Morphit - Corretor de frequências dos fones de ouvido "de estúdio"

    Autor Mensagem
    Ningen
    Veterano
    # mar/17 · Editado por: Ningen


    Resolvi compartilhar essa experiência muito boa que estou tendo com meu AKG K240 depois de instalar o Morphit, um VST da Toneboosters criado para reduzir as "imperfeições" que os fones de ouvido, mesmo os "high-end", "de estúdio", "de monitoração", tem.

    Pra vocês terem uma ideia, a equalização necessária pra deixar o meu AKG o ̶m̶a̶i̶s̶ ̶f̶l̶a̶t̶ ̶p̶o̶s̶s̶í̶v̶e̶l̶ * é essa.
    (A linha verde fui eu quem colocou, pra melhorar a visualização)
    *correção, a equalização é feita de modo que a curva se equipare a uma situação genérica de estúdio, já que estar flat diretamente aos ouvidos não é recomendado.

    Resultado? O som está menos embolado, com mais definição e punch.

    Aí você pode pensar, "pô, mais isso é só equalização". Eu, por exemplo, não teria capacidade nem acesso aos equipamentos necessários para "descobrir" uma equalização capaz de deixar a reprodução nesses fones nesse nível de transparência.

    Perdi totalmente o medo de equalizar arquivos depois desse plugin. Sem falar que a reprodução de músicas no geral melhorou bastante.

    Um detalhe interessante é que na lista constam fones de milhares de dólares que precisam de muuuita equalização.

    O plugin também oferece uma função que faz o seu fone soar como qualquer outro da lista, assim como um modo customizável.

    Isso significa que você pode comprar o fone mais barato da lista, rodar o plugin e ele vai ter o mesmo som dos mais caros? Não. Mas se você já tem algum desses fones e quer deixar o som dele equilibrado sem ter que quebrar a cabeça com equalizador...

    Enfim, acho que é isso, testem aí. Aposto que vão se surpreender.

    A lista completa dos fones suportados você confere aqui na página oficial.

    Adler3x3
    Veterano
    # mar/17
    · votar


    Interessante.

    Fiz o download e estou testando, parece bem legal, mas no arquivo que fiz download não encontrei um manual.

    Afeta o som exportado para wav?
    E também usando após alguns minutos não sei quais são as limitações da versão demo.

    Ningen
    Veterano
    # mar/17 · Editado por: Ningen
    · votar


    Adler3x3

    Fiz o download e estou testando, parece bem legal, mas no arquivo que fiz download não encontrei um manual.

    O manual: http://www.toneboosters.com/manuals/TB_Plugins_Manual.pdf


    Afeta o som exportado para wav?

    Acredito que se você usar ele em uma track, afeta... Mas uso ele no slot de monitoração do REAPER. Assim, ele só afeta a reprodução.


    Inclusive fiz um loop com cabos na minha interface de modo que todo som que o computador reproduz passa pela DAW antes de sair pelos fones. Na minha antiga Ci1 era mais fácil, dava pra fazer sem cabo com o tal do Stereo Mix... Mas nessa não descobri...


    A propósito, qual o seu par de fones?

    makumbator
    Moderador
    # mar/17
    · votar


    Ningen

    É interessante. Eu uso um AKG 240 MK II e vou testar depois. Obviamente que se deixar o plugin ativo em alguma pista (ou na saída master) ele vai afetar a exportação final. O mais correto é usar na monitoração (como você mesmo apontou).

    Ningen
    Veterano
    # mar/17
    · votar


    makumbator

    Eu uso um AKG 240 MK II

    Pelo que vi no plugin esse seu não tem tantos problemas nos graves... mas deve ganhar em definição após a correção.

    E o engraçado é que quando fui comprar o meu estava em dúvida entre essas duas versões do 240, o meu e o seu, e lembro de ter ouvido que a diferença era só a cor e o cabo extra rsrs... Hoje vejo que as curvas são diferentes...
    Por outro lado, segundo o pessoal da Toneboosters a diferença do 420 studio 55ohms (o meu) pro 600ohms (o antigo) é tão sutil que deixaram os dois usando o mesmo preset, achei legal isso.

    makumbator
    Moderador
    # mar/17 · Editado por: makumbator
    · votar


    Ningen

    É, uma das diferenças do MK II em relação ao original (que poderia ser chamado de MK I) foi a questão da impedância. O cabo extra acho bem útil.

    Adler3x3
    Veterano
    # mar/17 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    AKG K530, que não aparece na lista do software.

    Eu testei na master geral.

    Qual seria o fone ideal a selecionar no software para depois escutar em celulares e tablets?

    O link indicado do manual da erro.

    Ningen
    Veterano
    # mar/17 · Editado por: Ningen
    · votar


    makumbator

    Pois é, mas o que quis dizer foi que mesmo o meu sendo 55ohms assim como o seu, possuem curvas de frequência diferentes, ao contrário do que ouvi pregarem por aí.

    Entretanto, o meu K240 Studio de 55ohms, comparado com o K240 Studio de 600ohms possuem respostas tão parecidas que compartilham o mesmo preset no Morphit.

    Adler3x3

    AKG K530, que não aparece na lista do software.

    Aí fica difícil... Eu nem sei se usaria o plugin sem preset... Afinal, ele se torna um equalizador comum...

    Qual seria o fone ideal a selecionar no software para depois escutar em celulares e tablets?

    Não entendi a pergunta... Mas pra simular situações de escuta aí o ideal seria usar o outro plugin deles, o Isone, que simula ambientes ou situações gerais, de estúdio, ao ar livre, speakers de notebook e etc.

    Ningen
    Veterano
    # mar/17
    · votar


    Adler3x3

    O link indicado do manual da erro.

    Aqui não deu erro... Tenta rolar a página... Mas respondendo à sua pergunta, a limitação é que o plugin não salva as suas configurações estando em modo Demo.

    MMI
    Veterano
    # mar/17
    · votar


    Tá aí um negócio que eu não levo muito a sério, mas que acredito que pode ajudar alguém.

    A ideia é antiga, tem outros equipamentos e plugins para isto. Não é exatamente a mesma coisa, mas desde o extinto Focusrite VRM Box até o atual SPL Phonitor 2 atuam na fatia de quem quer mixar com fones. Ajudam mais, não nego. Já os plugins que transformam um fone simples num monitor sofisticado...

    Os plugins como este podem dar uma mão, dando um acerto na equalização. Mas tem muito mais que isto, a diferença não é só equalização. Tem mais coisa envolvida, impedâncias, cabos, qualidade do amplificador, arquitetura e desenho, diferenças individuais do mesmo modelo... Não dá para transformar um fone "closed-back" num "open-back", por exemplo - e isto reflete em outras coisas que não só equalização, como transientes. Um dos plugins bastante comentados para esta função, da Sonarworks, oferece o serviço para acerto individual para seu headphone, tem poucos modelos presetados, depois de fazerem medições em vários e conseguirem uma média. Ainda assim a Sound On Sound fez um review e não se empolgou muito.

    Em resumo, acho que pode ajudar sim, mas não transforma um fusquinha numa Ferrari. E eu defendo a opção de mixagem em fones, especialmente nos quartos da galera do fórum - que nem vou chamar de homestudio.

    Ningen
    Veterano
    # mar/17 · Editado por: Ningen
    · votar


    MMI

    Me perdoe mas acho que você pendeu pro lado errado hein rsrs.

    Olha o da SPL não conheço mas a VRM Box não pode ser comparada nem com o Morphit nem com o Sonarworks. São duas "coisas" totalmente diferentes. Inclusive a Toneboosters tem outro plugin para fazer esse trabalho (parecido com o da caixinha da Focusrite) de virtualização de sala, crossfeed e etc, que é o Isone. São/devem ser usados em conjunto, os corretores de equalização e os simuladores de monitores/situações de estúdio.

    Falando sobre o Sonarworks:
    "o que esse sistema faz é na verdade mais fundamental e, há controvérsias, é mais útil" - SOS

    E veja bem a diferença entre o seu resumo e o da SOS:
    "O plugin de referência da Sonarworks faz uma diferença desproporcional ao seu modesto preço e é capaz de transformar um dispensável par de fones de ouvido em uma ferramenta séria de mixagem."

    Se isso não é se empolgar...

    E os contras foram que você não deve esquecer de desativar o plugin ao renderizar(o que não é necessário se você usar o REAPER como DAW ou algum outro com função de monitoração parecida) e que o plugin possui poucos presets...

    Não transforma Fusca em Ferrari mas pra quem não tem dinheiro pra comprar o monstro italiano ao menos bota um turbo kkkk

    Enfim... Se você tiver algum fone disponível na lista do plugin, recomendo o teste...

    Edit: SOS, lê-se, Sam Inglis para a SOS.

    Adler3x3
    Veterano
    # mar/17 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Niingen

    Escreveu:
    Não entendi a pergunta... Mas pra simular situações de escuta aí o ideal seria usar o outro plugin deles, o Isone, que simula ambientes ou situações gerais, de estúdio, ao ar livre, speakers de notebook e etc.

    Explico:
    É que estou na fase de produção de e-books com música, que vão ser escutados preferencialmente em tablets e em smartphones.
    Já estou numa fase avançada, e vou começar a fazer testes, e aí pensei em usar este software como auxiliar no processo de masterização, uma vez que é dedicado a fones de ouvido.
    Então seria uma masterização mais específica, vi que tem alguns presets para fones de ouvido mais comuns, que vou ter que pesquisar mais a fundo.
    Penso que não posso fazer uma masterização mais tradicional, uma vez que os fones de ouvido da maioria dos ouvintes vai ser de baixa qualidade.

    Bem vou testar, e experimentar em diferentes tablets e celulares.
    E vou conferir o outro que você indicou.
    Tanho alguns softwares desta empresa, que no geral sempre me agradaram.

    Obrigado pela atenção.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Morphit - Corretor de frequências dos fones de ouvido "de estúdio"