Melhoro minha Boss BR800 com Préamp ou Troco por outra ?

    Autor Mensagem
    Cassiano123
    Veterano
    # jan/17


    Boa tarde pessoal, tenho uma interface Boss BR800 já alguns anos, gosto bastante dela mas sinto um pouco na questão de qualidade, sabemos que ela é um "estúdio portátil" porem cumpre o que promete, mas sempre que vou gravar algo sinto falta de alguma coisa nos audios, muitos me disseram que pela ausencia de um bom Pré Amp, já que os pré amps dela não são grande coisa, na opinião de quem já trabalha com isso, vale mais a pena eu investir em um pré amp para ela ou vender ela e comprar uma Focusrite Scarlett 2i4?

    Ismah
    Veterano
    # jan/17
    · votar


    2i4 se as 4 entradas não fizerem falta...

    Ningen
    Veterano
    # jan/17
    · votar


    O quê e como você grava?

    sinto falta de alguma coisa
    Que coisa?

    Comprando a 2i4 vai usar ela com qual/quais microfones?

    Cassiano123
    Veterano
    # jan/17
    · votar


    Ismah
    Então brother não me importo com as entradas, pois eu sempre usei no maximo duas mesmo da Boss !!! Essa 2i4 funciona 2 entradas simultâneas no software ou é compartilhada igual a Boss ?

    Ningen
    Boa noite amigo, eu geralmente gravo guitarra e voz, guitarra fica até legal pq eu uso VST mas quando microfonada não fica muito legal, eu tenho um condensador behringer e tenho um shure57, quando eu digo que sinto falta, digo do preenchimento, parece que fica meio vago a captação, sem frequências sabe, coisa desse tipo.

    Ismah
    Veterano
    # jan/17
    · votar


    Cassiano123

    São independentes entre si. Podes setar cada uma para um canal da DAW. Na Boss se existe recurso de PAN também podes gravar 2 canais: L e R .

    mas quando microfonada não fica muito legal

    Isso só mostra uma coisa: teu timbre é ruim! E pra todo mundo, isso só aparece numa gravação, pois o ambiente tende a mascarar tudo.
    Eu me considero um cara com alguma experiência (exatos 10 anos), e mesmo assim, estou pedalando para chegar a algum timbre agradável com um Groovin HM300 (cópia Boss MT2, famoso Metal Zone)...

    Microfonar é uma arte particular.

    Cassiano123
    Veterano
    # jan/17
    · votar


    Ismah
    Talvez meu ambiente não esteja ajudando muito, meu timbre é até legal, uso amplis valvulados e sou muito critico em relação a timbres, quando gravo com VST fica bem melhor por isso mesmo prefiro muito das vezes do que microfonar, como você disse, microfonar é uma arte particular, talvez eu não esteja fazendo direito, meu amigo tem uma Scarlett e ele gravou algumas coisas usando meus equipas e ficou legal, por isso pensei que poderia ser a Boss. =/

    Cassiano123
    Veterano
    # jan/17
    · votar


    E pra todo mundo, isso só aparece numa gravação, pois o ambiente tende a mascarar tudo.
    E faz sentido o que você disse, por que acabei de lembrar de uma coisa, teve uma epoca que eu tinha uma caixa 1x12 open e eu microfonei e o timbre ficou muito legal, hoje em dia uso uma closed e o timbre fica feio, talvez seja isso que pode estar interferindo.

    Mas em relação a outra interface, ela ter um preamp melhor que a boss no que vai melhorar a captação? ela vira com mais ganho? mais frequências? desculpe mas não entendo muito disso por isso a pergunta. Obrigado

    Ismah
    Veterano
    # jan/17
    · votar


    Não se decepcione, cara! O problema com 90% de certeza NÃO É equipamento, é conhecimento, ou melhor a falta dele...

    meu amigo tem uma Scarlett e ele gravou algumas coisas usando meus equipas e ficou legal, por isso pensei que poderia ser a Boss

    Exatamente por isso que eu estou descrente que seja equipamento. O problema é o operador, e se esse amigo conseguiu resultados agradáveis, tire um dia para ele te ensinar - tu emprestou o equipamento, nada mais justo que ele lhe retribuir!

    Não pra me gabar, mas para te mostrar que é possível, vou postar uma open track que estou trabalhando a uma semana já...

    meu timbre é até legal

    Se teu timbre é legal, mas gravado ele soa ruim, é porque ago está errado! Gravação é como um fúnil: se por em cima o mais fino vinho, não pode sair vinagre embaixo! E acho ótimo que tu perceba isso, auto-crítica é algo excelente. Ou é sua forma de tocar (a dita "pegada"), ou o timbre que está ruim, ou a captação do que toca.

    Sugiro que tu vá timbrando e usando como referência o que é captado apenas. Pode não parecer, mas o resultado tende a ser MUITO melhor quando for ouvir o amp.

    A questão de open vs closed back não influi na qualidade do timbre. Influi na resposta, mas nada que não dê para contornar por outros meios.

    Nenhuma interface vai te dar mais frequências, tu ouve de 20Hz, e com muita sorte até 20mil Hz (20KHz). Talvez um pré possa te dar mais harmônicos que outro, mas isso é outra história já.
    Da mesma forma mais ganho também não. O que pode acontecer é tu ter um headroom maior, ou seja, ele tolerar melhor picos do que outro. Novamente, é outra história, e não faz sentido tu te preocupar com isso agora.

    desculpe mas não entendo muito disso por isso a pergunta.

    Acho que tu tem uma ótima motivação para começar a busca para entender. E dar errado é parte natural do aprendizado. Já sabes uma forma de NÃO fazer a coisa.

    talvez eu não esteja fazendo direito

    Não existe direito. Existe apenas a forma que sai o som que tu quer, e as vezes sozinho a coisa soa BEM escrota, mas no contexto da música, é do caralho...

    uso amplis valvulados e sou muito critico em relação a timbres, quando gravo com VST fica bem melhor

    VST é uma simulação, logo o máximo que pode soar, é igual ao original, nunca melhor. Podes te agradar mais o timbre do VST, por ele ser bem mais elaborado, tratado, e refinado que da sua gravação. Tente criar um preset do zero, e conte-nos como soa. Se lhe soar bem, vemos que o erro está na captação, se não, revise seu conceito de timbragem.

    Cassiano123
    Veterano
    # jan/17
    · votar


    Ismah
    Verdade amigo tenho muita coisa ainda para aprender em relação a isso, meu problema maior realmente é a captação que ainda peco muito, talvez falte eu me dedicar mais e tentar mais possibilidade, tenho o péssimo habito de me frustrar e deixar de lado ao invés de tentar, essa musica que gravei a um bom tempo eu microfonei e usei a Boss, achei razoável, claro só captei e não terminei de trabalhar e equalizar e vice versa, mas segue ai https://soundcloud.com/psychotrova/dangerous-smile

    Agora essa outra eu gravei usando VST e meus pedais ligados na boss, mas também podia ser melhor.
    https://www.youtube.com/watch?v=LW7AWY8cG1c

    Enfim obrigado pelas dicas amigo, vou persistir mais e se puder me mande sua track para ouvir e os equipamentos que você usa, estou curioso kkk, valeu !!!

    Ismah
    Veterano
    # jan/17
    · votar


    Não é o que uso, é o que tenho bolas pra usar... Já usei Apoggee, Universal Audio, Neve e SSL, mas isso não passa nem perto do que eu tenho grana para ter e manter... Ainda to chorando pra pegar uma interface com pré...

    Das músicas, são sons legais. Só achei a segunda meio mole demais para um som nervoso...

    essa musica que gravei a um bom tempo eu microfonei

    Falta médio-grave. Tem cara de som gravado off-axis.
    E tá alto pra caramba essa guitarra, ou seja, precisa puxar ainda mais os extremos do espectro pelo efeito Fletcher-Munson, eles "somem".

    Talvez um compressor ajude a colocar mais a guitarra na música.

    essa outra eu gravei usando VST e meus pedais ligados na boss

    O problema da resposta continua. Ouvindo novamente, o problema pode ser teu gosto de timbre, meio que na onda de Fender Bassman com um low gain overdrive... Pra trazer os médios a tona, precisaria captar com um microfone "ruim", como na época. Tipo o Placid Audio Carbonphone, abertamente um low-fi...
    Microfonar do meio do cone para a fora pode dar uma melhorada, e se foque no som na mix, isolado o que vier é bem vindo.
    Como tu tem várias entradas, tentaria mixar vários microfones. Um pegando um timbre bem grave, e o outro a parte dos agudos. Talvez o condensador por trás, dentro do gabinete (não sei qual seu set, eu não sou mui chegado a 1 AF só). Mixaria os dois sinais, com um HPF e LPF pra isolar respectivamente em grave e agudo, sintonizados na mesma frequência. CUIDADO SÓ COM A FASE!

    Cassiano123
    Veterano
    # jan/17
    · votar


    Ismah
    Humm beleza amigo, suas dicas estão me ajudando muito, agradeço por perder um pouco do seu tempo me explicando essas coisas, vou começar a fazer alguns testes. Muito obrigado.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Melhoro minha Boss BR800 com Préamp ou Troco por outra ?