Qual a melhor e mais barata forma de isolar uma janela de quarto?

    Autor Mensagem
    leocgpe
    Membro Novato
    # set/17


    Comprei um microfone condensador e interface de audio para poder gravar vídeo aulas, ou seja, não quero montar um estúdio, mas sim conseguir um ambiente favorável para gravar minha voz narrando o vídeo.

    Estou querendo eliminar o máximo de ruído externo gastando pouco.

    Com um decibelimetro de celular está marcando média de 30 a 40db com o ambiente fechado, mas o maior problema é que moro ao lado de um colégio e uma janela virada para lá.

    Se eu regular a interface de audio para o gain baixo, consigo eliminar boa parte do ruído externo, porém alguns sons de gritos da rua ainda são captados, quero tentar reduzi-lo pelo menos.

    Apenas janelas acusticas servem ou posso criar um tampão removível?

    Estava pensando em comprar uma chapa de madeira e revestir com espuma acustica ou outro material. Também estava vendo se lã de rocha poderia ser utilizado para isso.

    Minha janela tem uns 3cm de espessura para dentro sobrando e posso criar um tampão com essa dimensão.

    Ex: janela tem 1,18 x 1,0
    Pegaria uma chapa de madeira ou outro material com sobra de 1 a 2cm em cada lado, revestiria de espuma ou outro material, inclusive sobrando nas bordas, para conseguir fechar o espaço restante com espuma e conseguir coloca-lo no local como se fosse uma tampa que se encaixe perfeitamente, fechando todas arestas.

    Essa solução me ajudaria ou seria pura perda de tempo?

    Ismah
    Veterano
    # set/17
    · votar


    Acredito que só uma chapa vai resolver...

    Não te fia no decibelímetro do celular, ele é bem enganador. Se a relação s/n for de 40dB tá lindo!

    Filippo14
    Veterano
    # set/17
    · votar


    Chutometro total, mas de repente um cobertor na frente da janela, se tiver redinha nela daria para coloca-lo do lado de fora e assim pode dar uma abafada no ruído.

    Abração

    leocgpe
    Membro Novato
    # set/17
    · votar


    É melhor só uma chapa de 10mm + espuma de um dos lados (melhor espuma pra dentro ou pra rua?)? Ou 2 chapas mais finas com espuma no meio?
    Ou até mesmo 2 chapas de 10mm + 10mm de espuma?
    Lã de rocha e tal é exageiro? kkkkk

    Só pq resolvi fazer isso agora, o danado do vizinho arrumou um passarinho que canta o dia todo! é lasca kkkkk

    Ramsay
    Veterano
    # set/17
    · votar


    leocgpe
    O melhor isolamento vc vai conseguir com cortiça.
    Compra uma chapa de cortiça nas dimensões do vidro e cola em cima.
    Isola muito mais que espuma.

    leocgpe
    Membro Novato
    # set/17
    · votar


    Obg pela opinião pessoal, vou ver oq consigo com base no que vocês falaram.

    Ismah
    Veterano
    # set/17
    · votar


    O teu problema é com ruído, muito difícil que vá ter algo emitindo baixa frequência, então só o bastidor PODE resolver, simplesmente porque o som não vai contornar ele... É algo menos agressivo que "arrolhar" a janela - mas sim, essa é a saída ideal (caso não morra sufocado ali)...

    leocgpe
    Membro Novato
    # set/17 · Editado por: leocgpe
    · votar


    O teu problema é com ruído, muito difícil que vá ter algo emitindo baixa frequência, então só o bastidor PODE resolver, simplesmente porque o som não vai contornar ele... É algo menos agressivo que "arrolhar" a janela - mas sim, essa é a saída ideal (caso não morra sufocado ali)...

    Olá Ismah, desculpa, mas eu não entendi quanto ao que você disse "bastidor".
    Que solução seria essa?

    Ismah
    Veterano
    # set/17
    · votar


    Desculpe, acabei dizendo algo nada a ver com o que desejava, era biombo a palavra certa...

    Lelo Mig
    Membro
    # set/17 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    leocgpe

    Amigo, na boa? Minha opinião é a seguinte:

    Até num ambiente projetado para tal fim, gastando bem, algumas soluções precisam de modificação.

    O pessoal é muito preciosista e acha que toda solução caseira é gambiarra, mas não é assim.

    Não se gasta 10 onde 5 poderia resolver. Comece pelo óbvio, bem feito, que é o seguinte:

    - corte um compensado de 10 mm um pouco maior que a janela.
    - faça um sistema de fixação que vc consiga apertar contra a parede, mas que o painel seja removivel facilmente. (Use aquelas porcas com orelha que se atarracha com as mãos).
    - revista sua tabua com cortiça de ambos os lados.

    Pronto!... Comece por isso. Apostaria 1 cerveja que no minimo reduzirá consideravelmente... Tanto para frequencias altas como baixas.

    Se quiser melhorar, revista a tua porta internamente com cortiça também e coloca borracha no batente que vede a porta quando fechada.

    É profissa? Não!
    Mas não é gambiarra... Pode apostar.

    Ismah
    Veterano
    # set/17
    · votar


    Lelo Mig

    Baixas frequências, não... Mas não sei se precisa nem da cortiça...

    leocgpe
    Membro Novato
    # set/17
    · votar


    Se eu for usar madeira, teria que ser compensado ou outros tipos de madeira servem?

    Ismah
    Veterano
    # set/17
    · votar


    Qualquer material, mas precisa ter alguma massa... Não resolve fazer uma parede dupla de chapa de alumínio...

    entamoeba
    Membro Novato
    # set/17
    · votar


    leocgpe

    Só pq resolvi fazer isso agora, o danado do vizinho arrumou um passarinho que canta o dia todo! é lasca kkkkk


    Você não precisa de isolamento, precisa de um gato.

    Ismah
    Veterano
    # set/17
    · votar


    Ou um estilingue e uma certa pontaria kkkk

    Buja
    Veterano
    # set/17
    · votar


    Na calada da noite, muitos passarinhos barulhentos simplesmente voam e somem. Inexplicavel isso. De manha só ficam as penas. Como a mãe natureza é complexa né! ... dizia meu pai aos vizinhos.

    feboprojetos
    Membro Novato
    # out/17
    · votar


    Outros tipos de madeira resolvem também ou até mesmo o OSB, depende se está preocupado com estética ou não, além do custo que varia também.
    Coloca lã mineral entre a chapa e a janela e veda as bordas. Para ser removível tem que dar um jeito de pressionar bem contra a parede.
    Outra opção é um janela anti ruído, mas aí o custo é mais alto.

    Isso se o problema for a janela, porque o ruído pode entrar por outras partes também.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Qual a melhor e mais barata forma de isolar uma janela de quarto?