linha do tempo da música.
      O próprio VSTi também pode ter outros recursos que facilitam a automação, que pode começar por alterações do envelope do instrumento ADSR, e muito mais, alguns são tão bons, que criam sequências fantásticas, e muitas outras coisas podem ser feitas.
      E a masterização é um ponto muito importante para uma série de composições para um mesmo jogo, tem que ter uma certa identidade sonora, uma consistência entre os instrumentos, que passa por uma seleção de plugins que vão ser usados no projeto.

      Muitas vezes os instrumentos VSTi vem cada um com os seus presets de efeitos, e para usar muitas vezes temos que desligar os efeitos internos e usar outros efeitos, como por exemplo o reverb, para poderem soar melhor e se integrarem, se parecer que um instrumento esta distante do outro.

      Outra DAW importante que não citei é o Reason, que é a DAW que vem com um quantidade enorme de sintetizadores e plugins, é a que tem o melhor custo benefício nesta relação.
      Agora não tá no gibi o que o Reason tem de sintetizadores, nenhuma DAW tem o que Reason tem.
      Mas não é tão fácil masterizar no Reason, e o Reason pode ser usado juntamente com uma outra DAW.
      O Reason tem muitos recursos, muito poderosa, mas o que é uma grande vantagem, pode se transformar numa dificuldade, pois tem uma gama de efeitos enorme, mas tem que saber usar.

      Talvez no seu estágio música atual e de conhecimento de música eletrônica, você tenha que primeiro usar algumas suites de softwares de masterização, para poder fazer o som das suas músicas soar melhor:
      - Izotope Ozone;
      - Lurssen Mastering Console,

      São dois bons softwares para masterizar meio que automático, mas tem possibilidades de edição em alguns pontos, o que pode ajudar no seu estágio atual
      O certo o certo mesmo, seria inserir toda uma cadeia de efeitos, um por um, mas para atingir este estágio, é necessário anos e anos de experiência.
      Outras DAWs tem bons instrumentos e plugins, mas não é o suficiente, tem que adquirir mais instrumentos e outros plugins.
      A DAW Reaper, também é fabulosa, mas bem dizer não vem com nenhum instrumento nativo, tem um synth, que não é fácil de configurar.

      Isto é uma busca constante que não tem fim.

      Tem os instrumentos do Eduardo Tarilonte mais ligados a música de games medieval e épica, que usam o Engine 2, no site da Best Service dá para fazer downloads de alguns instrumentos gratuitos.
      Toda a linha de Vsts do Eduardo é fantástica:

      https://www.bestservice.com/era_ii_medieval_legends.html

      Em matéria de sintetizador tem o Reaktor da Native Instruments que é muito poderoso, para fazer instrumentos para jogos, mas envolve muita dedicação, muita pesquisa e trabalho árduo para se conseguir um bom resultado.
      E para se fazer um album, ou composições para para um game, tem que como foi dito ter uma identidade, então tem que se debruçar sobre os sintetizadores, e criar novos instrumentos para o jogo, alterando várias configurações até chegar num ponto ideal, o que é um árduo trabalho.

      O Kontakt player da Native Instruments é o principal player de VSTis, tem um grande variedade de instrumentos.
      Um desses que saiu recentemente de orquestra que é fantástico é esse da Sonuscore, que esta no site da Best Service:

      https://www.bestservice.com/the_orchestra.html
      Tem várias funções que faz com que soe bem para montar peças que exijam instrumentos de orquestra.
      A engine deste VST é muito boa, só aqui já dá para conseguir uma boa humanização do processo de criação de uma música.

      E da própria sonuscore tem também um VSTi que adiciona vocais, que é sensacional:
      https://sonuscore.com/shop/lyrical-vocal-phrases/
      E na sonuscore existem muitos outro VSTs muito bons que facilitam a vida dos compositores e arranjadores de música para games.

      E ainda na linha, mas mais ambiente tem VSTs da Clara Solace com vocais, que são soberbos, e podem ser adicionados em games.
      https://zero-g.co.uk/collections/november-bestsellers/products/ethera- 2-0

      E por incrível que pareça este VSTi mais voltado para vocais tem até percussão, e uma infinidade de outras texturas de tirar o folego.

      Tem mais uns quatro ou cinco softwares nesta linha da Clara, uma melhor que o outro, além de conterem muitos pads e texturas e até efeitos, e tem os convolutions reverbs que são usados no Kontakt, que são muito bons.

      Tem também o photosyntesis do Jeremias Pena que é um instrumento do Kontakt, que serve para carregar arquivos de áudio e criar infinitas possibilidade de novos instrumentos:
      https://www.exoticstates.com/photosynthesis/mystic
      E tenho o Mystic que já vem com a engine para criar instrumentos, mas pode ser adquirida com uma pequena doação

      Pode se criar parte do instrumento no Reaktor, e depois exportar para dentro do photosynthesis e criar instrumentos originais, tanto eletrônicos como parecendo acústicos, mas na verdade é tudo eletrônico mesmo.
      Outro software na linha do Kontakt inovador é o da Gothic Instruments, que como o Dronar tem muitos sintetizadores, que criam sons fantásticos, na área dos graves, médio e agudos, criando muitas texturas diferentes e originais.
      Este software é diferente, e cria sons inimagináveis.

      http://www.timespace.com/product/DRONARLS-110/3/10000128/gothic_instru ments_dronar_live_strings_%28download%29.html

      O Estilo de músicas de jogos e de soundtracks para filmes, ou Cinematic como muitos chamam, mas música é música, , meio que se misturam, nos games mais eletrônicos se vai usar mais sintetizadores, no meio mais soundtrack vstis com características mais acústicas, mas a mistura do eletrônico com o mais acústico pode dar excelentes resultados.

      Na zero-g tem muitos VSTs e loops de efeitos especiais, e até VSTs para criar sons originais que ninguém fez para ajudar na busca de originalidade.

      Eu gosto do Mixcraft Pro Studio 8, uso outras DAWs também , mas como auxiliares (Fl Studio, Cubase Elements, Reaper, Magix e outras, finalizo tudo no Mixcraft por ser mais objetivo e prático para editar midi e criar linhas de automação, mas os instrumentos virtuais e plugins uso outros externos adquirido um a um no decorrer dos tempos.
      E a procura por novas sonoridades não tem fim.

      Como por exemplo as engines de fabricantes de games tem um repositório enorme para efeitos e músicas.
      Pode dar uma olhada lá na Steam.
      E de um jeito ou outro os games trabalham mais no visual, e tem que saber encaixar as trilhas sonoras ao vídeo, e entra em cena outra arte.
      Então de uma certa forma tem que ir se familiarizando a isto também.

      A própria Cakewalk, através do Sonar, tem ou tinha na Steam uma versão com algumas coisa voltada para produzir música para games, o problema que a empresa vai fechar e os produtos vão ser descontinuados.

      E vale aquela máxima, a melhor DAW é aquela que você melhor se adapta e gosta, e a maioria tem várias versões, desde a introdutória até a mais completa, e sempre no site tem um link de comparação entre as versões e claro a diferença de preços, que não sai barato não, mas mais caro ainda são os instrumentos virtuais, que podem ser usados na maioria das DAWs.
      E sintetizadores é o que não falta.
      Mas o caminho é longo e se alguém quer ir mais adiante o primeiro passo e atuar com tudo legalizado.
      Pode começar modestamente mas legalizado, e ir evoluindo aos poucos.

      Existem inúmeros site especializados em instrumentos virtuais

      makumbator
      Veterano
      # 02/dez/17 19:08 · Editado por: makumbator
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      lesgoy

      Sim, Cubase em 32 bits só até o 8.5, o 9 e 9.5 só existem em versões em 64 bits (ainda bem, pois 32 bits já é passado e sua manutenção só trazia bugs e atraso no desenvolvimento do software).

      Aqui as diferenças entre as versões:

      https://www.steinberg.net/en/products/cubase/comparison.html

      Adler3x3
      Veterano
      # 02/dez/17 19:23 · Editado por: Adler3x3
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      Um site bom que tem tudo sobre vst é:


      http://www.kvraudio.com/

      Tem de tudo, e principalmente links de dowloads de softwares gratuítos que você pode ir usando no seu desenvolvimento.

      aqui é um bom ponto de partida, existem outros sites parecidos, mas este é um dos mais completos.

      Adler3x3
      Veterano
      # 02/dez/17 19:24 · Editado por: Adler3x3
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      Bem em certo sentido, este post na essência é igual a estes, os problemas de se conseguir um bom resultado sonoro no uso de DAWs é o mesmo, e as respostas são parecidas, mas com um enfoque diferente, mas que convergem a um mesmo ponto essencial.
      Este tópico e muitos outros se combinam.

      http://forum.cifraclub.com.br/forum/9/332537/

      e este:
      http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/332527/

      Em um tópico a dúvida parte do instrumento virtual para a DAW, neste ao contrário e em outro o remix, e a solução é a mesma.

      Tem que pesquisar, estudar e saber por onde começar, todo o processo envolve muito mais do que é discutido nas aparências, exige um equilíbrio entre todos os componentes: Computador; Interface de Áudio, Acessórios, Teclados, Softwares (DAW, Efeitos e auxiliares), ambiente acústico do home studio e muito muito mais, todo um processo que só será alcançado com muita perseverança e dedicação, e demora tempo, não existem milagres, e ir já de cara ou início fazendo músicas que vão soar bem, não é fácil, e no começo não vai soar bem, o principal de tudo é o fator humano, a pessoa por traz disto e envolve a boa teoria musical.
      E este compositor japonês de música principal das músicas citadas neste tópico, quase morreu, foi a exaustão de tanto trabalhar para conseguir os álbuns de games que fez com a qualidade que fez.
      Enfim a busca do conhecimento, não existe atalho, é ilusão achar que o computador vai fazer tudo sozinho, e plim, taí um caso de sucesso.

      Adler3x3
      Veterano
      # 02/dez/17 19:47 · Editado por: Adler3x3
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      Bem citado pelo Makumbator.

      O Cubase é a DAW que na minha opinião é a mais completa de todas para quem vai trabalhar com midi.
      Mesmo a versão elements, é um bom ponto de partida, só pela função dos Pad Chords já compensa comprar.

      Tem outras DAWs boas, mas a maioria das versões de entrada são muito limitadas.
      E o certo é que tem começar com os recursos que tem e ir se aprimorando, cada um dentro de suas possibilidades financeiras, um passo a passo em constante evolução, agora qualquer intenção de futura profissionalização requer um ambiente legal com softwares registrados.
      Hoje em dia os softwares estão deixando dentro dos arquivos de áudio, marcas digitais.

      lesgoy
      Membro Novato
      # 03/dez/17 01:05
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      Se for ver pelo lado de experiência iria dizer que o FL ganha , porque nele tenho "liberdade" de ir criar as midis , escolher os instrumentos mixar e "masterizar".
      É difícil achar informações sobre esse assunto , tanto que tive que criar um tópico porque não achava nada relacioado a isso , ainda mais envolvendo jogos kk.
      O segredo está nas VST's ne....
      Mas se fosse para escolher um com a maior variedades de instrumentos nativos (e bons) qual seria?
      Obs : Infelismente o reason não vai pegar aqui kk Uso 32 bitis , mas em breve chegara um pc novo e isso mudara kk.
      Não estou querendo nada de mão beijada mas é que ja criei diversas músicas para o game (com o mix craft e FL), e agora resolvi procurar outro software que tenha mais coisas para criar músicas diferentes.
      Não sei se me entendem , só quero algo que já tenho algo bom para começar.
      O StudioOne3 tem uns legaizinhos mas é meio baixo kkk
      Tem hora que eu penso em gravar do SO e ir pro FL dnv kkk.
      Se fosse para indicar um software 32Bits , que já tenha um bom leque de bons instrumentos para iniciar qual seria?
      (Já tenho o StudioOne3 , FLStudio , e Mix Craft)

      makumbator
      Veterano
      # 03/dez/17 02:51
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      lesgoy
      porque nele tenho "liberdade" de ir criar as midis , escolher os instrumentos mixar e "masterizar".

      Igual toda DAW.


      Mas se fosse para escolher um com a maior variedades de instrumentos nativos (e bons) qual seria?

      Quase todas vem com vários instrumentos virtuais, mas atente-se ao fato de que nenhuma DAW consegue suprir toda a necessidade de VSTis, então é preciso ter softwares de terceiros (ou seja, não nativos da própria DAW). Outro detalhe é que não basta ter as ferramentas, precisa saber usar.

      Pra descobrir mais sobre cada DAW visite o site de cada uma que te interessa e veja o que elas oferecem de instrumentos virtuais. O que posso te falar é que o Cubase Pro vem com uma cacetada deles. Os outros usuários podem falar mais de outras DAWs

      Adler3x3
      Veterano
      # 03/dez/17 12:36
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      Tem o Nuendo produzido pela Steinberg que lida com música para games.

      Nunca experimentei, mas parece que é bom.

      https://www.steinberg.net/en/products/nuendo/what_is_new_in_nuendo_8.h tml

      Pé de chinelo
      Veterano
      # 03/dez/17 14:51
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      lesgoy

      Talvez vc esteja usando somente os plugins nativos do FL?

      O Fruity Loops é uma excelente DAW, eu uso a mais de 10 anos, até hoje não encontrei uma função que outro software faça que o FL não faça, e cada dia descubro mais coisas e gosto mais

      Pra conseguir um som próprio e característico você tem que montar a sua própria biblioteca de áudio com samples de alta qualidade, se for no caminho padrão dos VST's e efeitos nativos do FL vai ter um resultado mediano mesmo porque a maioria dos usuários do FL vai usar esses sons.

      Então eu acho que a diferenciação do seu som como produtor está muito mais na biblioteca de samples/plugins do que na DAW especificamente.

      Pra mim todos são bons: Pro Tools, Cubase, Reaper, Fruity Loops, Logic, Studio One, Mixcraft etc , vc tem que escolher a interface que mais te agrada, melhora o seu workflow e não tenha menos recursos do que as outras, cumprindo esses requisitos o resto é com a sua criatividade e imaginação mesmo, abs

      lesgoy
      Membro Novato
      # 03/dez/17 18:30
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      A questão é que eu estava disposto a aprender uma nova DAW , mas queria uma que pelo menos tivesse bons instrumentos nativos.
      StudioOne é legal , vi uns vídeos de seus presets e era muito bom , mas quando abri a DAW não era nada daquilo.Alguns sons eram muitos baixos , outros falhavam quando eu os ponhava para tocar numa MIDI (não sei porque).
      Sai do FL , porque todo vídeo que via de músicas do FL tinha aquele mesmo som , ai eu ficava pensando :
      "Se esses caras que mandam bem pra caramba do software já sabem de muitas coisas mesmo , produziu uma excelente música , mas que ficou com esse som , não vai adiantar nada eu investir nele."
      Talvez se eu for usar VST'S mudaria algumas coisas , mas ta difícil .
      Não sei pra onde vou , tem um monte de DAW's e todo mundo fala que todas são boas .
      Só queria uma que tivesse bons instrumentos nativos e que tivesse a capacidade de criar músicas como as que citei.(Isso seria a pergunta 1).
      A pergunta 2 é sobre os sintetizadores do FL como o Harmor ou Harmless , da para fazer qualquer som neles?Até mesmo sons acusticos , sons de pianos , strings e violões ?Mas eu falo fazer e eles ficarem parecidos mesmos , não aparentando ser de jogos 8bitis.

      makumbator
      Veterano
      # 03/dez/17 20:10
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      lesgoy
      .Alguns sons eram muitos baixos , outros falhavam quando eu os ponhava para tocar numa MIDI

      Provavelmente porque alguns instrumentos precisam que você mova (ou dê um comando midi) de volume ou outro cc. Tem que pesquisar e ler o manual de cada instrumento pra saber.

      Não sei pra onde vou , tem um monte de DAW's e todo mundo fala que todas são boas .

      Todas são boas para vários usuários e até ruins para outros. Varia de acordo com o uso e expectativas de cada um.

      lesgoy
      Membro Novato
      # 03/dez/17 22:03
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      Essa é a questão , fica nisso de todas são boas e nunca sei qual uso.
      Porque queria escolher uma que suprisse minhas necessidades, para assim eu me dedicar nela.
      E claro , teria que ter uma boa gama de instrumentos nativos com bons sons para ajudar.
      Nenhuma ideia?
      (Eu sei que todas são boas , mas quero uma que seja boa pra mim , ja postei aqui para que vou usar , e repito kkk Quero uma boa gama de instrumentos bons nativos do software , não to querendo tudo na mão , só quero ter algo para começar)

      Adler3x3
      Veterano
      # 03/dez/17 22:24 · Editado por: Adler3x3
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      Começa com o que tem, o FL Studio é muito mais indicado do que o Studio One.
      Lembre que o processo é muito mais do que a escolha de uma DAW.
      Tem várias etapas que você tem que obrigatoriamente passar, como já disse não dá para pular etapas, não existem atalhos.

      Os instrumentos virtuais tem que ser escolhidos dedo a dedo, isto é uma eterna pesquisa, você precisa de bons sintetizadores.
      E bons sintetizadores exigem muita edição e conhecimento para saber fazer bem feito.

      Um músico experiente consegue fazer no FL Studio mesmo, só que você esta se baseando numa ilusão dos vídeos postados lá no You Tube, a maioria quase 100% dos exemplos é mal feita, o pessoal lá mal sabe usar os recursos midi mais básicos, não sabem usar as ferramentas que tem.
      E assim nem com instrumentos virtuais maravilhosos vai sair coisa boa.

      E tem tomar cuidado com o que vai comprar na área de midi, tempos atrás já faz uns três anos ou mais, comprei uma série de arquivos midi e de projetos para determinadas DAws. para usar e ir aprendendo, ver como eles fizeram para fazer igual ou melhor.
      Para minha surpresa não teve um arquivo que se salvou, tive que jogar tudo na lixeira, perdi lá uns 150 dólares.
      Um pior que o outro, nem o básico de midi era completo, eu tinha a ensinar a aquelas caras do que aprender.
      E olha que comprei de sites que são reconhecidos tem uma boa fama na internet.
      É muito difícil encontrar arquivos midi e de projetos que realmente sejam profissionais.

      E na área do FL Studio que é a mais popular no mundo, não encontrei nada que me agrada-se, a meninada se mete a sabida e vai lançando tutoriais e arquivos na maior cara de pau. mas é tudo ruim, um pior que o outro.
      E olha que cheguei a pensar em fazer os meus midis para vender.

      Quando eu tinha uns 15 anos eu tinha um orgão da hering que funcionava com o ar, eu fazia as minhas brincadeiras e gravava na fita cassete, mas nunca conseguia tira um som legal.
      Um dia veio um amigo de um amigo meu lá em casa e o caro tocou aquilo com facilidade, e fiquei impressionado, e aprendi que para dominar algo tem que se entregar, tem que praticar e estudar, não tem outro jeito.
      O Órgão era limitado, mas nas mãos de um bom músico soava maravilhoso.

      Repito o fator humano é o mais importante.
      O Cubase completo seria a melhor solução, mas mesmo com todos os instrumentos comprados da Steinberg, que tem coisa lá pra cacete, mesmo assim teria que usar outros externos.
      Passa também pela boa teoria musical e pelo aprendizado de um home studio, isto pode levar alguns anos.
      E a composição tem que ser bem feita, não é tão fácil como você imagina.
      E a caminhada é longa.

      O som maravilhoso que você quer tirar, todo mundo aqui do fórum quer fazer também, inclusive eu.
      Todos nos temos deficiências, e só avança e evolui aquele que persiste, sempre praticando, sempre aprendendo e sempre estudando.

      O problema de conseguir um resultado final muito bom não é só seu.

      E não é o que tem os melhores recursos que consegue gravar melhor.
      Como é dito num antigo ditado as vezes o menos é mais.

      Não existe só uma receita, não existe receita pronta, o que existe é muito trabalho, leia a história do japonês que fez aquelas músicas, o cara se sacrificou muito para chegar naquele resultado.

      A DAW que vai ser boa para você é aquela que você melhor se adapta e gosta, e não a que é escolhida pelos outros.

      lesgoy
      Membro Novato
      # 03/dez/17 23:01
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      Sei de tudo isso , sei que não é fácil , que não da para pular etapas , que existe um caminho que deve ser seguido.
      A minha questão é "por onde vou começar".
      Não interessa se a melhor DAW é a que você melhor se adapta.Se você se adaptar em algo que não cumpre suas necessidades de nada vai adiantar.
      Sei la ... Até mesmo a música que a própria "FL" postou em seu vídeo demo tem o mesmo som .
      Ta difícil de aceitar ele assim,já sei bastante coisa no FL e consigo me virar bem , mas não quero me dedicar a algo e depois descobrir que não da para fazer oque eu queria neste software e terq se dedicar em outro.
      Só pedi a opinião de vocês para ver qual DAW tem mais sons nativos bons para ja ter por onde começar,ter como editar e criar MIDI's , VST's não são baratas e eu não tenho como sair comprando agora .
      Por isso precisava pelo menos de um inicio.
      Não estou querendo pular etapas , pelo contrário só quero ter certeza de onde começar para não se dedicar a toa.
      Até porque sair baixando todas as DAW não é uma opção.
      Conseguiram entender ?

      Lelo Mig
      Membro
      # 03/dez/17 23:51
      · votar


      lesgoy

      Amigo...se você botou na cabeça que não quer mais usar o FL Studio apesar de a galera já ter explicado minuciosamente que o problema não é a DAW, então use uma destas:

      Ableton Live
      Avid Pro Tools
      Cakewalk Sonar
      Digital Performer 9 - Motu
      Logic Pro X
      Reaper
      Reason - Propellerhead
      Steinberg Cubase

      Obs: Tá em ordem alfabética, não em ordem de "melhor", porque não têm melhor.......escolhe no sorteio.

      Ismah
      Veterano
      # 04/dez/17 06:00
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      O FLS pra mim tem um problema que eu nunca consegui resolver. É uma espécie de "COMPRESSOR" na saída, que não se consegue controlar. Ao invés de clipping ou mutar a saída como PT, Reaper etc, ele diminui o volume...

      Me incomoda isso, porque ele com certeza está limando um transiente também, aí por hábito já coloco um L3 na saída, e sigo feliz.

      Pé de chinelo
      Veterano
      # 04/dez/17 09:55
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      lesgoy

      Até mesmo a música que a própria "FL" postou em seu vídeo demo tem o mesmo som

      Tem o mesmo som pq foi feito com os plugins nativos do FL pra demonstrar o que é possível fazer com eles.
      Se tu pegar um KORG M3, por exemplo, e der um na mão de um iniciante e outro na mão do Hans Zimmer, o "som" vai ser o mesmo? O timbre pode até ser, mas tem uma série de outros fatores que vai interferir no resultado final: Modulação, expressão, volume, equalização, a combinação com outros timbres, camadas etc.
      É aí que está a grande dificuldade de criar músicas no mais puro estado da arte, se fosse fácil todos fariam, talvez vc esteja simplificando alguns processos do workflow da produção musical, montar uma biblioteca de áudio é um ponto fundamental pra conseguir autenticidade, se vc focar em plugins nativos pra pular essa etapa, dificilmente seu som será diferente da média.

      Só pedi a opinião de vocês para ver qual DAW tem mais sons nativos bons para ja ter por onde começar

      Amigo, aqui que está o erro, se vc focar em plugins nativos das DAW's, o seu som provavelmente vai ser sempre igual aos outros e sem diferenciação, como vc mesmo disse que é o que te incomoda, em qualquer outro DAW vc vai ter a mesma impressão depois de um tempo usando.

      Outra coisa que ajuda é usar instrumentos reais em conjunto com os virtuais, eu tava falando com pessoal aqui do fórum que mesmo usando uns dos melhores VST's do mercado, o EW Hollywood Strings, se vc não souber como usar corretamente, aplicando as expressões e dinâmicas, o som vai ficar quadrado, virtual e sem o aspecto humano da coisa.

      Enfim, não tem caminho fácil pra produção musical de alto nível, plugins nativos das DAW's são quase sempre medianos e não vão te proporcionar a diferenciação que vc procura.

      Ismah

      Já pesquisou sobre isso nos tutoriais de ajuda da Image-Line? Será que não tem alguma opção pra comprimir a saída que está ativada na renderização?

      JJJ
      Veterano
      # 04/dez/17 10:25
      · votar


      Ismah

      Já vi esse comportamento bizarro em alguns softwares de áudio. É o tipo da coisa "pra ajudar" que só atrapalha...

      Outra coisa horrorosa que não sei se já te aconteceu é quando a onda clipa e o programa inverte o pico! Fica um glitch dos infernos, indo do topo até o fundo em um sample! O ouvido chega a apitar... kkkkk

      Mas isso tudo tem solução fácil: deixar um headroom de uns 3dB em cada track e pronto, estamos longe de clippar e ainda ficamos com espaço tranquilo de mixagem.

      Adler3x3
      Veterano
      # 04/dez/17 11:58 · Editado por: Adler3x3
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      Bem criei um tópico mais genérico sobre Home Studio, especialmente na área de softwares.
      Contém muitas informações para quem esta começando:


      http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/332557/

      lesgoy

      Aqui esta o caminho para desenvolver a sua DAW.
      Na área de instrumentos por exemplo, tem que instalar os players de instrumentos virtuais, e algumas coisas vai ter que adquirir.

      lesgoy
      Membro Novato
      # 04/dez/17 17:55
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      OK ,então se eu continuar no FL e me dedicar em aprender tudo dele.Podem me garantir que é possível chegar a resultados que mostrei nos vídeos que mandei?
      (Não levem em consideração "eu" , oque quero saber se é possível chegar a resultados igual eu mostrei no vídeo no FL studio)

      Ismah
      Veterano
      # 04/dez/17 18:47
      · votar


      Pé de chinelo
      Já pesquisou sobre isso nos tutoriais de ajuda da Image-Line? Será que não tem alguma opção pra comprimir a saída que está ativada na renderização?

      Pode ser, mas um compressor em +9~10dB? É meio tosco. rs

      JJJ
      Já vi esse comportamento bizarro em alguns softwares de áudio. É o tipo da coisa "pra ajudar" que só atrapalha...

      Entonces... É um SO de música eletrônica, precisa ser meio a prova de burrice... rsrs

      Mas isso tudo tem solução fácil: deixar um headroom de uns 3dB em cada track e pronto, estamos longe de clippar e ainda ficamos com espaço tranquilo de mixagem.

      Na real isso acontece só quando o pico bate cerca de +10dB, se não deixar esse headroom, vou ferrar com a estrutura de ganho.
      A primeira coisa que eu faço é baixar os faders pra -10dB / 10%. Depois vou subindo conforme necessário.

      Adler3x3
      Veterano
      # 05/dez/17 07:36 · Editado por: Adler3x3
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      lesgoy

      A maioria das músicas que você postou são de vídeo games de console.

      Acredito que sons de console é um outro departamento.
      Assim é aconselhável buscar informações junto com o pessoal que produz músicas para console, pois devem usar outros softwares para criar as trilhas.
      A DAW deve entrar em cena, mas o pessoal que fazem músicas para consoles, smartphones, tablets etc, usam diversos programas como o Unity e outros.
      Na plataforma do Steam tem alguns destes programas que podem ser instalados no seu computador, não custa fuçar aqui, para ver como é a plataforma de áudio dos games, devem existir diferentes programas para gerar os sons.

      Uma coisa é produzir músicas para jogos do PC, outras coisas acredito é produzir músicas para console, que devem usar engines diferentes, passando por uma DAW, mas em vez dos tradicionais VSTs de PC ou Mac, devem usar algo diferente.
      Tempos atrás eu fiz algumas experiências mas sem ir muito a fundo, mas percebi que existe um suporte para as músicas nestas outras plataformas.
      Até uma certa integração por exemplo do Sonar (DAW) com aplicativos de jogos, pena que o Sonar esta sendo descontinuado.
      E cada tipo de console deve ter uma engine própria.
      Então tem um outro lado da indústria de games para ganhar conhecimento, aqui nos estamos mais do lado do PC tradicional, muito embora como já foi dito, música é música.
      E para fazer músicas para jogos tem que haver uma certa sincronia entre as imagens(vídeo) do jogo e a música, e quem quer se dedicar a esta arte, tem que saber também este outro lado, que envolve com certeza softwares de criação de jogos.
      E os games tem os seus sons próprios, barulhos, ruídos etc, e para o som se integrar com a música deve ter um tratamento especial, como música incidental por exemplo.
      Deve ter muita gente fazendo isto, não custa buscar a informação, mas numa outra área, a área de produção de jogos, onde a música também faz parte.

      E se você pesquisar na Internet vai encontrar outras comunidades, blogs,etc... que se dedicam mais especificamente a música de jogos, que aqui no nosso fórum não tem especialização.

      Pé de chinelo
      Veterano
      # 05/dez/17 08:19 · Editado por: Pé de chinelo
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      lesgoy

      OK ,então se eu continuar no FL e me dedicar em aprender tudo dele.Podem me garantir que é possível chegar a resultados que mostrei nos vídeos que mandei?

      Dá sim pra alcançar resultados excelentes usando o FL, esse software é complexo e extenso, pode demorar até entender a maioria das coisas que ele pode fazer, o bom é que hoje em dia com a internet você pode acessar os tutoriais da image-line e muitos vídeos tutoriais no youtube, só tem que filtrar, pq tem muito noob que posta vídeo explicativo sem saber exatamente o que tá falando, mas os likes e deslikes dos vídeos já dão uma orientação em relação à isso.

      O mais importante é tentar pensar fora da caixa, as possibilidades são infinitas, posso usar o FL pra gravar, mixar e equalizar somente instrumentos reais por exemplo entende (guitarra, baixo, percussão etc)?

      Ficar preso nos plugins nativos é tipo pensar dentro da caixa.

      Adler3x3
      Veterano
      # 05/dez/17 09:21
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