Interface de Audio de 96khz NÃO valem a pena ?

    Autor Mensagem
    hunterwolf7
    Membro Novato
    # ago/16


    Já Pesquisei no forum mas não encontrei oq queria ainda e alguns topicos esão muito antigos (2006)
    Pretendo comprar uma interface estou em duvida entre a Roland TRI-CAPTURE ou DUO-CAPTURE mk2
    A Duo Capture grava em 24 bits 44.1, 48khz
    A Tri Capture grava em 24 bits (Linear) grava em 44.1, 48 e 96khz
    Pelo oq li nesse topico (http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/126204/) não vale a pena gravar em 96khz só em 24 bits (Se for para CD) e a diferença de preço ta de 300 reais os quais eu poderia investir em outra coisas pra montar o homestudio

    Ps: Pretendo trabalhar com Bias FX

    Edson Caetano
    Veterano
    # ago/16
    · votar


    hunterwolf7
    São produtos bem diferentes a tricapture tem entrada para microfone, guitarra e auxiliar com controles independentes, conector xlr para o mic, phantom power e mais... A duo é muito mais simples e limitada a diferença de preço condiz

    Agora não vou entrar no mérito técnico do sample rate, mas para você pouco importa mesmo isso aí, se precisa só gravar guitarra vai no mais barato e boa
    Gravar a 24 bits com qualidade de CD as duas fazem bem

    Adler3x3
    Veterano
    # ago/16
    · votar


    hunterwolf7
    É como o Edson Caetano explicou são dois produtos diferentes.
    Da forma como é distribuída a música na mídia o padrão é de 16 bits e 44,10 (qualidade de cd), algumas mídias aceitam mais como 24 bits e 48khz. (qualidade de DVD).
    Teoricamente gravar em 96 khz seria melhor, mas tem um problema, para valer a pena você tem que ter excelentes microfones, para pode fazer diferença, além de ter um computador de nível superior bem potente para poder aguentar esta maior resolução, pois os arquivos ficam enormes, e num computador mais simples não funciona direito.
    E também entender bem todo o processo de transformação de áudio para fazer o dithering no processo de redução do sample rate.
    O ideal seria ter gravações neste modo, mas..., isto por enquanto é para quem tem um estúdio bem preparado e cheio de recursos.
    E os softwares bons vão custar mais caro que a interface.
    Eu tenho duas interfaces um antiga Roland UA 1-Ex, e uma Yamaha mais moderna a AGO3 que aceitam até 96 khz, mas nunca utilizei, tentei fazer algo mas o computador não aguentou.
    Talvez algum dia com o aumento da capacidade de armazenamento e de velocidade dos processadores seja viável distribuir música num formato com mais resolução.
    E que importa é o momento "vai no mais barato e boa (2)".
    E faça e grave músicas, boa sorte.
    Agora nesta faixa de preços tem uma novas interfaces da Steinberg UR12, que conforme o caso pode te atender , e aceita gravar até os absurdos 192 khz.

    carlcarl
    Veterano
    # ago/16
    · votar


    hunterwolf7
    vai na duo capture que esta de bom tamanho.não posso falar de qualidade porque nunca cheguei perto de uma interface destas.
    a interface que uso até hoje é uma que ja saiu de linha de fabricação ha muito tempo (Alesis IO26) porem ela funciona muito bem ,fiz a captação de um Cd que sera lançado dentro de pouco tempo com ela.
    o que eu faço ou melhor o que eu não faço: atualizações no meu computador,nem nos programas que uso ,nem nos drives por isto o meu material funciona 100 % .tenho certeza de que se eu atualizar o sistema a minha interface não funcionara mais ,terei que comprar outra,isto é um ciclo vicioso....

    mahohnikk
    Membro Novato
    # ago/16
    · votar


    Já considerou pegar uma Steinberg UR22mkII? Eu tenho a versão anterior (UR22) e estou super contente. Um dos diferenciais, é que aumentando bastante o preamp de microfone, não se tem ruídos, chiados, tem conexões MIDI e suporta 192 kHz.

    Wade
    Membro Novato
    # ago/16
    · votar


    Hoje gravar a 96 é meio que desnecessário e mais dor de cabeça que vantagem.

    Mas sei lá, o tempo passa...

    Ningen
    Veterano
    # ago/16
    · votar


    Engraçado... Nunca levei isso em conta... Acabo gravando em 96 pois a latência fica menor pro retorno (voz)... Acabo querendo colocar EQ, e aquele monitoramento sem efeitos acaba não funcionando muito bem...

    Calime
    Veterano
    # ago/16
    · votar


    mahohnikk

    Opa, legal que vc tenha essa interface. Qual a diferença entre a UR 22 e a UR 22 MKII?

    Ismah
    Veterano
    # ago/16
    · votar


    MK sempre é predicado de uma geração...

    Calime
    Veterano
    # ago/16
    · votar


    Ismah

    ???

    Edson Caetano
    Veterano
    # ago/16
    · votar


    Calime
    http://www.steinberg.net/en/products/audio_interfaces/ur_series/models .html

    Bem fácil de ver as diferenças... A mkII tem um recurso importante, ser class compliant, isso significa que não precisa de driver proprietário, resumindo, funciona com tablets, celular, plugar e usar, e aceita fonte, o que é importante para dispositivos móveis que tem a bateria curta

    Calime
    Veterano
    # ago/16
    · votar


    Edson Caetano

    Mas a alimentação já não vem via USB? Qual aplicação de se poder usar fonte? Seria no caso do uso no celular, por exemplo? Se for, interessante hein....mas aí entraria a questão de um app/programa(DAW) que conseguisse rodar em um celular/tablet.

    makumbator
    Moderador
    # ago/16
    · votar


    Calime

    A alimentação pode ser pela USB ou pela entrada traseira de energia extra (tem um seletor para mudar a origem da energia).

    hunterwolf7
    Membro Novato
    # ago/16
    · votar


    mahohnikk
    Tive um problema no orçamento e agora só to podendo pegar uma baratinha mesmo kkk mas é pra estudar eu nunca trabalhei com audio.


    Gente e placas de 16 bits vs 24 bits vale a pena ter 24 bits pra gravar CD ?
    A placa de audio do meu PC grava em 16 \ 96khz sera que é a mesma coisa que uma interface usb de 16 bits que é preparada para gravações?

    Edson Caetano
    Veterano
    # ago/16
    · votar


    Calime
    Não sei como anda o mundo Android, mas no IOS existem muitas opções para usar uma interface dessas... A minha escolha seria definitiva o hardware ser class compliant, mesmo porque assim fica menos dependente de drivers específicos, mais fácil instalar em diversos sistemas e compatibilidade muito maior com outros hardwares

    E a energia pela fonte é para poupar energia dos aparelhos portáteis, só agora por exemplo,chegou o novo cck da Apple com espaço para o carregador, ganhar mais autonomia era interessante, não deixa de ser mais uma opção , o que deixa o aparelho ainda mais versátil

    hunterwolf7
    Sinceramente, para hobby 16 bits / 44.1 da placa de som do notebook já serve para muita coisa, mas a qualidade das entradas de áudio com seus préamps específicos para a função fazem toda a diferença não se engane

    Mas novamente, para hobbystas não precisa pirar nisso aí não, uma interface de 24 bits / 48 já grava perfeitamente... Ficou muito bom pra gente

    Calime
    Veterano
    # ago/16
    · votar


    makumbator
    Edson Caetano

    Então de fato é legal e interessante. Muito bom saber que já existe essa opção de gravar mais portavelmente, digamos assim. Futuramente qdo eu for upar meu gear de home, tomara que isso já esteja bem consolidado.

    Wade
    Membro Novato
    # ago/16 · Editado por: Wade
    · votar


    hunterwolf7
    Gente e placas de 16 bits vs 24 bits vale a pena ter 24 bits pra gravar CD ?

    Valer a pena, vale. Se puder gravar em 24, grave.
    Mas não significa que gravar em 16 é um terror. Na real mesmo? Depois da master, queimadinho no CD, tocando nos falantes, nego vai tremer as pernas se for tentar adivinhar se os instrumentos ali foram gravados em 16 ou 24.

    sera que é a mesma coisa que uma interface usb de 16 bits que é preparada para gravações?


    Não. A placa do seu PC não tem pré-amplificador e o conversor A/D não é tão bom quanto o de uma interface honesta. Placa de computador foi feita com foco em reprodução, não em gravação.

    mahohnikk
    Membro Novato
    # ago/16
    · votar


    CD não funciona com 24-bit, o padrão de um CD é 44.1 kHz 16-bit. Porém, ter tudo gravado em 24-bit é melhor e se for colocar na internet é o ideal.

    shoyoninja
    Veterano
    # ago/16
    · votar


    Relação sinal/ruído e THD são muito mais importantes do que taxa de amostragem e resolução.

    Ismah
    Veterano
    # ago/16
    · votar


    Um pouco de quem tem mais voz que nós... (primeira pergunta)



    Iversonfr
    Veterano
    # ago/16
    · votar


    Wade
    nego vai tremer as pernas se for tentar adivinhar se os instrumentos ali foram gravados em 16 ou 24.

    Na verdade a função de gravar em 24bits não é para isso, e a diferença realmente pro ouvinte é nula. A função é aumentar o headroom e aumentar a distância da relação sinal/ruído. Com isso, você pode gravar tranquilamente em -16 por exemplo e se na mix algo ficou baixo e precisar aumentar bastante o volume, pode fazer sem problemas que o ruído está mais longe e vc tem resolução pra isso.

    makumbator
    Moderador
    # ago/16
    · votar


    Iversonfr

    Além do que você citou tem a questão de se evitar a degradação de sinal em uma edição com muitos plugins (que sobem a resolução na entrada, fazem o serviço e descem a resolução na saída do plugin). Pra quem pesa em edição fica realmente degradado trabalhar em 16 bits

    Wade
    Membro Novato
    # ago/16
    · votar


    Iversonfr
    Sim, eu sei disso.

    Mas tudo que se faz pra ter um processo de mixagem melhor tem um objetivo claro: o produto final.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Interface de Audio de 96khz NÃO valem a pena ?