Home studio - Acústica

    Autor Mensagem
    Impiedoso
    Veterano
    # out/16 · Editado por: Impiedoso


    Ola Pessoal...
    Estou finalizando a construção do meu primeiro home studio.
    Irei utiliza-lo para ensaios, estudos e algumas gravações das bandas que eu todo. Sou apenas um baterista e entusiasta pelo assunto.
    Estou construindo meu estúdio com várias dicas que li aqui no forum e algumas pesquisas que fiz ao longo dos anos, e agora finalmente consegui aplica-las em uma sala. Gostaria da opinião de vocês sobre o que eu utilizei e umas ideias que estou precisando para a acústica interna.

    Utilizei o conceito box in box. Utilizei a alvenaria existe em uma sala de 4,5 X 3,5 x 2.5 fiz um piso flutuante de madeira. ergui 5cm do chão com recheado de lan de rocha, e com uma borracha nos sarrafos para evitar o contato com o chão com o intuito de evitar a vibração na alvenaria. Subi 4 paredes de dry wall, com o recheio de lã de rocha com a densidade de 64. e uma chapa simples de gesso acartonado. deixei um espação de 2 CM entre a alvenaria, pra criar aquele bolsão de ar, na instalação da armação metálica do drywall, utilizei borracha novamente, pra evitar a vibração. Sendo assim, a armação metálica não encosta na laje de alvenaria, mas na parte inferior não me preocupei com isso pois esta sobre o piso de madeira que fiz. no teto fiz um rebaixo de gesso com lã de rocha sem deixar a lã de rocha encostar na laje. utilizei o tirantes para a sustentação da laje, afim de economizar nesse ponto, pois não achei interessante fazer uma armação metálica para a sustenção do rebaixo de gesso, imaginei que seria um custo desnecessário.
    No momento o estudio encontrase nessa situação. Faltando a porta, pois foi feita sob medida e tem um prazo longo de entrega...

    Mas antes de colocar a porta eu preciso pensar no acabamento interno, ou seja na acústica...

    Minha ideia até o momento seria:
    1 - Na parede que vai fica minha batera (3.5m de largura), vou colocar placas de gesso que imitam pedra são tomé.
    Aqui tem um exemplo:

    2 - No chão que hoje é um compensado naval, sem acabamento, vou cobrir ele de carpete.

    3 - Na parede contrária a da bateria, onde eu tenho a porta (3.5m de largura) vou colocar um forro de carpete( é aquele mais baratinho, 2mm se não me engano) e aqui ficará uma mesa com monitores de audio computador e coisas do gênero

    4 - Nas parades maiores (4.5m) estava pensando em colocar apenas 3 painéis acústicos. Esses aqui.

    5 - Teto eu acredito que uns dois desses mesmos painéis. Ainda estou em dúvida, acredito que irei testar primeiro sem nada se eu gostar ficará assim mesmo.

    6 - Em apenas 1 dos lados da sala estava pensando um por o bass trap, aqui

    No ambiente terá poltronas, cadeiras, cubo e coisas afins, não será tão vazio.

    Aí pessoal, estou no caminho certo? Alguma sugestão? Criticas serão bem vindas.

    sandroguiraldo
    Veterano
    # out/16
    · votar


    Impiedoso
    O pouco que conheço, me parece que você construiu algo legal.
    Eu não iria colocando as coisas dentro agora não.

    Monte o equipo e toque. Veja o que é preciso e vai acrescentando aos poucos.
    Você está agora na fase de tratamento acústico do interior da sala. Ela não pode ser morta, mas também não pode ser muito reflexiva.

    Monte as coisas, toque e vá experimentando. Esse é meu melhor conselho.

    Deji
    Veterano
    # out/16
    · votar


    Acústica é complicada...
    As vezes sai mais barato contratar um profissional da área pra desenhar suas necessidades, do que ficar eternamente resolvendo problemas de ondas estacionaria e etc....
    Mas se vc quiser fazer, vai ter que utilizar um mic bem flat e um analisador de espectro pra tentar entender a acústica da sala, estudar a capacidade de absorção e difusão de matérias, para resolver os problemas encontrados pelo analisador.

    Deji
    Veterano
    # out/16
    · votar


    Isso aqui, pode ajudar:
    https://pt.scribd.com/doc/136655211/Tabelas-de-Coeficientes-de-Absorca o-Sonora-Normas-Brasileiras

    acabaramosnicks
    Membro Novato
    # out/16
    · votar


    a primeira coisa que vc tem que fazer é comprar aqueles begulho que absorve full range nos cantos das paredes. Depois disso faz como disseram lá em cima, toque e veja como fica. Conforme for precisando, vc vai adicionando espumas/refletores/difusores.

    acabaramosnicks
    Membro Novato
    # out/16
    · votar


    bass trap é o nome do bagulho que eu falei

    mahohnikk
    Membro Novato
    # out/16
    · votar


    Espumas e bass traps eu não acho legais para estúdios, posso estar errado. Digo isso, pois espumas se deterioram mais fácil e para absorção são piores que painéis de lã de rocha ou lã de vidro. Bass traps por sua vez nunca utilizei, mas uma pessoa que entende do assunto (um conceituado engenheiro de áudio) me disse que não compensam, visto que para tratar graves absorvedores de membrana são a opção ideal, mas precisam de uma boa vedação, precisam ser bem feitos.

    Impiedoso
    Veterano
    # out/16
    · votar


    sandroguiraldo
    Interessante a dica.... irei experimentar aos poucos e com o tempo vou tirando as reflexões. Valeu

    acabaramosnicks
    O bass trapp eu vi muito gente usando...

    mahohnikk
    Interessante o ponto de vista, primeira vez que leio que alguém não curte os bass trap.

    Obrigado a todos... Assim que terminar eu posto uma foto

    shoyoninja
    Veterano
    # out/16 · Editado por: shoyoninja
    · votar


    a primeira coisa que vc tem que fazer é comprar aqueles begulho que absorve full range nos cantos das paredes.

    Isso, só que o nome não é basstrap. O mais importante é exatamente a performance full range.

    Há alguns projetos relativamente simples e baratos de se fazer em casa, pesquise por "broadband absorbers". Vai utilizar lã de rocha então tem que tomar cuidado.

    No mais, não saia colocando carpete ou espumas em teto/parede sem um motivo muito bom porque é muito mais provável que piore a situação. Simetria e pontos onde as paredes, tetos e chão se encontram são os pontos mais críticos. Fazer um tratamento acústico de verdade em casa, não dá, mas assim você elimina os problemas principais.

    Pense em iluminação, vamos dizer que você tem uma sala com TV e lá há uma janela de onde sempre bate sol e atrapalha muito quem está assistindo. O que é mais fácil:

    a) Comprar um fotômetro e equipamentos de iluminação para equilibrar a luz da sala mesmo com o sol batendo;
    b) Comprar equipamento para calibrar a TV de acordo com os parâmetros THX;
    c) Fechar a cortina.

    O painel broadband atua como uma cortina blackout nos pontos críticos.

    Abraços!

    Impiedoso
    Veterano
    # dez/16
    · votar


    Ola shoyoninja, esse painel broadband, não tem a venda no brasil?
    Ou ele é vendido com algum outro nome por aqui...
    Imaginava que o bass trapp seria a mesma coisa que o broadband.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Home studio - Acústica