Sobre o uso de interface de áudio no palco.

    Autor Mensagem
    El_Cabong
    Veterano
    # nov/16


    No estúdio eu uso tranquilamente a minha interface de áudio FOCUSRITE Scarlett 2i2 com as saídas dela ligada em estéreo para os monitores de áudio.

    Mas agora eu quero começar a usá-la no palco para tocar teclado, com o seguinte setup:
    - Notebook ACER Core i7
    - Software ABLETON LIVE, com os instrumentos virtuais TUTTI STRUMENTI
    - Teclado controlador midi ALESIS Q88
    - Interface de áudio FOCUSRITE Scarlett 2i2

    Acontece que nos palcos geralmente a ligação do teclado é em mono (em um jack P10 mono).

    Será que não estraga a interface usando só um canal dela de saída para monitores, e deixando o outro canal sem plugar nada?

    Pois nessa ligação, um canal de saída para monitores da interface ficará com a impedância do canal da mesa de som.
    E o outro canal sem ligar nada, ficará com impedância infinita (em aberto), isso dá algum problema?
    O que eu menos quero é queimar a saída da minha interface.
    ________________

    Se as saídas das interfaces fossem padronizadas que nem as saídas de teclado ( R L/MONO ) seria tranquilo!

    Iversonfr
    Veterano
    # nov/16
    · votar


    El_Cabong

    Acho que não dá nada, mas na dúvida é só fazer um rabicho P10 Femea Mono - 2 P10 Macho, tipo ISSO AQUI. É até um cabinho útil.

    El_Cabong
    Veterano
    # nov/16
    · votar


    Hum entendi. Este cabinho faria então uma ponte dos dois positivos de cada canal transformando o estéreo em mono.
    De: ( positivo L / terra / positivo R )
    Para: ( positivo L+R / terra )

    Mas será que antes desta ponte não seria bom colocar 2 resistores de valor pequeno (talvez resistores de 33R) só para se ter na saída da interface uma impedância mínima, e a ponte não ficar direta?

    Iversonfr
    Veterano
    # nov/16
    · votar


    El_Cabong

    Aí já não saberia dizer. Eu tenho um cabo Y aqui mas é XLR que eu uso pra microfonar tom de batera pra economizar canal porque só tenho 8, nunca tive problemas. Acho que colocar um Y desse na saída não tem problema, até porque a interface não é amplificada, sinceramente não saberia dizer com certeza, teria que esperar alguém mais técnico, mas sei lá se você não está procurando pelo em ovo rs.

    GPONTESFM
    Membro
    # nov/16
    · votar


    El_Cabong
    talvez resistores de 33R
    Eu pensei em dois resistores de 10K

    El_Cabong
    Veterano
    # nov/16
    · votar


    Iversonfr
    GPONTESFM
    Pois é. Acho que vou fazer uns testes, pra ver o resistor que fica melhor. Se o de 10k não diminuir o SNR, pode ser.

    Eu pensei no de 33k que seria uma impedância similar a de um fone de ouvido. Aí na pior da hipóteses se der um curto, vai ser como se um fone de ouvido estivesse plugado ali na saída da interface.

    shoyoninja
    Veterano
    # nov/16 · Editado por: shoyoninja
    · votar


    Não precisa fazer nada disso.

    Pode deixar desconectado sem problema algum. Só colocando em curto há algum perigo de dano, e mesmo assim seria bastante improvável (até os lm741 da vida tem proteção contra curto).

    Abraços!

    El_Cabong
    Veterano
    # nov/16 · Editado por: El_Cabong
    · votar


    shoyoninja
    Hum legal!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Sobre o uso de interface de áudio no palco.