Conexao PSR260 - Notebook

    Autor Mensagem
    Deh12
    Membro Novato
    # abr/16


    Bom dia!
    Antes de tudo pesso desculpas se esse tópico esteja sendo redundante, ou se ja foi respondido, mas sinceramente não achei ainda...

    Gostaria de saber se há alguma possibilidade onde eu possa conectar o teclado Yamaha PSR 260 (modelo bem básico), em um notebook, e me utilizar de outros timbres nele.
    Se sim, qual seria o processo para isso? Sou leigo nessa parte então nao conheço nada de conexão ou mesmo de programas para isso.

    Muito obrigado e bom dia!
    Atenciosamente,
    André Natanael

    Ningen
    Veterano
    # abr/16 · Editado por: Ningen
    · votar


    [null]

    Ismah
    Veterano
    # abr/16
    · votar


    Deh12

    Leia o manual.

    Adler3x3
    Veterano
    # abr/16 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Dá sim.
    O teclado tem conexão midi.
    Necessita de um cabo , que tem um lado midi in e midi out e de outro usb, e no meio uma espécie de controle.
    O teclado é antigo mas vai funcionar como uma espécie de controlador midi, com limitações é claro, mas vai funcionar se o teclado estiver em bom estado.
    E midi são instruções, midi não tem áudio.
    Assim não vai dar para importar para dentro do teclado o som ou samplers de instrumentos, e sim usar o teclado como controlador de softwares host de midi.
    E você pode instalar programas host (hospedeiros) de instrumentos virtuais tipo VST.
    O ideal é usar uma DAW (Digital Audio Woskstation) para fazer gravações midi mais apuradas.
    Mas funciona bem em qualquer programa tipo host para usar ao vivo.
    Você tem que:
    - ter um cabo compatível de boa qualidade, cuidado com os muito baratinhos, tem que buscar boas marcas, que custam de 5 a 10 vezes mais caros;
    - verificar se o cabo tem drive de suporte para o seu sistema operacional (muitas vezes instala automaticamente plug and play, mas outras vezes requer a instalação de um drive especial);
    - instalar softwares no computador que trabalhem com Vsts;
    - instalar os Vsts, e usar o teclado como controlador, e assim quando você toca uma tecla vai sair o som no computador no software que esta usando, e o som real vai sair no sistema de som ligado a interface de áudio do note;
    - e saber endereçar as entradas e saídas físicas do cabo e lógicas dos programas, assim como outras configurações para evitar a latência (atraso), isto é quando pressiona uma tecla demora certo tempo para soar no computador, este é um problema que pode ocorrer, pois a interface de áudio interna do computador não é a ideal para trabalhar com música (não foi projetada para esta tarefa, mas isto tem jeito usando drives virtuais que emulam o Asio, como o Asio4all, que diminui a latência.

    Tem que estudar e pesquisa mais:
    - Como ligar o teclado com o cabo,
    - Programas a utilizar (Daws e hosts)
    - VSTs em geral.
    - e como configurar tudo isto passo a passo, montando um tutorial para você mesmo, e dica básica é que tudo se resume a entradas e saídas, e assim que tem raciocinar para fazer as ligações corretas, o que é entrada num dispositivo e saída no outro e vice versa.
    Entrada com entrada e saída com saída não dá certo.
    E tem que observar que alguns teclados da Yamaha mais antigos, as vezes nesta questão de midi in e midi out a coisa pode estar invertida, isto aconteceu com um Psr meu mais primitivo.

    E os próprios softwares tem entradas e saídas virtuais, por exemplo o VST é um programa independente instalado dentro de outro (o host), e para funcionar tudo tem que estar conectado, com uma lógica.
    Assim nos próprios softwares tem um que vai ser de entrada e outro de saída.
    E pode dependendo dos softwares ter mais outros funcionando junto, e assim pode-se ter diferentes entradas e saídas nos programas a utilizar, pode ter mais camadas de configurações.
    Numa track por exemplo, tem que indicar a entrada midi para poder funcionar, mas tem que (as vezes) indicar a saída da interface de áudio.
    E primeiro selecionar o VST instalado, além de canais, se no teclado esta no canal 1 por exemplo, na track do software tem que estar o mesmo canal.
    A mesma coisa no software, na DAW a track pode estar no canal 1, mas o VST (instrumento virtua) pode estar no canal 2 e aí não vai funcionar.
    E como foi recomendado ler o manual, muito embora deva ser antigo e nem deve constar nada sobre USB,
    Assim o teclado vai funcionar como controlador dos instrumentos virtuais instalados no programa host, por exemplo tipo Cantabile (pago) ou VSTHost (free).
    E pode-se fazer o contrário, tocar o midi no software e o teclado receber os dados midis e tocar com os timbre internos.
    E para gravar o som do próprio teclado na DAW ou editor de gravação, usa-se cabos normais de áudio, ligando as saídas de áudio do teclado, com as entradas de áudio do computador.
    E claro como já foi dito, no seu teclado não dá para importar o som dos instrumentos virtuais, pois o seu teclado só tocar os sons nativos.
    E claro no software também tem que configurar isto.
    E as DAWS que podem ser free (bem limitado) e as pagas.
    Leia com mais cuidado e atenção, que aqui no fórum tem muito material sobre isto, só que esta meio esparso, mas tem bom material sobre tudo que escrevi.
    Lembrando que no universo dos softwares pagos tudo pode custar bem mais caro que o próprio teclado, e no seu caso isto vai acontecer com certeza.
    Este teclado é bem limitado, não espere milagres em usá-lo como controlador, é limitado mas vai funcionar.
    E o mais importante neste caso, é que você vai aprender, e depois no futuro quem sabe vai melhorar em todos os sentidos adquirindo outro teclado e melhores softwares, mas já entendendo como tudo funciona, isto é vai saber discernir o que é realmente importante, aqui esta a vantagem em tentar com o que você já tem.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Conexao PSR260 - Notebook