Tenho um par de monitores, quais os melhores fones para mixagem? (Impedância, custo-benefício)

    Autor Mensagem
    wesleyestudiobr
    Membro Novato
    # set/16


    E aí galera, tenho várias dúvidas em relação à isso mas cada vez leio algo diferente. Então segue:

    Sou produtor e faço minhas próprias mixagens e masterizações e pretendo abrir o serviço para o público musical. Tenho um par de KRK Rokit 6 Rp2 conectados por RCA na placa onboard do pc (sim, vou comprar uma interface logo...), no entanto, meu "estúdio" ainda não é devidamente tratado, e para fins de melhor "conveniência" gostaria de um bom fone para suprir a qualidade dos meus KRK's de modo que facilite trabalhar melhor com pans e analisar melhor as frequências.

    Pensei num Beyerdynamic DT 770, vi muitas recomendações, vale a pena? Qual é a melhor impedância à comprar tendo em vista seu uso (estúdio mix e master (não deixando de lado a possibilidade de ouvir música comum))

    Vlw

    Ismah
    Veterano
    # set/16 · Editado por: Ismah
    · votar


    O melhor não são fones, por questão de vazamentos entre L/R.

    mahohnikk
    Membro Novato
    # out/16
    · votar


    Eu uso e recomendo um par de fones Shure SRH440 (se tiver possibilidade existe o par SRH840 e SRH940, além de melhores). Porém, como foi dito, o melhor não são fones e sim monitores de áudio.

    wesleyestudiobr
    Membro Novato
    # out/16
    · votar


    Ismah
    O melhor não são fones, por questão de vazamentos entre L/R.

    Sim como disse, monitores são essenciais, por isso já os possuo, no entanto, muitas músicas precisam de um pan mais regulado, EQs em sons quase inaudíveis, portanto quero e preciso de um bom fone capaz de executar estas frequências trazendo uma incrível qualidade sonora. Só não entendi esta questão que disse a respeito de "vazamentos" o que seria?

    recomendo um par de fones Shure SRH440
    mahohnikk, estes fones de que fala são indicados para estúdio mesmo, tem resposta o mais flat possível?

    mahohnikk
    Membro Novato
    # out/16 · Editado por: mahohnikk
    · votar


    Eu fiz um review destes fones e embora eu não saiba da curva de frequências deles, te digo o seguinte:
    Ouvindo músicas muito bem mixadas, você percebe detalhamento por parte dos fones. Eu, ouvindo um mesmo som com 2 fones distintos (o antigo que eu tinha e o Srh440, ouvi mais detalhamento, percebi e distingui sons. Porém, ele não tem graves fortes, mas eu acho isso ótimo. Eu prefiro assim do que fones que ressaltam graves (dependendo do tipo de música, como foi mixada, fones que ressaltam graves podem te dar uma má sensação, digo por experiência própria). Se você quiser assistir o review que eu fiz, este é o vídeo:
    https://www.youtube.com/watch?v=vDfbTssxdME

    Calime
    Veterano
    # out/16
    · votar


    Eu curto ter inúmeras formas para mixar. Para tal utilizo aqui caixas multimidia da Edifier(tá, não são monitores, mas tem me atendido mto bem, considerando seu valor) e alguns fones. Dentre eles, os que mais curto é o Superlux HD 681, e o AKG K99. Nesse lance de fone barato, eu entendo, já tive vários modelos de diversos fabricantes. Aí vai depender do seu bolso.

    wesleyestudiobr
    Membro Novato
    # out/16
    · votar


    Ok, blz mahohnikk, me parece interessante este fone...
    Calime, já ouvi muito da Edifier, dizem soam muito potente também, mas vale a pena investir em monitores mesmo, não precisa de um genelec, dynaudio ou bower winkins, mas um KRK é excelente...

    Mas em relação à fones profissionais tenho uma grande dúvida, preciso entender corretamente o lance de impedância, como o fone que citei, Dt 770, tem versões em vários ohms diferentes. Qual a melhor impedância para monitoramento e mixagem plugando numa scarlett 2i2?

    Calime
    Veterano
    # out/16 · Editado por: Calime
    · votar


    wesleyestudiobr

    mas vale a pena investir em monitores mesmo, não precisa de um genelec, dynaudio ou bower winkins, mas um KRK é excelente...


    Depende...existem muitas variáveis aqui: desde os hobbystas sem grana..até uma demanda de o kra que trampa profissionalmente com isso e possui um bom estúdio, tratado acusticamente e talz, e que leva isso como profissão. Eu por exemplo, minhas humildes Edifier me atendem 110% hoje. Tão cedo não pensarei em um monitor de verdade(e não é por causa da grana não...e sim pela satisfação e necessidade pessoal - elas me atendem mto bem pro que tenho feito).

    No final, tudo se resume a:

    1-Qual sua REAL necessidade?

    2-Quanto pode gastar?

    Respondendo de forma sincera essas questões, vc consegue comprar BEM qualquer coisa que seja....de monitores até carro.

    Ismah
    Veterano
    # out/16
    · votar


    Calime

    Admiro seu auto-controle. Eu mesmo não precisando, se pudesse compraria uma NEVE, monitores vintage da JBL e tudo mais rs

    Calime
    Veterano
    # out/16 · Editado por: Calime
    · votar


    Ismah

    O tempo e as experiências nos ensinam(não que eu seja lá muito experiente)...

    Não tenha ilusão que eu tenha super condições financeiras ou algo do tipo(longe disso); tenho sim algum recurso. Teria hoje eu condições de compra bons monitores(até uns 3K rolaria de boa)? Sim, até poderia, mas HOJE tenho consciência do que são minhas prioridades, e que devo me ater a elas, antes dos "caprichos". Provavelmente um dia vc tbm pensará e agirá similarmente, talvez.

    Além disso, o mais importante é, como disse anteriormente, saber o que REALMENTE preciso, saca? Isso é fruto de reflexões/autoconscientização, de avaliar friamente a real necessidade de se ter algo, sobre o lance do capitalismo desenfreado, algo que venho fazendo nos últimos 3/4 anos; antes estava indo por um caminho tortuoso, nebuloso e sombrio, qdo se tratava de gastos, ...pena que acordei pra isso tão tarde, mas ainda bem que ao menos essa consciência veio.

    Isso é mto particular de cada; eu mesmo, provavelmente se hoje estivesse em condições ainda melhores, essa margem pra gasto com hobbyes e talz seria proporcionalmente maior, e eu já teria comprado os tais monitores(dentre outras coisas) a tempos.

    Wade
    Membro Novato
    # out/16
    · votar


    se pudesse compraria uma NEVE

    Todo mundo, né.

    "Poder comprar" significa ter dinheiro abertamente disponível PARA ISSO.

    Você pode ter 100 mil na conta, mas se esses 100 mil estão destinados a qualquer outra coisa, então você não pode comprar uma Neve.

    Tem 100 mil, mas não pode comprar.

    mahohnikk
    Membro Novato
    # out/16
    · votar


    Eu gastaria em um projeto acústico de qualidade e ficaria com meus equipamentos. Pois, é melhor uma acústica e isolamento perfeitos com algo mediano ou bom, do que uma acústica falha e isolamento ruim e equipamentos tops. Se eu pudesse eu compraria um par de KRKs V8 S4, mas se eu tivesse o dinheiro para as caixas, antes eu veria o que seria mais importante, antes de obter elas.

    Calime
    Veterano
    # out/16 · Editado por: Calime
    · votar


    Wade

    Você pode ter 100 mil na conta, mas se esses 100 mil estão destinados a qualquer outra coisa, então você não pode comprar uma Neve.

    Concordo, e faço o adendo que, nessas qualquer outra coisa que vc disse, tbm está incluindo uma reserva financeira...era sobre isso que estava me referindo. Pra maioria, dispensável...mas ao meu ver, imprescindível! Mutos acham bobeira(brasileiro não tem essa cultura), e tomariam essa grana como algo "excedente", e que poderia muito bem ser utilizada para por exemplo, comprar monitores de boa qualidade para um mero hobbysta como eu.

    A grande pergunta é: do que REALMENTE você precisa?

    wesleyestudiobr
    Membro Novato
    # out/16
    · votar


    Sim claro Calime, a questão que quando falei sobre fones de mixagem e em KRKs falo sobre algo profissional mesmo, para levar como profissão.

    Tenho certeza que se for apenas para rolar uns hits, curtir uns sonzinhos de boa ou até fazer alguma produção básica, uma Edifier pode concerteza ser um jatinho.

    Tmb ñ sou rico, ralei para comprar meus monitores e td o que tenho, mas vejo algo em comum em muitos brasileiros que os diferem dos gringos (convenhamos, Calime, não é seu caso), o fato de se "acomodar" com o básico. O cara não tem grana para comprar uma batera, aí compra uns pratos e panelas e fica feliz, quando consegue dinheiro que poderia comprar uma ótima bateria ele vai gasta com som para "tunar" o carro e incomodar a vizinhança. O gringo quase sempre tem um som e equipas melhores mas, porque junta e rala... Entendeu?

    Calime
    Veterano
    # out/16
    · votar


    wesleyestudiobr

    Concordo em partes, faltou falar tbm sobre a questão do custo Brasil tbm. Por exemplo: pegando a remuneração média de um brasileiro, qto em percentual ele precisa tirar para comprar um bom monitor(por ex)? E o gringo? As coisas no BR são mto mais caras do que em vários países man, o que acaba dando margem pra essa conduta. Brasileiro paga caro por tudo! Essa visão de querer responsabilizar o br pq ele não compra bons equipos é deturpada.

    wesleyestudiobr
    Membro Novato
    # out/16 · Editado por: wesleyestudiobr
    · votar


    faltou falar tbm sobre a questão do custo Brasil

    Calime, mas não adianta culpar só os impostos por isso. Um exemplo claro: "Native Instruments Traktor Kontrol S8",

    no site da Native Instruments vc compra ele com frete grátis para o Brasil por US$ 1,199.00 que com a cotação de hj seria: R$ 3872.77, com impostos ficariam: R$ 6196.43. Aí você encontra uma loja (considerada barata em relação às outras) e que paga mais barato pelo produto (atacado) e cobra
    R$9.199,99 dos clientes (http://www.famasom.com.br/controladoras-dj/native-instruments-traktor -kontrol-s8-controladora-dj?parceiro=7449&gclid=CLy9-9qTyc8CFcqAkQodj9 kBfQ).

    É gente querendo se enriquecer nas custas dos outros. ;)
    A mudança começa aqui...

    wesleyestudiobr
    Membro Novato
    # out/16 · Editado por: wesleyestudiobr
    · votar


    Sei que existe um abuso ENORME na cobrança de impostos, de 3800 para 6100, mas ganhar mais de 3000 reais em cima do produto que já está caro, é muita coisa, o preço original (que já é caro pela cotação) fica 3x mais caro...

    Mas sempre há jeito de comprar produtos usados ou semi-usados que muitas vezes são conservados e podem ser menos da metade do preço de um novo. Nada do meu estúdio comprei físicamente, só os cabos (que me arrependi), td pesquisei antes. E mesmo buscando equipas top desejo comprar melhores, quando terminar de montar o estúdio quero migrar para os genelecs, dynaudio, Neumann, nord, SSL, Neve... E o resultado mais claro é o som que fica cada vez mais rico! É disso que eu falo o brasileiro (não generalizo) precisa do melhor para fazer o melhor, precisa acreditar que o melhor não é desnecessário ou um sonho, pq se tivesse dinheiro não compraria...

    O Native que falei custa 9 mil, preço de um carro, o brasileiro leva esta grande desvantagem o preço lá e o preço cá mas não excluo a possibilidade de ralar muuito mais para comprar um produto que mesmo caro é de altíssima qualidade, tenho um amigo que pensa assim, possui um estúdio com mais de 120 mil em produtos, demorou cerca de 20 anos para isso mas, resultado: o cara grava para artistas profissa do país todo. E cobra uma grana.

    Calime
    Veterano
    # out/16
    · votar


    wesleyestudiobr

    Cada um com sua realidade. Por isso acho a generalização algo desconexo. Não dá pra tomar como lei algo que só se aplica em alguns casos.

    Ismah
    Veterano
    # out/16
    · votar


    wesleyestudiobr
    É gente querendo se enriquecer nas custas dos outros. ;)

    Mas veja que tem importador, distribuidor, lojista lucrando por aqui...

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Tenho um par de monitores, quais os melhores fones para mixagem? (Impedância, custo-benefício)