Livro virtual com Áudio e Imagens

    Autor Mensagem
    Adler3x3
    Veterano
    # fev/16 · Editado por: Adler3x3


    Qual seria o melhor formato para se fazer um Livro com áudio , imagens e vídeo.
    Quais softwares usar para produzir e comercializar?

    Alguém faz isto aqui no fórum?

    Edit: por exemplo você poderia escrever um conto, criar uma trilha sonora sincronizada, inserir imagens e vídeos.
    Outro exemplo fazer uma aula, com o texto, e partes com imagens e vídeos.
    Obviamente como um livro teria um índice e conforme você clica-se moveria para a parte escolhida.
    Ou se clica-se numa imagem veria ela escutando uma música pré selecionada por um sub menu.
    Enfim um livro multimídia.

    Casper
    Veterano
    # fev/16
    · votar


    PDF.

    http://www.investintech.com/resources/blog/archives/143-6-awesome-exam ples-of-multimedia-pdfs.html

    Adler3x3
    Veterano
    # fev/16 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Gasper.

    Sim já pensei no Adobe, mas...
    É um software proprietário em que tem que pagar aluguel todo mês, e se você criar algo bom, depois o usuário que comprar o produto tem que ter uma versão mais especializada do adobe? e pagar por isto também?
    E toda hora o software tem updates o que pode atrapalhar, pois você produz na versão mais recente mais o usuário final tem uma versão mais velha.
    A vantagem do Adobe é que tem uma suite completa, áudio, imagens vídeo etc..., e deve ter uma boa integração.
    Mas um pacote completo deste tá meio carinho e é aluguel.

    makumbator
    Moderador
    # fev/16
    · votar


    Adler3x3

    Como o Casper comentou, PDFs contam com possibilidades multimídias. Outras opções são livros digitais com conteúdo de áudio e ou vídeo (o software gratuito IBooks author da Apple permite criar livros digitais para o Ibooks com essas características).

    https://www.apple.com/br/ibooks-author/

    O Ibooks author precisa de Mac OS X ou IOS para rodar.

    Há também soluções que criam basicamente um executável que tem tudo isso que você quer (texto com busca, links para internet, vídeo, áudio, etc...)

    http://www.flipsnack.com/br/

    Tem que checar se o adobe indesign (que é muito usado para diagramação de revistas e publicações diversas) também eprmite agregar recursos multimídia:

    http://www.adobe.com/br/products/indesign.html

    Adler3x3
    Veterano
    # fev/16 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Makumbator
    Interessante este flipsnack, vou estudar.

    Casper
    Boa dica.

    Vou me aprofundar.

    Ambos
    Pelo que vi e pesquisei até agora não é exatamente o que procuro, parecem bons, mas não encontrei nenhum exemplo legal.

    Outra coisa que vi é o Amazon e-books virtuais , que também parece interessante.
    Mas gostaria de ler e claro ouvir um e-book com multimídia de verdade, com índice e tudo, como se fosse um usuário comum, simplesmente navegando na internet.
    E tem vários pontos a considerar, dentro da realidade atual, tem rodar num smartphone, num tablet e num computador normal.
    E no Mac, Iphone, Tablet alguém já leu um livro destes com recursos de fala, áudio e vídeos?
    Não tenho nada da linha Mac, e assim não posso avaliar.
    Mas se tem algo na internet é bem possível que possa existir algo que reproduza no navegador, não importando o sistema operacional.

    Este parece ser um mercado muito promissor, principalmente se escrever um bom texto, um conto por exemplo, ou uma dissertação com música autoral acompanhando.
    E quase não encontrei nada que presta-se com texto e música.
    Neste sentido parece que as coisas estão mais no you tube, mas não é a mídia ideal para um livro de verdade, e melhor ainda com certos controles e música, vejo muito potencial aqui, mas não encontrei nada parecido com o que imagino, conforme a parte do livro ou parágrafo significativo teria música incidental sincronizada.
    Não a música tocando o tempo todo, mas em certas partes, para evitar que o arquivo fica-se muito pesado, mas teria até músicas inteiras.
    Já tenho várias músicas quase prontas e textos para divulgar.
    Mas teria que primeiro fazer experiências para depois deslanchar.

    makumbator
    Moderador
    # fev/16 · Editado por: makumbator
    · votar


    Adler3x3
    E no Mac, Iphone, Tablet alguém já leu um livro destes com recursos de fala, áudio e vídeos?

    Sim, funciona bem. Lógico que a elegância em apresentar e incluir esses recursos no livro digital dependem também do usuário que montou a obra.

    Os criados em ibook funcionam com perfeição tanto no OS X e no IOS (seja em ipad quanto iphone e ipod touch).

    Já usei ebooks da Amazon com recurso multimídia, mas não sei se foram criados com o tal programa da Amazon (pois não é obrigatório usá-lo), então fica difícil avaliar.

    Interessante este flipsnack

    Procure por outros também, há vários semelhantes

    Adler3x3
    Veterano
    # fev/16 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Makumbator
    obrigado, vou continuar a pesquisar não estou com tanta pressa assim.

    Mas estou pensando fazer um usando somente html, para testar o livro em si com a música.
    Depois faço a conversão conforme o programa que se vai usar, pois o texto se faz em qualquer editor, e o áudio numa boa DAW, depois é só juntar e sincronizar. (o programa final é o editor que leva a estas mídias que publicam os referidos livros), que acredito dá para testar primeiro em offline (isto é somente no seu computador, e depois num estado on line.)
    E num destes links indicados parece que tem um que salva em ".exe", isto significa que é para windows, e se salvar neste formato posso por exemplo mandar para outra pessoa por e-mail e ela abrir no computador e ler e ouvir o livro.

    makumbator
    Moderador
    # fev/16 · Editado por: makumbator
    · votar


    Adler3x3

    É, dá para fazer em html e testar, mas o problema é o menor controle que você vai ter entre as plataformas (por exemplo, pode dar diferença dependendo de onde acessar, das configurações de segurança do navegador, bloqueadores, plugins instalados e liberados, etc...).

    Talvez seja melhor ir montando no próprio formato final (uma vez que ele também influencia a forma de apresentação dos recursos).

    P.S. Eu acho muito legal essas obras multimídias quando bem montadas. São extremamente bonitas e funcionais.

    Adler3x3
    Veterano
    # fev/16 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Makumbator
    Sim.
    Pensei em html, mas não iria publicar em host nenhum, deixaria off line no computador numa certa pasta.
    Só para ir observando e acompanhando um tipo de pré-release.
    Por exemplo.
    Me deu uma ideia de começar pela estrada da Graciosa, ponto turístico e muito bela.
    Olha é uma das estradas mais bonitas do Brasil.
    Primeiro tiraria várias fotos, e faria pequenos vídeos.
    Depois faria uma pesquisa histórica e criaria um texto agregando certas curiosidades e coisas e tal, e faria uma gravação do tipo locução do texto.
    Mas deixaria com a opção de só ler o texto sem locução junto com a música.
    E como já disse não vai ter música o tempo todo.
    E criaria umas músicas completas e outras incidentais para certas partes.

    O que você acha?
    E este primeiro tipo e-book seria distribuído gratuitamente, só para ver se funciona mesmo, e conforme o caso de obter sucesso começaria a fazer outros trabalhos objetivando profissionalizar de verdade e ganhar dinheiro.
    E aí até dá para alugar o pacote completo da Adobe, que inclui até vendas on line, hospedadas com senha e tudo mais a que o autor tem direito.
    Claro vai demorar um certo tempo, mas me parece uma área de áudio quase inexplorada e muito promissora, e nós músicos temos que aproveitar esta nova onda.

    makumbator
    Moderador
    # fev/16 · Editado por: makumbator
    · votar


    Adler3x3

    Sim, é legal de se fazer (principalmente quando o recurso multimídia é realmente um complemento e não um fru-fru só para estar lá).

    E este primeiro tipo e-book seria distribuído gratuitamente, só para ver se funciona mesmo, e conforme o caso de obter sucesso começaria a fazer outros trabalhos objetivando profissionalizar de verdade e ganhar dinheiro.
    Claro vai demorar um certo tempo, mas me parece uma área de áudio quase inexplorada e muito promissora, e nós músicos temos que aproveitar esta nova onda.


    Uma área em que os livros digitais são importantes é justamente em obras técnicas de música. Uma dica é você procurar e-books sobre a editoração de e-books (metalinguagem! Hahah!). Tem vários na Amazon (de gratuitos a outros pagos). Não precisa nem ter Kindle para acessar (basta instalar o programa do Kindle para desktop). Dá uma olhada lá que pode ter algo que te ajude.

    Adler3x3
    Veterano
    # fev/16
    · votar


    Makumbator
    Tanks, vou fazer isso.

    E qualquer outra informação e ideias estou receptivo.

    up

    Adler3x3
    Veterano
    # fev/16 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Makumbator
    Instalei o kindle (o leitor) parece ser muito bom.
    E tem muitas ofertas realmente boas para comprar livros.

    E aproveitando o tópico, será que tem aqueles livros sobre áudio em geral e principalmente aqueles sobre orquestração e midi à venda aqui.
    Pode ser um excelente oportunidade para achar estes livros que tanto desejamos a um preço mais competitivo.
    O que acha?

    por exemplo este, que olhando no índice tem um conteúdo muito abrangente:
    http://www.amazon.com.br/Acoustic-MIDI-Orchestration-Contemporary-Comp oser-ebook/dp/B008VSEHWA/ref=sr_1_5?s=digital-text&ie=UTF8&qid=1454360 675&sr=1-5&keywords=midi+and+audio

    Não esta claro se vem tudo no e-book, pois na capa tem observação de DVD físico, mas aparece para compra como e-book?
    E o truque seria de tempos em tempos consultar a página em comprar quando entra-se naquelas ofertas imperdíveis.

    Este lincado acima vou fazer todo o esforço para comprar, mas vou esperar a melhor hora.

    makumbator
    Moderador
    # fev/16 · Editado por: makumbator
    · votar


    Adler3x3

    Sim, tem muito material relativo a estúdios, mixagem, etc... Eu uso o Kindle há muito tempo (tanto no próprio aparelho quanto no app para Ipad).

    Recentemente eu assinei aquele serviço Kindle unlimited (R$ 19,90 por mês e primeiro mês grátis) para pegar os livros incluídos nesse serviço de graça (mas não são todos do catálogo Amazon que participam). No meu caso leio muito livro estrangeiro (tanto de música quanto história militar e "true crime") e nesse serviço pago em reais um preço fixo que me pareceu vantagem em relação a comprar vários desses livros na cotação do dólar.

    Obviamente que se parar de pagar o serviço não poderei mais ler os livros participantes do esquema (e ficarei apenas com os que comprei mesmo e os grátis).

    Não esta claro se vem tudo no e-book, pois na capa tem observação de DVD físico, mas aparece para compra como e-book?

    O Primeiro review de usuário esclarece que não vem o material de áudio na versão Kindle (mas isso é culpa do editor, pois o e-book digital consegue disponibilizar se a editora desejar).

    Adler3x3
    Veterano
    # fev/16
    · votar


    Makumbator
    Mas como é que funciona este tal de serviço Kindle unlimited por R$ 19,90 (em reais, é isto mesmo?), e se tiver esta assinatura significa que posso fazer download a vontade dos livros enquadrados neste serviços sem pagar nada a mais?
    Se eu fizer download de 50 livros, só vou pagar R$ 19,90?
    Olha que eu sou devorador de livros, e não me contendo em ler um só, leio vários ao mesmo tempo, e livros técnicos então funcionam como referência e de tempos em tempos você lê uma parte especifica do livro, não tudo do inicio ao fim.

    fabiopavan8
    Membro Novato
    # fev/16
    · votar


    Espera um pouco. Sempre tive uma dúvida sobre seu nome, Casper, você tem caspa?

    makumbator
    Moderador
    # fev/16 · Editado por: makumbator
    · votar


    Adler3x3
    Mas como é que funciona este tal de serviço Kindle unlimited por R$ 19,90 (em reais, é isto mesmo?)

    Sim, em reais cobrados no cartão a partir do segundo mês (o primeiro é grátis). Vale não apenas para itens publicados pela Amazon brasileira, mas a Amazon americana também

    Quando quiser cancelar basta ir na sua conta da Amazon e parar a cobrança (e nesse caso todos os livros do serviço ficariam inacessíveis ao sincronizar com a internet).



    Se eu fizer download de 50 livros, só vou pagar R$ 19,90?

    Sim. Você pode pegar "emprestado" até 10 livros por vez (se quiser pegar o décimo primeiro no mesmo dispositivo precisa devolver um dos 10). Você fica com ele no dispositivo quanto tempo quiser (não tem prazo, desde que continue como assinante do serviço). Se quiser ficar com um livro em específico indefinidamente no seu dispositivo é perfeitamente possível.

    Obviamente que se você não pegar livro algum também paga os R$ 19,90

    Mas atenha-se ao fato de que não é todo catálogo da Amazon que é unlimited (depende das editoras, dos autores, da Amazon, etc...). Se o livro for classificado como unlimited vai ter escrito no anúncio, aí você pode pegar ele sem pagar extra (obviamente ele também pode ser comprado em definitivo, por fora do unlimited).

    Pra mim vale a pena muito por conta do câmbio se eu fosse comprar algum livro importado. Por exemplo, nesse mês já peguei esses:

    http://www.amazon.com.br/gp/product/B00ZPQ073O?redirect=true&ref_=s9_a l_bw_g351_ir03

    http://www.amazon.com.br/Location-Blairstown-Making-Friday-English-ebo ok/dp/B00WT2UURU/ref=sr_1_2?s=digital-text&ie=UTF8&qid=1454368429&sr=1 -2&keywords=friday+13th

    http://www.amazon.com.br/gp/product/B00BHLZDEY?redirect=true&ref_=s9_d cbhz_bw_g351_i2_sh


    Eles já pagaram o mês todo...

    Adler3x3
    Veterano
    # fev/16 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Makumbator
    Entendi em parte.
    E parece vantajoso pelo meu perfil.
    Mas digamos que aderindo ao unlimited, eu faça download entre outros livros tipo romance que você só lê uma vez, eu adquira livros técnicos como você exemplificou, e eu quero que fique para sempre.
    Isto entra da contagem dos 10?
    Pelo que eu entendi no caso de você cancelar o plano unlimited você perde o direito de abrir o livro novamente, que no caso dos livros técnicos e o que a acontece na prática, você sempre vai buscar eventualmente e fazer alguma consulta.
    Entendi que quando você paga por um no método normal sempre vai poder acessar.
    Um dos que me interessou logo de cara é este "O Sol é para todos", que parece deve ser em português.
    É bom o livro?
    Provavelmente tudo indica que vou acabar assinando o pacote unlimited.
    E outra pergunta mais complicada, é possível exportar os livros para outro formato? acredito que não.
    Desculpe abusar da paciência do brother.

    makumbator
    Moderador
    # fev/16 · Editado por: makumbator
    · votar


    Adler3x3
    eu adquira livros técnicos como você exemplificou, e eu quero que fique para sempre.
    Isto entra da contagem dos 10?


    depende. Se você comprar o livro digital (por fora do Unlimited) ele fica seu pra sempre, mesmo que você saia do serviço Unlimited (pois não teria nenhuma relação com esse sistema). Mas aí obviamente você paga o valor normal do livro digital.

    Mas se você pegar o livro em questão através do unlimited aí ele entra na conta dos 10 que você pode manter no dispositivo (é óbvio que você pode manter um ou mais de um durante todo o tempo que assinar o serviço e ir mudando os outros).

    Nada impede você apagar um livro no unlimited e pegar ele depois novamente quantas vezes quiser se desejar consultar alguma coisa.

    Entendi que quando você paga por um no método normal sempre vai poder acessar.

    Sim. Os livros comprados normalmente (e os PDFs/docs/jpegs/etc... que você colocou manualmente) continuam no dispositivo sempre enquanto você quiser.

    .Pelo que eu entendi no caso de você cancelar o plano unlimited você perde o direito de abrir o livro novamente,

    Sim. Na verdade enquanto seu dispositivo não sincronizar pela internet você até consegue ler (afinal, ele não tem como saber que você cancelou o serviço enquanto não se comunicar com os servidores da Amazon). Mas assim que conectar na internet ele apaga o que for unlimited.

    Um dos que me interessou logo de cara é este "O Sol é para todos", que parece deve ser em português.
    É bom o livro?


    É em português. É um clássico da literatura americana (da Harper Lee).
    https://pt.wikipedia.org/wiki/To_Kill_a_Mockingbird

    E outra pergunta mais complicada, é possível exportar os livros para outro formato? acredito que não.

    Não. Tem bloqueio DRM que é regulado de acordo com o editor (ele pode por exemplo permitir a impressão de parte ou de todo o livro, por exemplo).

    Desculpe abusar da paciência do brother.

    Que nada! Pode perguntar mais se quiser.

    Adler3x3
    Veterano
    # fev/16
    · votar


    Makumbator
    Muito obrigado pelos seus posts, bem esclarecedores.

    Adler3x3
    Veterano
    # fev/16 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Para quem interessar:

    Encontrei este link que tem umas boas dicas para produzir e-books com áudio, imagens fixas e vídeos.

    http://ebooknews.com.br/dicar-criar-ebooks-simples-com-software-livre/

    Passos:
    01 Cria o projeto em html usando o Libre Office, salvando em xhtml, ou depois renomeando o formato .html para .xhtml (somente adicionando o x).
    02 Usando o programa Sigil, se faz os ajustes da formatação e dos parágrafos, criando os capítulos ou partes índices e tudo mais do livro, e pode adicionar o mp3 em cada capítulo ou parte que se deseja e salva no formato normal, assim como imagens.
    03- Usando o Colibri, abre-se o e-book e se exporta para os vários formatos que existem.

    Experimentei e funcionou bem, e o melhor de tudo só com ferramentas gratuitas, exportei para o formato do kindle e deu certo.
    Claro fiz um exemplo bem tosco só para testar (não para divulgar), até com coisas meio desconexas, mas valeu pois no livro dá para ler o texto, ver as imagens, escutar música.
    Tendo criatividade e capricho dá para fazer muita coisa boa.
    Claro a qualidade tem que ser de boa para cima, nada de textos com erros de ortografia e sons indecentes mal gravados/masterizados e de gosto duvidoso.

    O autor das dicas escreve sobre e-book simples, mas dá para sofisticar, basta ter imaginação.
    Não experimentei ainda os vídeos porque trabalha com outros formatos e aqui tenho que estudar mais a fundo, mas parece que é possível colocar vídeos também.

    Olha é um bom campo de trabalho para músicos, dá até para montar tutoriais e fazer até cursos de música, e quem sabe até se especializar em fazer músicas para livros, e por que não criar textos inspiradores e compor, e divulgar o seu e-book, quem for músico, e saber gravar um som decente no seu home studio, e meio poeta pode se dar bem.
    Obviamente o processo de distribuição depois é outra história.

    Adler3x3
    Veterano
    # abr/16
    · votar


    Up.
    Agora para continuar tenho que aprender a criar uma proteção DRM, qual software utilizar para fazer uma senha?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Livro virtual com Áudio e Imagens