Posicionamento das Espumas acústicas?

    Autor Mensagem
    Guigh
    Veterano
    # mar/16


    Olá pessoal,
    Eu tenho um quarto onde faço gravações de voz esporadicamente, e estou com um probleminha. O quarto está com uma reverberação enorme, e primeiramente eu achei que era pela falta de móveis, tapete, cortina etc.

    Mas então fiz um teste e descobri que a culpada é a parede na minha esquerda. Botei um colchão conforme a imagem abaixo
    http://puu.sh/nxUB4/06f0a9f969.png

    Para minha surpresa a maioria do reverb desapareceu.
    Minha dúvida é a seguinte: caso eu decida revestir parcialmente essa parede com espuma acústica, quanto da parede terei que tapar?

    E onde devo posicionar as espumas? Lembrando novamente que não quero encher o quarto de espuma, apenas controlar o reverb sem ter que apelar pra gambiarra de colchão.

    Obrigado!!

    erico.ascencao
    Veterano
    # mar/16
    · votar


    Guigh:
    E onde devo posicionar as espumas? Lembrando novamente que não quero encher o quarto de espuma, apenas controlar o reverb sem ter que apelar pra gambiarra de colchão.

    Já li e vi e alguns lugares a utilização de espumas nos cantos do cômodo, pois nestes locais as frequências graves "se acumulam", o que pode te enganar na monitoração.

    Note que esta dica nem é tão relacionada à reverberação e sim ao equilíbrio de frequências na sala. Sobre a reverberação em si, não manjo muito pra opinar.

    Jabijirous
    Veterano
    # mar/16
    · votar


    Guigh

    Assista o vídeo, vai te ajudar.

    https://www.youtube.com/watch?v=B9u7k2V4YPw

    Assista essa série Rode Studio Rescue, vai te ajudar também!

    Iversonfr
    Veterano
    # mar/16
    · votar


    Guigh

    No estúdio onde ensaiamos, compramos algumas placas de espuma e fomos colando aos poucos até ficar bom. No final ela ficou parcialmente revestida, com as placas meio desalinhadas na diagonal pra ficar mais bonito. Não foi nada tecnicamente calculado, porém ficou muito funcional.

    erico.ascencao

    Você deve estar querendo dizer "bass traps"? Joga no google que aparece um monte pra vc ver se é isso.

    shoyoninja
    Veterano
    # mar/16
    · votar


    Sem um projeto acústico, o menos pior é matar os cantos onde as paredes e o teto se encontram. Um painel feito de lã de rocha recoberto com tecido seria o ideal, profundidade de uns 15cm mais ou menos.

    erico.ascencao
    Veterano
    # mar/16
    · votar


    Iversonfr:
    Você deve estar querendo dizer "bass traps"?

    Sim.

    Ismah
    Veterano
    # mar/16
    · votar


    erico.ascencao

    Tu que mandou a pergunta pro Anhaia?



    erico.ascencao
    Veterano
    # mar/16
    · votar


    Ismah:
    Tu que mandou a pergunta pro Anhaia?

    Sim. Me senti meio idiota depois de ter feito a pergunta, pois no fundo eu sabia a resposta.

    Ismah
    Veterano
    # mar/16 · Editado por: Ismah
    · votar


    Mas as vezes precisamos ouvir o que já sabemos, mas o ego não aceita. Não faz mal nenhum.

    Guigh
    Veterano
    # mar/16
    · votar


    Pessoal, obrigado pelas dicas. A série de vídeos Rode Studio Rescue é realmente ótima. Também pensei na ideia dos Bass Traps, que parece algo simples de executar.

    Fui numa loja de acústica aqui em Porto Alegre, e os caras tem 2 modelos de espuma da Vibrasom, a Wave (ondulada) e a Classic (plana).
    Me deram uma amostra da Wave: http://puu.sh/nysAd/c8cba61d10.jpg

    Eles vendem placas dessa espuma de 625x625mm e 45mm de espessura, por 24 reais a peça.

    Será que se eu pôr 4 dessas em formato quadrado ao meu lado e mais 4 atras do monitor terei um bom resultado?

    Ismah
    Veterano
    # mar/16
    · votar


    Por que atrás do monitor?!

    Iversonfr
    Veterano
    # mar/16
    · votar


    Ismah
    Por que atrás do monitor?!

    Imagino que deva ser porque monitor acaba roubando demais nos graves pois rebate e volta da parede, ainda mais aqueles que tem SAÍDA ATRÁS. Tratar a região atrás dele pode ajudar a não boostar essas frequências. Ajuda bastante inclusive.

    Ismah
    Veterano
    # mar/16
    · votar


    Entendo. Mas isso só aconteceria se a caixa estivesse ao menos a 1/4 do comprimento de onda de uma frequência. Isso significa vários metros. E que pela regra do inverso dos quadrados, teria valor nulo PARA GRAVES. Não?

    Acho que uma cortina ou tapete um pouco afastado da parede pode custar menos. É uma tentativa válida, e reversível caso isso não se tenha resultado.

    Outro problema plausível seria os graves estarem "embocando" digamos em uma cômoda. Isso acontece, mas não é tão comum.

    shoyoninja
    Veterano
    # mar/16 · Editado por: shoyoninja
    · votar


    Quanto mais grave a frequência, menos direcional o som é. O "furo" nas caixas é apenas para produzir um efeito de ressonância, afinando literalmente a caixa a uma frequência, geralmente compensando a curva do alto-falante.

    Colocar algum tipo de absorção ou difusão atrás das caixas para atenuar os graves teria o objetivo de evitar distorção por cancelamento de fase devido a essa não direcionalidade.

    Mas o principal em um ambiente domêstico é evitar ondas estacionárias, e o ponto crítico onde isso pode ocorrer num espectro mais amplo de frequências são os cantos.

    Uma outra coisa que pode ajudar é quebrar simetrias, por exemplo, espaços entre as caixas e paredes, mude o ângulo da estação de trabalho para evitar que tudo fique simétrico e fazer com que as distâncias entre as paredes e cada uma das caixas seja diferente.

    Feito isso, trate os pontos de reflexão primários, pensando em direcionalidade, veja por exemplo onde os monitores estão direcionados e coloque algum tipo de absorção (de amplo espectro de preferência) ou difusão na parede oposta. Isso vale para qualquer fonte sonora direcional na sala.

    Ismah
    Veterano
    # mar/16
    · votar


    E as estacionárias de médios e graves se formam nos cantos porque ali conseguem o espaço para refletirem e se reforçarem: 1/4 de seu comprimento xD~

    shoyoninja
    Veterano
    # mar/16
    · votar


    Ismah
    Isso, na verdade é a pior situação possível, pois as paredes gradualmente se aproximam, cobrindo uma faixa bem ampla do espectro.

    Bem pior do que uma resposta um pouco mais grave na sala, é ter distorções e cancelamento de fase nos médios, aí sim fica difícil trabalhar.

    Ismah
    Veterano
    # mar/16
    · votar


    Com certeza, só quis unir o que falamos, pra não ficar perdido. Mas... Se evitar que tudo fique simétrico e fazer com que as distâncias entre as paredes e cada uma das caixas seja diferente, não tornaria essa faixa de cancelamentos ainda mais ampla?

    MMI
    Veterano
    # mar/16
    · votar


    Ismah

    Por que atrás do monitor?!

    Faz bastante sentido. É uma região crítica, sejam monitores "ported" ou "closed".

    erico.ascencao

    Eu tinha assistido este vídeo e nem tinha notado os nomes envolvidos... rs

    Sobre a sua pergunta e a resposta do vídeo... Tem duas situações: a questão da monitoração, para se ouvir com fidelidade o que sai dos falantes, e a questão da gravação, se posicionar microfones numa sala e não sofrer com reverberações e frequências incomodando - lembre que num estúdio, isso se refere a duas salas separadas. Neste ponto já dá para entender a resposta dele, aquela famosa questão que se vê em trocentos tópicos no FCC onde neguinho quer fazer tratamento e isolamento num quarto normal, sem paredes duplas e sem gastar dinheiro... Só se for mágica. Porém valem umas considerações...

    A gente não vive num mundo de "acústica perfeita" (seja lá o que for isso) nem em câmaras anecóicas. Se formos ler a respeito, vamos encontrar um monte de coisa sobre bass traps, não ter paredes paralelas, isolamentos e tratamentos diversos. Todo mundo querendo empurrar soluções milionárias que para uma galera enorme não adianta porque querem fazer videozinhos para o Youtube apenas.

    O primeiro passo é ouvir e confiar no que se ouve. Parece fácil, mas não é tanto - não é o caso de discutir fones, monitores, salas, gostos, estilos... Para ficar na discussão daqui, o lance é conhecer seu equipamento e saber como deve soar ali. O duro é desenvolver essa audição crítica, saber o que está errado para corrigir. Não é absurdamente difícil, normalmente num quarto do pessoal tem armário, estante, cortina... É uma questão de acertar isso tudo.

    Complica muito mais quando se coloca um microfone na questão. Como disse antes, é lógico que só dá para saber se está soando bem a microfonação se a pessoa tiver a certeza e confiança do "padrão" a ser alcançado. Mesmo assim a acústica é mais complicada que na questão da monitorização. No vídeo ele tem razão, se for uma gravação um pouco mais séria, é muito mais jogo gravar num estúdio, mesmo dos mais baratos. Se não é o caso de ir a um estúdio, tente sempre gravar em linha e eliminar a questão acústica da equação. No caso da sua pergunta, o violão gravado em casa é mais fácil e quase sempre melhor se for gravado com um pedal do tipo Fishman Aura. Mas ainda assim, algumas coisas como a voz não tem jeito de gravar em linha. A solução Tabajara, que ainda pode ajudar muito, é gravar com o guarda roupas aberto, fazer "barraca de edredon", tudo isso pode ajudar no "tratamento acústico" de um quarto metido a homestudio.

    Como exercício de audição crítica... Claro que entra um pouco de gosto, mas nem tanto, tem fatores objetivos também. Você nota que tem algo de errado (ou que poderia melhorar) no som deste vídeo da sua pergunta? Outra questão... Outro dia postaram uma apresentação do Mosh. Você notou o som de cada sala e corredores? E se eu te contar que tem produtor gringo consagrado que já ouvi criticando duramente este estúdio? Você, com base no que ouve neste vídeo, apontaria uma direção (supor mesmo) de onde vem essas críticas? E se eu te contar que estúdios e salas históricas, onde se gravou parte do que se toma como padrão histórico de muitos estilos, tem paredes paralelas, como Abbey Road, Sun Studios, Chess, Stax etc.? Para se pensar...

    erico.ascencao
    Veterano
    # mar/16
    · votar


    MMI

    Pô mano, adoro seus textões! :P

    Jabijirous
    Veterano
    # mar/16
    · votar


    As placas servem para diminuir a reverberação (e algumas frequências), as primeiras reflexões. O som do monitor chega primeiro no seu ouvido e logo em seguida vem as primeiras reflexões e por aí vai. Isso atrapalha bastante. No primeiro vídeo que eu postei mostra exatamente o procedimento de como amenizar as primeiras reflexões: Atrás do monitor, nas laterais e no fundo. O bass trap é importante, mas é o mais caro e a galera acaba deixando de comprar.

    A espuma é a opção mais barata, mas tem muita espuma de péssima qualidade sendo vendida. Eu optaria em comprar lã de vidro e fazer uma moldura. É um pouco mais caro, mas é a melhor opção.

    shoyoninja
    Veterano
    # mar/16
    · votar


    Aqui:

    http://downloads.bbc.co.uk/rd/pubs/reports/1992-11.pdf

    Não tem como espuma acústica chegar perto disso e é relativamente barato e fácil de construir em casa (tomando cuidado ao manusear a lã de rocha).

    Recomendo ler, é bem interessante.

    Jabijirous
    Veterano
    # mar/16
    · votar


    shoyoninja

    Exato. Eu ainda ficaria com lã de vidro, acho melhor que lã de rocha! MAs lã de rocha é mais barato.

    Ismah
    Veterano
    # mar/16
    · votar


    MMI
    com base no que ouve neste vídeo, apontaria uma direção (supor mesmo) de onde vem essas críticas?

    Possivelmente a FALTA de ambiente, que desse identidade para a sala. Me pareceram salas um pouco mortas, coisa que por lá eles tendem a usar mais.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Posicionamento das Espumas acústicas?