Dúvida sobre Monitores de Referência (24 ou 48 wRMS)

    Autor Mensagem
    GueroTJ
    Membro Novato
    # mar/17


    A dúvida é simples, compro monitor de 24 ou de 48w???

    me expliquem, algum exemplo, sei que é potencia, mas ate onde isso pode ajudar ou atrapalhar?

    Ismah
    Veterano
    # mar/17
    · votar


    Resposta curta: o volume obtido, antes de distorcer.

    Resposta longa:

    Acho que a questão mais acertada é definida por dB/W, que se chama de sensibilidade, ou o quanto de pressão sonora (SPL) aquele alto-falante (AF) ou caixa pode produzir com 1W aplicado. Isso deve constar nas especificações das caixas em questão.

    Tomemos por exemplo o Yamaha NS10MS. Segue o link para o manual dele.

    http://www.yamaha.com/yamahavgn/Documents/ProAudio/ns10ms.pdf

    Veja na página 4, que com 1 W ele produz 90 dB SPL, a 1 m longe direto no centro do cone. Por volta de 90~95 dB SPL é meio que por convenção, o volume padrão para mixagem.

    Entretanto... A cada vez que se dobra a distância da fonte, o SPL cai 6 dB SPL. Isso é a regra do inverso dos quadrado dos catetos, existem diversas explicações na web.
    Mas importa saber que se a 1 m temos 100 dB, a 2 m teremos 94 dB. Para voltar a ter 100 dB, precisa-se quadruplicar a potência - cada vez que a potência dobra, se tem um ganho de 3 dB.
    Assim, se os 100 dB iniciais foram obtidos com 4 W, precisaremos de 16 W para ter essa mesma pressão sonora a 2 m longe.

    Entretanto, SPL se define como pressão por área (N/m²). Essa área pode ser definida como altura, multiplicada por largura do ambiente. A profundidade a frente das caixas interfere, mas pode ser desconsiderada.
    Podes testar isso em uma sala retangular. Se as caixas forem posicionadas no sentido mais largo, parecerá que há menor volume que se no sentido mais estreito.

    Outra coisa que entra na conta é a dinâmica do que será mixado. Quanto mais dinâmico o som, menor será a potência média (RMS), e consequentemente menor será a pressão sonora média (SPL) obtida.
    Nessas, Mayhem soará absurdamente mais alto que a Sinfônica de Berlim, mesmo sem teres mudado o volume do sistema.

    Numa experiência pessoal, noto que nenhum circuito de áudio trabalha bem em configurações extremas, ou seja, tudo no ponto máximo ou perto dele, ou no ponto mínimo ou perto dele.

    Disso tudo se conclui que a potência que vais precisar depende de algumas coisas:

    - Volume que desejas mixar - muitos recomendam mixar em diversos níveis de volume, mas o start point precisa existir e noto que é sempre mais ou menos o mesmo
    - O que desejas mixar - 100W pode parecer pouco para algo dinâmico, como 10W muito para algo bem chapado. Lembre-se de evitar configurações extremas.
    - Distância que o ouvinte ficará dos monitores
    - Tamanho da sala em que serão usados os monitores

    GueroTJ
    Membro Novato
    # mar/17
    · votar


    Meu intuito é ter um home-studio standard, pra começar a me ambientar com a área da produção.
    Trabalho com a área de HIP-HOP, e me disseram que na hora de mixagem não observamos muito o volume, e sim como o som se comporta, a dinamica e tals.

    Sou bem leigo na questao, qual potencia me indicaria?

    isazaza13
    Membro Novato
    # mar/17
    · votar


    cara, a potência dos monitores não é tudo. como já disseram, o importante é que tu não tenha que chegar ao ponto do volume distorcer o som. qual é o tamanho da sala que tu vai usar? no teu caso, pra trabalhar com hip hop, tbm é importante ver como os monitores se comportam com o grave, pq tu vai precisar ouvir bem as frequências graves. outro ponto importante a se considerar é, claro, o dinheiro disponível :D

    Ismah
    Veterano
    # mar/17
    · votar


    GueroTJ

    Escrevi um baita texto que tu não leu, ou se leu, só foi a parte que te interessava. Lê de novo.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida sobre Monitores de Referência (24 ou 48 wRMS)