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      Microfonando com vários mics, mas so com um - reamp

      Autor Mensagem
      Ismah
      Veterano
      # 11/jul/17 03:30
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      Pensando em fase...

      Acho que a ideia do caro amigo é usar um mic em diversas posições, trocando o timbre - eq, ganho, volume do amp, efeitos...

      Na prática, um comb filter não é problemático... Então supondo isso, o primeiro deve estar em 5 kHz, onde "termina o som de guitarra e começam as abelhas"...

      344 / 5 000 = 0, 0688... Po cara... Se mexer menos de 7cm não terá problemas de fase - vale lembrar que os agudos são reproduzidos no centro do AF, os médios no meio, e os graves na borda... Só aqui tu já tá cheio de opção...

      Um problema um pouco maior, mas as vezes vai bem em guitarras base / preenchimento, é um mid - scoop no espectro... Eu diria para deixar o primeiro buraco apenas no espectro audível, logo o segundo precisa estar em 5kHz, o primeiro estará em metade disso, 2k5...

      340 / 2 500 = 0,1376

      Mexendo menos de 15cm do lugar, ainda não terá lá problemas de fase muito grandes... E vale lembrar que 30cm é o tamanho médio de um cone de 12"...

      Basicamente pra não ter um problema muito grande tente mexer menos que isso do lugar, o que já é muita coisa em timbre!

      Mas quer todo mundo em fase? Fácil, transforme (ou veja via RTA) a frequência e calcule a distância:

      λ = f / 344

      344 nominalmente é a velocidade do som no ar a 20ºC, mesmo que ela varie por uma série de fatores, audivelmente a diferença será pequena demais, e uma aproximação não tem problema nessa hora...

      λ é a distância (comprimento de onda) entre os sinais. Para converter de λ para segundos é só usar a regra de três: 344 m é a distância que o som percorre em 1s, 172 em 500ms, 86 em 250ms...

      Então chegamos a conta que

      344 = 1000ms
      λ = X ms

      Voi lá! Precisará mover o sinal gravado X ms... E vocês aí em cima falando de fita.... Bobinhos! rsrs

      acabaramosnicks
      Membro Novato
      # 11/jul/17 08:46
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      Ismah
      Acho mais preciso do que fazer overdub cortando a fita e colando em cima da outra fita kkkkkk
      Mas vc não acha que uma diferença pequena de fase não chega até mesmo a criar uma sonoridade mais orgânica? Será que fica tão melhor assim? Veremos nos próximos episódios.

      Ismah
      Veterano
      # 11/jul/17 12:55
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      Pequena ou grande, a diferença de fase em sinais iguais, cria comb filters, que são buracos no espectro... Até 2cm (344/20k =0,0172m) não é audível. Até os 15cm não é problema, ao menos em guitarra...

      acabaramosnicks
      Membro Novato
      # 16/jul/17 21:50
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      Olá povo! Trago novidades.

      Primeiro de tudo, desisti do papelão nas paredes, porque eu arrumei um pallet inteiro de espuma. Tem uns componentes eletrônicos que vem da China, a empresa ia descartar essa espuma que vem protegendo eles, e eu resolvi adotar ela. Ainda não grudenta tudo nas paredes, mas acredito que vai ficar bom. Ou, pelo menos, vai juntar menos bichos do que o papelão. Para o som não ficar morto na sala, tenho também um monte de madeira aqui. Tem que ir colocando, testando tirando, até chegar em um ponto bom.

      Sobre as gravações, hoje fiz alguns testes.
      Primeiro eu comprovei que pegar o sinal cru da guita pelo DI box mata o timbre do amp que está tocando ao vivo, então resolvi testar o DI box no loop.
      O send do amp vai pro único pedal no loop (eq), no outro dele eu liguei um DI box, o return do amp na saída em paralelo, e a saída de menor impedância balanceada no input L da interface.
      O timbre do amp ao vivo ficou praticamente inalterado. Como esperado, eu precisei aumentar um pouquinho o volume e só. Depois diz reamp ligando o lado de menor impedância do DI box no out da interface, é o de maior impedância no return do amp. Fazendo reamp assim ao invés de fazer no input funcionou infinitamente melhor!

      Tentei usar o sinal do pré com simulação de 4x12 do Pod Farm e ficou uma merda, porém não fuçei muito, talvez dê pra fazer algo bom.

      Via reamp gravei cada um dos falantes com cada track (1 lead e 1 rithm), um Mic de cada vez. Pra rithm usei o captador do braço, e pro lead usei o captador da ponte. A caixa é uma 2x12, usei 1 mic dinamico GPA57, um dibamico audiotechnica (n lembro o modelo), é um Behringer C1 condensador longe do cab.
      Ou seja, 10 tracks no total.
      Na hora de gravar, coloquei o amp em cima de um tapete e cobri tudo com um lençol.

      Ainda não manjo quase nada de gravação, menos ainda de mix e tive pouco tempo de ficar fuçando. O que eu encontrei na prática hoje, mas ainda não concluí, é:
      - Muitas tracks caga na música
      - O condenser pegando ambiência ficou uma merda porque a acústica da sala é ruim. Simplesmente não dá.
      - Ficou bom usar dois timbres por guitarra, mais que isso ficou zoado. Pode ser dois mics diferentes no mesmo falante ou o mesmo mic em falantes diferentes.
      - 4 mics (dois em cada falante) tudo junto ficou ruim.
      - EQ cortando abaixo de uns 40hz e acima de 10k melhora consideravelmente todas as gravações. (Hpf e lpf).

      Só pra não dizer que não tem nada, eis aqui um áudio muito ruim sem o EQ nas pontas. Tem 8 tracks tudo junto aqui, um mic L, outro Mic R, repete no outro falante, repete tudo pra outra guita. Tudo reamp. Eu sei, ficou uma merda.

      Ouça LaidToRest de RenanT #np na #SoundCloud
      https://soundcloud.com/user-33923677/laidtorest

      Na verdade, ficou tão ruim que a antiga gravação da choke sermon (link abaixo), que fiz tudo one take tudo de qualquer jeito, ficou muito melhor kkkk

      Ouça Choke Sermon Com BT de RenanT #np na #SoundCloud
      https://soundcloud.com/user-33923677/choke-sermon-com-bt

      Comentem

      Ismah
      Veterano
      # 16/jul/17 22:18
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      Se não for pedir demais, poderia postar as tracks abertas?

      Eu gostaria de tentar mixar, aí te devolvo o projeto aberto também. Pode ajudar. :)

      acabaramosnicks
      Membro Novato
      # 23/jul/17 08:34
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      Mandei formatar meu computador, ainda não tô com ele de volta. Mas uma ajuda com mixagem seria muito bem vinda!

      Ismah
      Veterano
      # 23/jul/17 09:22 · Editado por: Ismah
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      Fico no aguardente até lá. (Lula)

      fernando tecladista
      Veterano
      # 25/jul/17 10:02 · Editado por: fernando tecladista
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      Eu mesmo vou meter papelão nas minhas paredes aqui em casa
      porque eu arrumei um pallet inteiro de espuma

      cara veja se isso não é inflamável!!!!!!

      lembra da boate Kiss?

      morreu um DJ queimado, (é sério) aqui no bairro que estava revestindo o estudo dele
      http://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/jovem-de-17-anos-morre- em-incendio-na-casa-onde-morava-em-vinhedo-mae-se-feriu.ghtml

      Ismah
      Veterano
      # 25/jul/17 14:02
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      Inflamável é...

      A menos que ele tenha a ideia de soltar fogos (!) dentro da sala (!!!) não há risco eminente... Na prática, eu não tenho nada de mais na casa, mas as divisórias são de madeira, pintada a óleo... Queima mais rápido que o acendedor... Como fumante, eu não fumo dentro de casa por ser o único fumante da casa, mas tomo maior cuidado quanto a isso...

      acabaramosnicks
      Membro Novato
      # 28/jul/17 14:29
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      cara veja se isso não é inflamável!!!!!!


      Testei o material aqui em casa, meti a chama de um isqueiro na espuma. Não é nem muito nem pouco inflamável. Parece meio difícil pra começar a pegar fogo e alastrar, não derrete muito e nem amplia a chama, e queima meio devagar. Acho que é pouco provável que tenha problemas com isso, eu não fumo, não tem nada pra aquecer muito além do amp valvulado, enfim... acho que embalagem de ovo/papelão seria pior rsrsrs

      Quando se fala em materiais inflamáveis tem várias características a se pensar. O papelão ou papel, por exemplo, é uma coisa que difícilmente pega fogo com faíscas de tomada ruim ou por temperatura, só pega fogo fácil com chama aberta, por outro lado, se pegar fogo alastra rápidamente e libera muito monóxido de carbono (perigoso). O isopor, por exemplo, só com temperatura já pega fogo, ou seja, pega fogo mais fácil que o papel, porém, ele queima de forma mais lenta e libera menos monóxido de carbono.

      A notícia ruim é que me negaram o pallet cheio de espumas =( consegui pegar só um bocadinho, não vai dar nem pro cheiro, mas acho que é o suficiente para as paredes com azulejo cerâmico.

      Não sei se cheguei a falar, mas tenho disponível aqui duas salas, uma bem grande e uma pequena (mais ou menos 5x5x3m). A sala menor é totalmente fechada e toda de alvenaria. Tenho um tapete que pegaria quase o chão inteiro dessa sala. Será que ficaria bom forrar as paredes dela com uma mistura dessa espuma chinesa, madeiras (tenho uma quantidade razoável) e um pouco de isopor? Lembrando que isopor é inflamável pra um diabo, acho que seria mais seguro colocá-lo nas partes superiores da parede, certo? Se eu migrar pra essa sala, vai vir junto comigo duas prateleiras grandes de madeira e um pequeno gaveteiro, um sofá 3 lugares, amp, pc, bags, pedestais, etc... será que compensa? A sala grande, onde estou agora, tem uma acústica melhor hoje só por causa do tamanho, pq se for ver a acústica é um lixo também mas menos pior do que uma sala toda de alvenaria pequena e sem nada, a sala grande é todo desigual e as paredes têm azulejo até a altura do peito. Acho que o que eu tenho de espuma dá pra cobrir uma boa parte dos azulejos. To em dúvida sobre qual sala utilizar!

      Mais tarde vou tentar postar fotos das duas salas.

      O computador chegou ontem, vou fuçar lá pra ver se encontro as gravações pra te passar.

      Ismah
      Veterano
      # 28/jul/17 14:39
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      Ainda no aguardente? (assessor do Lula)

      acabaramosnicks
      Membro Novato
      # 11/ago/17 09:26
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      Fuçando aqui os arquivos, encontrei o backup daquelas gravações. Até então estava usando o Audacity, agora uso o mixcraft, fui abrir o arquivo e parece que está corrompido :/
      Se ainda estiver a fim, posso gravar mais coisas pra vc mixar e vermos no que dá.

      BTW, confiram como está ficando o estúdio. Ainda não está pronto, mas a acústica já está bacana, só de entrar nele vc já sente o som diferente.

      https://drive.google.com/folderview?id=0Bw0hbU6DtrCLODYzVFZLUVpTRFE

      acabaramosnicks
      Membro Novato
      # 11/ago/17 09:27
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      E segue também a minha última mix

      Ouça cold hard bitch m5 de RenanT #np na #SoundCloud
      https://soundcloud.com/user-33923677/cold-hard-bitch-m5

      Ismah
      Veterano
      # 11/ago/17 09:38
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      Sem problemas, mas me enviando as tracks de áudio já serve...
      Se não tem, paciência. Bola pra frente...

      Eu iria mixar pra te dar uma segunda opinião, por assim dizer, porque é mais fácil tu abrir um projeto e ver tudo feito, e a partir dali pensar no porque das coisas... Normalmente surgem perguntas olhando a mix de outra pessoa, porque beira o impossível concordar em tudo...

      acabaramosnicks
      Membro Novato
      # 31/ago/17 18:14
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      Quem estiver disponível, dá uma olhada. Gravei um sonzinho aqui. Um deles eu microfonei o amp, no outro eu peguei o sinal do loop (send) e mandei pra interface com um DI box, e depois simulei o cab com o guitar rig. Os microfones usados foram um GPA GM570 e um Audio Technica ST95 MK II

      Lembrando que a guitarra solo e lead foi tudo simulado, a experiência foi só para as guitarras base/rythm.

      Amp microfonado:

      https://soundcloud.com/user-33923677/fire-it-up-mix1-micd-rythm-guitar s

      Cab simulado:

      https://soundcloud.com/user-33923677/fire-it-up-mix1b

      No amp microfonado, uma track tá com um mic L e outro mic R com pan em 50% pra L, na outra track (outro take) foi o mesmo esquema, só que os mics L e R foram invertidos e o pan foi pro outro lado. No amp simulado foi uma track pan 100% L, outra track pan 100% R, uma cópia de cada uma com o pan pro outro lado com volume bem baixinho e reverb 100% wet, e um terceiro take foi feito com pan no meio com volume baixo gravado com o captador da ponte.

      De cara, podemos perceber que no simulador tem mais médios, mas isso também se deve parcialmente à EQ depois de gravado (Izotope).

      Ismah
      Veterano
      # 01/set/17 04:38
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      Eu só não entendi a salada que tu fez...

      acabaramosnicks
      Membro Novato
      # 01/set/17 08:11
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      Um take tá pan 100%, ao invés de só colocar Reverb neste take, eu o copiei, fiz Reverb totalmente wet, out seja, ficou uma track somente com o som do reverb, e está track foi pan 100% pro lado oposto.
      Porque? Não sei, me deu na telha, nenhum objetivo específico.
      Outra coisa que pensei em fazer é o mesmo esquema de ter uma track só do reverb porém com o som das duas guitas juntas ao invés de ter pan 100%, Pra dar uma sensação de as duas estarem tocando no mesmo ambiente sem perder o peso que o pan 100% LR dá.
      Mas e aí, curtiu o resultado? Qual vc gostou mais? Se ainda estiver de pé, posso te passar os arquivos pra vc tentar mixar também, mas tá tudo em um projeto do Mixcraft hehe
      sabe como faz pra tipo, tirar as tracks do Mixcraft em arquivos de som separados? Ou posso te passar o projeto do Mixcraft mesmo?

      Ismah
      Veterano
      # 01/set/17 17:12
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      A ideia pode ser interessante... Deixar o reverb de uma guitarra no lado oposto, pode ser algo interessantíssimo para dobras!

      Eu usaria um stereo reverb no centro, e a guitarra em pan... Deve ficar lindjo!

      Pode me mandar sim. Eu não uso o mixcraft, prefiro que mande só as tracks de áudio. Sugiro que use o wetransfer.com .

      Eu ainda estou sem entender uma parte... O que seria um pan 100%LR?!

      Ismah
      Veterano
      # 01/set/17 17:22
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      Ah sim o que eu achei...
      Caraca... Tu socou a bota no limiter, joga o iZotope fora que tu vai melhorar 300% a mixagem... Quando bate a caixa, eu escuto o instrumental abaixando o volume...

      Está bem executado, mas continua sem médios na guitarra...
      Os solos não aparecem por isso.

      Acredito que equalização tu não usou nada, outro " pecado capital ".

      strinbergshredder
      Veterano
      # 01/set/17 17:31
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      Ismah
      Eu ainda estou sem entender uma parte... O que seria um pan 100%LR?!

      Imagino que ele deva ter desejado dizer que o pan estava totalmente aberto, 100%L em uma track e 100%R na outra...

      Buja
      Veterano
      # 01/set/17 17:54
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      strinbergshredder
      Ismah

      Hehe, ficou esqusito mesmo. Se ta 100% pra cada lado, nao tem pan.
      Ou será que tem 50% de pan pra cada lado?
      Ou será que seria 100% de pan mesmo?

      Nao...nao faz sentido.
      Pan é uma medida de distribuicao de balanço.
      Se ta no meio, é 50% pra cada lado.
      Se ta totalmente pro lado esquerdo ou direto, é 0% pra um lado, e 100% pro outro.

      Nao tem como ta 100% LR. Ta 50% LR.

      Que confuso hein!

      Ismah
      Veterano
      # 01/set/17 18:09
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      Pois é, no jogo da adivinhação do que alguém quis dizer... Prefiro esperar ouvir o cara...

      Del-Rei
      Veterano
      # 01/set/17 19:03 · Editado por: Del-Rei
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      acabaramosnicks
      Cara, eu gosto bastante desse lance, hehehe.
      Já pensei em fazer uns esquemas desse, mas não tenho equipo pra reamp, e na época não achei que valesse comprar só pra fazer testes....

      Algo similar e mais simples que cogitei fazer, foi comprar um pedal de looper com uma qualidade razoável (comprei um Ditto). Gravei o take principal no pedal... E depois ia disparando o pedal com as diferentes posições de mic. Assim a execução é sempre a mesma.

      A idéia não era exatamente obter a melhor qualidade sonora, mas sim comparar a diferença de posicionamento do mic. Muito embora haja alguma perda de qualidade do pedal de loop, não achei que invalidou minha experiência, hehehe.

      Quando chegar em casa ouço com calma seus áudios! :)

      Um take tá pan 100%

      Uma coisa bem legal que acho que dá uma encorpada no som é gravar duas vezes o mesmo take. Isso gera algumas mínimas diferenças de execução que se complementam e encorpam o som.

      Quando a ideia é ter somente uma guitarra no arranjo, eu jogo 100% de pan em cada uma. Fica cada uma pra um lado e fica interessante. Quando tem arranjo de uma segunda guitarra, eu coloco os takes iguais no mesmo lado... Dois takes mais pra esquerda e dois mais pra direita. Geralmente nesses casos, uso Pan de uns 40%, não mais que isso. Dão 4 tracks que preenchem bem... Aí tem que tomar cuidado na mix pra não ficar over.

      A título de experiência, vale fazer as coisas mais loucas. É sempre divertido, mesmo que não sirva pra nada, hehehehe.

      Um aceno de longe!!!

      acabaramosnicks
      Membro Novato
      # 01/set/17 19:16
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      Quando eu disse pan 100% LR, estava me referindo a uma guitarra com pan 100% L e outra 100% R.

      Caraca... Tu socou a bota no limiter, joga o iZotope fora que tu vai melhorar 300% a mixagem... Quando bate a caixa, eu escuto o instrumental abaixando o volume...

      Só tem limiter no baixo. Essa de abaixar o volume quando bate a caixa tem cara de compressor mal regulado, porém não tem compressor na master, só tem compressor nas guitas microfonadas e bem de leve, fora que o compressor não é do izotope, então não acho que é ele o problema...

      Está bem executado, mas continua sem médios na guitarra...
      Os solos não aparecem por isso.


      É, a execução ficou mais ou menos porque cada guita foi one take, mas enfim... dando uma revisada aqui, a guita solo tem EQ setado mas ele está desligado, deve ser isso. As outras guitas ficou sem médio mesmo rsrsrs

      Acredito que equalização tu não usou nada, outro " pecado capital ".

      Então deve estar mal equalizado, porque eu usei sim.

      Mas a idéia era a mix ficar bem comprimida mesmo, vejam que a outra música (cold hard bitch, link abaixo) a mix ficou bem mais "soltinha".

      Enfim, to gravando esses negocinho besta pra aprender a mixar mesmo, pelo jeito tá uma bosta ainda kkkkk

      Cold hard bitch, mix 7

      https://soundcloud.com/user-33923677/cold-hard-bitch-m7

      Ismah
      Veterano
      # 01/set/17 19:26 · Editado por: Ismah
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      Só tem uma coisa que chapa o som desse jeito: brick wall limiter.

      E se tu não sabia, o iZotope é um compilado de efeitos em presets. Com limiter, harmonic exciter, etc...

      To no aguardo das tracks.

      acabaramosnicks
      Membro Novato
      # 01/set/17 21:11
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      undefined

      acabaramosnicks
      Membro Novato
      # 01/set/17 21:30
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      Del-Rei
      Fazer reamp é legal, mas estou vendo que usar o DI box pra isso não fica tão bom. Um dispositivo específico pra isso custa meio caro, acho que só compensa se for um investimento profissional e não um gasto. Não é o meu caso é imagino que não seja o seu.

      Ismah
      Cara, não curto os presets do Izotope, não uso eles. O limiter estava em bypass, ou seja, desligado. Tem certeza que a caixa não está só muito alta mesmo?. Estou subindo as tracks Pra uma pasta no Google drive, depois passo o link pra vc.

      Ismah
      Veterano
      # 01/set/17 21:33
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      Cara, não é preciso nem ouvir, a wave shape é um retângulo! kkk
      O VU ficou parado o tempo todo...

      E nem tudo é configurável no iZotope! Ele por si só é um otimizador.

      Del-Rei
      Veterano
      # 02/set/17 17:50
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      acabaramosnicks
      Pois é, os equipos são caros pra um reamp ficar bem feito.
      Se for só pra testar diferentes microfonações, sem ter que gastar com equipamentos caros, acho que a ideia do pedal de loop é muito válida, pois permite regravar quantas vezes quiser com a mesma execução. E depois pode mixar tudo junto se quiser.

      Eu tentei gravar o som numa interface e depois jogar pro Input do amp, mas parece que houve e alguma diferença de impedância ou sei lá o quê, que não ficou muito bom o resultado. O pedal de loop foi o melhor que consegui sem precisar de equipos mais caros.

      Um aceno de longe!!!

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