Dúvida sobre home estúdio para gravação acapela

    Autor Mensagem
    Wlads
    Membro Novato
    # abr/16


    Fala galera, blz?

    Antes de mais nada, não achei sobre a dúvida que tenho nas buscas, se tiver, me desculpem.


    Faz um tempo que pretendo gravar uns cover pro meu canal, mas seriam covers acapela.

    Estou na fase de pesquisar o mínimo que preciso pra entregar uma coisa bacana, afinal seria só voz, sem a ajuda de instrumentos.


    A dúvida é a seguinte:

    Tenho um gravador TASCAM DR-40, que tem microfone com condensador. Pretendo gravar nele e mandar pro pc.
    Consigo usar ele bem pra substituir uma interface de áudio tradicional?

    Não tenho espaço adequado, seria no quarto mesmo.

    Não posso/pretendo gastar muito a princípio por se tratar de um hobby,e também por não ter garantias de que vou conseguir de fato a harmonia. ( eu consigo pegar as vozes de ouvido e cantar uma a uma, mas não tentei mixar em um programa pra ver se consigo realmente. )


    Eu teria alguma melhora significativa se comprasse, por exemplo, o ,MIC C1? Seria um bom investimento? Ou o áudio do mic. do TASCAM seria suficiente?

    Coisas como Pop filter, vocal booth, seriam INDISPENSÁVEIS para o meu caso?

    Valeu demais, galera.

    Ismah
    Veterano
    # abr/16
    · votar


    Tenho um gravador TASCAM DR-40, que tem microfone com condensador. Pretendo gravar nele e mandar pro pc. Consigo usar ele bem pra substituir uma interface de áudio tradicional?

    Talvez até com mais qualidade que se fosse comprar uma interface + mic mais ou menos, já que ali tudo já combina.

    eu consigo pegar as vozes de ouvido e cantar uma a uma, mas não tentei mixar em um programa pra ver se consigo realmente.

    Isso pode ser perigoso, se escutar cantando/tocando é primordial, para ver de fato os erros. Sugiro que use fones com uma harmonia de guia (pode ser a voz original, um pad/strings etc), apenas para facilitar a vida.

    Eu teria alguma melhora significativa se comprasse, por exemplo, o ,MIC C1? Seria um bom investimento? Ou o áudio do mic. do TASCAM seria suficiente?

    Na real, do Tascam para um C1, poderia ter TALVEZ diferença em instrumentos ou vozes graves, pois ele tem cápsula larga. Na prática pro teu objetivo seria chover no molhado. A diferença seria de um dinâmico fuleira, para o C1, aí sim seria uma coisa boa.

    Coisas como Pop filter, vocal booth, seriam INDISPENSÁVEIS para o meu caso?

    Isso tudo depende... O Pop filter atenua as explosões labiais, que algumas pessoas tem mais expressivas (Axl Rose por exemplo). Em estúdio ajuda também a manter um controle das sibilâncias, e uma distância constante do microfone.

    O vocal booth corrigiria o problema de reverb exagerado. Pode melhorar isso com cobertas, tapetes e cortinas. Mas ainda assim, um reverb natural mais pronunciado, pode ser o trunfo na manga para diminuir pós-edição. Como é acapela, não tem problema de interferir em outro instrumento.

    Curiosamente, os sistema estéreo XY te permite gravar voz de modo estéreo, cantando uma voz um pouco mais para um lado e a outra para o oposto que trás dobras vocais interessantíssimas.

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Dúvida sobre home estúdio para gravação acapela