Como melhorar a qualidade no som no kontakt

    Autor Mensagem
    Danindanis
    Membro Novato
    # nov/17


    E ai galera beleza? Estou com uma duvida de como melhorar o som principalmente do piano no kontakt, que eu acho de qualidade nao tao apesar de que nos videos dos samples no Youtube eles tem qualidade boa. Nao tenho placa de audio ainda mas se for possivel melhorar a clareza do som e seu peso sem a necessidade de uma principalmente no piano que eu baixei o piano Alicias keys e a qualidade nao fica muito boa mas em videos ela e boa.

    Ningen
    Veterano
    # nov/17 · Editado por: Ningen
    · votar


    Danindanis

    Cara... por alto assim talvez a mãe Diná rsrs

    Poste o som que você tira e o som que quer tirar pelo menos.

    P.S: Uma dica de masterização pro YouTube, para quem é iniciante, e usar o novo Izotope Ozone 8, que tem um algoritmo robô que faz tudo pra você. Eq, comp, exciter, limiter, entre outras coisas. Inclusive preparando o "volume" final do vídeo ideal para plataformas streaming. Uma espécie de LANDR, só que personalizável.

    Danindanis
    Membro Novato
    # nov/17 · Editado por: Danindanis
    · votar


    Vou gravar um audio e enviar mas tipo minha intençao e para tocar na igreja e para gravação em casa. Mas irei gravar e enviar o áudio. Se tiver algum dica enquanto nao faço isso de alguma regulagem ou coisa semelhante.

    Adler3x3
    Veterano
    # nov/17 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Bem vários fatores podem afetar:

    01- O Alicia Keys é um bom piano mas é pesado, e as configurações do seu computador, aliado a falta de uma interface de áudio dedicada podem comprometer o desempenho.
    Existem formas de otimizar o Kontakt.
    Depende também dos outros instrumentos que estão sendo usados na música.
    Se é só o piano é mais fácil o processo, bem dizer é só usar os presets do próprio piano, a questão depois é acertar o nível de volume na master.
    02- Os vídeos que assistimos no you tube muitas vezes tem um tratamento especial, isto é uma mixagem e masterização profissional, por isto que soam bem;
    03- Como você não tem uma interface de áudio com o Drive Asio, tente usar o ASIO4ALL, que é um emulador deste drive, pode ser que melhore, aqui no fórum tem tópicos que tratam da configuração deste drive, para evitar problemas de latência e soar melhor;
    04- Como o Ningen comentou existem softwares para fazer a Masterização usando presets especiais conforme o estilo, como o Izotope Ozone que é muito bom.
    05- Na DAW que você usa, coloque uma track com uma música de referência que você goste e que seja parecida com a que quer produzir, aí você vai alternando a audição (desligando os plugins quando ouve a referência), e conforme aplica os plugins tenta deixar o som mais parecido, claro nunca vai ficar igual, a música é só uma demonstração do som que se quer obter, e para isto pode-se utilizar plugins visualizadores de frequências, para facilitar a comparação;

    E todo um processo que mesmo usando softwares auxiliares para se criar automaticamente um bom som, requer muita prática e estudo, tem que saber o que esta fazendo, e as técnicas para fazer isto só se adquiri com muita prática, e leva um bom tempo para assimilar.
    Muito mais esta envolvido neste processo, como por exemplo o sequenciamento midi, que são instruções que fazem o instrumento virtual tocar, se a track que contém o midi, tem poucas instruções não vai soar bem, pois envolve aspectos de dinâmica musical, resumindo o instrumento virtual tem que ser tocado com esmero e várias instruções podem ser usadas, assim como linhas de automação na DAW, depende também da qualidade do teclado que esta usando como controlador.

    Danindanis
    Membro Novato
    # nov/17 · Editado por: Danindanis
    · votar


    Eu ja uso o Asio4All, se puder me indicar algum topico que fale sobre melhora em qualidade. Mas irei dar uma procurada.
    Edit: Estou usando para gravar o programa Repaer.

    Adler3x3
    Veterano
    # nov/17 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Bem você tem que primeiro, estudar e praticar:

    01- Sequenciamento midi;
    como humanizar a interpretação midi.
    02- Como usar os plugins de efeitos;
    03- Mixagem;
    04- Masterização

    Um imenso campo de pesquisas e estudo.

    E muito mais é um longo caminho, não tem como explicar num simples post de fórum, não tem como usar atalhos e sair produzindo gravações de qualidade, isto demora para acontecer, não é de bate pronto, que se grava algo e sai com qualidade, mesmo usando as melhores interfaces, programas e ferramentas auxiliares.

    Todos nós de home studio, ou seja estúdio caseiro, temos dificuldades neste ponto, não existe nenhuma receita milagrosa.
    São centenas e milhares de detalhes.

    O Kontakt e o Alícia Keys tem qualidade, agora a qualidade da gravação final é outra coisa distinta, é todo um processo de produção, que tem várias etapas.
    Você tem que aprender as técnicas e adaptar as suas limitações para poder obter um bom resultado.
    A falta de uma boa interface de áudio já é um grande limitador, mas usando boas técnicas dá para alcançar um resultado razoável, mas não vai ser tão fácil assim.

    O Reaper é uma excelente DAW, tem muitos recursos e até bons plugins, existem "n" efeitos que podem ser aplicados, mas para o seu pleno uso requer conhecimento, e os plugins para seu uso, tem que saber o que esta fazendo, e nesta questão de plugins é complicado, tente começar a usar suítes de softwares de masterização na track master, e cuidado para não abusar na dose dos efeitos.

    Danindanis
    Membro Novato
    # nov/17 · Editado por: Danindanis
    · votar


    A compra de uma placa de áudio externa me garatira uma melhor qualidade,?Porque vejo muita pouca clareza principalmente neste piano. O som fica como se estivesse abafado. Mas que nem vc disse se trata de experiencia, o que eu nao tenho muito toco a poucos anos e apenas este ano comprei um cabo midi para começar a usar o PC para tentar melhorar a qualidade do teclado nao so meu mas tambem o da minha igreja e para poder fazer gravaçoes. Vou deixar um link com uma que eu fiz:https://www.youtube.com/watch?v=075ymY8EmrQ
    Houveram alguns erros de compasso e tals mas isso tem tempo, e com a chegada de minhas ferias resolvi voltar a mexer com mais intensidade nesses assuntos.

    Adler3x3
    Veterano
    # nov/17 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Eu primeiro sempre recomendo as pessoas irem com o que tem.
    Aí aprendem as limitações de seus equipamentos e na hora de comprar e montar o seu próprio setup vão estar mais preparadas para isto e vão evitar compras desnecessárias.
    A interface é um fator importante, mas a mesma por si só não garante nada, tem muito mas muito mais coisa envolvida em todo o processo.

    Mesmo com o que já tem dá para fazer melhor, e este é o caminho.

    Quanta a qualidade é uma busca contínua, experimente outros Vstis de piano.
    Eu não tenho o Alice Keys, mas já vi bons comentários a respeito deste piano, não sei o que pode estar acontecendo.
    O Kontakt tem várias configurações, pesquise sobre isto no you tube.

    Escutei o vídeo e esta difícil fazer uma avaliação, aparentemente esta razoável, mas pode melhorar muito.
    Muitas vezes quando escutamos no nosso Computador e DAW parece que esta soando bem, mas quando gravamos o arquivo e depois vamos escutar em outras mídias esta ruim.
    Aí que se destaca a importância de uma boa mixagem e masterização.
    Que como já disse não se consegue tão facilmente, tem que aprender com os erros, e ir desenvolvendo a técnica, e isto leva tempo.
    E pelo seu relato parece que você é iniciante nesta arte, então tem que praticar e estudar mais.
    E que sirva de consolo isto não acontece só com você, é normal e natural.
    Mesmo aqueles que já tem certa experiência e bons recursos, as vezes se deparam com este tipo de problema, cujo erro esta no projeto e até na própria música mal sequenciada, ou até na composição, e aí não tem plugin que de jeito.
    As vezes acontece comigo e tenho que começar tudo de novo, e conforme a música não tem jeito, pois mesmo os melhores instrumentos virtuais (os mais caros e parrudos) tem também as suas limitações, pois são virtuais não são reais, se não são reais, não podem ter aquela qualidade de muitas músicas feitas com instrumentos reais.

    Os resultados vão aparecer, mas não é de uma hora para outra.
    É impossível num simples post explicar tudo, só praticando e vivenciando por si mesmo é que se percebe.

    É complicado avaliar gravações do you tube, ainda mais de instrumentos virtuais, pois como já disse tem muitos fatores que influenciam, e como você mesmo afirmou, parece que não utilizou nenhum plugin na master, e sobre as tracks individuais o mesmo.
    O volume tem diferentes formas de aumentar, o som sem vida e opaco requer principalmente equalização.
    A princípio o piano virtual conforme o preset soa bem individualmente, mas na hora que juntam mais instrumentos, e na hora que finaliza e exporta o arquivo, perde qualidade e não fica soando bem, isto é normal acontecer, pois repito tem muito mais coisa envolvida no processo, outros erros podem estar sendo cometidos.
    Experimente na master track colocar uma suite de masterização, tipos:
    - Izotope Ozone;
    - Tracks;
    - Lurssen Mastering Console (muito bom);

    Qualquer um destes já vai dar uma melhorada acentuada, mas a qualidade final como disse não depende só disto.
    Aqui vale aquela velha máxima de processamento de dados: "Se entra lixo, sai lixo."
    Assim todo o cuidado já começa pela primeira track, que envolve o midi e suas instruções, a necessidade de atenuar ou acentuar frequências de equalização, reverb, compressores e outros efeitos, e até usar o processo de criar linhas adicionais de automação, cada track tem que soar bem individualmente.

    Só que quando se adicionam novos instrumentos novos problemas aparecem, um instrumento pode estar soando bem no individual, mas quando soa em conjunto com outros pode ficar ruim, e aquele que parecia soar bem não esta bem, tem que fazer uma revisão, até a última track, quando tudo estivem bem.
    E tudo tem uma ordem certa para fazer, mas não existe uma regra geral absoluta, existem vários estilos de fazer a mesma coisa.

    Aqui neste post e em muitos outros do fórum faço comentários a respeito:
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/14/323709/

    E no fórum existem outros tópicos muito bem feitos por outros membros.

    Procure livros, um livro bom é da própria Izotope Ozone, em que se pode aprender muitos conceitos, principalmente a ordem de processar os efeitos, e tem muito mais, existem tópicos sobre livros neste fórum.

    A única coisa que possa te garantir é que se você praticar e estudar mais vai evoluir.
    Seu eu pude-se ajudar mais assim faria, sou auto ditada, não sei de tudo, também tenho as minhas limitações, mas talvez seja recomendável fazer um curso.
    Não tem outro jeito só muita dedicação e perseverança que vão realmente te ajudar.
    E aguarde também o pronunciamento de outros membros do fórum, tem muita gente boa aqui.
    Boa sorte.

    Danindanis
    Membro Novato
    # dez/17
    · votar


    Obrigado seguirei seus conselhos e creio que algum dia vou conseguir fazer o que quero do jeito que eu quero. Vou ver essas dicas e ver o que consigo. No ano que vem vou viajar para o Paraguai e vou comprar la uma placa de áudio. Enquanto isso vou sequenciando com o que eu tenho.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como melhorar a qualidade no som no kontakt