Tire suas dúvidas sobre masterização digital (ITB)!

    Autor Mensagem
    MP Masterização
    Membro Novato
    # fev/16


    Olá, meus amigos, sou Marcos Paulo, faço as masterizações da MP Masterização. Estou criando este tópico com a finalidade de ajudar aqueles que fazem a própria masterização e que têm dúvidas sobre como fazê-la.
    Deixe sua dúvida aqui no tópico! Espero poder ajudar a todos!

    MP Masterização no Facebook: https://www.facebook.com/MP-Masteriza%C3%A7%C3%A3o-194264434265271/

    ogner
    Veterano
    # fev/16
    · votar


    MP Masterização

    Qual é a primerissima coisa a se fazer ( oq vc faz ) depois da mix ja prontinha!!

    Ta la no DAW a mix, bonitinha... E aí?? Oq fazer ( primeiro ) ??

    Ahhh, digamos uma banda de rock/blues - baixo/bateria/(1)guitarra/voz
    Tenho um problema quanto a um ordem a seguir numa master...

    Imagino que não exista uma regra engessada, mas um norte ajudaria!! :)

    abs

    MP Masterização
    Membro Novato
    # fev/16 · Editado por: MP Masterização
    · votar


    ogner
    Realmente não existem regras definidas, a cada projeto de masterização sempre há uma experimentação. Vou dar um exemplo do básico nesse caso. A primeira coisa a se fazer é a equalização, procure frequências que soam mal e as diminua, talvez nem seja necessário aumentar nenhuma, às vezes só cortar algumas já deixa tudo ok. Depois de se atingir a sonoridade desejada você usará a compressão, muito cuidado para não exagerar. Após isso pode ser ou pode não ser necessário mais um pouquinho de equalização, também varia muito, e finalmente o uso do limiter/maximizer.
    Lembrando que foi uma demonstração de uma masterização básica.
    Mas veja bem, o único componente da masterização que tem lugar fixo na sequência de processamento é o limiter/maximizer, tem que ser o último por motivos óbvios, mas o resto pode ser ao seu gosto, confie nos seus ouvidos.
    Abraços!

    marcelosz
    Membro Novato
    # fev/16
    · votar


    MP Masterização
    Pô cara, muito bacana sua iniciativa!

    Aproveitando, tenho uma dúvida sobre a questão do nível de volume final na masterização. Poderia explicar um pouco a respeito? Qual é o volume adequado (sem entrar na "loudness war")? Qual é o nível normalmente usado como make up gain no limiter (desculpe se estou usando termos do Ozone nesse caso...)? Como medir isso (afinal existem tantas unidades, db LUFS, K-System...)?

    JJJ
    Veterano
    # fev/16
    · votar


    marcando

    ogner
    Veterano
    # fev/16
    · votar


    MP Masterização

    Saquei!!!

    Valeu!

    MP Masterização
    Membro Novato
    # fev/16 · Editado por: MP Masterização
    · votar


    marcelosz
    Essa questão do volume é muito interessante mesmo, de acordo com o Ian Shepherd, conhecido engenheiro de masterização, o ideal seria manter uma Dynamic Range 10. A medição dessa DR é feita comparando pico de som e o RMS, por exemplo, uma música que tem pico médio de -0,5 e RMS médio de -10,5 vai ter DR 10, que é um valor que soa bem, preserva transientes e ao mesmo tempo não fica muito abaixo do volume comercial. Porém, cada música é um caso, novamente é importante usar os ouvidos. Eu faço a medição com o TT meter, que assim como o K-System usa RMS como base e funciona muito bem. Nunca me familiarizei com LUFS.
    No limiter é interessante buscar um threshold que deixe a música respirar, que frequentemente deixe de reduzir os picos, quanto ao make up gain, você deve procurar um que tenha valor igual ao máximo de redução que o seu limiter atingir durante a música, por exemplo, suponha que no trecho mais alto da música o limiter reduziu 3dB, o seu makeup deve ser igual ou menor que +3dB

    marcelosz
    Membro Novato
    # fev/16
    · votar


    MP Masterização
    Bacana! Muito obrigado, ótima explicação.

    inExperienced
    Veterano
    # fev/16
    · votar


    Seguindo

    MP Masterização
    Membro Novato
    # fev/16
    · votar


    Aproveitando aqui, quem quiser conhecer o meu trabalho é só ir na página de Facebook https://www.facebook.com/MP-Masterização-Online-Mastering-194264434265 271/
    Comecei a divulgação online aqui no Brasil há poucos dias(antes só trabalhava fora e com outro nome de estúdio)então ainda falta fazer muita coisa, espero ajeitar tudo em breve

    Iversonfr
    Veterano
    # fev/16
    · votar


    MP Masterização

    Muito legal seu tópico, marcando pra acompanhar e já aproveitando para tirar uma dúvida: Porque não fazer a masterização ainda com as tracks abertas na fase de mix colocando os plugins no Master?

    Com o acesso mais comum à internet de alta velocidade ou mesmo pen drives baratos que conseguem armazenar um projeto inteiro com as tracks abertas, não seria melhor? As vezes uma equalização de algo que "soa mal" como você comentou, poderia ser resolvido mexendo em uma track específica, não tendo necessidade de adicionar o possível corte da eq na master inteira. Não entendo porque hoje em dia não é feito assim, seria mais por ser um hábito antigo ou tem algo que não estou entendendo?

    Wade
    Membro Novato
    # fev/16
    · votar


    Já pegou casos em que a mix foi tão bem feita que a master só precisou de compressão/limiter?

    MP Masterização
    Membro Novato
    # fev/16
    · votar


    Iversonfr
    Normalmente não se faz masterização no projeto da mixagem por conta do uso de CPU, pela questão de o ouvido se acostumar rapidamente com um som que não esteja balanceado e principalmente pelo fato de você perder o foco da masterização, que é ficar atento ao aspecto geral e não a elementos específicos.
    Mas há um tipo de masterização, que eu faço inclusive, denominado Stem Mastering. Este consiste em exportar cada elemento da música(já mixado) e depois juntá-los em outro projeto na DAW, fazer a masterização normal e alterar pequenas coisas, como cortar mais uma frequência ou aumentar outra, aumentar o volume de um elemento que ficou meio soterrado após a masterização, mas não da mesma forma que se faz numa mixagem.

    MP Masterização
    Membro Novato
    # fev/16
    · votar


    Wade
    Nunca me aconteceu isso, um caso desses só acontece quando quem mixou foi algum engenheiro de mixagem gringo experiente com equipamentos que custam mais que um helicóptero e que cobra 300 dólares por hora de trabalho. Bem, isso foi um certo exagero e até uma piada sem graça, mas mesmo uma mix perfeita precisa de alguma equalização para dar um aspecto sonoro diferente.

    Iversonfr
    Veterano
    # fev/16
    · votar


    MP Masterização

    Não conhecia esse termo "stem mastering". Vou procurar ver se não é isso o que eu imaginava. Obrigado!

    Normalmente não se faz masterização no projeto da mixagem por conta do uso de CPU

    No caso enviaria para masterização os áudios já com os plugins renderizados, tudo certinho. Acho que fica melhor pra quem vai masterizar. Enviar apenas o áudio mixado fechado, imagino que fique muito engessado pra pessoa trabalhar. Hoje em dia 1gb de arquivo é fácil mandar tanto em pendrive quanto pela internet por dropbox ou algo do tipo. Antigamente isso era impensável pelo tamanho, mas hoje é tranquilo.

    Adler3x3
    Veterano
    # fev/16
    · votar


    MP Masterização

    E para a música clássica ou orquestral, quais os efeitos que se pode utilizar na Master?

    Jabijirous
    Veterano
    # fev/16
    · votar


    Iversonfr

    Deve ser o mesmo conceito de Stem mixing. Quando projeto é muito grande, você vai separando por grupos. Vou dar um exemplo do que eu faço aqui.

    Na orquestra eu tenho a percussão, mas eu tenho vários e diferentes instrumentos de percussão. O grupo eu separado por família (celesta em um grupo, tons em outro grupo) e depois eu crio um outro grupo chamado percussão, e ali vão TODOS os instrumentos de percussão. Eu faço uma pré mixagem e depois eu vejo como funciona todo mundo junto.

    No final, ao invés de ficar olhando milhões de tracks, eu vejo uns 8 no máximo.

    MP Masterização
    Membro Novato
    # fev/16
    · votar


    Adler3x3
    Os mesmos utilizados para qualquer estilo, a diferença é que você deve pegar mais leve na compressão e no limiter, já que é um tipo de música em que cada detalhe deve ser preservado.

    Jabijirous
    Isso mesmo, é bem similar!

    Adler3x3
    Veterano
    # fev/16
    · votar


    MP Masterização
    escreveu:
    Os mesmos utilizados para qualquer estilo, a diferença é que você deve pegar mais leve na compressão e no limiter, já que é um tipo de música em que cada detalhe deve ser preservado.

    Eu sigo este estilo, evito o máximo possível usar compressores e limiters.
    Obrigado pela atenção.

    Jabijirous
    Veterano
    # fev/16
    · votar


    Adler3x3

    Ultimamente eu tenho usado só pra nivelar o pico e, depois com a compressão paralela, aumentar o rms. Mas nada muito exagerado.

    Ismah
    Veterano
    # fev/16
    · votar


    MP Masterização

    Seja bem-vindo. Eu sou roadie, guitar/bass/key tech, técnico de FOH e monitor pela estrada, metido a técnico de gravação e produtor.
    Sigo muito o que ensina o Lisciel Franco. Ele é um dos que prega contra muita coisa padronizada. Entre elas a velha ladainha de "concerta na mix", "concerta na master".

    Encaro que a função da masterização é transformar músicas soltas num álbum. Isso implica em trazer todas as músicas para um volume e espectro de frequências semelhante, para soar como um todo, e não como coletânea.

    -> Gostaria de escutar sua visão sobre o que é masterizar.

    É muito recorrente o produtor, gravar, mixar, masterizar e enviar a obra finalizada para o artista.

    -> Como lida com coisas mais experimentais na captação e mixagem?

    No limiter é interessante buscar um threshold que deixe a música respirar, que frequentemente deixe de reduzir os picos

    Porque comprimir e limitar? Não seria mais plausível apenas comprimir?
    Segundo, essa "respiração" não deveria vir de ajustes de tempo (attack, hold e release) e não de treshold?

    Sobre a pergunta do Wade, não acredita que seja possível uma captação como se fazia até os anos 70. Onde basta dar volume e estar feita a mix. Passar num gravador de rolo, ou compressor/pré valvulado, e estar pronto. Sendo que se usou coisas mais comuns, e não produtos com preço de helicópteros*?

    * Claro que envolve uma banda foda, uma sala foda, uma gravação foda etc... Não dá para querer fazer isso com um microfone de karaokê e uma placa on board.

    MP Masterização
    Membro Novato
    # fev/16
    · votar


    Ismah
    Primeiramente obrigado!
    Masterizar para mim é como você falou, deixar as faixas de um álbum com sonoridade similar, mas também vai além disso. Consiste em aprimorar características sonoras, realçar as músicas. E considere no caso de um single, eu não tenho outras músicas no álbum para deixar a sonoridade parecida, então a masterização tem sua importância bem além disso. Às vezes você tem uma ótima mix e após a master ela soa bem diferente e para melhor, isso ocorre porque na masterização você escuta a música com outros ouvidos.
    Eu gosto muito de experimentação, seja na gravação, na mixagem ou na masterização, se soar bem não tenho medo de usar.
    O limiter é um compressor com taxa infinita, por isso que uso ele para controlar os picos após a compressão, pois ele não apenas atenua, isso possibilita um controle maior, até mesmo de intersampling peaks(uso limiter com true peak).
    Então, seja no compressor ou no limiter, você ajusta threshold antes de qualquer coisa, sem contar que alguns limiters não têm ajuste de attack e release bem definidos, alguns têm só o release, normalmente são os Brickwall. Eu quis simplificar a ideia.
    Hoje a coisa está diferente, o som super processado já virou padrão, não adianta querer fugir disso, mas uma coisa que eu sempre disse e digo, é que a gravação é um pouco menosprezada, e na verdade chega a ser mais importante que mixagem e masterização. Mas tem algo que vai além disso tudo, uma banda boa, isso vale mais que qualquer coisa, uma banda boa soa bem até em áudio do whatsapp, e nos anos 70 não era difícil achar uma banda boa.

    Ismah
    Veterano
    # fev/16
    · votar


    Realmente entendo seu ponto de vista, e entendo que quis simplificar. Minha pergunta foi mesmo mais técnica.

    Imagino que faça uma master in box, já que não é tão recorrente pessoas terem periféricos Neve, SSL... Óbvio, pelo elevadíssimo custo que acarreta, e usar hardware de baixa qualidade, é muito pior que qualquer plug-in.

    Sobre limiters ainda... É uma questão de gosto claro, e percebo que eu uso limiters diferente de ti. Fica tipo a velha batalha de gate vs expander kk

    Eu não gosto de limitar minhas músicas, nem comprimir, nem processar. Não é nada comercial, nem aplicável ao mercado, mas... Eu também não faço disso ganha pão...

    https://www.youtube.com/watch?v=GwGOAzB8TWs

    MP Masterização
    Membro Novato
    # fev/16
    · votar


    Comparativo antes do meu serviço e após o meu serviço: https://soundcloud.com/mp-masteriza-o/sets/antes-e-depois-mp-masteriza -o

    MP Masterização
    Membro Novato
    # abr/16
    · votar


    Pessoal, estou fazendo amostras grátis de masterização, até 2 minutos! É só entrar em contato pela página: https://www.facebook.com/MP-Masterização-Online-Mastering-194264434265 271/

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Tire suas dúvidas sobre masterização digital (ITB)!