Existe necessidade de usar direct box antes de uma interface dedicada?

Autor Mensagem
rhoadsvsvai
Veterano
# dez/16 · Editado por: rhoadsvsvai


Minha interface é uma presonus 1818vsl, tem 8 entradas, duas que dizem ser balanceadas para instrumentos, e as outras 6 de linha.

Eu tava vendo ums videos de algums musicos testando programas tipo guitar rig, amplitube, bias fx etc e percebi que o som que eles tiram com os plugins em default, é bem diferente do som que sai pra mim, mesmo testando com guitarras diferentes.

por exemplo, eu tava vendo o torao, testando o amplitube mesa boogie, e no triple rect em default mesmo, só mudando o amplificador no amplitube, o ganho era absurdo, aqui mesmo com a les paul se eu não coloco um pedal de overdrive no amplitube antes do rect fica fraquinho, fraquinho.

e não é só esse caso, os fenders etc de outros youtubers tb me soam diferentes.

é engraçado que teoricamente essas entradas da minha interface ja deveriam ser balanceadas pra só plugar o instrumento e tocar com o vst.

um direct box depois da guitarra e antes da interface na cadeia de sinal, mudaria alguma coisa?

Ningen
Veterano
# dez/16 · Editado por: Ningen
· votar


rhoadsvsvai

Mas como estão os knobs do ganho?

Na minha, por exemplo, se eu deixá-los 100% pra esquerda o ganho fica em -30db...

<veja>

The Man Who Sold The World
Veterano
# dez/16
· votar


rhoadsvsvai
existe mano, qualquer coisa que for gravar, usa um direct box
baixo então, nem se fala, contra baixo trabalha com impedancia muito alta e o directbox adapta isso antes de entrar pra placa
fora que geralmente eles tem o ground que elimina qualquer ruidinho da gravação

rhoadsvsvai
Veterano
# dez/16
· votar


Ningen
eu ajusto de acordo com a saida da guitarra, uma guitarra com captador com mais saida clipa com menos ganho, ja uma tele da pra aumentar mais o ganho.
mas ja tentei diferentes configurações de ganho acho que não é isso.

The Man Who Sold The World
essa que era minha duvida, sera que o som ta saindo "errado" pela ausencia de um direct box?

The Man Who Sold The World
Veterano
# dez/16
· votar


rhoadsvsvai
errado nao, mas lembre-se que é possivel queimar uma placa por uso de impedancia mto alta
vc ta certo quanto ao ganho de cada canal, é sempre recomendado usar até 75%
mais do que isso vai clipar

rhoadsvsvai
Veterano
# dez/16
· votar


The Man Who Sold The World
no caso, minhas guitarras e baixos são todos passivos eu precisaria de um direct box ativo né?

shoyoninja
Veterano
# dez/16 · Editado por: shoyoninja
· votar


Não é necessário direct box porque as duas primeiras entradas trabalham em alta impedância já.

Você falou em entrada "balanceada". Que cabo você está usando para ligar a guitarra na interface?

rhoadsvsvai
Veterano
# dez/16 · Editado por: rhoadsvsvai
· votar


shoyoninja
cabos de guitarra, geralmente eu uso o cabo que veio com a minha fender cs, que é o melhor cabo q eu ja usei.

JJJ
Veterano
# dez/16
· votar


Se a interface tem entrada hi-z para instrumento não há necessidade de nada, se for pra ligar guitarra/baixo passivos, direto.

Se for colocar pedal antes ou se for ativo, tem que ver o nível que ele entrega na saída. Nunca vi queimar, mas... sabe-se lá...

Se for usar pedaleira e ela tiver saída de linha, acho melhor usar essa saída para entrar na line in da interface (supondo que ela tenha uma).

shoyoninja
Veterano
# dez/16
· votar


rhoadsvsvai
Então está certinho. Usando um cabo TS-TS na entrada 1 e 2 elas funcionam como entrada de instrumento (impedância de 1Mega), que é o que você vai encontrar em um direct box.

A maioria dos plugins de guitarra tem um ajuste importante de sensibilidade e ganho no próprio plugin, tem que calibrar para ele funcionar legal, você fez isso?

rhoadsvsvai
Veterano
# dez/16
· votar


shoyoninja
JJJ
A maioria dos plugins de guitarra tem um ajuste importante de sensibilidade e ganho no próprio plugin, tem que calibrar para ele funcionar legal, você fez isso?
caramba, fiz isso sim, então quer dizer que não preciso de direct box com a minha interface, que o som dos plugins é esse mesmo?
é bem diferente do que eu vejo nos videos, mesmo aqueles videos que não são comerciais pagos do produto com o audio editado.

shoyoninja
Veterano
# dez/16
· votar


Qual video seria?

rhoadsvsvai
Veterano
# dez/16
· votar


shoyoninja
basicamente qualquer video de review desses simuladores de amp

shoyoninja
Veterano
# dez/16
· votar


rhoadsvsvai
Então, é complicado falar qualquer coisa assim. Pode haver algum probleminha na sua configuração, pode ser que o vídeo foi feito com algo mais no signal chain que altera o resultado...

Porque você não grava alguma coisa com seu setup, e coloca um exemplo de UM vídeo, de preferência usando os mesmos plugins? Ficaria bem mais fácil falar alguma coisa.

acabaramosnicks
Membro Novato
# dez/16
· votar


rhoadsvsvai
grava alguma coisa, fiquei curioso pra ver essa diferença que vc tá falando

Ismah
Veterano
# dez/16
· votar


The Man Who Sold The World

Um DI passivo é um trafo 10:1... ;)

lembre-se que é possivel queimar uma placa por uso de impedancia mto alta

Explique por favor?

Lelo Mig
Membro
# dez/16
· votar


rhoadsvsvai

Cara, sua interface é uma baita interface!

Tô achando que é P.U.

rhoadsvsvai
Veterano
# dez/16
· votar


Lelo Mig
Tô achando que é P.U.
q isso?

-------------------------------------------------------------
galera eu tava pensando em uma terceira hipotese, não entendo nada de eletronica, desculpa a ignorancia, mas me respondam se posso estar certo.

E se realmente as entradas de instrumento são balanceadas, porém simplesmente os componentes são ruims, de má qualidade? simplesmente o conversor tem som ruim mesmo ou pior que um direct box ativo dedicado.

Ismah
Veterano
# dez/16
· votar


as entradas de instrumento são balanceadas

Não, porque é sinal em nível linha... Só faz sentido balanceamento acima de 6m, em estúdio se tu for MUITO chato, ou houver MUITA poluição magnética...

porém simplesmente os componentes são ruims, de má qualidade?

É uma hipótese, não conheço bem teu rig, mas o que vem de fora, tem uma qualidade média bem mais elevada que a nossa...

um direct box ativo dedicado

Na verdade isso é bem relativo... O DI tende a colorir, afinal é um pré-amp...
Dependendo do DI, a Zin pode realmente ser mais semelhante a de um amplificador, do que a da placa que espera um sinal de linha, mas ativa... Acho que se tiver a oportunidade de testar, é legal, mas é um tanto improvável....

A qualidade de AD/DA também influencia muito, as perdas são menores se gravado com altíssima qualidade, mesmo com downgrade para streaming...
Sem falar em coisas possíveis, como DITERING, pós edição etc...

Aqui tu já começa a entender porque os captadores ativos são cada vez mais populares...

shoyoninja
Veterano
# dez/16
· votar


rhoadsvsvai

Não faz muito sentido isso do ponto de vista objetivo, com R$30,00 você monta um pré amp quase perfeito do ponto de vista técnico.

Mas é por isso mesmo que eu quero ver um exemplo. Vamos dizer que o direct box tenha um pré típico de amplificadores de guitarra (geralmente tem roll-off em médio-agudos pra cima) vai mudar bastante a resposta do circuito, talvez até compressão de faixa dinâmica.

Nesse caso, não é supresa que você não tenha tanto ganho de entrada, resposta de frequência e dinâmica mais amplas significa que os picos serão muito mais acentuados em relação ao nível médio do sinal, e a mesma configuração do plugin vai soar totalmente diferente de um para o outro.

Ainda assim isso é chute, sem ouvir não dá para falar muita coisa. Mostre que fica bem mais fácil!

The Man Who Sold The World
Veterano
# dez/16
· votar


Ismah
até onde eu sei, ligar instrumentos com alta impedância podem queimar canal de placa de som, de mesa e etc
a função do direct box é justamente adaptar essa impedância, correto?

shoyoninja
Veterano
# dez/16 · Editado por: shoyoninja
· votar


The Man Who Sold The World
Isso não faz muito sentido, já que no caso da guitarra a alta impedância indica exatamente que o instrumento não é capaz de gerar grande potência para sustentar o sinal a ser transmitido.

O que vai acontecer ao ligar a guitarra em uma entrada de baixa impedância é degradação do sinal, mata o timbre. Digamos que você causa uma sobrecarga nos captadores, eles passam a absorver a energia que seria transferida.

No acoplamento de qualquer fonte de sinal codificado em tensão, é desejável que o circuito de entrada tenha uma impedância muito maior em relação a fonte de sinal, para garantir que o sinal seja preservado. Geralmente usa-se uma proporção de 1:10 até 1:20.

Quando se trata de um circuito de entrada para fontes de sinal (como um pré-amp de áudio), a impedância pode ser entendida como "o quão leve" a entrada é. Quanto maior, mais leve, e menor a corrente e potência necessárias.

rhoadsvsvai
Veterano
# dez/16
· votar


Bom, vcs pediram eu resolvi fazer o video, deixei o canal da guitarra todo pra pra um lado e a voz da narração pro outro, esses barulhos de guitarra limpa que tão saindo são do microfone da narração.
eu sei que soa bem, mas soa bem diferente do que deveria soar, meio sem punch.


Ismah
Veterano
# dez/16 · Editado por: Ismah
· votar


The Man Who Sold The World

SEMPRE quem determina a impedância é a carga, ou seja, o próximo estágio... Logo, sempre se expressa a Zin máxima, e a Zout mínima...

Nada a ver com isso, mas pra captadores geralmente se refere o Re (resistência elétrica) para tensão DC, praticamente nulo para áudio...

EDIT: estou falando de buffer, isto é DI ativo...

Lelo Mig
Membro
# dez/16
· votar


rhoadsvsvai

"Tô achando que é P.U.
q isso?"


Um termo comum em informática que significa: Pau de Usuário.

MMI
Veterano
# dez/16
· votar


rhoadsvsvai

Minhas considerações... Existe necessidade de usar direct box antes de uma interface dedicada? Resposta rápida: não!!!!!

Agora a resposta longa, kkkk.

Tem uns ninjas de gravação com Amplitube e plugins deste tipo, o que não é meu caso. Então não posso falar muita coisa, acho que esta é a forma mais difícil para o MEU caso, uso muito raramente e me complico, não gosto. O segredo, ao tudo indica, é paciência e ouvido, tem várias pedras no caminho que podem ajudar e atrapalhar, mas definitivamente minha certeza é que nesta modalidade o caminho não é clicar num preset e achar que vai soar maravilhoso. Num cabeçote de verdade é mais fácil copiar uma regulagem de alguém, com uma guitarra parecida e arrancar um timbre legal, num plugin surgem mais diferenças. Deixo aqui para os tais ninjas...

Impedância... Tem uma galera mais teórica aqui que pode te falar de fórmulas, elétrons, energia quântica, bóson de Higgs (acho tão tentador falar que tem a "partícula de Deus" diferenciando o sinal das guitarras... kkkk), tempestades solares que vão influenciar diretamente no seu som. OK, vale a discussão e tem verdades permeadas nisso. Mas minha ideia prática disso é que sim, existe um casamento ideal para um som ideal, mas que vale a discussão muito mais para microfones na entrada de um pré do que uma guitarra numa entrada HiZ. Porém tem os macetes, que nunca me atrevi a falar no fórum (só desta vez, tá? kkkk).

Falam um monte e fazem o maior mimimi falando de perda de sinal, capacitância do cabo, eu mesmo já falei disso e dou valor a isso. Mas é parte do sinal que chega, com seus defeitos e qualidades, é isso que vai ser processado pela cadeia de pedais e amplificador ou plugins para sair o som. Vou te contar uma historinha... Um cabo de baixíssima capacitância seria o "ideal", porque seria mais transparente e tal. Mas nesta gravação o Slash só achou o som dele num cabo de alta capacitância, que funciona meio como um low-pass filter, e este som limpo de Les Paul acho muito bom e poderia servir como referência para muita gente. E isso que é uma Les Paul, se fosse com singles como numa strato ou tele a diferença seria até mais significativa e até, arrisco dizer, legal (melhor?) numa eventualidade de atenuar os agudos com um cabo "ruim" de alta capacitância, arredondando o som agudo dos singles da ponte, por exemplo. Então o segredo é fazer o conjunto jogar a seu favor no momento certo, simples assim. Poderia falar de mais coisas, mas a ideia central é essa. Desencana e busca seu som, só isso.

rhoadsvsvai
Veterano
# dez/16
· votar


Desencana e busca seu som, só isso.
acho que talves seja realmente essa a resposta.

Ismah
Veterano
# dez/16 · Editado por: Ismah
· votar


MMI

Partícula de Deus é demais pra mim rs

atenuar os agudos com um cabo "ruim" de alta capacitância, arredondando o som agudo dos singles da ponte, por exemplo

Está pensando num LPF formado pelo L da bobina, e C do cabo? Mas e como ficaria o HPF com C do cabo e R do input do amp? Poderia explicar...?

Mas minha ideia prática disso é que sim, existe um casamento ideal para um som ideal, mas que vale a discussão muito mais para microfones na entrada de um pré do que uma guitarra numa entrada HiZ.

A quase um século se amplifica sinais de guitarra (áudio em geral também), e os timbres foram se definindo de modo totalmente fora da idealização calculada pela engenharia...

O som característico de bobinas em série ou em paralelo, em fase ou não, espetado num Marshall, Fender... Aliás acho que quase todos os amps de guitarra, single channel, classe AB, produzidos na década de 60 e 70 (Fender Silverface's, Marshall Plexi's), referenciais até hoje, tem a entrada do circuito igual:

Só nos resistores... Tem 68k dividindo o que entra ao meio no input 2 (bright) e 1M+68k com o outro de 68k no input 1 (deve dar uns 130k a Zin)... Note-se que na verdade o "bright" da entrada não é mais agudo, é menos graves...

Pra ser perfeito precisaria desenhar uma guitarra casando Zout, com cabo, com Zin de amplificador, Provavelmente o som seria uma bosta!
A perda de agudos coopera para controle de harmônicos e dá uma segurada na estridência. Mas sem dúvida o contrário é o problema, e é problema frequente!
Temos quase por característica já, timbres abelhudos nas bandas iniciais. E o problema geralmente não é excesso de agudos, mas falta de graves, principalmente por cabos ruins, 0,20mm² é o que mais se encontra no mercado, quando o mínimo deveria ser 0,75mm²... O ideal? 1mm² em diante...!
NOTA: Valeu Vox, o meu Pathfinder10 me fez entender isso! :D

Enfim...

Edit: link sacana http://www.regiscoyne.com/tech/68kinput/

Vale lembrar que as válvulas são componentes de alta impedância (tudo que opera com baixa corrente AC, é de alta impedância). Nos SS a Zin é determinada quase que exclusivamente por associação de resistores na entrada, já que os transistores são de baixa impedância...

shoyoninja
Veterano
# dez/16
· votar


rhoadsvsvai
Não escuto nada de anormal aí cara, o timbre está inclusive bem similar ao timbre que ouvi no demo do amplitube 3 mesaboogie. O do demo é um pouco mais fechado apenas, diferença de captadores talvez?

Aliás eu gostei bastante.

Mas, por falar nisso, você já usou o Legion (Poulin)? Pessoalmente eu acho imbatível pra isso.

Abraços!

Ismah
Veterano
# dez/16
· votar


rhoadsvsvai

Nem vi seu post... Mal aí!

Acho que tu espera seja algo como no vídeo, e faz sim sentido.
https://www.youtube.com/watch?v=8mZxY-FwGHs

Basicamente é falta de graves e sobra de médios. Conforme as coisas, pode ser só mesmo sua captação, afinação e cordas...

- Cordas: eu uso 011 numa Strato, afinada em Standard D, é o único momento que algo parecido soa pra mim. Mesmo a LP tendo mais graves, o som é meio "magrelo", por usar cordas 009 - sim corda não faz som, e daria para compensar de diversas formas;

- Pots: pra dar a limada fina no som são os tones, tenho a impressão que com drive é melhor eles um pouco fechado. O mesmo pr'o(s) de volume, se achar que tem graves sobrando, posso limar no volume. Mas cuidado com gate, ele tende a ser um vilão pra essas horas;

- Cabos: grossos, quando maior o diâmetro, menor a impedância por metro, como também o mais curto possível;

- Graves: não tenha medo deles sobrarem, a 2m longe já atenuou bastante, pelo efeito Fletcher-Munson. Se quiser ir além, joga um RTA na saída e veremos o que está rolando;

- Médios: não tenha medo de escavar - eu sofro desse mal - ali nos 500Hz tem um baita scoop. Veja o gráfico do tone stack "flat" do Mesa-Boogie Dual Rectifier, ENGL Fireball (incompleto ainda, se não forneceria os gráficos), é mais aberto (Q mais largo) ainda o scoop. Como a onda é bem chapada, não faz falta;

- Tipo de captação: se for low gain, tente por um buffer no meio (recomendo um pedal Boss), pode ajudar. Aí seria caso de usar DI mesmo - aqui é onde estou apostando a maioria de minhas fichas;

- AF's: não lembro se há a opção de optar entre half ou full stack, mas se sim, comece pelo full. Se não, procure um 1x15" e veja onde dá.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Existe necessidade de usar direct box antes de uma interface dedicada?