Espaço e watts ideais.

    Autor Mensagem
    Mr.edias
    Membro Novato
    # fev/16 · Editado por: Mr.edias


    Boa,

    Srs. Venho solicitar um apoio sobre os tipos de equipamentos ideais para um studio de ensaio. (Somente para ensaios).

    Espaço: 7x5 altura 3,20.

    Gostaria de saber os equipamentos ideais para realizar um bom ensaio nesse espaço.

    Irei fazer ensaios microfonados e tambem sem microfonar.
    watts ideais para ambos os modos de ensaio.
    cubo, combo ou stacks? ou ate mesmo os tres.
    o que tem que ser valvulado e watts para cada um.
    o que pode ser transistorizado e watts para cada um.
    quantos PA's resolvem. potencia dos PA's.
    Mesa 16 canais. Qual a ideal?
    Os equipamentos nao serao transportados de um lado para o outro. tudo vai ta dentro da sala.
    Quero deixar tudo no ponto so para plugar, ligar e tocar.
    Valor disponivel para o studio 25.000 a 30.000.
    sendo que 5000 a 6000 seria somente para a bateria o restante seria para caixas, cubos, cabos, microfones etc..

    Itens na sala:
    2 - Guitarras
    1 - Baixo
    1 - Teclado ( raramente )
    1 - Bateria
    3 - Vozes ( sendo uma principal )
    ESTILO MUSCAL - pop/rock, rock, reggae, heavymetal.

    Atenciosamente;
    Ricardo Dias

    Antes que perguntem por que microfonar. Pode ser que eu comece a gravar, mais e coisa bem mais pra frente.

    Mr.edias
    Membro Novato
    # fev/16 · Editado por: Mr.edias
    · votar


    xyz

    Ismah
    Veterano
    # fev/16
    · votar


    Primeiramente a sala... 7x5x3 é uma sala média, terá problemas de cancelamento de fase na faixa dos médios (200~450Hz), normalmente os monitores de chão são colocados numa parede como PA, e isso gera mais cancelamento. O tratamento vai ter de ser bem feito pra amenizar isso.

    E antes de ouvir o que sugiro, vale consultar um engenheiro de áudio para cotar preço. Não tenho ideia de valores, mas um que eu tiro o chapéu Kalunga, Anhaia, Lisciel.

    Pensaria numa 01V96i ou X32 (mais cara, mas também mais moderna) e que já processa o sinal e faz gravação multicanal.

    Como é um sistema fixo, peso não é tão problemático, então clones das Clay Bros S4 (modelo antigo, mas eficiente) ou algo semelhante vai ser ideal.

    Considerar monitores de chão como se usa ao vivo, não parece má ideia, mas seria algo inovador (eu nunca vi). 2x12"+drive 2" deve cobrir tudo que for preciso ouvir. Um sub pra sala toda (bumbo e baixo agradecem). E claro, amplificadores do PA travados em sala fechada a chave.

    Amplificadores de guitarra de 30~50W de preferência dois, um com ganho moderado (na onda de Fender) e outro mais rock'n'roll (na onda de Marshall e Orange), e talvez umas latinhas, para empurrar, seria legal. Deixar uma simulação não é má ideia. Yamaha 440FX é ótimo e encontrado barato!

    Baixo um sistema 2x15 (Ampeg) de 100~150W vai cumprir seu papel, mas pode pensar em outros como 2x12"+1x15".

    Teclado se tiver monitor de chão, seria mais interessante usar falantes de 15".

    Falar em estilo musical é estranho. Não faz sentido vc prestar um serviço e querer escolher a quem prestar.

    Mr.edias
    Membro Novato
    # fev/16
    · votar


    O servico que vou prestar é pra mim mesmo...

    O STUDIO É PRA MIM!!!

    Há pessoas que juntam suas economias para realizar seus sonhos. Comprando carro, casa, apt, chacara, fazenda e etc.. Eu juntei para montar o meu studio.

    Mr.edias
    Membro Novato
    # fev/16
    · votar


    Quero chegar do serviço e ter o prazer de tocar no MEU studio.

    Mr.edias
    Membro Novato
    # fev/16
    · votar


    O jeito é comprar um carro e viver uma vida de violao no quarto...
    Já vivo assim até hoje.

    Acho que sonhei demais!

    Agradeço a atenção.

    E parabens pelo exelente forum!!

    Ismah
    Veterano
    # fev/16
    · votar


    Mr.edias

    Não entendi sua revolta. Eu te dei a letra, e apenas comentei que é estranha sua posição.

    Mr.edias
    Membro Novato
    # fev/16
    · votar


    É que eu pensei que 30K fosse suficiente para realizar o meu sonho... Vou ter juntar mais um muito.

    Pensei que daria para comprar cabecotes, cubos, combos, pa"s, mesa, cabos, etc..

    Ismah
    Veterano
    # fev/16
    · votar


    Mr.edias

    E dá, mas não compre tudo de vez. Compre aos poucos. Volta e meia aparecem as barbadas porque o músico ficou sem grana, ou porque a empresa/locadora fechou...

    Mr.edias
    Membro Novato
    # jan/17
    · votar


    Boa.
    Voltando depois de analizar a orientacao dada.

    Resolvi mudar o projeto.

    Tenho um terreno e comecei a construcao das salas e minha casa.

    Resolvi fazer duas salas e nao gravar usalas somente para ensaios.

    Uma com (6x4x2.90) e outra com (5.20x3.8x2.90).

    Nao preciso de informacoes sobre ISOLAMENTO. Preciso somente de informacoes sobre equipamentos ideais e watts.

    O estudio nao sera para músicos PROFISSIONAIS e sim AMADORES.

    A sala ja tera tudo disponivel dentro (guitarra, baixo, bateria etc...) Irei trabalhar com estudantes de escola publica.

    A sala menor sera usada para dar aulas.
    A sala maior para ensaios.

    Sendo que haverá horario (Noite) em que a sala menor nao sera utilizada para aulas e sim para ensaios.

    Sendo que todos os ensaios serao feitos por alunos.

    Mr.edias
    Membro Novato
    # jan/17
    · votar


    O que comprar?
    Custo beneficio
    Equipamentos nacionais seria uma boa opcao?
    Qual a potencia dos amps?
    Para a voz penso em algo como:
    - mesa
    - potencia
    - caixas passivas 4 por sala.

    Queria montar algo que funcionasse bem para a finalidade do projeto.

    Ismah
    Veterano
    # jan/17
    · votar


    Eu arriscaria um amp 4 canais, e uma console de ao menos 4 vias auxiliares.

    fernando tecladista
    Veterano
    # jan/17 · Editado por: fernando tecladista
    · votar


    pelas medidas do projeto, é algo parecido com uma sala que tenho aqui, eu olho pra minha sala e imagino uma barulheira ensurdecedora nela

    se fosse minha sala só pra ensaio, eu colocaria,guitarra e baixo cada um com seu cubo e nada mais
    nada valvulado, nunca vi ninguém tocando com valvulado em um volume bacana, tocam tudo no talo pra "timbrar a guitarra"

    e uma dessas caixas ativas estilo jbl ou um par, pra ligar a voz, com uma mesa behringer, nessa behringer ligaria o teclado e a voz
    bateria sem nada



    Antes que perguntem por que microfonar. Pode ser que eu comece a gravar,
    gravar cada um de cada vez é uma coisa mais tranquila
    se você pensa em gravar o ensaio todo mundo junto mas cada um em um track, será outro pandemonio
    cada trilha será recheada de vazamento de bateria guitarra, baixo devidos seus cubos
    você terá problemas como a guitarra alta pra dedel porem no track ela soara baixa devido a captação
    teclado soando alto porque tudo que o tecladista manda, vai por linha pra gravação

    Ismah
    Veterano
    # jan/17
    · votar


    fernando tecladista
    nunca vi ninguém tocando com valvulado em um volume bacana, tocam tudo no talo pra "timbrar a guitarra"

    A questão é que isso não é psicoacústica, isso rola de verdade... SAG, THD... Dá pra visualizar no osciloscópio!

    gravar cada um de cada vez é uma coisa mais tranquila

    SEU HEREGE! hehe
    Overdub é um pé no saco, ainda mais quando a banda não está acostumada a isso, batera principalmente, precisa ser excelente com tempo e metrônomo... É diferente eu gravar a banda da escola, de eu gravar uma banda com anos de estrada - e as vezes nem isso quer dizer muito!

    Mas há ainda uma grande parcela, que prefire gravar todo mundo junto...

    cada trilha será recheada de vazamento de bateria guitarra, baixo devidos seus cubos

    Tambores são sons transientes, se resolve colocando um gate ou expander.

    Mr.edias
    Membro Novato
    # mar/17 · Editado por: Mr.edias
    · votar


    Irei somente alugar e dar aulas de violão e guitarra.

    VALVULA só da minha tv de tubo!!!!

    Mr.edias
    Membro Novato
    # mar/17
    · votar


    Antes que perguntem por que microfonar. Pode ser que eu comece a gravar,
    gravar cada um de cada vez é uma coisa mais tranquila
    se você pensa em gravar o ensaio todo mundo junto mas cada um em um track, será outro pandemonio
    cada trilha será recheada de vazamento de bateria guitarra, baixo devidos seus cubos
    você terá problemas como a guitarra alta pra dedel porem no track ela soara baixa devido a captação
    teclado soando alto porque tudo que o tecladista manda, vai por linha pra gravação

    FERNANDO, pensei nisso na hora da construção.
    Planejei 2 salas pequenas (1,20x0,90)dentro da sala 6x4 para por amps e microfonalos dentro delas e assim evitar esse problema ou pelo menos amenizar.
    E irei gravar tudo junto e misturado ( behringer x air xr16 ).

    MUITO VALIDO SEU COMENTARIO!
    Obrigado!

    Synth-Men
    Veterano
    # mar/17 · Editado por: Synth-Men
    · votar


    Cara!

    Com o valor que você citou, da para realizar seu sonho tranquilo.

    Tem igrejas, bares, escolas de música, clubes, casas de festas, que conseguem realizar seus sonhos com valores menores que você está disposto a gastar.

    Tem gente aí gravando na sala de casa, área de serviços, quartinho debaixo da escada, com o sorriso atras da orelha e você já está desistindo? No primeiro comentário?

    Tem estúdio que aluga espaços bem menores do qual você pretende construir, com equipamentos tabajara e ainda ganha dinheiro com isto.

    Cara você tem que achar o valor de x, na equação "mundo real X mundo ideal". O valor desde X é igual ao seu sonho.

    O que quero? O que o mercado oferece? O que posso? O que vou abrir mão?

    Você teve o privilégio de pensar, agora seja felizardo em construir. Manda brasa mêu!

    newfordinho
    Veterano
    # set/17
    · votar


    E aí? O estúdio vingou?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Espaço e watts ideais.