O que é o som de mau-contato no fone? Só instrumentos

    Autor Mensagem
    wesleyestudiobr
    Membro Novato
    # fev/17


    Galera, quem nunca teve um fone com mau-contato que quando você escuta de boas uma música e de repente o som da "lead voz" desaparece, dando espaço apenas aos instrumentos e a reverberação da voz? Pois é.

    Mas, estou curioso, o que é isso tecnicamente? Inversão de fase, estéreo se torna mono, algum efeito de stereo field? Achei um ótimo recurso para se estudar de como a música foi produzida... :)

    JJJ
    Veterano
    # fev/17 · Editado por: JJJ
    · votar


    Inversão de fase de um dos canais (e, eventualmente, "curto" entre ambos, levando a um som mono). O que era muito centralizado (voz quase sempre é) some ou diminui bastante.

    MattSantos
    Membro Novato
    # fev/17
    · votar


    Compro alguns cabos P2 bastante frágeis aqui para ouvir no som do carro.
    Quando espeto no celular para ouvir no carro, tem hora que gera mau contato ai funciona só do lado esquerdo ( vira voz e instrumentos um pouco baixos) ou se funciona só do lado direito ( fica só instrumental, da até pra brincar de karaoke, kkkk). Mas nunca tinha pensado pelo lado técnico, o que causa isso.

    JJJ
    Sempre é um curto que é gerado?

    JJJ
    Veterano
    # fev/17
    · votar


    MattSantos

    Não tenho certeza se só mudando a fase de um dos lados - sem curtar os positivos, virando mono - faria o efeito de sumir com o que estivesse no meio.

    Mas é fácil testar:
    1) pegue uma música onde o vocal seja bem central e abra num editor;
    2) inverta a fase de um dos lados;
    3) ouça nos fones...

    Se quiser comparar com o mono:

    4) transforme em mono, 50% de cada lado.
    5) ouça de novo.

    Deve atenuar mais a voz (e tudo que for central), se ouvir mono.

    MattSantos
    Membro Novato
    # fev/17
    · votar


    JJJ

    Certo, vou fazer isso pra ver.
    Fiquei curioso com isso também auehau

    wesleyestudiobr
    Membro Novato
    # fev/17
    · votar


    MattSantos

    Mas nunca tinha pensado pelo lado técnico, o que causa isso.
    Exatamente, é isso que me despertou curiosidade, estou começando na área de estúdio e um destes meus fones "de pobre" me deixou curioso kkk

    MattSantos
    Vou testar também, qualquer coisa te aviso...

    Ismah
    Veterano
    # fev/17
    · votar


    Processamento mid-side... Zere o ganho do mid e fique só com o side.

    wesleyestudiobr
    Membro Novato
    # abr/17
    · votar


    Galera, finalmente descobri na prática, e posto aqui para quem está interessado. Quem puder baixa o VST "Panipulator" (gratuito), nele você pode testar o som em diferentes fases.

    Descobri que este efeito acontece quando o som está mono e com a polaridade de um dos lados com defeito (desligada) que geralmente acontece por mau-contato...

    Por isso quando um fone apresenta este defeito não demora muito para um lado parar de funcionar completamente. Fica a dica, é ótimo fazer isto (não estragar um fone, mas testar este VST kkk) para "estudar" o instrumental e back vocais...

    makumbator
    Moderador
    # abr/17
    · votar


    wesleyestudiobr

    Esse pequeno plugin é interessante, mas em geral nas grandes DAWs já todos os recursos necessários para testar isso sem ter mais um plugin instalado. Toda grande DAW possui recurso de inverter a fase, saída apenas em mono, saída apenas em um dos lados, saídas separadas de 5.1, etc...

    Mas é claro que sua sugestão é perfeitamente válida.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a O que é o som de mau-contato no fone? Só instrumentos