Montando um estúdio, qual o melhor começo?

    Autor Mensagem
    GustavoA
    Membro Novato
    # nov/17


    Boa tarde, se puderem me ajudem por favor kk estou com uma dúvida cruel. Haaa, e antes que os professores de português de plantão venham me corrigir, estou postando pelo celular, e é horrível escrever por aqui, então me perdoem desde já kk.
    Vamos a pergunta.
    Estou querendo montar um estúdio, porém estou em dúvida de qual mesa de som comprar. Eu quero gravar canais simultâneos, por exemplo, quando for gravar bateria, um em cada canal.
    Pensei na Ufx1604, que faz oq eu preciso, porém também vi o x-touch dá Behringer, onde posso controlar a daw por um aparelho físico, só que aí preciso de uma interface de áudio pra ligar os instrumentos. Mas aí fica a minha pergunta
    Qual dos dois seria melhor? Existe uma mesa de som onde eu possa ligar os instrumentos e controlar a daw ? Nada que ultrapasse uns muito uns 4 ou 5 mil

    Beto Guitar Player
    Veterano
    # nov/17
    · votar


    Antes que fechem seu tópico, dá uma olhada aqui...

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/193452/
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/174668/
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/57790/
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/135471/

    The Man Who Sold The World
    Veterano
    # nov/17
    · votar


    GustavoA
    Estou querendo montar um estúdio, porém estou em dúvida de qual mesa de som comprar.
    voce precisa saber o que quer e como quer, ai não vai desperdiçar grana
    por exemplo, eu não gosto de equipamentos behringer, ainda mais pra estúdio onde a rotatividade é alta e não dá pra ficar na mão
    com 4 ou 5k é dificil, pensou em investir em uma placa de audio e um octopré? ai tu manda tudo pro pc já
    ou então compra uma mesa analógica e manda uma parte da batera pra ela, já equaliza e usa a interface pra esse canal e o resto da batera

    Lelo Mig
    Membro
    # nov/17
    · votar


    GustavoA

    Cara, não me leve a mal, mas serei sincero.... Acho que antes de gastar 1 real comprando qualquer coisa, deveria estudar o maximo que puder sobre o assunto.

    4 ou 5 mil é muito dinheiro para quem não sabe nem por onde começar.

    Não deixe que a ansiedade de adquirir equipos se adiante a sua necessidade de aprender.

    fernando tecladista
    Veterano
    # nov/17
    · votar


    GustavoA

    já gravou antes? tá começando agora? vai arriscar agora de prima? já tem um computador bom? mas bom mesmo?
    roda software bons? nada de pirataria pra ficar dando bug
    os programas que estão em moda, protools?
    windows ou mac?
    só nisso já se foi os 5.000 que pretende gastar

    além de um leve tratamento acústico na sala de gravação
    vai gravar banda inteira ou um de cada vez?
    vai gravar bateria acústica? ou vai só usar VST?
    já pensou nos mics, ou já tem?
    ar condicionado?

    fconde77
    Veterano
    # nov/17
    · votar


    GustavoA
    Estou querendo montar um estúdio
    - O que pretende gravar e como? Quanto pretende gastar? 4 ou 5 mil pode ficar apertado.
    estou em dúvida de qual mesa de som comprar. Eu quero gravar canais simultâneos, por exemplo, quando for gravar bateria, um em cada canal.
    - Ai você tem que dizer como é essa bateria e com quantos mic pretende gravar... lembrando que essa mesa apesar desse tanto de entradas a saída dela é apenas L R e pra editar em qualquer software estará bem limitado.

    Minha sugestão:
    Invista seu tempo estudando mais sobre o assunto... Lembre que não é só o equipamento de gravação que tem que pensar, o local deve ser preparado pra isso com isolamento acústico e análise da sala pra não ter frequências matando o som, principalmente pra gravar a ambiência da bateria.
    Ai sim partiria para os equipamentos, uma interface de no mínimo 4 canais, mas considero 6 o ideal, microfones, bons cabos e medusa, bons amplificadores(nada com 100w, vc esta num estúdio, um local fechado e não vai poder socar volume). se gravar com todos ao mesmo tempo um "chiqueirinho" de acrílico para o baterista vai bem... segura o som mais pra ele assim todos podem se escutar melhor

    Lembrando... Estúdio é um ralo sem tampa se tratando de $

    GustavoA
    Membro Novato
    # nov/17 · Editado por: GustavoA
    · votar


    Fiz gravações caseiras apenas, e estou estudando já, muito e muito, eu sou cantor, nunca pensei que iria mexer com estúdio , porém pra onde eu mudei e carente disso...
    -Sao 5 mil que eu destinei apenas pra uma mesa
    -O que é um octopre?
    -Pedi ajuda pró cara do estúdio que eu gravava, mas só o microfone dele custa 16.000, então tá meio difícil kkk
    Eu já estava com uma ideia do que comprar
    Um controlador de 61 teclas
    Um at2020 ou um Behringer c1
    Fones áudio technica ou akg
    Um PC mais ou menos - 8gb, 1tb, uma placa de vídeo razoável, i5
    Já uso o reaper, mas pelo visto eu vou precisar quebrar a cabeça com protools ou Studio one né?
    Usei o Vegas minha vida inteira e já me acostumei demais com os atalhos, e no reaper e a mesma coisa, porem nos outros não consegui alterar kkk, pelo visto vou ter que me acostumar com os outros pq percebi que o reaper e muito limitado, vários plugins como os dá Antares não rodam nele
    @fconde77 não po, ela grava os canais separados
    Tem algumas iguais que gravam l e r, mas ela grava simultâneamente

    Porque não posso usar programa pirata? Que triste kakakaka


    Acham que compensa um MacBook ao invés de um windows de mesa?

    feboprojetos
    Membro Novato
    # nov/17
    · votar


    Essa mesa não é mais vontade do que necessidade?

    Minha opinião é que o começo de um bom estúdio seria um bom computador (se for rodar instrumentos virtuais precisa ser melhor), bons monitores de áudio, interface com bons prés e acústica das salas, além de microfones (de acordo com o que for gravar) e bons cabos.

    O pessoal despreza demais a monitoração e acústica. Tem gente bem capacitada, que já testou vários equipamentos e chega nessa conclusão também, monitoração e acústica fazem muita diferença.

    Minha opinião é que menos equipamentos e de boa qualidade são melhores que muitos equipamento e tudo do mais básico.

    Vai gravar tudo só com um microfone?

    carlcarl
    Veterano
    # nov/17
    · votar


    alem do que ja foi dito acima.
    sugiro uma mesa digital que funcione como placa de som e mesa de mixagem.
    como exemplo: Behringer air XR18 (18 in/18 out) é possivel captar 18 tracks separados em um computador,que não precisa ser um super computador,a Daw pode ser o Reaper que tambem não exige um computador possante.
    um microfone pra captar voz e um ou outros para outras funções.
    faça captação com os microfones perto da fonte sonora para evitar de captar muito som da sala(o que elimina a necessidade de tratamento acustico meia boca e o resultado não é ruim,digo por experiencia propria)
    headphones,de preferencia fechados para evitar vazamentos na hora de captar sons com microfones.
    ter paciencia e ir experimentando ,ler e assistir videos referentes ao assunto.
    não pensar que em 3 dias vai conseguir gravar um super som.
    perguntar sempre aos mais experientes,mesmo que de vez em quanto eles te ignorem.
    boa sorte e bem vindo ao mundo do home-studio.

    Ismah
    Veterano
    # nov/17
    · votar


    Eu não iria mais hoje de mesa física. Só se tu tiver muita certeza do que vai fazer, porque ela é básica. No estúdio TENDE-SE a usar coisas específicas para chegar a um destino específico...

    Mas antes de gastar grana, eu iria para um curso de produção musical, e trabalhar uns anos para um estúdio de terceiros, ou mixar banda ao vivo...

    GustavoA
    Membro Novato
    # nov/17
    · votar


    Vocês ainda não me esclareçam meus jovens amigos, essa tal mesa de mixagem, eu gostaria, ao menos de saber se consigo alguma na faixa de preço que eu disse pq as que achei é de 10.000 pra cima kkkk, uma mesa que eu consiga controlar minha daw, vamos supor, que eu aumente o volume nela, é o volume seja aumentado no PC... Isso sim seria uma mesa de mixagem , não?
    Mas nao achei nada em torno do valor que estou destinado a gastar com a mesa, me dêem segustoes kkk
    Em questão dá monitoração, estava pensando no krk g3 pra começar! O que acham? Tem algum outro que vocês usam que é melhor nessa mesma faixa de preço?

    Ismah
    Veterano
    # nov/17
    · votar


    Então... Tu quer uma console de mixagem de áudio, ou uma surface control interface (interface física) para controlar a DAW? Ambas as coisas existem, e são muito diferentes.

    A console (mesa é pra comer em cima, jogar carta e transar de vez em quando), processa o sinal de áudio, e mistura os sinais (ou não) podendo entregar várias matrizes - LR, Aux 1, Aux 2, Aux 3... Aux n, phones, Room, etc...

    A surface control interface, é algo que eu não vejo muito no Brasil, só trazendo de fora... Em era de tela touch, não sei até que ponto compensa ainda - supondo claro que só tu vá operar, ou alguém de extrema confiança.

    A interface física é menos cara que a console, porque pula toda a parte de software e hardware dedicado ao processamento de dados... Mas tem algumas por centenas de milhares de reais, como uma Avid S6...

    Honestamente, tu está com uma visão equivocada...

    Antes de qualquer uma dessas duas, aprenda a regular um periférico, e para isso quebre 5 mouses primeiro...
    Nesse meio tempo, acho que seria legal uma interface que fizesse ao menos 8 inputs. 8 porque o máximo que tu gravaria ao mesmo tempo seria bumbo, caixa, esteira, HH, tom 1, tom 2, surdo e OH, ou tom, surdo, e OH em estéreo.

    Aí começa a questão dos mics... Cara, sem medo de ser feliz... Compre só um mic se a grana for curta, mas compre UM SHURE SM57, não ShurY, Shur, Xurí, Xororó ou marca que for... É o mais básico mic num estúdio, e dá pra usar em tudo. Trazendo da gringa, ele sai por um preço razoável.

    O mesmo pra monitores... Compra um Yamaha NS10 usado, mas compra o NS10, e compra a chave do ProTools, porque aí tu tem o suporte do fabricante... Acredito que tu não vai notar diferença nenhuma entre o KRK G3, um Genelec, ou o NS10, mas ela existe... Não é mito, e leva-se anos para perceber essa diferença...

    ejames
    Membro Novato
    # nov/17
    · votar


    Cara, ouve o que o Lelo Mig disse lá em cima... Me parece que você tá se guiando mais pela ideia do que é um estúdio do que por conhecimento.

    entamoeba
    Membro Novato
    # nov/17
    · votar


    Quer gravar uma penca de canais?

    Comece por uma interface Tascam US 1800

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Montando um estúdio, qual o melhor começo?