Microfone para Coral

    Autor Mensagem
    Samá Samutte
    Membro Novato
    # mai/17 · Editado por: Samá Samutte


    Pessoal, boa noite.

    Estou precisando de um (ou vários, não sei) microfone para um coral de 16 vozes. O maior lugar em que cantaremos será na praça de alimentação de um shopping. Ademais, igrejas pequenas/médias.

    Conversei com algumas pessoas e me indicaram o seguinte:

    Mic AKG HM100 próprio para Coral

    Mic Rode M5 (usar o par bem posicionado).

    Mic Áudio Technica AT2035 (usar um par bem posicionado).

    Para a nossa necessidade, o que seria mais indicado?

    Ismah
    Veterano
    # mai/17
    · votar


    Captar coral sempre é difícil ao vivo, pois é um som muito amplo, e com nuances, abre bastante espaço para problemas. E para cada necessidade algo diferente é indicado. rsrs

    Vale lembrar que precisará dos pedestais também! São mics bastante específicos.

    Numa praça de alimentação, há muito ruído em volta, se posicionar muito perto capta mais algumas vozes que outras (se dispor em círculo ajuda), mas já não fica AQUELA COCA toda usar um condensador, mesmo que bem direcional. Ainda é uma das melhores opções.

    Uma alternativa seria usar shotguns em pedestais grandes (gruas). Mas

    Pessoalmente eu não montaria mais que dois mics, onde cada um seria L e R. A disposição do coral importa. Ninguém atrás do outro, sempre o de trás entre dois da frente, em duas fileiras em semi-círculo. Com dois condensadores apontando para o 4º de fora pra dentro (conte como se fosse uma fileira só) , cerca de 1m longe da primeira fileira - por isso o semi-círculo.

    Se fizer uma fileira apenas mas ainda tem de ser em semi-círculo, tem de-se abrir mais a captação, mas o método é o mesmo: aponte para o 4º, talvez entre o 4º e o 5º contando de fora pra dentro, mas um pouco mais longe, cerca de 1,5m...
    Nesse caso, já é de se considerar colocar um 3º mic, aí fica tranquilo apontar os laterais para o 4º cantor, sem ter perdas na captação do meio (não que não capte, mas fica muito polarizado o som).
    Esse 3º talvez pode ser diferente, talvez um hipercardioide - mas realmente é um perfume, teste com 2 primeiro. Ficando um LCR, ou seja, um mic com o PAN todo pra L, um no meio, e um todo pra R. Vale lembrar que o do meio TEM QUE ESTAR 6dB mais baixo que os demais.

    Se o sistema usado for mono, tente posicionar as caixas juntas e não em LR (uma em cada lado) atrás e por cima do coral, ao menos 50cm ACIMA da linha dos microfones, que DEVEM estar na linha da boca, ou abaixo, mas inclinados para cima APONTANDO PARA A BOCA - não recomendo, já fiz e fica uma ... Capta mais os passos no chão, o vento - é preciso atentar a isso em lugar aberto ou com ar-condicionado, nem sempre eles vem com windscreen, mas é algo barato - que o que deveria...

    Os mic's citados são bastante diferentes entre si...

    Os AKG não serve pra sua aplicação, ele é do tipo montagem fixa, onde o mic pende do teto/forro, é o mais prático para se captar orquestra, coral, etc, mas em teatros e lugares específicos.

    Os RØDE são legais, mas não sei se não seria mais negócio optar pelas cópias da Behringer, os C2, e em maior quantidade - até pela questão de por na estrada, que o risco de danos é contínuo...

    O AT também é legal. É um mic bem cuidado, dura a vida toda. Aqui também tem a alternativa barata que são os Behringer C1 ou B1

    Se orçamento NÃO FOR PROBLEMA, optaria por 2 AT e um RØDE. Deixando os AT para L / R, e o RØDE para o centro.

    Samá Samutte
    Membro Novato
    # mai/17 · Editado por: Samá Samutte
    · votar


    Ismah

    Poxa vida cara, que ciência hein! Obrigado por despender seu tempo para me ajudar.

    Suponhamos que compremos três Behringers C1 (é o mais barato, então dá para comprar três). O que você acha? Como posicionaríamos esses microfones e o coral (16 pessoas). Explique-me da maneira mais didática possível, por favor. Sou leigo no assunto (só sei onde fica o agudo, médio e grave na mesa de som rsrs).

    E se comprássemos aquele específico para teatro, não teria jeito de fazer uma gambiarra e prender esse negócio no teto quando nos apresentássemos?

    Ismah
    Veterano
    # mai/17
    · votar


    Microfonação ou captação é uma arte particular, e pessoalmente eu gosto bastante, sempre que posso tento participar de workshops na área. Como eu trabalho nisso, é de grande utilidade.
    Todavia, se tu não sabe nada, cair de paraquedas numa discussão de profissionais, não é lá uma boa ideia - geralmente se sai mais confuso que entrou. Um bom começo é a internet, por exemplo a Shure Brasil tem realmente um material muito extenso, completo e de qualidade em seu canal no YouTube, com linguagem bem acessível.

    Bem coral é meio que desafiador captar, porque é uma área grande a ser captada, com muita dinâmica, e nem sempre tem um volume alto.

    Como explanei acima, tenho preferência por posicionar o coral em duas fileiras, e em semi-círculo, sem ninguém estar atrás de ninguém (assim).

    Colocar um mic no meio (assim) é viável, mas eu não faria, por causa da imagem stereo ficar mais interessante e ser a montagem padrão nos sistemas de som.
    As posições para captar uma imagem stereo são várias, veja.

    Eu prefiro sempre a XY (ficam posicionados dessa forma ou dessa forma, existem menos problemas de fase (diferença de tempo que um mesmo sinal chega a um mic e n'outro), além de ser estéticamente menos poluído.

    Todavia, quanto mais individual se captar, mais controle sobre cada voz se terá. Portanto, existem algumas outras técnicas.

    Uma que eu também já usei, e funciona bem é essa aqui. Existe uma variante que forma um LRC, usando captação em XY, onde os que apontam para o meio fazem o centro, e os que apontam para fora, fazem o L e o R, os centrais precisam normalmente ser atenuados em -6dB.

    Existe uma outra variante usando 6 mics, como visto na imagem, mais usual para corais grandes.

    Os mics de teto são geralmente de captação direta, sem ângulo. Visto de cima. Porém, há um truque nisso, e que só é visto de lado.

    Em todos os casos, mas mais evidente em casos de haver mics distantes entre si, é uma regra dita as vezes como 2:1 (2 pra 1) e as vezes 3:1, não há bem um consenso de qual é melhor. A ideia é simples: digamos que cada mic esteja a 0,5m (50cm) do outro, então o coral deve estar de 1 a 1,5m longe do mic. Em termos técnicos, a fonte sonora (coral) deve ficar de 2 a 3 vezes longe do microfone, a distância que há entre os mics. Ou de forma ainda mais correta, os mics devem estar distantes entre si, de 1/2 a 1/3 da distância entre eles e a fonte.

    E se comprássemos aquele específico para teatro, não teria jeito de fazer uma gambiarra e prender esse negócio no teto quando nos apresentássemos?

    Primeiro que ele não é um touring mic, e sim um fixing mounting. Ou seja, ele não é feito para ser carregado pra lá e pra cá, é para montar num lugar e ficar lá. Segundo que não resolve um, geralmente se coloca 1 por m², no seu caso, ao menos uns 4 seriam necessários.

    Todavia, quando não há teto, como a praça de alimentação de um shopping, pretende fazer um varal para suspender eles? Usar a treliça pode dar certo, mas estéticamente ficaria horrível, além de que o custo operacional é bem alto.

    Não sei dizer como normalmente se prende eles no teto na versão CK O máximo que vi é a versão GN (de Goose Neck), aqueles mics usados sobre uma mesa em conferências ou pulbito (no congresso, ONU, alguns anúncios presidenciais, cerimônias formais etc...). E estéticamente fica um...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Microfone para Coral