Notificações Amigos pendentes

Fórum Cifra Club - maior fórum de m&uacite;sica do Brasil

[Dúvida] Aterramento - Verdades e Mitos

Autor Mensagem
      fseda
      Membro Novato
      # 12/jul/17 10:33

Fala pessoal!!!
      Eu deixei meu ultimo projeto musical e estou reformando meu Home Studio pra produzir minhas coisas...

Uma dúvida que tenho (e que acredito que muitos aqui devam ter) é: o que fazer quando seu apartamento não tem aterramento? (não vale responder "mude de apartamento")

Pensei em criar este tópico para compartilharmos conhecimento e experiência pois encontrei somente algumas coisas antigas no fórum e os tópicos geralmente são encerrados sem uma conclusão.

Vamos la... usando o pai google eu achei muita gente falando em alternativas e gostaria de ouvi (ler) a opinião de vocês acerca destas

- Aterramento "caseiro": foi sugerido em um dos tópicos do fórum por um usuário bastante experiente.
      - Separar o circuito elétrico da casa e dos equipamentos do estúdio: também foi falado em algum forum aqui mas meio "en passant".
      - Condicionador de energia: não tenho opinião formada, mas pelo q
      - Aterramento elétrico (pelo que li parece ser uma grande enganação)
      - Filtro de linha (também não me parece que resolve o ruido de 60hz, mas da uma boa limpada na rede)

Mais uma coisa: todo home studio precisa de um no break, questão de proteção. Nesse caso há algum problema em usar o no break e esses outros equipamentos? Como fazer a ligação?

Abraços!