Vale a pena investir em um Home Studio sem saber nada ?

Autor Mensagem
hunterwolf7
Membro Novato
# out/16


(Já usei busca)
Bom galera é o seguinte, tenho um sonho de montar meu home studio e para produzir minhas musicas e da minha banda mas o problema é que eu não sei fazer nada kkkkkk. não sei fazer mixagens, master e essas coisas.
Já me falaram que eu tenho "talento" em produção e arranjos musicais e sou eu que faço as musicas da minha banda (baixo, bateria guitarra, piano, melodia e vocal). mas sei lá, to com medo de não conseguir e gastar dinheiro atoa que poderia aplicar em outras coisas, dar um up nos equipamento pra guitarra. xD
Quando vcs montaram um home studio já sabiam fazer algo ou foram aprendendo ?

Rua Torta
Membro Novato
# out/16
· votar


Cara, meio que você já sabe a resposta mas.

Com o tempo aprende, até eu aprendi (mais ou menos) a tocar guitarra!

Abçs!

Filippo14
Veterano
# out/16
· votar


Fui aprendendo, sei muito pouco, mas já é alguma coisa. Para aprender é meter a mao na massa, pesquisar sobre efeitos, plugins, synths e ir "brincando" com gravações caseiras, tentando sempre mudar alguma coisa sempre pra ir melhorando, ver o que, como e quando funcionam as coisas, mas se não tiver como fazer essas coisas fica dificil.


O que eu recomendo seria o seguinte. Investir em um bom computador(prefiro mac) + DAW simples + Par de monitores bons + interface bacana. Melhor pegar uma DAW intuitiva que vai ser melhor para voce e o resultado é o mesmo das dificeis. Pegaria ou Logic, ou Ableton Live ou FL Studio. Com isso é suficiente para começar e ir pegando, se forcar a tirar "leite de pedra" de coisa boa, pq coisa muito simples te atrapalha por nao te permitir fazer determinadas coisas. Algo que ja te permita imaginar eu acho ideal.

Ismah
Veterano
# out/16
· votar


Vale a pena ter um carro sem saber dirigir?

hunterwolf7
Membro Novato
# out/16
· votar


Vale a pena ter um carro sem saber dirigir?
Mas como vou aprender a dirigir sem o carro ?

Filippo14
O pc eu já tenho. um fx-6300 e 8G Ram (mas é windows)
Hoje fiz um teste gravando pela placa de audio do, ficou legal o som mas sei lá, tem algo estranho, n sei se é pq n tenho uma interface ou foi pq usei vst.
Quando botei o som para sai pelo amp ficou mt bom mas quando fui ouvir pelo fone... mds tava horrível... acho que é pq o fone captura mais frequências que o meu cubo de guitarra.

Ismah
Veterano
# out/16
· votar


Escola, estudo, simulação... Oras!

Tu não precisa de mais nada que tracks e uma DAW, para aprender a mixar...

Tens banda, prepare um disco, montem um orçamento e vá para um estúdio BOM, gravar nem que seja UMA ÚNICA FAIXA, co-produzindo e mixando, com o cara lá que já deve ser experiente. E isso não é o mais barato!

Se dominar isso bem, passe a estudar sobre microfonação, recomendo o livro "Microfones" do Sólon do Valle.

Procure além de cursos, e workshop um estúdio ou empresa de sonorização. Talvez aproveite o gancho acima para fazer amizade com o dono do estúdio, e consiga descolar um trabalho de auxliar...
Independente da escolha, terá de carregar muita coisa, servir muito café e biscoitos em troca dessa experiência. Mas vale a pena...

Mas porque isso? Simples, pois segundo o que diz já no enunciado, não tens rios de dinheiro para gastar, logo não vais arrancar podendo adquirir 3, 4 modelos de microfones BONS - logo, terá um mar de gente dizendo que compre mic X que é bom, que mic Y que é o bom...

Poderias comprar uma placa qualquer de dois canais e sair gravando, mas tu não tens referência nenhuma de som de mic, processamento e tal, talvez nunca tenha entrado num estúdio... Então, poderia te dar o melhor equipamento do mundo, que ainda assim ias patinar sem sair do lugar...

Felipe Stathopoulos
Membro Novato
# out/16
· votar


Caras, eu comprei uma interface da Behringer, instalei o Cubase 8 LE no PC e...

Não consigo gravar nada.

Aliás, com o tal de Cubase não consigo fazer absolutamente nada. Já assisti um milhão de vídeos, li maomeno o manual da bagaça (600 pgs em inglês), e nada.

O som do microfone sai no fone e nos monitores, mas na hora de aparecer na gravação, às vezes consta o sinal, às vezes não, mas de maneira alguma sai som.

O engraçado é que no Audacity a interface funciona que é uma beleza...

Já fui numa escola de música eletrônica/gravação daqui, a única da cidade (até onde sei), mas os caras não tem curso de Cubase, só de Pró-Tools. Conversei com um amigo e ele aconselhou abandonar o Cubase e instalar o Pró-Tools First, que seria gratuito.

Enfim, vou fazer uma última tentativa.

Senão vou acabar jogando a toalha...

hunterwolf7
Membro Novato
# out/16
· votar


Ismah
Vou seguir seu conselho.
Sabe onde posso conseguir essas tracks ?

sandroguiraldo
Veterano
# out/16
· votar


hunterwolf7
Primeiro passo: assista todos os vídeos do Paulo Anhaia que estiverem no Youtube. Se possível, faça os cursos e workshops dele.

Dei uma olhada nos seus outros tópicos e você parece ser alguém bem jovem e com bastante vontade. Mas apenas vontade não adianta. Aqui no fórum existem bons músicos e pessoas que realmente conhecem e vivem de música. Ouça-os!

Pra começar, do básico mais básico, instale o Audacity. Creio ser um dos mais simples que existem. Não pense em plugin, nem nada por enquanto. Pense apenas em gravar sua voz e violão. Grave alguns tacks, abra vários canais, entende primeiramente como funciona a "cara" de um programa de edição de áudio.

Tente gravar uma música... com uma mesa de som por mais simples que seja e alguns microfones, grave sua banda... escolha uma música fácil que vocês toquem bem e grave ela, edite, mexa, fuça.

Não há como pular processos. Não tem como querer partir pra mixagem se você nem sabe como abre um canal no Audacity. E só fazendo isso saberá se gosta ou não do negócio.

Vendo um disco finalizado, deve ser ótimo. Mas como o Paulo Anhaia disse num vídeo dele, imagina ficar pegando cada bumbo de uma música e acertando o som...

Calime
Veterano
# out/16
· votar


Felipe Stathopoulos

Onde reside sua dificuldade? Pelo que vc disse, percebo que falta algo para dar o "start". Recomendo que use o Reaper, uma vez que considero-o mais intuitivo que as demais DAW's e hj já se tem mtos vídeos em português no youtube ensinando os primeiros passos na plataforma. Qualquer coisa dá um grito aí, pq começar é mais fácil do que parece...a evolução dps disso é que é mais demorada, e algo bemmmm individual, varia de individuo para individuo.

Deji
Veterano
# out/16
· votar


Importante: Invista em um bom par de monitores e um bom fone, se possivel e, acustica, se não vc nunca vai conseguir mixar bem.

Calime
Veterano
# out/16 · Editado por: Calime
· votar


Deji

se não vc nunca vai conseguir mixar bem.

Discordo dessa opinião generalista. É bom qdo o cara pode ter bons equipos logo de inicio? Sim! Ter as condições ideais vai eventualmente, faze-lo desenvolver mais rapidamente? A principio sim. Um kra que não possui equipo ideal, mas se esforça, testa, fuça, desenvolve um bom ouvido e boa estética, pode mixar bem utilizando as caixas do PC? PODE também...não é a condição ideal, mas acontece. Conheço dois caras que fazem isso muitíssimo bem. Eu mesmo..começando a pouco, já recebi elogios, fazendo as coisas em equipos "não ideais".

Sei lá, não curto opiniões excludentes e/ou generalistas.

mahohnikk
Membro Novato
# out/16 · Editado por: mahohnikk
· votar


Bom, vamos lá:
Eu faria antes cursos referentes a produção musical, mixagem e masterização. Por que? Nos cursos você aprenderia coisas que enriqueceriam o seu repertório de conhecimento. Segundo: cuidado com as compras de equipamentos sem conhecimento, existem produtos de baixo custo "aceitáveis", mas com muita informação você acaba fazendo compras mais certeiras. Se você não tiver como pagar por cursos agora e quiser muito um home studio, tenha em mente o seguinte: Equipamento bom sem tratamento/isolamento acústico é pior que equipamento ruim com tratamento/isolamento acústico (decentes claro, nada de espumas acústicas em demasia, sendo que eu repugno espumas, acho elas péssimas, já vai uma dica rs). Não negligencie coisas simples como cabos (comprando cabos simples, populares), busque o melhor que puder comprar, mas que esse melhor seja compatível com outras situações (acústica, elétrica e aterramento). Não compre equipamentos defasados (antigos), procure novidades, se possível adquira um Mac, mesmo que usado, tem muitos benefícios vs PC e compre cabos bons! Compre dessas marcas: Mogami, Monster Cable, Canare ou Van der Hul. Conectores bons de cabos que eu conheço são: Amphenol e Neutrik (os Neutrik são mais bem vistos, mas em qualidade sonora são semelhantes). Espero ter ajudado.

se não vc nunca vai conseguir mixar bem.

Discordo dessa opinião generalista. É bom qdo o cara pode ter bons equipos logo de inicio? Sim! Ter as condições ideais vai eventualmente, faze-lo desenvolver mais rapidamente? A principio sim. Um kra que não possui equipo ideal, mas se esforça, testa, fuça, desenvolve um bom ouvido e boa estética, pode mixar bem utilizando as caixas do PC? PODE também...não é a condição ideal, mas acontece. Conheço dois caras que fazem isso muitíssimo bem. Eu mesmo..começando a pouco, já recebi elogios, fazendo as coisas em equipos "não ideais".

Sei lá, não curto opiniões excludentes e/ou generalistas.


Desculpa, mas as caixas do PC não servem, pois caixinhas de som não reproduzem frequências com uma fidelidade, no mínimo aceitável, principalmente graves e fones de ouvido, parece que é possível mixar com mais precisão com o plugin Waves Nx, mas nunca usei e mesmo assim insisto em um par de monitores, no mínimo da M-Audio. Detalhe: monitores de 4'' ou 5'' só servem totalmente em casos de um sub de acompanhamento, a não ser modelos como o par A3X da Adam, que reproduz bem graves, mas ainda precisaria ser maior, é bom ter monitores de 6'' ou 8''.

Calime
Veterano
# out/16
· votar


mahohnikk

Ok man, cada um com sua opinião. Bom que tenha postado a sua, enriquece o tópico, mas não mudei meu pensamento por suas afirmações, e reafirmo o que eu disse anteriormente: pra começar, vc não precisa ter todas as condições e equipamentos ideais, ou mesmo algo próximo disso, basta disposição e vontade em aprender. É melhor ter a condição e equipos ideais para começar? SIM! Mas se não tem, bora ralar com o que tem..perda de tempo é ficar parado!

mahohnikk
Membro Novato
# out/16 · Editado por: mahohnikk
· votar


Ok man, cada um com sua opinião. Bom que tenha postado a sua, enriquece o tópico, mas não mudei meu pensamento por suas afirmações, e reafirmo o que eu disse anteriormente: pra começar, vc não precisa ter todas as condições e equipamentos ideais, ou mesmo algo próximo disso, basta disposição e vontade em aprender. É melhor ter a condição e equipos ideais para começar? SIM! Mas se não tem, bora ralar com o que tem..perda de tempo é ficar parado!

Porém a essência de uma mix, eu acho difícil captar em video aulas comparando com um curso abrangente. Até porque em um curso, você aprende que existem DAWs e softwares próprios para masterização, que possuem mais ferramentas e é mais profissional usa-los (ex: soundBlade). Sobre os equipamentos, caixas de som são inviáveis, agora monitores baratos sim podem te dar uma referências, mesmo que fraca. Eu acho que o ideal é ele se informar muito sobre equipamentos e depois ir comprando aos poucos, bons equipamentos. O ideal é comprar equipamentos de mesmo nível, ou seja, não comprar um microfone top e o resto +/- ou uma interface +/- e o resto top e sim tudo seguindo um parâmetro. Sobre isolamento e acústica ele evitar espumas acústicas e ir fazendo aos poucos. Eu acho que isso é sensato. E obrigado pela sua opinião amigo, toda opinião nesse assunto é válida!

Lelo Mig
Membro
# out/16 · Editado por: Lelo Mig
· votar


hunterwolf7

Cara, na boa, muito blá, blá, blá ... daqui a pouco neguinho começa a postar nome de equipos e gráficos de decibéis ou frequências que só servirão, neste momento, para te desestimular e se sentir um idiota.

Não COMPRE nada, não INVISTA em nada.... aprenda como todo bom produtor....

Passo a passo... lendo, se informando, assistindo vídeos de caras bons no Youtube e sites de produtores, fazendo amizade com pessoal de studios, baixando DAWS, VSTs e etc, gratuitos, fazendo produções simples em DAWs simples, fazendo o basicão em softs simples como o Audacity, entendendo o que e prá que de cada ação.

Beabá, devagar... o básico. Comece devagar e sem vergonha de não saber nada.

Neguinho, por aí, compra monitor Event ou Focal, Interface Apogee Essemble e etc... e não sabe nem prá que serve um compressor.

Calime
Veterano
# out/16
· votar


mahohnikk

E obrigado pela sua opinião amigo, toda opinião nesse assunto é válida!

Com certeza, por isso msm falei que sua opinião tbm enriquece o fórum...passa pra galera óticas diferentes sobre um mesmo tema...acho isso bastante salutar.

mahohnikk
Membro Novato
# out/16
· votar


Muito boa essa vibe amigo Calime, papos assim além de informativos, com enriquecimento e amadurecimento de informações, são papos legais.

Ismah
Veterano
# out/16
· votar


hunterwolf7

Procurando nos buscadores conhecidos, por "Open tracks". Algumas estão disponíveis aqui:

https://www.audioreporter.com.br/categoria/sessoes-multipista/

Calime
pra começar, vc não precisa ter todas as condições e equipamentos ideais, ou mesmo algo próximo disso, basta disposição e vontade em aprender

Também penso por aí, mas não sei se o colega não se expressou mal... Entendi que se deve BUSCAR a usar o que um estúdio realmente usa, pois é comprovado por tentativa e erro que isso é a melhor solução.

Ainda além creio que ele quis dizer que é o caminho mais fácil aprender a mixar da forma usual, com equipamento usual.

Lelo Mig

As tabelas de dB são pontos de partida para o cara entender alguma coisa sobre o tema. Não espero que o caso a que te refere, tenha acertado a compra do monitor que ele melhor se adapte de primeira, pois é preciso testar, além que somos feitos de conceitos mutáveis.

e não sabe nem prá que serve um compressor

E isso é usual... "Me guio pelo ouvido" funciona, mas te faz perder muito tempo, a teoria sempre vai poupar tempo para qualquer coisa...

mahohnikk
Membro Novato
# out/16
· votar


Também penso por aí, mas não sei se o colega não se expressou mal... Entendi que se deve BUSCAR a usar o que um estúdio realmente usa, pois é comprovado por tentativa e erro que isso é a melhor solução.

Ainda além creio que ele quis dizer que é o caminho mais fácil aprender a mixar da forma usual, com equipamento usual.

Oi Ismah, beleza? Não sei se a menção foi referente ao que comentei anteriormente, mas o que penso é o seguinte:

- Vídeos de mixagem e masterização "podem auxiliar", mas uma abrangência maior e mais certeira você tem em fontes de livros e cursos específicos, com um professor te tirando dúvidas, com informações precisas. Apenas ver vídeos de alguém mixando e tentar fazer parecido ou tentar na sorte ir aprendendo sozinho eu acho inviável, porque o certo e o errado na música podem ser subjetivos, mas existe o que jeito que mais se encaixa e o jeito que soa "estranho". Além de que um curso é bom para uma formação musical, com diploma, o que da mais credibilidade, de certa forma.
- Sobre os equipamentos: do que adianta um Neumann com uma interface mediana ou fraca e um par de monitores mais ou menos; uma Apollo Twin com um Behringer B-1 e um par de caixas razoável ou um par de caixas top de linha com uma interface "legalzinha"? Fica desbalanceado. Eu acho mais sensato comprar coisas de mesmo patamar e depois ir melhorando o setup aos poucos, focando em necessidade.

Preciso trocar primeiro meu PC ou Mac? Trocar minha interface por motivo tal? Meu microfone? Comprar cabos decentes (Mogami, Monster Cable, Van der Hul ou By Knirsch)? Um par de caixas mais fiel na qualidade?

Claro que em importância vem a elétrica e a acústica primeiro, depois vêm os equipamentos, mas sem equipamentos não se faz nada, agora exagerar em equipamentos top de linha com o resto razoável ou ruim não é melhor do que elétrica, acústica e aterramento bem feitos com um equipamento mediano. Tudo é questão de ir buscando o que se precisa, suprir suas necessidades profissionais para realizar seus trabalhos. Eu penso assim

Um abraço.

Lelo Mig
Membro
# out/16 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Ismah

Teoria sem prática é verbalismo.... é o mesmo que ir a um restaurante e comer o cardápio.

Calime
Veterano
# out/16 · Editado por: Calime
· votar


Ismah

Também penso por aí, mas não sei se o colega não se expressou mal... Entendi que se deve BUSCAR a usar o que um estúdio realmente usa, pois é comprovado por tentativa e erro que isso é a melhor solução.

Ainda além creio que ele quis dizer que é o caminho mais fácil aprender a mixar da forma usual, com equipamento usual.


Leia o que eu escrevi, lá respondo seus questionamentos:

...pra começar, vc não precisa ter todas as condições e equipamentos ideais, ou mesmo algo próximo disso, basta disposição e vontade em aprender. É melhor ter a condição e equipos ideais para começar? SIM! Mas se não tem, bora ralar com o que tem...perda de tempo é ficar parado!

Calime
Veterano
# out/16
· votar


Lelo Mig

Bingo!

marcelosz
Membro Novato
# out/16
· votar


hunterwolf7
Eu não sou necessariamente o melhor exemplo a seguir mas kkk... segue minha experiência:

Há cerca de quatro anos eu mal sabia tocar violão. Porém sempre tive um "sonho" de ter um home studio, **simplesmente por hobby** (que fique bem claro isso).
Alguns anos depois, centenas de horas gastas com aulas de guitarra/música, aulas de mixagem online (gratuitas), livros, e claro sem contar alguns milhares de reais com equipamentos acho que consegui sair do outro lado (quem quiser ver é só procurar minhas participações por aí a fora, além do próprio Festival do Minuto desse ano).
Em resumo, o que eu digo: cara na boa se você quer muito fazer algo, bicho... não desiste não! Mesmo que não tenha muito conhecimento ou grana. Não deixe uma pessoa que você mal conhece fazer você desistir de um sonho não... corre atrás e descubra você mesmo! A pior coisa na vida é se arrepender por NÃO ter feito algo que você queria muito.
Dica número 1: compre uma boa interface de áudio, um mic legal (se for só gravar guitarras nem precisa) e um bom monitor/fone e se prepare para gastar algumas horas lendo, fuçando e aprendendo. Boa sorte!

Raphael F. Silva
Veterano
# out/16
· votar


hunterwolf7,Tenho brincado de Home-Studio á alguns anos, e foi nessa onda, sem saber nada, do zero! E vale a pena!
Minha primeira gravação: AQUI

Minha gravação mais recente : AQUI

No começo, usava Backing Track e gravava só guitarra, nesse último vídeo, fiz tudo, exceto a bateria que montei em MIDI.. mas enfim, é outra coisa :)

Espero que te motive! grande abraço!

mahohnikk
Membro Novato
# out/16
· votar


Eu enfatizo uma coisa: não faça o que todo mundo faz, questione. Exemplo: não compre espumas acústicas (confie em mim, são péssimas e se comprar não encha o local com elas); evite interfaces populares sem antes estudar (uma 2i2 é boa, mas distorce guitarras pelo que fiquei sabendo, pois não tem hi-Z para instrumentos que necessitam, como guitarras; uma Fast Track Pro teve seu reinado, mas já está defasada, com componentes que, com certeza, já foram ultrapassados por concorrentes na mesma faixa de preço, então estude bastante antes de comprar algo). Eu não veria nenhum vídeo de mixagem e masterização sem ter cursos antes (o ideal na minha opinião é ver depois de ler livros e ter cursos abrangentes), porque pode te confiar ainda mais, eu penso assim.

kazu keyboard
Veterano
# out/16
· votar


o maior investimento é o conhecimento:
posso dar um microfone telefunken (top de linha) na sua mão e um lesson (fraquinho) na mão de um engenheiro de audio, com certeza mesmo ele estando com um mic lixo ele conseguira tirar um som melhor que voce (por enquanto), porque vc não tem o mesmo conhecimento que ele...vc com uma placa fast track defasada, um mic behringer, mas com um conhecimento mais afundo com certeza sera mil vezes melhor do que investir em equipamento e não souber nem a função do mesmo...

mahohnikk
Membro Novato
# out/16
· votar


Sim, mas esse conhecimento precisa ser de qualidade, não qualquer conhecimento, ou seja, conhecimento selecionado de fontes nobres. Agora, um local com uma acústica péssima e todo o equipamento péssimo, milagres não se fazem em mixagem e masterização.

hunterwolf7
Membro Novato
# out/16
· votar


Raphael F. Silva
Mt foda man. me motivou sim pena que eu gastei a grana com pedais uahsuahsuahusa.

Só sobrou dinheiro pra comprar uma Behringer Um2 mas ai eu ja n sei, vou pensar.

Aliais obrigado a todos, não vou desistir porem vou dar uma estudada antes de investir em home studio.

mahohnikk
Membro Novato
# out/16
· votar


Amigo, primeiro de tudo analise o quanto tem para gastar e se é inevitável ter um home studio agora ou se pode esperar mais. Analise o quanto poderá investir em equipamentos, analisando o restante (elétrica e acústica, além de aterramento) também, se sobrará algo para investir nos itens mencionados. Aceite opiniões, mas sempre duvide, só tenha plena certeza depois de testar, embora se você tiver boas fontes e elas apontarem que aquele equipamento é bom, difícil não ser. Eu não vou dizer que a Behringer Um2 é ruim, porque nunca usei uma, mas existem pontos a levar em consideração, como:
Balanceamento (tem ou não?), qualidade dos componentes, onde foi fabricado, se os drivers são bons, se a interface será suportada por bastante tempo ainda, se a concorrência tem opções mais chamativas por um valor "parecido". Pode ser que seja uma baita interface pelo preço dela, mas eu analisaria bastante antes de comprar algo. Eu mesmo já comprei uma Focusrite 2i2, conclusão: a vendi e comprei outra. É ruim? Claro que não, mas não é maravilhosa na minha opinião como dizem (não tem hi-Z para instrumentos que precisam, podendo distorcer com guitarras, por exemplo). Mas eu usava uma de primeira geração, não sei como são as de segunda geração. Hoje uso uma Steinberg UR22, que comprei usada e não me arrependo da compra (embora tenha surgido a UR22mkII). Preamps D-Pre com componente Neutrik, onde eu posso aumentar bastante o preamp sem chiado provindo da interface (a não ser chiados externos pelo alto ganho, ai sim). Não compre nada sem certeza, é isso que te falo, até porque você pode comprar algo bom, mas poderia ter comprado algo consideravelmente superior e que dure mais por uma mixaria a mais, tem isso.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Vale a pena investir em um Home Studio sem saber nada ?