Problemas com Sibelius

    Autor Mensagem
    Indianajokes
    Veterano
    # dez/16


    Olá a todos,

    Alguém me pode fazer o favor de ajudar no seguinte:

    Sou utilizador do Sibelius faz um tempinho, mas agora tive uma parada longa,
    e há coisas das quais não lembro.

    E a questão é esta:

    O que é preciso fazer ou onde se pode alterar o que quer que seja para quando
    eu mudo de tom a meio da música e pretendo que apareçam na partitura as alterações da armadura de clave...

    Por exemplo: Se começo a música em sol maior,e a meio quero passar para sol menor, o que é preciso fazer para que quando o tom muda, apareçam os 2 bequadros a desfazer os 2 sustenidos, e imediatamente a seguir apareçam os 2 bemóis?

    Obrigado e Boas Festas para todos.
    Carlos

    makumbator
    Moderador
    # dez/16
    · votar


    Indianajokes

    Precisa ir em transpor e dentro da janela colocar para mudar armadura de clave. Não sei qual a versão que você está usando, mas na 8.5 e outras para trás pode-se usar a busca que vai aparecer o que você quer (por exemplo, digite transpor no campo da busca).

    Indianajokes
    Veterano
    # dez/16
    · votar


    Muito obrigado makumbator por sua resposta, mas creio que não me fiz entender... :)

    Eu consigo transpor a tonalidade, o que acontece é não aparecem os acidentes,
    neste caso os bequadros a desfazerem a tonalidade de sol maior...

    Assim como também não me aparecem ao longo da partitura os acidentes que estão na armadura de clave, e que sei que é possível tê-los a aparecer como " lembrança ".

    Qualquer das maneiras muito obrigado novamente pela sua ajuda.

    Eu uso a versão 7.5

    Cumprimentos.
    Carlos

    Indianajokes
    Veterano
    # dez/16
    · votar


    Creio que isto possa estar relacionado com alguma preferência, mas que não encontro...

    makumbator
    Moderador
    # dez/16 · Editado por: makumbator
    · votar


    Indianajokes


    Você pode colocar uma armadura livremente (transpondo ou não a música). Basta clicar em K (de key) e verá todas as opções.

    Mesmo assim, quando você transpõe um trecho pode marcar na janela a opção transpor armadura de clave. Mas para essa opção ficar disponível não basta a seleção normal (em azul) e sim a seleção de passagem de sistema (rosa)

    Veja na imagem abaixo se é isso que você quer (Sibelius 8.5.0):

    https://s30.postimg.org/7u798ucvl/janela_transposi_o.png

    Sobre os acidentes de cortesia você pode retirar manualmente nos trechos que deseja na última opção do painel "teclado numérico"

    https://s23.postimg.org/z1a1uc5mj/painel.png

    E para colocar eles de maneira automática basta escolher a opção desejada em arquivo/regras de escrita/acidentes e pontos

    Indianajokes
    Veterano
    # dez/16
    · votar


    Ainda não resolveu, amigo!!

    No fundo o que eu preciso é de ter bequadros a desfazerem os sustenidos, e os bemóis referentes à nova tonalidade no mesmo compasso, no momento da transição da tonalidade. :D

    makumbator
    Moderador
    # dez/16
    · votar


    Indianajokes

    Saquei. Você quer que ele se comporte como nas partituras mais antigas, em que antes da nova tonalidade a anterior é "cancelada" com os bequadros na armadura (e aí depois entra nova tonalidade). É isso?

    Não lembro como é isso. Mas com certeza tem como configurar ele pra agir assim ou para agir como no procedimento mais recente, que é simplesmente colocar a nova armadura sem ter cancelado a anterior com bequadros.

    Provavelmente isso está em Arquivo/regras de escrita

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Problemas com Sibelius