Steinberg lança o Cubase 9.5

    Autor Mensagem
    Jabijirous
    Veterano
    # nov/17


    https://www.steinberg.net/en/products/cubase/what_is_new_in_cubase_95. html

    makumbator
    Moderador
    # nov/17
    · votar


    Jabijirous

    Parece estar show de bola. Corrigiram várias cagadas do 9 pro e trouxeram pedidos antigos dos usuários (como aumento de slots de insert e send), melhores curvas na automação e finalmente um metrônomo moderno e que faz o que a gente precisa. Sem contar a engine de áudio de 64 bits (o que era inesperado pra mim).

    Passei a manhã lendo o fórum oficial pra pescar as opiniões.
    Já comprei o update. Vou baixar hoje

    Jabijirous
    Veterano
    # nov/17
    · votar


    makumbator

    Eu apenas vi os vídeos!! Eu tirei a seguinte conclusão, a maioria das coisas eu acho que poderia vir numa simples atualização. Só que o preço parece que diminuiu. Tanto o valor full quando o upgrade, ou seja, pra não dar de graça uma atualização, vai um upgrade com 40 dólares de desconto pra suprir a galera que for comprar o full. Todo mundo sai ganhando!!!

    Não sei com tu trabalha com o cubase, eu faço as coisas mais básicas aqui, e roda perfeitamente. Vi muita gente que usa apple reclamar do 9, aqui no win 10 tá rolando perfeitamente!!!

    makumbator
    Moderador
    # nov/17
    · votar


    Jabijirous
    Vi muita gente que usa apple reclamar do 9, aqui no win 10 tá rolando perfeitamente!!!


    Sim roda bem no windows. No OSX tem alguns problemas gráficos, mas até onde li no fórum isso foi resolvido com essa atualização.

    Uma das coisas irritantes no 9 e que espero tenham mudado é o problema de se clicar na régua e acionar o loop dos marcadores. Tenho que colocar uma régua a mais nas sessões (uma abaixo da outra) pra mitigar esse problema (e mesmo assim às vezes ainda acontece). Muita gente reclamou disso. Espero que tenham mudado.

    Adler3x3
    Veterano
    # nov/17
    · votar


    O Elements que tenho ainda não saiu.

    makumbator
    Moderador
    # nov/17 · Editado por: makumbator
    · votar


    Jabijirous
    Só que o preço parece que diminuiu

    Eu paguei 49.99 no update do 8 para o 8.5 em 2015 (os updates .5 são mais baratos que os .0). E agora está 59.99. Não me parece ter diminuído! A não ser que você considere as melhorias tão fortes que deveria ser uma versão full (e portanto mais cara). O último upgrade para versão .0 que comprei custou 99.99 (do 8.5 para 9).

    makumbator
    Moderador
    # nov/17
    · votar


    Adler3x3
    O Elements que tenho ainda não saiu

    É, as versões menores saem depois (sendo que a última a receber o update é a AI, que é abaixo da elements).

    Jabijirous
    Veterano
    # nov/17 · Editado por: Jabijirous
    · votar


    Eu paguei 49.99 no update do 8 para o 8.5 em 2015 (os updates .5 são mais baratos que os .0).
    makumbator

    Cara, eu tive o 8 e fiquei embromando pra pegar o 8,5 pq tava 99,99. Até que lançaram o 9 e aí foi pra 199,99. Nunca vi upgrade por esse valor de 49,99!!! Tu foi felizardo kkkkkk

    Lembro que teve uma promoção de 40% de desconto que dava esse valor aí e eu não peguei e me arrependi!!!

    makumbator
    Moderador
    # nov/17 · Editado por: makumbator
    · votar


    Jabijirous


    Lembro que teve uma promoção de 40% de desconto que dava esse valor aí e eu não peguei e me arrependi!!!

    Fiquei até curioso, pois não lembro se comprei algum em promoção. Tenho tudo organizado por pastas de backup em HD externo desde o Cubase 6.0 (o primeiro que comprei legalizado). Vou ver o quanto paguei em cada (guardo os instaladores, recibos, códigos de ativação, etc...).

    Instalei o 9.5 Pro. Está muito legal (mas vi rapidamente). Me concentrei primeiro no metrônomo novo. Bem legal. Está quase no que eu acho que seria o ideal. Pelo menos agora dá pra ter padrões diversos para cada fórmula de compasso (o que era um problema nos compassos compostos). Agora dá para montar sua própria fórmula e padrão novo à vontade.

    O bom também é que dá pra ter padrões diferentes ao longo da sessão (mesmo que seja a mesma fórmula), então podemos ter um 4/4 tradicional clicando em semínimas boa parte da música e em um compasso colocar uma outra subdivisão se for preciso (em colcheias, por exemplo). Ficou bem versátil.

    Pra mim só falta criarem uma pista específica e com automação pra completar o que fizeram nessa versão. Hoje se a gente quiser ter metrônomo nativo não dá pra desligar apenas em uma parte (uma fermata ou ad lib, por exemplo).

    Nesses casos somos obrigados a criar uma pista midi e fazer o metrônomo na mão (tenho até presets de pista prontos com o som sampleado do próprio metrônomo interno do Cubase). Quem sabe no futuro eles avançam até essa ideia completa.

    O lance dos inserts a mais (o dobro) é uma benção (e na versão pro a gente pode mover a linha de pre e post fader a vontade). Ainda acho que os espaços deveriam ser infinitos (como em outras DAWs, ficando o limite de acordo com a máquina suportar). Mas já ajuda muito (principalmente pra fazer A/B de comparação rápida entre plugins sem precisar criar grupos pra ter mais slots).

    Jabijirous
    Veterano
    # nov/17
    · votar


    makumbator
    E a organização independente no mixer???? kkkkkkkkkkkkkk Sou chato pra porra com isso!!!

    makumbator
    Moderador
    # nov/17
    · votar


    Jabijirous
    E a organização independente no mixer???? kkkkkkkkkkkkkk Sou chato pra porra com isso!!!

    Também quero ter isso. Não testei ainda (fiquei só no metro e nos inserts e sends mesmo). Depois mudei o padrão de cores projeito que eu gosto. Vou testar esse lance do mixer mais tarde.

    Mas no geral ele parece bem mais leve que o 9. Tem um bug chato que arrumaram e me deixava louco, que é um flash branco rápido que acontecia pra alguns no windows (eu tinha isso) ao se abrir ou fechar o mixconsole, ou outras janelas grandes como mediabay, etc...não aparecia pra todo mundo (pois depende do driver e placa de vídeo) mas era um problema conhecido.

    Pra mim isso resolveu totalmente.

    Jabijirous
    Veterano
    # nov/17
    · votar


    makumbator
    Vou ver se pego semana que vem!!!

    Esse lance do flash nunca tive!!

    makumbator
    Moderador
    # nov/17
    · votar


    Jabijirous
    Esse lance do flash nunca tive!!

    É, apenas uma parte dos usuários era afetada. Vi no fórum a explicação que boa parte da melhoria gráfica dessa versão se deve ao uso de um sub sistema diferente do que era utilizado no 8 e 9 (seja lá o que isso queira dizer! Hahah).

    E a organização independente no mixer???? kkkkkkkkkkkkkk Sou chato pra porra com isso!!!

    Testei aqui e não tem ainda (o que é uma pena).

    Jabijirous
    Veterano
    # nov/17
    · votar


    Testei aqui e não tem ainda (o que é uma pena).

    Cara, já passou da hora de ter!!!

    makumbator
    Moderador
    # nov/17
    · votar


    Jabijirous

    Cara, já passou da hora de ter!!!

    E como!! É algo ultra básico (e perfeitamente possível nos Cubase 6.5.5 e anteriores). Quando eles mudaram o esquema de GUI vai ver algum retardado achou que não seria preciso ter essa função...

    Jabijirous
    Veterano
    # dez/17
    · votar


    Comprei segunda a atualização por R$214,50 na Steinberg Shop Brasil. Estou fazendo o download. O que me impressionou foi o tamanho do cubase full, 11.76Gb!! É muito pesado!!! O update tem 1.46Gb o que já é pesadinho para um update!!!

    Vamos ver como vai se sair aqui!!!

    Adler3x3
    Veterano
    # dez/17 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Saiu o upgrade do Elements, acho que vou fazer semana que vem.
    Olha o Cubase é a DAW que roda mais suave, não quero dizer leve, mas roda mais redondinho.
    E o Cubase elements acho que tem quase tudo de midi do que preciso.
    O que será que o Cubase elements não tem de midi?
    Me parece bem completo, como uso mais instrumentos virtuais, olha o Cubase mesmo o elements deve atender bem muita gente.
    Estou usando aos poucos.

    Quero esperar o momento oportuno para fazer upgrade para a versão artist.

    Olha para quem quer começar o Cubase Elements tá bem poderoso, sem dúvida é a melhor DAW do mercado.

    E esta nova de funcionar em 64 bits para gravar o que acharam? não me refiro aos 64 bits do sistema?
    Traz reais benefícios?

    makumbator
    Moderador
    # dez/17 · Editado por: makumbator
    · votar


    Adler3x3

    Na verdade não é gravar em 64 bits, e sim a engine de áudio agora opera internamente em 64 bits (se for selecionada essa opção, que pode ser alterada sempre que se desejar). Isso tem diferença principalmente no processamento de plugins. Mas ainda são poucos que aceitam essa opção. Todos os da Steinberg estão prontos pra isso, mas na minha coleção de outros fabricantes apenas os da Slate digital e um da PSP audioware são compatíveis com essa novidade. Os demais funcionam em 32 bits como antes.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Steinberg lança o Cubase 9.5