driver WASAPI (shared mode)

    Autor Mensagem
    abiliao
    Veterano
    # nov/16


    oi

    o driver : WASAPI (shared mode) disponivel para uso com o kontakt possui latencia ?

    é tão bom quanto o ASIO ?

    obrigado

    abiliao
    Veterano
    # nov/16
    · votar


    alguem sabe me ajudar ?

    Filippo14
    Veterano
    # nov/16
    · votar


    Tenho o Kontakt, mas não faço ideia do que sejam esse WASAPI e ASIO

    JJJ
    Veterano
    # nov/16
    · votar


    Vai depender de todo o hardware e software envolvidos.

    Na minha experiência, quase sempre o ASIO é a melhor escolha. Mas... tem casos onde, por qualquer problema daqueles "desconhecidos", ele não funfa direito, então, eventualmente o WASAPI fica mais responsivo.

    O melhor é você testar ambos no seu setup e ver o que fica melhor...

    abiliao
    Veterano
    # nov/16
    · votar


    Vai depender de todo o hardware e software envolvidos.

    Na minha experiência, quase sempre o ASIO é a melhor escolha. Mas... tem casos onde, por qualquer problema daqueles "desconhecidos", ele não funfa direito, então, eventualmente o WASAPI fica mais responsivo.

    O melhor é você testar ambos no seu setup e ver o que fica melhor...


    existe controle de latencia no wasapi ?
    para diminui-la o maximo possivel ?

    meu monitor é wasapi
    da pra dispensar a placa de som
    pelo que vi aqui a latencia é baixissima , da pra sentir só um pouco

    abiliao
    Veterano
    # nov/16
    · votar


    minha placa de som : maudio ASIO não tem driver para windows 10

    eu uso o wasapi pela placa de video na caixa de som do monitor pelo HDMI
    sera que meu wasapi funciona com windows 10 ?

    abiliao
    Veterano
    # nov/16
    · votar


    latencia baixa no windows 10 com wasapi
    serve para ser usada com audio profissional

    https://msdn.microsoft.com/en-us/windows/hardware/drivers/audio/low-la tency-audio

    le ai e me fala

    se voces souberem responder esta questão eu agradeço :
    existe controle de latencia no wasapi windows 7 ?
    para diminui-la o maximo possivel ?

    Ningen
    Veterano
    # nov/16
    · votar


    abiliao

    minha placa de som : maudio ASIO não tem driver para windows 10

    Tenta instalar o ASIO4All e compare com o WASAPI.

    abiliao
    Veterano
    # nov/16
    · votar


    alguem ja testou o ASIO4All na placa de som : Maudio mobile pre primeira geração no windows 10 ?

    funciona bem ?

    daimon blackfire
    Membro Novato
    # nov/16
    · votar


    Aqui, o asio4all não funciona e o wasapi dá latência.

    MauricioBahia
    Moderador
    # nov/16 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Uma vez fi, um tópico sobre WASAPI, talvez ajude:

    [TUTORIAL] Gravando pela onboard SEM ASIO4ALL (usando WASAPI) no Reaper c/ Windows 7/Vista
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/273331/

    Boa sorte!

    Adler3x3
    Veterano
    # nov/16 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Abiliao

    É como o JJJ observou no geral usar o drive ASIO é quase sempre a melhor opção.
    Se você tem a última versão do drive ASIO da sua interface de áudio instalado use o ASIO.

    Acontece que as vezes, por termos longas sessões de trabalho na DAW, pode ocorrer depois de certo tempo, por questões de despejos de memória do windows, e outros processos e serviços, que também consomem memória, e aí podem ocorrer problemas.
    Pois o windows é meio ruim para gerenciar memória.


    E se neste momento em que ocorrem estes problemas se você ir nas preferências da DAW, e trocar o Drive ASIO pelo WASAPI a princípio pode soar melhor.
    Mas isto é ilusão.

    Tem que configurar o ASIO corretamente, experimentar variações até acertar o tamanho do buffer ideal para o seu computador.

    Mas o certo é que depois de certo tempo temos que reiniciar o computador e abrir a sessão salva na DAW e continuar.

    Para minorar este tipo de problema ultimamente tenho utilizado um gerenciador de memória, o "Memory Improve Master" e tenho conseguido melhores resultados, principalmente porque o meu Java instalado no meu computador, as vezes teima em consumir a memória RAM, não sei porque, mas para abrandar este problema estou usando este gerenciador.

    Tem um patch em que se cria uma string, que limpa a memória ram aos poucos, conforme você clica.
    que é o comando: mystring=(80000000000)

    Quanto comecei a ler este tópico o consumo da minha memória esta em 57 por cento da RAM, com mais ou menos 7 aplicativos abertos, inclusive uma DAW.
    E no que fiz rodar o gerenciador de memória baixou o consumo para 50%, e depois usando o patch, que salvo no bloco de notas, e vou repetindo o comando (clicando várias vezes) consegui baixar para 47%.

    Edit: mais ou menos 15 minutos depois deste post, não fechando nada e o consumo baixou para 39%.
    Mais 15 minutos e baixou para 33%.
    O problema é o windows, o svchost tem um bug que já vem de longe que até hoje a microsoft não conseguiu resolver.
    Uso o windows 7.

    Depois de mais 5 minutos consegui baixar para 29%, é incrível como o windows desperdiça memória.

    Último: 26%

    Nesta estorinha aprendi que devo usar o gerenciador de memória e patch tão logo o computador se reinicie.

    Agora finalmente estabilizou, ficou variando entre 26 e 27%, vejam quanto o windows me atrapalhou, 30%, que faz toda a diferença.

    abiliao
    Veterano
    # nov/16 · Editado por: abiliao
    · votar


    existe controle de latencia no wasapi windows 7 ?
    para diminui-la o maximo possivel ?


    liguei o wasapi no Sonar e surgiu um controle

    latencia de mixagem
    > buffers na fila de : 2
    >tamanho do buffer : Rapido <> seguro ( marquei em 1.0mseg )

    isso diminui a latencia do wasapi em 1.0mseg no sonar ?

    apos responder estas perguntas por favor responda estas :

    é possivel usar o WASAPI no Sonar Platinum ?
    como configura ?

    eu tentei aqui e não sai som
    da pra ligar o WASAPI nas preferencias , só que não sai som
    eu volto para o ASIO e sai som na hora

    Adler3x3
    Veterano
    # nov/16
    · votar


    Abiliao

    Olha como já foi dito o ASIO é melhor que o WASaPI.
    Não tenho o Sonar Platinum e não sei dizer.

    Qual a sua interface de áudio?

    abiliao
    Veterano
    # nov/16
    · votar


    undefinedAdler3x3

    pelo wasapi : monitor de computador pela hdmi pela placa de video

    Adler3x3
    Veterano
    # nov/16
    · votar


    Não entendi!
    Qual é a interface de áudio?

    MauricioBahia
    Moderador
    # nov/16
    · votar


    Adler3x3

    Deve ser onboard, Realtek HD?

    ????

    Ismah
    Veterano
    # nov/16
    · votar


    Adler3x3
    Java instalado no meu computador, as vezes teima em consumir a memória RAM

    Essa é fácil rsrs

    Se puder/quiser postar o código todo, é de meu interesse.

    Adler3x3
    Veterano
    # nov/16 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Ismah

    Já postei é bem simples

    mystring=(80000000000)

    Abre o bloco de notas, cola e salva no desktop.
    Depois é só ir dando clicks no arquivo e vai melhorando a memória.
    Parece que limpa um problema de cada vez.
    Eu salvei o arquivo como "RAM".
    Acompanhe com o programa gerenciador de memória, que também indiquei.

    JJJ
    Veterano
    # nov/16
    · votar


    Adler3x3

    Cara... se me permite... deixa eu me aprofundar um pouco nesse seu "comando"...

    mystring=(80000000000)???

    Trabalho (e me divirto também) com informática há muuuuuuuuuuito tempo. Nunca ouvi falar nesse treco aí! kkkkkk

    A princípio me parece mito ou "placebo", mas vou dar uma pesquisada pra ver até onde isso faz sentido. E o principal: se esse número mágico aí é invariável, independente de quanto o cara tenha de memória/hd/etc (o que me parece MUITO estranho). Além do nome em si (mystring??? wtf), que não me parece remeter a memória, em particular.

    Enfim... vou dar uma estudada e quando chegar a alguma conclusão - se chegar... - posto aqui minha opinião.

    JJJ
    Veterano
    # nov/16
    · votar


    Ok, ok... vamos lá...

    Demorou um pouco, mas consegui encontrar algo mais "técnico" em:

    http://www.techspot.com/community/topics/defrag-ram.8386/

    "Free Up Some RAM!

    If you have just run an intensive or specifically large application or game, you know about that groggy feeling your system can have. That's usually because of the leftovers taking up your valuable memory. You can free it, however, by clicking your heels together 3 times and saying: "Let my memory go." Er, I mean, using a program to free that trapped memory. There are many good programs to do this at Tweakfiles.

    If you don't want to download a big fancy program, you can actually make one yourself very easily using Visual Basic runtimes (you don't even need VB to do this).

    Here's what you do:
    Open up Notepad (Start, Run, "notepad" (OK)). Depending on how much memory you have, put the appropriate values in...
    Under 128mb Ram:
    Mystring = (16000000)

    128mb or More:
    Mystring = (80000000)

    Save it as "Memory.vbe" (including the quotes!). Close as many programs as you can, then run (double click) this handy little script to free your memory whenever your computer is feeling sluggish.

    If you have trouble running it, you may need the Visual Basic Runtimes. You can get them here.
    All this does is allocate a chunk of memory while the script is running, and then the VB runtimes deallocate it. The Value needs to be set according to the amount of memory you have (i.e. it will probably need increasing in order to be effective if you have 1Gb), but forces any currently unused memory to be paged to the swapfile, thus freeing that memory in order to be used by the rest of the system. i.e. if you are working on a large image file in PSP and then minimize PSP, you can temporarily regain physical memory by swapping currently unused ram out to the pagefile.

    It does actually work (I did some benchmarks when I was implementing it in my tweaking program), but whether it is particularly of use is another issue.
    This is what almost all memory optimiser programs do AFAIK (including stuff like TweakXP Pro etc.).

    By using this method of defragmentation, any memory leaks can be paged out to your swapfile, thus freeing physical memory (since memory leaks will never be accessed again).

    Additionally, this will reduce the (admittedly very small) overhead of trying to allocate memory blocks, as it is quicker to allocate a contiguous block than several uncontiguous blocks."


    Ou seja:

    1) isso vem "de longe"... do tempo em que RAM era luxo;

    2) tem que ser gravado num arquivo com extensão .vbe ou .vbs (sem as aspas, ao contrário do que o cara falou em cima);

    3) a "linguagem" usada é o VB (Visual Basic) Script, da Microsoft (por isso, só funfa em Windows);

    4) como eu desconfiava, o "número mágico" varia, conforme a quantidade de RAM no sistema;

    5) sob algumas circunstâncias... parece funcionar.

    O que ele faz, resumidamente, seria alocar uma memória durante a execução do script (que é só uma linha!), forçando um swapping para disco de parte do "resto" da memória, liberando depois essa memória RAM que foi recém ocupada pelo script.

    Entretanto - e isso é apenas um pensamento meu - se o que for para disco for relevante para a SUA tarefa, ela vai ficar mais lenta, pois o disco costuma ser BEM mais lento do que a RAM...

    O texto fala que a memória liberada seria a "unused", mas isso não me parece fazer nenhum sentido... se é sem uso, já estaria liberada, mas talvez eu tenha entendido mal ou o cara não se expressou direito. Provavelmente ele se refere ao tal "memory leak", que é algo como uma memória que foi usada e não serve mais pra nada, mas não foi descartada pelo programa que a alocou (talvez por isso, o adler 3x3 se refira ao Java, que estaria fazendo isso).

    Enfim... não é mito, pode funcionar sim, mas não em qualquer caso, apenas quando temos aplicações que não liberam memória inútil. E o número mágico precisa de adaptação, conforme o sistema.

    Adler3x3
    Veterano
    # nov/16 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    JJJ
    Bem eu estava com sérios problemas na memória RAM.
    Também penso como você, a princípio não acredito em qualquer post da Internet e de receitas milagrosas.

    E sim o problema não é novo.

    Mas estava com sérios problemas, e fui pesquisar, e aleatoriamente achei um post, que não me lembro o link, e como era simples, resolvi testar por minha conta e risco, não tinha mais muito a perder, já tinha backup de quase tudo.

    E quando você esta com problemas e não encontra facilmente a solução, começa a procurar por outras opções não tão convencionais, faz parte da natureza humana.

    Instalei primeiro o gerenciador de memória, depois montei este patch, e juntamente com o gerenciador de tarefas do windows fiz alguns testes.
    E o que importou é que funcionou, não sei dizer tecnicamente se esta string é a melhor, mas que funcionou no meu caso, não sei dizer se o número pode ser aumentado ou diminuído.

    E também descobri que o Java não controla muito bem a memória RAM, assim como o Windows no geral falha neste ponto, pois é notório que tanto o OS como o Linux lidam muito melhor nesta questão, da memória RAM e do formato dos arquivos.

    E no meu caso em particular o uso do Java é necessário para muitos outros programas que uso na parte profissional, e tem muitos aplicativos que não foram tão bem feitos e o problema aparece, e conforme a versão do Java, algumas coisas melhoram de uma versão para outra, mas também a cada nova versão lançada novos problemas surgem, e aparecem conflitos de versões, uma determinado aplicativo funciona bem na versão x+1, outro só funciona na x.

    Agora aparentemente o uso deste patch não causou nenhum erro grave até onde pude inferir, mas percebi que limpa aos poucos, não limpa tudo de uma vez, tem clicar várias vezes no patch, o que pode ser cansativo, mas que melhora, melhora.

    E o svchost da microsoft tem problemas ao lidar com a memória.

    Bem usei a palavra comando, que pode não ser isto, e não detalhei o formato em que se salva, como você bem atentou.

    abiliao
    Veterano
    # nov/16
    · votar


    consegui fazer o WASAPI funcionar no Sonar platinum
    Eu mudei o: bit do driver de áudio para 16 e funcionou

    o problema agora é que sai ruido junto com o audio

    tem jeito de tirar este ruido ?

    quero lenbrar que o kontakt standalone funcionou o WASAPÌ sem este ruido

    Adler3x3
    Veterano
    # nov/16 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    abiliao

    Isto é incompatibilidade e o som fica pipocado por problemas de tamanho de buffer e coisa parecida.
    Eu não tenho o Sonar, mas é um software que admiro muito desde os tempos do antigo DOS.
    Volta e meio instalo um demo da última versão para acompanhar as novidades.
    Um dia destes vou comprar o Sonar.

    E este mês a GAS tá me consumindo.

    Teve uma ocasião que o áudio não funcionava bem com a minha placa de som Roland/Cakewalk, e só rodava em 16 bits com uma configuração especial.
    O Suporte da Cakewalk tem uma ajuda bem detalhada sobre interfaces de áudio, e muitas soluções de configuração.
    Mas requer uma pesquisa mais apurada no site da Cakewalk.
    O Sonar quando instalado tende a fazer uma primeira configuração automática com a interface de áudio, o que pode ocasionar muitos problemas.
    E só lembrando o drive ASIO é superior ao drive WASAPI.
    Mas é frustante ficar com o sistema em 16 bits.
    E o Kontakt tem também uma parte de configuração, que as vezes configurando pode resolver.
    Outro dia tive que fazer isto com uns instrumentos e orquestra que estavam dando problemas.

    No Sampler Tank 2 eu tinha este problema, só que era ao contrário, funcionava bem na versão VST plugin dentro da DAW, mas quando usava Standalone o som pipocava.

    Depois numa versão mais nova a lançada em 2015,voltou a funcionar, devem ter corrigido o problema.

    Experimente uma versão mais nova do Sonar, pode ser este o caso.

    Experimente também o Reaper, não que você vai ficar em definitivo, mas só para saber se outras DAWs tem o mesmo problema ou não.

    abiliao
    Veterano
    # nov/16
    · votar


    resolvi

    liga WASAPI

    bit do driver de áudio : 16

    tamanho do buffer : 8 msec

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a driver WASAPI (shared mode)