Agrupar 7 mics de bateria em 3 canais

    Autor Mensagem
    ulisses1992
    Membro Novato
    # nov/17


    Olá, eu preciso microfonar uma bateria para gravação ao vivo, e tenho 7 mics (bumbo, caixa, tom1, tom2, surdo e 2 overs), mas tenho apenas 3 canais disponíveis na interface para a bateria. Minha ideia foi colocar os mics em uma outra mesa, e agrupar os 7 canais em 3 sub-canais/auxiliares, que eu enviaria para minha interface. Minha dúvida é qual a melhor maneira de agrupar as peças da bateria (tipo, canal 1 bumbo, tons, e surdo; canal2 caixa; canal 3 overs), para que na hora de mixar depois do evento eu consiga deixar o som mais compreensível possível. Os outros tópicos de microfonação de bateria ensinam como utilizar menos mics, mas no caso, eu tenho a opção de captar varias peças, só preciso saber como agrupá-las depois. Desde já agradeço.

    carlcarl
    Veterano
    # nov/17 · Editado por: carlcarl
    · votar


    ulisses1992
    caso eu estivesse nesta situação eu entraria o bumbo e a caixa (que a meu ver são as peças fundamentais do set de bateria)em 2 canais da interface e o resto(os outros elementos da bateria) eu faria uma mixagem bem feita na mesa e enviaria para o auxiliar e este para o canal restante da interface,na hora de fazer a mixagem final (que penso ,sera feita em uma DAW) eu duplicaria este canal (tendo cuidado com a phase para não ter cancelamento de frequencias) PAN aberto (direita e esquerda) ou
    fazer como era feito antigamente,faz uma mixagem definitiva da bateria na mesa,pega o LR ou sub-grupo stereo e manda pra 2 canais da interface e pega um outro auxiliar com o Bumbo e a caixa tambem ja equilibrados e timbrados e manda para o terceiro canal da interface.
    eu faria assim mas,aguarde outras sugestões dos grandes mestres aqui do forum.
    abraço

    Wade
    Membro Novato
    # nov/17 · Editado por: Wade
    · votar


    Eu faria simples:

    Canal 1: Bumbo
    Canal 2: Caixa
    Canal 3: Over (em 2 mics L e R pegando pratos e tons)

    Se não conseguir mixar bem uma bateria assim, nem adianta ter um monte de tracks.

    Lelo Mig
    Membro
    # nov/17 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    ulisses1992

    Microfonar bateria com muitos microfones é uma ilusão. Exige equipo adequado e experiência. Não pense que "quanto mais microfones melhor", porque não é bem assim.

    Bateria cheia de microfones, se não tiver gates, compressores e Eq's, individualmente, irá soar muito desequilibrada. E equilibrar é uma dor de cabeça.

    Teoricamente, dentro dessa sua ideia, você poderia juntar o microfone do bumbo e do surdo. Só que não é bem assim, não conseguirá equilíbrar, vai faltar em um sobrar no outro...

    Ou seja, se não tem como tratar cada peça individualmente, não encha de microfones.

    Só com 3 canais terá de fazer uma captação da "ambiência" e muitos testes.

    Eu começaria tentando um posicionamento por região (parecido com o que o Wade faria):

    - Bumbo
    - Caixa/Chimbal
    - Tons/Pratos/Surdo (com dois microfones)....mas se prepare para ter trabalho em equilibrar essa "junção".

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Agrupar 7 mics de bateria em 3 canais