Vale a pena investir em um Home Studio sem saber nada ?

Autor Mensagem
marcelosz
Membro Novato
# out/16 · Editado por: marcelosz
· votar


mahohnikk
Eu mesmo já comprei uma Focusrite 2i2, conclusão: a vendi e comprei outra. É ruim? Claro que não, mas não é maravilhosa na minha opinião como dizem (não tem hi-Z para instrumentos que precisam, podendo distorcer com guitarras, por exemplo). Mas eu usava uma de primeira geração, não sei como são as de segunda geração.

2i2 tem Hi-Z sim (chave seletora Line / Instrument), o problema não é esse. O problema é que guitarras com captação ativa e/ou captação mais forte ela clipa (distorce). A segunda geração tem o mesmo problema. Solução: Scarlet 2i4 (tem o botão PAD que faz atenuação de sinal).

mahohnikk
Membro Novato
# out/16
· votar


Porém quanto mais aumenta-se um pre de uma Scarlett mais chiado, na UR22 não tem isso e a 2i2 (não sei a segunda geração) não tem Midi In/Midi Out, a UR22 sim. Pra que investir mais em uma 2i4, se pode ter uma UR22 ou UR22mkII? Eu penso assim.

Ismah
Veterano
# out/16
· votar


Lelo Mig

Não te condeno, pela tua idade, vens de uma época em que vai valia a prática, que a gramática. E de realmente isso funciona até um ponto médio... Depois, realmente é preciso saber a teoria...

Eu estou me preparando para cursar engenharia acústica, e posso te dizer que cada vez, vejo que quando sei toda a teoria por trás, independente de ter um equipo X, eu sei como ele funciona. E principalmente, se tiver que pecar, quais os pecados mais leves...

Repare que há uma concordância, entre os mais experientes... Conhecimento TEÓRICO, é tudo. Simplesmente porque ele vai me dizer exatamente para onde quero ir...

Pra mim, seu exemplo é bem fraquinho, pois a teoria não é uma lista de "presets" chamada "ménu", é a receita de cada prato.

mahohnikk

Não sei quem tu é, mas tens uma base excelente. Realmente és bem vindo ao fórum.

esse conhecimento precisa ser de qualidade, não qualquer conhecimento, ou seja, conhecimento selecionado de fontes nobres

Realmente filtrar o conhecimento é o problema... Na era da internet, a minha palavra tem o mesmo peso da proferida pelo Bob Katz... O cara é referência mundial em masterização, eu sou um bosta que fez alguns cursinhos na área...

Agora, um local com uma acústica péssima e todo o equipamento péssimo, milagres não se fazem em mixagem e masterização.

É uma das razões para pensar em começar com fones. Não é o ideal, mas não existe fator "acústica", para interferir nos resultados...

E se extende a outras coisas... Eu captei com um mic chulé, não se deve jamais empurrar com a barriga, sob a frase "corrige na mix"...

Um som (do ponto de vista técnico, não confunda com boa composição), tem que soar bem só ao dar volume. Se não soar, mexa em todos os parâmetros até o momento.
Levei 4 anos para achar o sweet spot do meu amp de guitarra, então não pense que vai colocar um microfone e sairá o som de guitarra do fulano de tal... Tem muito segredinho de cada um que manipulou aquele sinal, do músico inclusive...

E SEMPRE, se mexe em mixagens com a música toda soando...Um som pode ser horrível solado, mas no contexto da mixagem é totalmente outro assunto.

mahohnikk
Membro Novato
# out/16
· votar


Poxa Ismah, obrigado pelas palavras amigo. Quando não temos conhecimento teórico fixo e não sabemos onde busca-lo, quais fontes e não temos condições para um curso caro, tentamos e por mais que usemos a lógica para várias situações, na música não existe um caderno preenchido com certos e errados, até porque existem vários gêneros musicais e ainda dentro do mesmo gênero existem processos diferentes para cada música, assim como você pode ser um maravilhoso engenheiro de mixagem ou engenheiro de masterização e a banda achar mais ou menos, ou seja, tem subjetividade nisso. O problema é quando não evoluímos e estagnamos ou pioramos nossas habilidades e isso pode se dar por assistirmos alguém fazendo de um determinado jeito. Se soa mal a gravação, vai soar mal a música e ponto! Se a pessoa não tem um conhecimento sobre posicionamento de microfone, se não fez testes sobre onde soa melhor cantar, por exemplo ou tocar, se grava com ruídos muito altos (ventilador e outras coisas), não existe milagre. Ou a pessoa paga um estúdio para gravar o take mais perfeito possível ou grava com as condições que tem e se contenta com uma limitação em qualidade, que a mixagem e a masterização nunca irão melhorar uma gravação extremamente degradada. Eu mesmo tenho um par de caixas, uma interface, um MacBook Pro de 2009 (Mid), um AKG Perception 220, um Shure SRH440 e cabos Mogami com conectores Neutrik. Fiz algumas compras equivocadas (não que tenham sido ruins, mas eu juntar um montante de dinheiro para comprar algo, sendo que poderia ter comprado algo melhor pela mesma faixa de preço é mancada na minha opinião). O ambiente que eu tenho para mixar e masterizar não tem acústica boa (isolamento 0, tratamento 0), mas prefiro assim do que comprar umas placas de espuma, que vão se degradar com o tempo, que não vão absorver frequências médias e altas tão bem. Eu tenho que me contentar com o que eu tenho para hoje, essa é a ideia, tirar leite de pedra como dizem, mas pelo menos eu tenho uma referência boa (meus monitores são muito fracos comparados com os top de linha, mas sem comparar eles com nenhum par, são excelentes para mim), tenho onde trabalhar com o Pro Tools, tenho um sistema balanceado e uma boa interface (UR22), que poderia ser melhor? Sim, mas se eu gravo algo alto (com o preamp bem acionado) não tenho chiados dela, essa interface pelo preço é uma maravilha, muito bem arquitetada. Eu gosto da Focusrite, por exemplo, mas virou moda pra qualquer pergunta sobre interface vir uma menção da 2i2, sendo que, por mais que seja boa (sim ela é muito boa), não considero melhor que a UR22, pois já tive ambas interfaces. Se eu tivesse pesquisado mais, buscado referência em mais sites, perguntado para pessoas que entendem mais do que eu, visto mais vídeos na internet e não comprado por afobação uma 2i2, eu já teria comprado uma UR22, embora eu tenha vendido a 2i2 por praticamente o preço que eu paguei na UR22 usada hehe. Então, saber onde buscar informações, se for investir, saber investir, saber esperar, ou se não quiser esperar buscar alternativas (o caso de um estúdio para gravar, por exemplo). Bom, é a minha opinião e eu fico feliz em estar sempre aprendendo, independente se estou certo, é opinião, não fato, mas somente busco opinar o que eu já testei ou depois de muita pesquisa, conhecimento.

Ismah
Veterano
# out/16
· votar


Ainda sobre estudo vs prática... Escutava acho que o Paulo Anhaia falando NUM VÍDEO (#VídeoPodeSim), que deveríamos treinar um engenheiro de mix, deixando ele um ano usando apenas volumes, outro apenas volume + equalizador, outro ano apenas volume + equalização + compressor... Simplesmente porque de modo geral as pessoas estão viciadas na velocidade para tudo, em ter tudo pronto logo... Um dos argumentos que mais ouvi para uso do iZotope, é a abundância de presets... (sic)

Quem ainda quer ficar 3 meses gravando?

Eu tenho que me contentar com o que eu tenho para hoje, essa é a ideia, tirar leite de pedra como dizem

Fazer o seu melhor... Essa é a regra...

Pessoalmente, já dei muita informação errada, já fiz várias cagadas também... Explodi muita coisa, queimei muita coisa... Tudo porque simplesmente acreditava aquilo ser o certo, e era meu melhor... Faz parte da caminhada, e ainda assim terei de queimar muita coisa para evoluir. Errar e aprender com o erro é acumular sabedoria, já sabemos uma forma de como NÃO fazer.

Dá uma olhada, acho que te interessará

https://youtu.be/JKDcdJznqrs

se eu gravo algo alto (com o preamp bem acionado) não tenho chiados dela, essa interface pelo preço é uma maravilha, muito bem arquitetada.

Na verdade se concebe que o ideal é gravar o mais alto possível, sempre. pois isso joga um volume alto nas pequenas intensidades, que seriam limadas talvez, pela (in)sensibilidade do microfone, pela impedância de entrada ser alta demais apara aquele sistema, ou por qualquer outro motivo...

NOTA

Acima tu falava de questão de entrada Hi-Z... Eu sou meio antiquado, não gosto das entradas Hi-Z, nem de prés de interfaces... Ainda busco uma interface com apenas entrada de linha, que não seja a Behringela UCA222.

mahohnikk
Membro Novato
# out/16
· votar


Então, sobre o sinal realmente, quanto maior o sinal, mais o chiado fica pra trás, mas normalmente, é bacana quando aumentando pouco vem muito sinal, normalmente aumentando bastante para se ter muito sinal pode vir chiado, pelo menos com placas fracas como a fast track II, aumentando seu preamp vai degradando sua qualidade. No caso da UR22 não, você pode aumentar muito mais da metade que o som sai limpo, isso que é uma maravilha. Sobre os erros citados por você, muitos podem ser prevenidos com uma informação rica, confiável e chegada em boa hora! Isso é fundamental para quem quer trabalhar com áudio, se informar, quanto mais melhor. Se o rapaz autor do tópico tiver essa vontade de aprender, pesquisar em boas fontes e obtiver um conhecimento rico, confiável e tiver o mínimo de uma estrutura possível para projetos "aceitáveis", ele estará no caminho certo.

Ismah
Veterano
# out/16
· votar


Perfeitamente...!

normalmente aumentando bastante para se ter muito sinal pode vir chiado

Isso é um tanto subjetivo, precisaria ouvir para compreender melhor. Podem ser muitas coisas, desde a fonte ser ruim, quanto a problemas com cabos e microfones... Se tiver algo da época, gostaria de ouvir.

Deji
Veterano
# out/16
· votar


Calime

Já eu, não gosto de opnião relativista, como a sua.

shoyoninja
Veterano
# out/16
· votar


Levando em conta a pergunta inicial e o objetivo de gravar a própria banda:

Não.

Por não saber o que está fazendo, não se trata de investimento, mas sim de gasto sem retorno.

No caso, além de não ter o retorno financeiro, também não vai ter um bom resultado de áudio por não saber usar.

Calime
Veterano
# out/16 · Editado por: Calime
· votar


Deji

Já eu, não gosto de opnião relativista, como a sua.


Opa, estamos quites, então...fechou!

Wade
Membro Novato
# out/16
· votar


Meus 2 centavos:

Não gaste UM CENTAVO sequer. Pra NADA. Eu disse NADA.

Você na verdade NEM SABE ainda se quer ou não seguir nisso. Você pode gastar o cu de dinheiro e em uma semana de estudo e prática descobrir que não era absolutamente nada do que você imaginava.

O caminho: simulação.

Mesa? Daw's gratuitas.
Racks, pedais e amplificadores? VST
Interface? Seu computador vem com uma.
Conteúdo? Aos montes pela internet de graça.
Monitor? Fones

Perca tempo com isso e só com isso. Estude o básico do básico e quando achar que já consegue gravar e produzir alguma coisa, faça. Vai sair a pior porcaria do mundo, mas você só vai saber se realmente quer seguir nesse caminho se essa pior porcaria do mundo for a coisa mais legal que você já fe na vida e se orgulhar dela.

Enfim, depois de muito simular e ter a CERTEZA de que você tem prazer real fazendo isso, aí você vai aos poucos substituindo os itens acima.

Os fones por um par de bons monitores. A interface do computador por uma boa interface externa. Os VSTs grátis por uns mais parrudos ou até equipamento analógico, se preferir. Seu quarto por uma sala exclusiva e tratada. Seu computador comum por um mais potente, etc.

Lá no final, já muito experiente e conseguindo produzir coisas bem legais com o que tem, se o mixer de uma DAW não te satisfazer mais, você vende uns órgãos, alguns parentes e compra uma mesa.

Ou não, cada vez mais vemos nego pica grossa deixando o trambolho de lado pra apertar botão de mouse.

Calime
Veterano
# out/16
· votar


Wade

Onde assino?

kazu keyboard
Veterano
# out/16
· votar


Raphael F. Silva
meu amigo o que é que voce vai gravar? qual a pretensão?
meus primeiros equipamentos foram uma uca 202 e uma mesa xeny 802, naquele tempo que comprei estava bem em conta, a placa 120 reais e a mesa 300, mic B1 300 tbm, hoje eles estao bem mais caros. Comprei sem saber nada de mixagem, mix ou master, só videos que eu assisti no youtube, mas que pra mim soava grego naquele tempo. Se voce for gravar algo pra voce, ou pra dar pra sua mãe, tios, primos e amigos intimos, pode comprar algo bem em conta, pode ser uma guitarlink de 60 reais, com uma daw pirata ou um reaper free vc ja vai ter um home studio. Agora se quer começar por cima mesmo, pra cair no meio profissional, sugiro que invista em conhecimento, pra nao perder tempo quebrando a cabeça com equipamento, com o conhecimento vc vai perceber que muito das coisas que vendem por ai vc nao vai precisar. Voce chegara ao ponto muito mais rapido, logico que não tera os mesmo resultados do que os grandes experientes, de primeira, mas ja vai ter um horizonte muito mais focado, e a tentativa e erros são menores.
Demorei 2 anos pra começar a entender como funciona um compressor, se optar pelo caminho do ter equipamento mas nao ter conhecimento, vai demorar um bom tempo pra entender as ferramentas necessarias pra se ter um bom resultado.

mahohnikk
Membro Novato
# out/16
· votar


meu amigo o que é que voce vai gravar? qual a pretensão?
meus primeiros equipamentos foram uma uca 202 e uma mesa xeny 802, naquele tempo que comprei estava bem em conta, a placa 120 reais e a mesa 300, mic B1 300 tbm, hoje eles estao bem mais caros. Comprei sem saber nada de mixagem, mix ou master, só videos que eu assisti no youtube, mas que pra mim soava grego naquele tempo. Se voce for gravar algo pra voce, ou pra dar pra sua mãe, tios, primos e amigos intimos, pode comprar algo bem em conta, pode ser uma guitarlink de 60 reais, com uma daw pirata ou um reaper free vc ja vai ter um home studio. Agora se quer começar por cima mesmo, pra cair no meio profissional, sugiro que invista em conhecimento, pra nao perder tempo quebrando a cabeça com equipamento, com o conhecimento vc vai perceber que muito das coisas que vendem por ai vc nao vai precisar. Voce chegara ao ponto muito mais rapido, logico que não tera os mesmo resultados do que os grandes experientes, de primeira, mas ja vai ter um horizonte muito mais focado, e a tentativa e erros são menores.
Demorei 2 anos pra começar a entender como funciona um compressor, se optar pelo caminho do ter equipamento mas nao ter conhecimento, vai demorar um bom tempo pra entender as ferramentas necessarias pra se ter um bom resultado.

Sem falar que com o conhecimento, ele fará compras mais precisas, sem comprar algo que vá se arrepender depois, vender mais barato e comprar outro equipamento, que poderia ter sido a primeira compra. Conhecimento é de suma importância.

hunterwolf7
Membro Novato
# out/16
· votar


com uma daw pirata
Pirata é um termo muito forte, diga "produto obtido por meios legalmente duvidosos"

Já que estão falando em cursos, como se chama o(s) curso(s) pra aprender a trabalhar com isso ?

mahohnikk
Membro Novato
# out/16
· votar


Produção musical, mixagem e masterização, home studio.

Ismah
Veterano
# out/16
· votar


kazu keyboard

Só lembrando que o Reaper não é Free.

kazu keyboard
Veterano
# out/16
· votar


Ismah
ahahah eu sei, mas tambem não tem a obrigação de pagar. Pelo menos não é uma daw crackeada.

Adler3x3
Veterano
# out/16 · Editado por: Adler3x3
· votar


hunterwolf7

Quando não se sabe nada a primeira atitude que temos que tomar é buscar o conhecimento.
É estudar, estudar e estudar.
Mas tem começar com algo na prática.
Então tem que iniciar com os recursos que tem, e ir aprendendo com as suas próprias limitações, seja de conhecimento , seja dos equipamentos e softwares que pode ter.
A prudência recomenda não gastar ou investir naquilo que ainda não domina.
Aos poucos ganhando certa experiência podemos fazer melhores escolhas e evitar erros, mas quem não erra?
Só aquele que não faz nada.
Este tipo de conhecimento em home studio e seus componentes é uma coisa que não tem fim, pela própria dinâmica do ser humano e da constante evolução tecnológica.

mahohnikk
Membro Novato
# out/16
· votar


Aos poucos ganhando certa experiência podemos fazer melhores escolhas e evitar erros, mas quem não erra?
Só aquele que não faz nada.

Porém existem erros evitáveis, como compras mal feitas por falta de pesquisa em boas fontes, com informação enriquecida, seja com quem entende do assunto de verdade e está disposto a ajudar, seja com um review de um site super conceituado (realmente conceituado, não moda), que embora sejam opiniões de pessoas também gabaritadas, é algo mais indireto.

Calime
Veterano
# out/16 · Editado por: Calime
· votar


mahohnikk

Não existe receita de bolo man, cada um é cada um...com sua história, erros e acertos. Sei que as vezes tem como evitar o erro, mas ele faz parte do crescimento e aprendizado do cidadão. Incluindo aqui o conceito do "bom e ruim", que tbm é pessoal.

Adler3x3
Veterano
# out/16
· votar


mahohnikk
Sim.
E vou mais longe, antes de finalizar a compra deveria fazer download do manual do produto, e conferir se realmente atende as necessidades e conexões possíveis.

mahohnikk
Membro Novato
# out/16 · Editado por: mahohnikk
· votar


Calime, eu não gosto desse conceito de "receita de bolo", eu diria que existem padrões de mercado, não em tudo, mas em alguns casos.
Adler3x3, mas as vezes, por mais bonita que a especificação pareça, não é suficiente, exemplo: a 2i2 que eu tinha tem 2kΩ de impedância na entrada de microfone, a UR22 tem o dobro. Pelo que sei, quanto mais ganho se da em algo, menor a qualidade, eis que para a minha surpresa a qualidade se mantém com os preamps da UR22, mesmo em nível altíssimo de ganho. Se eu soubesse disso, aliado aos Midi In/Midi Out da UR22 e ao hi-Z (apenas para o imputa 2 dela), eu nunca teria adquirido uma 2i2, visto que a faixa de preço é semelhante. Eu comprei meio que na afobação, conclusão, vendi a 2i2 obtive uma UR22 por praticamente o mesmo valor que vendi a 2i2 usada, eu poderia já ter adquirido a UR22, entende? Isso vale para quem enche o local de espumas (que eu acho péssimas) e se arrepende, como vai fazer? Se arrancar as espumas fica com um baita prejuízo, com elas em demasia fica no prejuízo em qualidade. Então informação nobre, de uma fonte nobre ajuda nas decisões.

Ismah
Veterano
# out/16
· votar


mahohnikk

Eu também acho que tu exagerou um pouco... Meus "monitores" são algumas dezenas de rádios que o pai me deixou, e um fone que eu uso muito ao vivo. Está forçado suas colocações sabe?

mahohnikk
Membro Novato
# out/16
· votar


Eu também acho que tu exagerou um pouco... Meus "monitores" são algumas dezenas de rádios que o pai me deixou, e um fone que eu uso muito ao vivo. Está forçado suas colocações sabe?
Desculpa, eu não entendi.

Ismah
Veterano
# out/16
· votar


Ops, erro meu, estava em função aqui... A frase saiu em ordem errada e incompleta, segue o texto reescrito...

Eu também acho que tu exagerou um pouco... Está forçado suas colocações sabe?
Meus "monitores" são algumas dezenas de rádios que o pai me deixou, e um fone que eu uso muito ao vivo. Tudo em ambiente não tratado, mas naturalmente não tão vivo. Nem de longe o ideal, mas é como estou habituado.

Sei como Pantera, Alan Jackson, The Venturies, Elvis, Legião Urbana, Wesley Safadão, Nós na aldeia, e outras N bandas regionais, que são minhas referências, soam em cada sistema destes. Esse é o ponto.

kazu keyboard
Veterano
# out/16
· votar


Não existe receita de bolo man, cada um é cada um...com sua história, erros e acertos. Sei que as vezes tem como evitar o erro, mas ele faz parte do crescimento e aprendizado do cidadão. Incluindo aqui o conceito do "bom e ruim", que tbm é pessoal

então não tem sentido ele vir aqui pedir opinião uai.
Ele veio até o forum pedir sugestão e opiniões, nós que temos um pouco mais de experiencia damos a nossa "receita de bolo particular", dizendo faz isso que é melhor, ai vem alguem e diz: não tem receita de bolo, vai e erra mesmo q só assim voce vai aprender. Calma ae entao, fecha o tópico que 99% das postagens aqui estão erradas, e ele não precisa de opiniões, simplesmente precisa errar pra aprender.

Eu creio que quando alguem entra aqui com uma duvida, cria um tópico, ele quer a melhor resposta que o ajude a poder se ferrar menos ou ter a melhor escolha. Acredito que errar pra poder corrigir é um otimo aprendizado, mas ele veio aqui, porque justamente o que ele não quer é errar.

Lelo Mig
Membro
# out/16 · Editado por: Lelo Mig
· votar


kazu keyboard

Concordo......e assino embaixo.

Esse papo de "não existe receita de bolo" não pode ser relativizado.

Um bolo de chocolate pode ter 500 receitas diversas, mas alguns ingredientes são indispensáveis... principalmente o chocolate, porque senão não será um bolo de chocolate.

Qualquer vovó irá saber que ovos, leite, farinha, açúcar e etc. é básico; Mas quem nunca fez um bolo na vida, não sabe nem isso, não têm noção de quantidades e etc.

Pode parecer que culinária não têm nada a ver aqui, mas o valor do exemplo simbólico/comparativo é exatamente o mesmo.

Por isso que insinuei em meu post, lá no início, se o cara não sabe nem o que é uma forma, precisa conhecer algumas coisas antes de querer fazer o bolo.

Calime
Veterano
# out/16 · Editado por: Calime
· votar


kazu keyboard
Lelo Mig

blablabla, mimimi...cada um com sua opinião, viva a democracia! Sigam suas receitas de bolos e sejam felizes!

kazu keyboard
Veterano
# out/16
· votar


Calime
kkk colega, não se insulte, eu até entendo seu lado, quem aprende na raça (acredito que foi o seu caso e tambem foi o meu jeito de aprendizado), aconselhamos que a pessoa faça o mesmo, mas não é bem assim que funciona, o nosso querido calouro veio até aqui pedir opniões, com uma pergunta que até parece boba, mas que deve passar em muitas cabeças hoje, porque a maoiria dos musicos hoje quer ter a chance de poder gravar de forma autonoma seu trabalho. Mas se voce realmente trabalha bem com produção, mixagem e master, sabe que até não entender varios fatores a coisa é bem complexa, pra uma pessoa totalmente leiga entao, se falar a palavras threshold, ela faz TOTO nas calças. Então qual nossa função aqui, é dar a melhor direção a quem quer entrar pra esse meio, entao se falarmos: SE VIRA, VAI E TENTA ATÉ ACERTAR. O cara vai desanimar na mesma hora.
Quando damos um horizonte mais focado, entao ai sim, ele pode tentar e errar, mas naquilo que estamos orientando. Afinal errar faz parte de todos nossos dias.
Continuo com minha opinião: INVISTA EM CONHECIMENTO
vou dar as direções do que aprender:

entenda como funciona, como se usa e sua real função:
compressor
limiter
equalizador
gate

entenda:
o que é decibeis
RMS
ganho de entrada
ganho de saida
saturação/distorção
headrom
frequencias

Estude uma DAW, mesmo que elas tenham algumas funções, visuais e atalhos diferente, elas seguem praticamente o mesmo conceito.

agora quando falamos em equipamento:
UMA INTERFACE
UM MICROFONE
UM MONITOR DE REFERENCIA
CABOS

ta vendo a grande diferença, temos muito mais que aprender do que comprar. Perde umas horas do seu dia, se não quiser gastar com cursos, tem muito material bom free pela net, leia todos que poder, mesmo que um fale algo diferente do outro, todos tem um senso comum entre si. E a cada leitura vai começar a compreender as ferramentes e conceitos usados.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Vale a pena investir em um Home Studio sem saber nada ?