Estúdios brasileiros de padrão internacional, quais são?

Autor Mensagem
paulo_guitar19rx
Membro Novato
# abr/16 · Editado por: paulo_guitar19rx
· votar


Ismah


Opa, valeu por responder, deu pra dar uma clareada nas idéias.
Pra ser sincero nem drive eu uso na igreja, é só timbre limpo mesmo, com chorus e suas variações no máximo. Eu pensei até mesmo naquele pedal da Behringer, o GDI 21, ele atua como um pre amp e também DI.

Hoje eu testei ligando a pedaleira usando uma simulação de amp, ligando direto na mesa, mas sinceramente, até no clean ficou ruim. Quando coloquei um compressor deu uma melhorada mas ainda nada comparado a um amp.

Será que valeria a pena, comprar ele e usar a saida balanceada jogando direto pra mesa? No caso o esquema ficaria assim: Guitarra> Pedaleira> GDI 21 > Mesa

Ismah
Veterano
# abr/16
· votar


Dizer que ficou ruim não ajuda muito. Pode ser muita coisa, incluindo uma má mix, se com clean ficou ruim, é porque tem algo errado na cadeia.

PS G1N não tem simulação de amp.

m666
Membro Novato
# abr/16
· votar


Em Belo Horizonte o PJ baixista do Jquest tem o estudio "Minério de ferro". varias bandas foda gravam la.

Del-Rei
Veterano
# abr/16
· votar


Como ao assunto descambou pra comparações de home studios...

Sério, eu tenho a impressão de que o que a maioria (talvez daqui do fórum) considera como um home studio ("um notebook, 2 caixas de PC e um monte de plugin pirata") nem deveria entrar na classificação de home studio. Acho essa classificação muito mais abrangente do que isso.

Embora não exista uma lei (rs) que defina o que pode ser considerado um home studio, creio que esteja bem além do que a maioria aqui tem (e me incluo nessa). Não acho que o simples fato de eu conseguir fazer uma gravação em casa me qualifique como detentor de home studio.

Não vou entrar no mérito do que um home studio deva ter pra assim ser classificado, mas simplesmente não considero "um notebook, 2 caixas de PC e um monte de plugin pirata" como home studio.

Então, quem está pensando nesse tipo de "studio", nem deveria usar como referência na discussão do tópico...

Posso estar redondamente enganado, e peço desculpas se estiver.

Um aceno de longe!!!

Del-Rei
Veterano
# abr/16
· votar


Como ao assunto descambou pra comparações de home studios...

Sério, eu tenho a impressão de que o que a maioria (talvez daqui do fórum) considera como um home studio ("um notebook, 2 caixas de PC e um monte de plugin pirata") nem deveria entrar na classificação de home studio. Acho essa classificação muito mais abrangente do que isso.

Embora não exista uma lei (rs) que defina o que pode ser considerado um home studio, creio que esteja bem além do que a maioria aqui tem (e me incluo nessa). Não acho que o simples fato de eu conseguir fazer uma gravação em casa me qualifique como detentor de home studio.

Não vou entrar no mérito do que um home studio deva ter pra assim ser classificado, mas simplesmente não considero "um notebook, 2 caixas de PC e um monte de plugin pirata" como home studio.

Então, quem está pensando nesse tipo de "studio", nem deveria usar como referência na discussão do tópico...

Posso estar redondamente enganado, e peço desculpas se estiver.

Um aceno de longe!!!

Ismah
Veterano
# abr/16
· votar


Del-Rei

Eu acho o contrário, que um home studio é de fato "um notebook, 2 caixas de PC e um monte de plugin pirata", claro, uma interface, um par de monitores/sistema hi-fi, e plug-ins free ou pagos... Mas o que passa disso, já é um estúdio particular.

Del-Rei
Veterano
# abr/16
· votar


Ismah
Aí complica.... Os conceitos começam a ficar confusos, rs.

Home studio, na minha humilde opinião, é (por auto definição do termo, rs) um estúdio dentro de uma casa. Independente do equipamento.

Talvez, pela quantidade e tamanho dos equipamentos (e da casa), em algum momento pode ser necessário arrumar outro espaço fora de casa pra manter tudo e poder trabalhar.... Aí sim, passaria a ser um estúdio particular, mas fora do ambiente residencial.... É o que eu acho, rs...

Um aceno de longe!!!

Ismah
Veterano
# abr/16
· votar


Nessas o EMI da Abbey Road é um home studio, pois foi construído por volta de 1830, para ser uma townhouse (espécie de pensão/república), que em 1931 foi comprado pela Gramophone Company, e convertido então em estúdio...

https://en.wikipedia.org/wiki/Abbey_Road_Studios#History

Muito cuidado ao traduzir literalmente, ainda mais expressões, que são sempre complexas... Do inglês nem se fala, porque tá pra nascer povo mais metafórico. DeRos comenta sobre "brought his ax?", literalmente "trouxe seu machado?", mas que se refere a ferramenta de trabalho, e é usual ao se referir a um instrumento pessoal - obviamente, não se refere usualmente a um piano de cauda, por exemplo rs

"Homework" significa trabalho doméstico, dever de casa. Como expressão se refere a trabalhos não-domésticos realizados em casa, para terceiros...

Enfim, acho que sim não há limite que defina o que é um home-studio, mas que é possível passar a ter um personal studio, quando se dedica um cômodo, com devido tratamento etc para ele, e as gambiarras passam a ser menos comuns...

Wade
Membro Novato
# abr/16
· votar


Nessas o EMI da Abbey Road é um home studio, pois foi construído por volta de 1830, para ser uma townhouse (espécie de pensão/república), que em 1931 foi comprado pela Gramophone Company, e convertido então em estúdio...

Nesse caso, poderíamos dizer que nasceu como um Home Studio, mas subiu de categoria.

Minha visão é igual à do Del-Rei. Se está dentro do ambiente residencial, é home studio. Se está fora do ambiente residencial (ou seja, estrutura própria e exclusiva) não é mais home studio.

Se o estúdio tem quartos e/ou apartamentos, mas esses aposentos são destinados aos clientes que estão utilizando o estúdio, continua sendo âmbito profissional.

Ismah
Veterano
# abr/16
· votar


Podem me chamar de chupa rola do Lisciel, mas é bem isso que estou tentando dizer...

https://www.facebook.com/lisciel/videos/986017911488730/?pnref=story

Del-Rei
Veterano
# abr/16
· votar


Ismah
Seu chupa rola do Lisciel.

Um aceno de longe!!!

Wade
Membro Novato
# abr/16
· votar


Vi o vídeo todo, mas não entendi qual a relação de nada do que ele fala com o que está sendo discutido (o que é home studio e o que não é).

renatocaster
Moderador
# abr/16
· votar


Para mim essa definição depende do tamanho e da estrutura desse estúdio. Se é uma coisa com uma estrutura absurda, que oferece um serviço completo de gravação e ensaios, é um estúdio profissional. Não importa se está dentro de uma casa ou especialmente em um cômodo...na cozinha, na sala, na varanda.

Entendo que o que está em jogo é o que o espaço (estúdio) oferece, e não o local exato onde o mesmo está instalado. Para mim um home studio é aquele que possui menos recursos, não tem um tratamento acústico profissional, que serve para pequenas gravações caseiras, etc...

Enfim, acho que se vc tem uma mega de um estúdio, com uma estrutura fudida, o fato dele estar localizado dentro da sua casa é um mero detalhe. Mas como disse o Del-Rei, não existe uma lei que defina o que pode ser considerado um home studio. Então isso tudo que falei é apenas o que eu acho.

Ismah
Veterano
# abr/16
· votar


Wade

A relação é com o tópico todo, pois ele fala da diferença entre o que é possível realizar num studio com analog summing, um monte de periféricos físicos etc, e o que é possível num home-studio feito no quarto, com cobertor na parede, um note, mixando in the box...

E chega a uma conclusão lógica: dos dois dá pra tirar coisas legais. Qual é melhor? Nenhuma. E onde é mais fácil chegar em algo foda? Onde existem recursos limitados, para fazer o melhor/adequado desde o começo que não é...

renatocaster é o que estou (tentar) a dizer!

hatshepsut
Membro Novato
Esse post foi marcado como inapropriado mostrar
O autor recebeu uma advertência por publicar conteúdo contra as regras do fórum.

out/17

Inaugurada em abril deste ano, a Sonastério é um dos maiores estúdios em infraestrutura e área construída do Brasil, focado no cenário musical brasileiro e tudo que faz parte do seu universo. Iniciamos este empreendimento para fomentar ativamente o nosso cenário cultural, suprir a necessidade de um espaço de altíssima qualidade em Belo Horizonte e, assim, descentralizar os polos de grande produção do nosso país, apostando e possibilitando Minas e BH para o futuro.

Hoje trabalhamos em diversos setores da produção de conteúdo relacionado a música: produção musical e executiva, gravação e mixagem, workshops, cursos e produção de conteúdo audiovisual.

Conhecemos o som da banda de vocês através de pessoas do meio musical e ficamos bastante interessados em convidá-los a conhecer o nosso espaço e as nossas iniciativas, no intuito da gente se conhecer e talvez trabalharmos juntos.

Se estiverem interessados, deem uma olhada nas nossas mídias sociais:
https://www.instagram.com/sonasterio/
https://www.facebook.com/sonasterio/

feboprojetos
Membro Novato
# out/17
· votar


No meu entendimento também é assim, home studio é um estúdio em casa, podendo ser bem equipado ou não, você tendo clientes ou não.

Por uma questão de espaço fica difícil um home studio ser tão bom quanto um estúdio profissional grande. As dimensões das salas são bem significativas para a acústica e por melhores equipamentos que você tenha, não vai conseguir extrair tudo deles se sua sala não for boa.

Independente disso, é possível conseguir bons resultados em home studios bem construídos. Talvez melhores que em estúdios um pouco maiores e não tão bons assim.

De qualquer forma isso são apenas nomes, o que vai definir o resultado é a acústica, equipamentos e profissionais envolvidos.

acabaramosnicks
Membro Novato
# out/17
· votar


apesar da propaganda indevida que upou o topico, muito interessante a discussao aqui, gostei

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Estúdios brasileiros de padrão internacional, quais são?