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      Gravação de violão em Stereo

      Autor Mensagem
      leo.moraes227
      Membro Novato
      # 26/jul/16 12:34


      Boa tarde galera, eu sou novo aqui no fórum e no mundo do Home Studio, dei uma olhada em outros tópicos em relação a gravação em stereo, mas so vi esse tipo de gravação com 2 microfones...

      É possível realizar uma gravação boa de violão stereo com 1 microfone condensador e gravação em linha?? Ou o ideal seria dois microfones?

      Lembrando que a gravação será realizada na minha casa e que não possui um bom tratamento acústico...

      Equipamentos:
      Dell XPS i7 segunda geração
      Focusrite scarllet 18i8
      Akg K240
      Shure sm58
      FIshman Aura Sixteen
      Violão Yamaha AC1M

      Ningen
      Veterano
      # 26/jul/16 12:54 · Editado por: Ningen
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      leo.moraes227

      Fica meio estranho cara... Mas é possível... Principalmente pelo Fishman Aura... (Mas o provável é que você consiga um resultado melhor somente com o condensador e aplicando uma ambiência depois para tornar o som estéreo) Faça um teste aí e nos mande o resultado!

      Eu não sou um grande conhecedor de técnicas de gravação/mixagem. Mas cheguei a gravar uma vez assim (Usei um dinâmico e o captador do violão). Bem, ficou melhor do que se fosse em separado...

      Link

      marcelosz
      Membro Novato
      # 26/jul/16 13:07 · Editado por: marcelosz
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      leo.moraes227
      Cara... Realmente com um Fishman Aura dá pra fazer bastante coisa! Com ele voce tira aquele timbre chato de piezzo... O que EU faria, mesmo com só um microfone: gravaria dois takes diferentes com o microfone, e num desses takes gravaria também a saída em linha / Fishman. Jogaria um take do mic pra cada lado (PAN), e só um pouquinho do take em linha no centro.

      Já fiz isso antes, mesmo sem um Fishman, ficou muito bom. O grande lance da gravação em estéro é fazer em dois takes diferentes, pois as pequenas diferenças entre uma execução e outra vão dar ainda mais sensação de estéreo. Se você puder variar também o arranjo um pouquinho fica muito legal. Ouça a música My Friends do Red Hot Chili Peppers com fones e vai entender o que estou falando (foi o exemplo que me veio aqui no momento... )

      Ningen
      Veterano
      # 26/jul/16 13:24
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      marcelosz

      gravaria dois takes diferentes com o microfone, e num desses takes gravaria também a saída em linha / Fishman. Jogaria um take do mic pra cada lado (PAN), e só um pouquinho do take em linha no centro.


      Muito legal cara! Essa eu nunca tinha visto.

      leo.moraes227
      Membro Novato
      # 26/jul/16 14:40
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      Valeu Ningen e marcelosz, vou fazer o teste e ver como ficaria gravando duas vezes, valeu pela ajuda ai, assim que der posto o resultado aqui

      Wade
      Membro Novato
      # 26/jul/16 17:23
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      Quando você soma dois sinais idênticos (um esquerdo e um direito), você acaba tendo como resultado nada mais que um som mono, no meio.

      Para ter a sensação estéreo, o sinal da esquerda precisa ser diferente do da direita, mesmo que milimetricamente.

      Quanto mais diferente forem os sinais, mais perceptível será o efeito estéreo.

      O que eu gosto de fazer em gravação de violão é simplesmente gravar um take e jogar pra esquerda e depois gravar outro take e jogar pra direita.

      Por mais que esteja tocando a mesma coisa, nós somos humanos e a execução vai ser diferente. Essa leve diferença aberta no pan dá o efeito estéreo perfeito.

      Violões abertos, colocando uma voz bem no meio com um reverb legal fica lindo.

      MMI
      Veterano
      # 27/jul/16 16:39
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      Primeiro é preciso definir como e porque se vai gravar um violão em estéreo.

      Veja, se é uma gravação de voz e violão ou se for um som acústico, tipo uma gravação de um solo como Las Abejas ou Recuerdos de la Alhambra é mais que justificado. Se for para um DVD ou ter uma gravação realmente bacana, justifica até se gravar em 5.1 ou 7.1 (piro nisso, sensacional! Mas é para mestres no assunto, não é coisa de principiante ou metido a besta). Porém, se a gravação do violão for para ficar no meio de uma bateria, baixo, voz, piano... Sugiro fazer em casa um canal só!

      Ok, mas para uma gravação caseira? Geralmente menos é mais, num ambiente como um quarto, sem isolamento e sem tratamento um microfone não é uma boa opção quando dá para fazer melhor em linha. O que o sinal do Fishman Aura com um plugin de imagem estereo vai perder em relação a um microfone? Ainda assim, estão certos os que sugeriram 2 tomadas diferentes, uma para cada lado, é uma opção boa (mas nem sempre).

      Tudo bem, mas a necessidade ainda é uma única tomada em estereo no seu caso? (fico imaginando suas razões para isso). Ainda tem a opção, se for possível com os equipamentos, de uma espécie de reamp com 2 imagens do Fishman Aura. A opção do Fishman Aura + microfone é viável, mas na minha opinião para fazer em casa não é a melhor. Tenha em mente o papel de cada track nesta gravação - o que cada lado vai acrescentar e o que vai faltar, para o outro suprir. Uma ideia seria o microfone levar ambiência e graves, por exemplo, o Fishman mais médio agudos e ataque. Os sinais não são iguais, pode ficar tranquilo em relação a isso.

      leo.moraes227
      Membro Novato
      # 01/ago/16 13:26
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      Fala MMI, valeu pela resposta...
      Então, as minhas gravações seriam voz e violão apenas, e realmente não possuo tratamento para gravação. Eu pensei em fazer 2 tomadas usando o fishman aura com imagens diferentes, dei uma testada e realmente ficou bacana, acho que vou seguir nessa linha, até porque o único microfone que tenho em mãos agora é um SM 58 e não achei bacana para gravar violão...

      Valeu ai pela força =)

      MMI
      Veterano
      # 01/ago/16 20:57
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      leo.moraes227

      Mas então... Por isso que eu perguntei a razão de você querer gravar o violão em estéreo.

      Se você vai fazer 2 takes, então além de "vozes" diferentes, faz logo um arranjo tocando diferente.

      Ismah
      Veterano
      # 02/ago/16 04:53
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      leo.moraes227

      Tira o globo dele, e terá um SM57 praticamente.

      El Musicista
      Veterano
      # 13/abr/17 00:57
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      Pessoal, aproveitando o tópico para não criar outro.

      Quanto vocês costumam deixar de pan para violões gravados?

      Em outras palavras, se você tem uma linha de violão gravada em dois takes, quantos % vocês costumam deixar de L e R para cada um desses takes?

      Obrigado!!!

      Wade
      Membro Novato
      # 13/abr/17 11:15
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      Na grande maioria das vezes 100%.

      Só em casos específicos que deixo uns 90 e poucos pra cada lado. Nunca deixo menos de 80.

      Isso em Roque, que geralmente tem poucos instrumentos e espaço de sobra. Num Jazz, Bossa Nova, Samba, etc... a coisa muda um pouco de figura.

      Ismah
      Veterano
      # 17/abr/17 03:57
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      Wade
      Sempre tem a exceção !
      Mas essa turma de JAM Band geralmente tem uma penca de gente hehehe
      https://en.wikipedia.org/wiki/Tedeschi_Trucks_Band#Band_members

      El Musicista

      Depende de muita coisa...!

      Estes dois takes são uma dobra?
      Em caso positivo, quanto mais abrir o pan, maior será o efeito de espacialidade, e menor será o efeito de "peso".

      Ao apagar um deles a música não fica incompleta?
      Se não faz falta, podes abrir totalmente, mas se eles se complementam em algum momento, é melhor criar uma automação para essas horas centralizar os dois.

      Há espaço para eles?
      Quando for ver há uma linha de guitarra, uma de teclado, um riff de metais, e 4 vozes... Nem é preciso dizer que violões e mais várias coisas sobram, e é melhor jogar fora...

      A ideia é espacialidade ou um som de stereo de violão?
      Uma opção bem simples é HPF em X Hz de um e LPF em X Hz d'outro, com uma curva de atenuação bem suave, coisa de 3dB/oitava. O mais agudo normalmente coloco pro lado oposto que estará um outro instrumento grave, digamos um piano ou órgão com o grave a esquerda - na minha cabeça fica estranho ter o grave a direita.

      viniciusjau
      Veterano
      # ontem às 10:48
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      Esse tópico está sensacional!!

      Uma outra dica que daria pra quem vai gravar dois takes é mudar a posição do microfone... Por exemplo colocar no primeiro take o microfone apontando para a 12o casa.. e no segundo take colocar o microfone próximo ao cavalete...

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