Notificações Amigos pendentes

Fórum Cifra Club - maior fórum de m&uacite;sica do Brasil

Microfonando com vários mics, mas so com um - reamp

Autor Mensagem
      Ismah
      Veterano
      # 11/jul/17 03:30
      · votar

Pensando em fase...

Acho que a ideia do caro amigo é usar um mic em diversas posições, trocando o timbre - eq, ganho, volume do amp, efeitos...

Na prática, um comb filter não é problemático... Então supondo isso, o primeiro deve estar em 5 kHz, onde "termina o som de guitarra e começam as abelhas"...

344 / 5 000 = 0, 0688... Po cara... Se mexer menos de 7cm não terá problemas de fase - vale lembrar que os agudos são reproduzidos no centro do AF, os médios no meio, e os graves na borda... Só aqui tu já tá cheio de opção...

Um problema um pouco maior, mas as vezes vai bem em guitarras base / preenchimento, é um mid - scoop no espectro... Eu diria para deixar o primeiro buraco apenas no espectro audível, logo o segundo precisa estar em 5kHz, o primeiro estará em metade disso, 2k5...

340 / 2 500 = 0,1376

Mexendo menos de 15cm do lugar, ainda não terá lá problemas de fase muito grandes... E vale lembrar que 30cm é o tamanho médio de um cone de 12"...

Basicamente pra não ter um problema muito grande tente mexer menos que isso do lugar, o que já é muita coisa em timbre!

Mas quer todo mundo em fase? Fácil, transforme (ou veja via RTA) a frequência e calcule a distância:

λ = f / 344

344 nominalmente é a velocidade do som no ar a 20ºC, mesmo que ela varie por uma série de fatores, audivelmente a diferença será pequena demais, e uma aproximação não tem problema nessa hora...

λ é a distância (comprimento de onda) entre os sinais. Para converter de λ para segundos é só usar a regra de três: 344 m é a distância que o som percorre em 1s, 172 em 500ms, 86 em 250ms...

Então chegamos a conta que

344 = 1000ms
      λ = X ms

Voi lá! Precisará mover o sinal gravado X ms... E vocês aí em cima falando de fita.... Bobinhos! rsrs

acabaramosnicks
      Membro Novato
      # 11/jul/17 08:46
      · votar

Ismah
      Acho mais preciso do que fazer overdub cortando a fita e colando em cima da outra fita kkkkkk
      Mas vc não acha que uma diferença pequena de fase não chega até mesmo a criar uma sonoridade mais orgânica? Será que fica tão melhor assim? Veremos nos próximos episódios.

Ismah
      Veterano
      # 11/jul/17 12:55
      · votar

Pequena ou grande, a diferença de fase em sinais iguais, cria comb filters, que são buracos no espectro... Até 2cm (344/20k =0,0172m) não é audível. Até os 15cm não é problema, ao menos em guitarra...

acabaramosnicks
      Membro Novato
      # 16/jul/17 21:50
      · votar

Olá povo! Trago novidades.

Primeiro de tudo, desisti do papelão nas paredes, porque eu arrumei um pallet inteiro de espuma. Tem uns componentes eletrônicos que vem da China, a empresa ia descartar essa espuma que vem protegendo eles, e eu resolvi adotar ela. Ainda não grudenta tudo nas paredes, mas acredito que vai ficar bom. Ou, pelo menos, vai juntar menos bichos do que o papelão. Para o som não ficar morto na sala, tenho também um monte de madeira aqui. Tem que ir colocando, testando tirando, até chegar em um ponto bom.

Sobre as gravações, hoje fiz alguns testes.
      Primeiro eu comprovei que pegar o sinal cru da guita pelo DI box mata o timbre do amp que está tocando ao vivo, então resolvi testar o DI box no loop.
      O send do amp vai pro único pedal no loop (eq), no outro dele eu liguei um DI box, o return do amp na saída em paralelo, e a saída de menor impedância balanceada no input L da interface.
      O timbre do amp ao vivo ficou praticamente inalterado. Como esperado, eu precisei aumentar um pouquinho o volume e só. Depois diz reamp ligando o lado de menor impedância do DI box no out da interface, é o de maior impedância no return do amp. Fazendo reamp assim ao invés de fazer no input funcionou infinitamente melhor!

Tentei usar o sinal do pré com simulação de 4x12 do Pod Farm e ficou uma merda, porém não fuçei muito, talvez dê pra fazer algo bom.

Via reamp gravei cada um dos falantes com cada track (1 lead e 1 rithm), um Mic de cada vez. Pra rithm usei o captador do braço, e pro lead usei o captador da ponte. A caixa é uma 2x12, usei 1 mic dinamico GPA57, um dibamico audiotechnica (n lembro o modelo), é um Behringer C1 condensador longe do cab.
      Ou seja, 10 tracks no total.
      Na hora de gravar, coloquei o amp em cima de um tapete e cobri tudo com um lençol.

Ainda não manjo quase nada de gravação, menos ainda de mix e tive pouco tempo de ficar fuçando. O que eu encontrei na prática hoje, mas ainda não concluí, é:
      - Muitas tracks caga na música
      - O condenser pegando ambiência ficou uma merda porque a acústica da sala é ruim. Simplesmente não dá.
      - Ficou bom usar dois timbres por guitarra, mais que isso ficou zoado. Pode ser dois mics diferentes no mesmo falante ou o mesmo mic em falantes diferentes.
      - 4 mics (dois em cada falante) tudo junto ficou ruim.
      - EQ cortando abaixo de uns 40hz e acima de 10k melhora consideravelmente todas as gravações. (Hpf e lpf).

Só pra não dizer que não tem nada, eis aqui um áudio muito ruim sem o EQ nas pontas. Tem 8 tracks tudo junto aqui, um mic L, outro Mic R, repete no outro falante, repete tudo pra outra guita. Tudo reamp. Eu sei, ficou uma merda.

Ouça LaidToRest de RenanT #np na #SoundCloud
      https://soundcloud.com/user-33923677/laidtorest

Na verdade, ficou tão ruim que a antiga gravação da choke sermon (link abaixo), que fiz tudo one take tudo de qualquer jeito, ficou muito melhor kkkk

Ouça Choke Sermon Com BT de RenanT #np na #SoundCloud
      https://soundcloud.com/user-33923677/choke-sermon-com-bt

Comentem

Ismah
      Veterano
      # 16/jul/17 22:18
      · votar

Se não for pedir demais, poderia postar as tracks abertas?

Eu gostaria de tentar mixar, aí te devolvo o projeto aberto também. Pode ajudar. :)

acabaramosnicks
      Membro Novato
      # há 23 horas
      · votar

Mandei formatar meu computador, ainda não tô com ele de volta. Mas uma ajuda com mixagem seria muito bem vinda!

Ismah
      Veterano
      # há 22 horas · Editado por: Ismah
      · votar

Fico no aguardente até lá. (Lula)

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Microfonando com vários mics, mas so com um - reamp

302.813 tópicos 7.837.665 posts
      Fórum Cifra Club © 2001-2017 Studio Sol Comunicação Digital