Notificações Amigos pendentes

      Fórum Cifra Club - maior fórum de m&uacite;sica do Brasil

      Estamos Lendo Livros o Suficiente?

      Autor Mensagem
      Insufferable Bear
      Membro
      # 25/mai/17 12:59
      · votar


      " Não sabem ", com aspas bem grandes, porque engenharia está subordinada a matemática.
      Sem aspas. O foco nos cursos da engenharia é na prática, numa proporção exagerada, a base teórica fica comprometida. Engenheiros aprendem a usar matemática, mas é só pintar uma coisa fora do padrão que eles ficam perdidos.
      Nem tudo se resolve por transformada de Laplace e separação de variáveis.

      Algo parecido acontece com o pessoal do estúdio que não lê, sabe fazer e não sabe explicar.
      Isso resume minha opinião sobre o assunto do tópico... Se você não sabe me explicar o teorema de Nyquist-Shannon eu não confiaria em você como responsável por aspectos técnicos da produção musical.

      Ismah
      Veterano
      # 25/mai/17 13:34
      · votar


      Sei não... O "responsável por aspectos técnicos da produção musical" precisa saber o funcionamento, ele só precisa saber usar a ferramenta. Quero dizer, se em o mecânico e o engenheiro mecânico, um dá manutenção outro projeta... Claro, isso é minha opinião...

      gabrielcaetano
      Membro Novato
      # 16/jun/17 22:45
      · votar


      Saiu uma conversa bem interessante daqui.

      Antes de mais nada, não acredito que esse é o melhor espaço para discutir crenças e filosofias, pelo simple sfato de que a gente se perde no rap do eu. Então não vou comentar sobre nada relacionado.

      Foram levantadas algumas idéias interessantes.

      Ismah

      acho que precisa um pouco de cada. entendimento e prática. estudar é sempre bom, mas não dá pra ficar só no teórico.

      Insufferable Bear

      você poderia me explicar o teorema de Nyquist–Shannon como se eu tivesse 5 anos? isso é tanto um desafio, quanto um pedido. eu vou chegar ao ponto desse pedido mais para baixo.

      Lelo Mig

      engraçado essa analigia com a cozinha. mixar é sobre equilíbrio. tons, sensações. culinária também. há muitos termos em música, pintura e culinária que convergem: notas, harmonia, equilíbrio, tons etc.

      JJJ

      eu concordo: didática informa o método. quais são alguns conceitos, reações, causas efeitos. o resto é tecnica, prática e gosto.

      e não, não acho que basta apenas um. é como mixar com referências. mais de uma é melhor para ter melhor perspectiva. mas a gente volta para o comentário do Lelo Mig "estamos lendo os livros corretos.

      MMI

      eu entendo que um bom produtor musical precisa entender de música e entender sobre as ferramentas envolvidas na produção musical.

      eu estou perguntando no início do post sobre livros porque a gente cai muito facilmente na armadilha do "USE ESSAS TRES DICAS PARA TER UM MIX COM QUALIDADE PROFISSIONAL", daí a gente fica assistindo videos e mais videos repetitivos no youtube e o mix continua insatisfatório.

      eu comecei com um curdo da Berklee pelo Coursera. isso me deu uma base pra eu não ficar perdidinho no começo. a partir daí foram incessantes buscas e pesquisas, grupos fóruns, troca de conhecimentos, até que as coisas começaram a assentar pra mim de uma maneira que meu caminho ficou bem claro - eu não seu tudo sobre o assunto, mas aprendi a saber o que procurar.


      bem.


      eu apreendi bastante coisa interessante a muitos comentários e perspectivas diferentes.

      estou lendo um excelente livro, obrigado. o que faz do livro escelente é que o autor é respeitado no seu ramo, e que meu ponto de partida é ideal: esse livro é didático, e não substitui prática, experiência e variedade.

      eu vejo que tem muita gente se aproveitando desse boom dos meios de produção musical para vender esses cursos milagrosos, ou fazer vídeos pra gerar $$$ pela monetização do youtube.

      ao mesmo tempo, encontrei muita coisa legal que me impulsionou.

      dito isso eu sabia, ou tinha idéia, de pelo que procurar.

      mas o que achei fundamental na minha curva de aprendizado foi... interação humana.

      eu não participo muito nesse forum ainda, mas eu estou sempre dando um pulo aqui pra ver o que há. além disso, eu estou sempre nos fóruns do reddit, nos grupos do facebook, nacionais e internacionais, e estou sempre trocando idéias e fazendo amigos no meio.

      eu aprendi que quando alguém diz auto-didata, essa pessoa não quer dizer "sozinho". na verdade ela está dizendo que não procurou aprendizado acadêmico, mas bebeu das fontes à sua volta.

      outra coisa importantíssima: ensinar. eu venho ajudando outros que estão indo por onde já passei. isso me ensinou muito. eu costumo dizer que ensinar é aprender é ensinar. por isso, Insufferable Bear, te pedi pra me explicar sobre o teorema - é uma oportunidade de ambos aprendermos algo um com o outro ;)

      Ismah
      Veterano
      # 19/jun/17 04:43
      · votar


      Eu estou cada vez mais convencido que brasileiro que lê muito, ainda lê de menos...

      Lelo Mig
      Membro
      # 19/jun/17 08:30
      · votar


      Ismah

      "Eu estou cada vez mais convencido que brasileiro que lê muito, ainda lê de menos..."

      Não, você não esta convencido, você esta absolutamente correto...

      É só checar estatísticas... Um chinês lê em média 8 horas semanais... Um brasileiro 5.

      Numa "média de 3 simples", um brasileiro que lê muito, lê 7,5 horas semanais, ou seja, abaixo da média chinesa. Um chinês que lê muito, lê 12 horas semanais.

      Ismah
      Veterano
      # 20/jun/17 19:19
      · votar


      E é aí que a porca torce o rabo!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Estamos Lendo Livros o Suficiente?

      303.312 tópicos 7.849.590 posts
      Fórum Cifra Club © 2001-2017 Studio Sol Comunicação Digital