Mixagem / Rock - Vamos falar sobre volume.

    Autor Mensagem
    Wade
    Membro Novato
    # abr/16


    Diversos são os modelos comerciais e "fórmulas" por aí.

    Bateria alinhada com vocal, baixo quase sumindo e guitarras de recheio.

    Bateria escondida, baixo evidente, guitarra de recheio e vocal no espaço.

    Guitarra estourando e o resto lá atrás dela.

    Bateria, baixo e voz alinhados, já soando bem, e guitarras como recheio.

    Enfim. Como vocês geralmente faze/preferem?

    Como lidam com os volumes das partes em uma mixagem? Usam algum segredinho, regrinha, fórmula?

    Vamos conversar.

    strinbergshredder
    Veterano
    # abr/16
    · votar


    Wade
    Quando faço minhas mixes, prefiro buscar o equilíbrio geral, dentro do estilo proposto..

    Evito realçar demais algum instrumento ou elemento em especial, ainda mais pq pensando pelo ouvido de quem vai escutar, um bumbo mais alto e presente que me agrada pode não agradar o cara que gosta das guitarras bem mais na frente que o resto, e etc.. Sigo mais ou menos essa lógica, buscando equilíbrio na parada.

    Ismah
    Veterano
    # abr/16
    · votar


    Como vocês geralmente faze/preferem?

    Como lidam com os volumes das partes em uma mixagem? Usam algum segredinho, regrinha, fórmula?


    R E F E R Ê N C I A S

    Wade
    Membro Novato
    # abr/16
    · votar


    strinbergshredder
    Saquei.

    Ismah
    Em relação ao estilo?

    Porque mesmo dentro do mesmo estilo existem diversas formas de fazer.
    Por exemplo, o Nirvana tinha guitarra bem aparente disputando pau a pau com o vocal e bateria bem alta também. Já o Alice in Chains o esquema era mais vocal na frente, baixo na cara e guitarra servindo só de recheio e presença. Bateria lá no fundo.

    Wade
    Membro Novato
    # abr/16
    · votar


    A relação de volumes é uma das maiores dificuldades pra mim. Nunca consigo me decidir.

    Um dia mixo de um jeito e acho legal, porque vi uma referência semelhante. Aí no outro dia ouvindo outra referência, mixo seguindo ela e acho melhor. No outro dia já to achando a anterior melhor e etc.

    Ismah
    Veterano
    # abr/16 · Editado por: Ismah
    · votar


    Wade

    Em relação ao que a banda ouve. Uma banda que tem Patty Smith por referência não quer soar como Pantera, Malta ou Elvis. E tem muita banda punk e metal from hell querendo soar como sertanejo, como pop...

    PS Observe que falo de BANDAS REFERENCIAIS, não ESTILOS, exatamente pelos motivos que tu citou: há variações dentro do estilo.

    Wade
    Membro Novato
    # abr/16
    · votar


    Ismah
    Ah sim, entendi.

    Por um tempo, parei de usar referência em relação a volumes e usava uma "regrinha" básica: com apenas bateria, baixo e vocal a música já deve funcionar. Ficar agradável e possível de ser ouvida sem problema em qualquer lugar. Daí só enfiar as guitarras no meio (nem abaixo da linha da bateria e nem acima da linha dos vocais).

    Muitas vezes funciona. Mas em algumas não é tão simples. Acho que vou voltar pras referências.

    Wade
    Membro Novato
    # abr/16
    · votar


    Uma coisa que tem me deixado puto são os overs da bateria. Se deixo mais baixo ou mais alto.

    As vezes deixo eles disputarem com a dupla (bumbo/caixa) e soa bem, mas quando coloco todos os outros instrumentos, a dupla some e de quebra os overs começam a conflitar com guitarras e vocal.

    Se tiro volume dos overs isso se resolve, mas não sei se é aceitável usar eles muito abaixo da linha do bumbo/caixa.

    Ismah
    Veterano
    # abr/16
    · votar


    Manda uma open track dessas pra mim mixar?

    Jabijirous
    Veterano
    # abr/16
    · votar


    Wade
    Acho que isso vai depender de produtor pra produtor!

    Pra ajudar no lance da referência eu aconselho é pegar um album de rock que você curte, veja o nome do produtor e ouça outra banda produzida por ele.

    PguitarMaxx
    Veterano
    # mai/16
    · votar


    Wade
    As vezes deixo eles disputarem com a dupla (bumbo/caixa) e soa bem, mas quando coloco todos os outros instrumentos, a dupla some e de quebra os overs começam a conflitar com guitarras e vocal.

    O conflito pode não ser exatamente volume, o problema pode se dar também pela equalização. É interessante que cada instrumento ocupe seu espaço próprio de frequência dentro da mix, de modo que não interfira no espaço da outra.

    Multivozes
    Membro Novato
    # mai/16
    · votar


    Amigo depende do estilo da musica, um heave metal por exemplo gosto de colocar as guitarras bem destacadas e o baixo quase sumindo, um popzinho acho legal o baixo se destacar e as guitarras e violões bem definidos e limpos.

    Ismah
    Veterano
    # mai/16
    · votar


    Isso já interfere em arranjo e formação. Uma banda de metal, com instrumental baseado em power trio, mesmo com dobras, fica vazia a harmonia (no heavy metal geralmente não se espera isso) não tem o que deixar "quase sumindo".

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Mixagem / Rock - Vamos falar sobre volume.