Efeito ou plugin para tocar a música ao contrário

    Autor Mensagem
    Adler3x3
    Veterano
    # mai/16


    Agora me deu branco.
    Qual é o recurso, efeito ou plugin para tocar e gravar uma parte musical ao contrário?
    Queria fazer uma experiência com a palavra universal "AMA".
    Para a letra A= Dó
    Para a letra M= Fá

    Quero ouvir como soa usando alguns pads com notas longas.
    Será que o Audacity tem estes recursos?

    tito lemos
    Veterano
    # mai/16
    · votar


    Adler3x3

    O Audacity tem sim esse recurso. Inclusive usei esse recurso pra ouvir as mensagens "satânicas" dos discos da xuxa e de "Stairway To Heaven" do Led.
    Huashuashahhh!!!

    Ismah
    Veterano
    # mai/16
    · votar


    Olha pra gravar eu não conheço, e é meio inviável... Porque precisaria prever a nota futura pra tocar ela agora kkk

    makumbator
    Moderador
    # mai/16
    · votar


    Adler3x3
    Ismah

    Ora, é muito simples preparar um cenário pra gravar algo que será invertido. Basta inverter o acompanhamento (pode-se fazer uma mix rápida interna na sessão para criar uma base pronta para inverter, e que será dispensada depois).

    Depois que o acompanhamento está invertido (comando comum e presente em tudo o que é DAW e editor de áudio) grave normalmente.

    Depois de gravado dispense a mix rápida que foi invertida e inverta a pista que você acabou de gravar. Pronto! Teremos uma linha invertida que irá casar perfeitamente com o acompanhamento normal (não invertido).

    É assim que faço quando quero promover esse tipo de recurso dentro de uma gravação.

    Adler3x3
    Veterano
    # mai/16
    · votar


    Bem o que eu quero é primeiro fazer tocar ao contrário e depois gravar o resultado numa outra track junto com outras como o Makumbator comentou.

    Descobri, tanto no Audacity como no Mixcraft o comando do recurso se chama "inverter",

    makumbator
    Moderador
    # mai/16
    · votar


    Adler3x3

    Exato, tem comando pra isso em tudo o que é DAW e editor de som.

    Ismah
    Veterano
    # mai/16
    · votar


    Sim Makumba, mas não funciona para o que ainda não foi gravado, talvez um reverse delay.

    Adler3x3
    Veterano
    # mai/16 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Ismah´
    É obvio que não dá para gravar antecipadamente um som que ainda não foi tocado.
    Só que no meu caso, estou usando um midi pré-gravado com um instrumento virtual, então todas as notas já foram criadas, é diferente de uma gravação com instrumentos reais.
    Assim como existe gravação de áudio existe também gravação de midi.

    makumbator
    Moderador
    # mai/16
    · votar


    Ismah
    Sim Makumba, mas não funciona para o que ainda não foi gravado, talvez um reverse delay.

    Mas o que eu entendi que ele quer é justamente poder gravar algo que será depois invertido e que case com o material da base. Pra isso o procedimento que passei funciona bem. Mas é claro que ele não te dá o resultado final já invertido enquanto se toca.

    Se tiver a música escrita em partitura até dá pra ler ao contrário e ter uma ideia de como soa (apesar dos ataques e repousos não ficarem como na inversão sonora). Inclusive tem uma modalidade de contraponto que é algo desse tipo: há apenas uma linha melódica e um músico lê normalmente e outro executa de trás pra frente. O resultado das duas gera o contraponto.

    Ismah
    Veterano
    # mai/16
    · votar


    Adler3x3
    makumbator

    Eu imaginei, e como minha resposta seria redundante, apenas complementei, a inviabilidade de gravar uma execução ao contrário em tempo real, pois foi o que ficou parecendo para mim, já que "tocar" no contexto do fórum, se associa a um instrumento.

    "efeito ou plugin para tocar e gravar uma parte musical ao contrário"

    Enfim, desculpe o equívoco.

    Adler3x3
    Veterano
    # mai/16 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Realmente como o Makumbator destacou por causa dos ataques e release (repouso), fazendo a reversão não fica igual,isto num instrumento com as notas CFC e mais diferente ainda com acordes, mas gera um truque ou efeito que pode dar um toque especial a alguma certa parte da música.
    Agora estou curioso como ficaria cantando a palavra AMA e depois revertendo e escutando ao contrário, mas como não sou cantor, não fico muito animado.
    E como conseguir pronunciar o som de "A" igual no início e no fim?
    Uma hora desta vou testar.
    Ou o som da letra "A" é apenas aparente igual, mas o segundo "A" deve ser diferente do primeiro A, e como ficaria a letra "M" ao contrário?
    E a própria letra M, no seu desenho é intrigante, e parece facilitar o som ser tocado ao contrário, ou seja em ambos os modos.
    E assim a palavra "AMA", que é universal parece poderosa.
    Enfim acredito que ainda é um assunto pouco explorado mais baseado nas teorias das conspirações, onde muitos artistas são acusados de colocarem mensagens subliminares em suas obras.
    E agora com o desenvolvimento da tecnologia facilmente ao nosso dispor, podemos até conferir muito do que foi dito no passado, mas que eram meras especulações, no complicado processo tipo girar o toca disco ou fita ao contrário.
    E aí Tito contra para nós o que você conseguiu entender ouvindo ao contrário os sons do Led Zeppelin e de outros?

    makumbator
    Moderador
    # mai/16
    · votar


    Adler3x3
    Agora estou curioso como ficaria cantando a palavra AMA e depois revertendo e escutando ao contrário, mas como não sou cantor, não fico muito animado.

    E como conseguir pronunciar o som de "A" igual no início e no fim?

    Aí você pode ter aulas com essa garota aqui:

    https://www.youtube.com/watch?v=4VQFvXkz-oQ

    Ismah
    Veterano
    # mai/16
    · votar


    Adler3x3

    Curiosidade minha... Porque a palavra ama seria universal?

    Adler3x3
    Veterano
    # mai/16 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Porque pode ser pronunciada facilmente na maioria dos idiomas, e qualquer um que lê entende o significado já de inicio, e também por estes outros detalhes que escrevi, de poder ser pronunciada de trás para a frente e ter o mesmo sentido.
    Tem o "A" no início e no fim, e tem o "M" que é uma outra letra muito simbólica, e a própria pronúncia "EME" confirma isto.
    Claro a palavra "universal" aplicada aqui deriva da aplicação de antigos arquétipos, uma pessoa até pode entender dependendo do ponto de vista, que não é universal, pois a palavra universal extrapola o nosso mundo, e cheguei neste ponto de querer compor até o contrário para escutar e ver no que dava, ainda estou para criar as melhores partes da música.
    E AMA vem do amor para muitos teólogos o "AMOR" é a maior das virtudes.
    O poeta romano Virgílio, escreveu “O amor vence tudo; deixe-nos também entregar ao amor.”

    E o sentido aqui dado que quis emprestar é o do divino, que o amor transcende a matéria, e assim sendo é universal.
    E isto tudo começou também porque estou escrevendo um livro e compondo músicas para o mesmo, e tem uma que tem o tema do amor, o que me levou a fazer muitas reflexões.

    Uma das músicas do livro, que vai conter várias, com dezenas de variações de duração. músicas com 20 segundos, 30 segundos e outras longas de vários minutos.
    Esta é a do Selo do Destino:

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/14/326658/

    Ismah
    Veterano
    # mai/16
    · votar


    Adler3x3

    CCDB é o senhor?
    Continue nesse caminho meu amigo, podes não ter um sucesso estrondoso, mas com certeza já é um grande artista. Se aceitar uma sugestão, procure o mundo do trance, vais encontrar outros com os mesmos pensamentos. :)

    Adler3x3
    Veterano
    # mai/16 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Ismah.
    Sim conheço o trabalho do CCDB, ele criou o maior livro do mundo, um trabalho espetacular, toda uma produção independente, até do programa para leitura do livro com música, e só um brasileiro tem esta capacidade, este jogo de cintura e inspiração.

    Irmão mais velho do Sérgio Dias dos Mutantes, que também foi Mutante.
    Criador de novos instrumentos e de guitarras especiais.
    E também gosto do estilo trance, que é muito inspirador, tenho até algumas músicas neste estilo.

    http://www.ccdb.gea.nom.br

    O trabalho dele é muito profundo, e ainda não foi bem reconhecido como deveria, é um trabalho de tirar o folego, ele tem muitas virtudes, uma capacidade superior, não só literatura e música, mas também teatro, fez uma obra magnifica, monumental, que até não encontramos as palavras certas para melhor definir o tamanho dele, sou fã dele e dos Mutantes desde pequeno. É um caso único na história da literatura, da música e de outras artes,tem um talento sobrenatural, e é brasileiro, o trabalho que ele fez vai ficar para a posteridade, e só será compreendido daqui muitos anos, pois ele é uma pessoa superavançada além do seu tempo, li pequenas partes do livro e gostei, e para ler tudo tem que ter um preparo especial, pois a obra é imensa.
    Com certeza daqui mais alguns anos vão regravar a obra dele e o imenso trabalho literário vai ganhar versões em outras línguas, mas sempre vai exigir muito dos artistas que forem explorar esta obra gigante.
    Para se der uma ideia da grandeza, só um demo do livro, uma pequena parte tem mais de 1000 páginas, digamos um tira gosto, quando uma pessoa normal (escritor) divulga uma parte com umas 20 páginas como uma pequena introdução, é uma loucura, um caso único,que só um Mutante brasileiro poderia fazer.

    Ismah
    Veterano
    # mai/16
    · votar


    Que assim seja mos ami!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Efeito ou plugin para tocar a música ao contrário