Scarlett Solo + Direct Box

    Autor Mensagem
    Homem Palheta
    Veterano
    # jan/16


    Olá, galera! Tudo bem? A um tempo tenho uma Scarlett Solo e uso em minhas gravações caseiras dessa maneira:

    Guitarra > Scarlett > PC (Guitar Rig)
    > Fones
    > Monitores de áudio

    Nunca tive problemas, até trocar de guitarra rs. Tinha uma Seizi básica, captadores originais e singles. Ao trocar para uma Cort X6 começou a treta, o sinal clipa mesmo com o knob de ganho da interface quase zerado! O pior é que isso mata meu som e mesmo assim eu sinto um "tum" no fundo do som que evidencia o "clip"

    Ao pesquisar um pouco sobre Direct Box acabei percebendo que pode ser uma salvação pro meu caso. Podem me dar uma mão nessa dúvida?

    Pensei em pegar um Behringer DI20 e jogar um sinal balanceado pra interface, o preço é bacana e meu negócio é bem caseiro, nada profissional a princípio.

    Pensei certo???

    Ismah
    Veterano
    # jan/16
    · votar


    Está usando a entrada de linha?

    Homem Palheta
    Veterano
    # jan/16
    · votar


    Está usando a entrada de linha?

    No caso eu uso a entrada da interface, não ligo direto no PC.

    Ismah
    Veterano
    # jan/16 · Editado por: Ismah
    · votar


    Sim isso ficou óbvio.
    Há uma opção entre linha (low Z desbalanceado), instrumento (high Z) e microfone (low Z balanceado), nela se chama linha e instrumento, imagino que seja . Guitarra se usa no modo instrumento.

    Iversonfr
    Veterano
    # fev/16
    · votar


    Homem Palheta

    O que o Ismah quis dizer imagino eu, é que você não precisa de um DI pra ligar sua guita na interface, que já é feita pra isso. Provavelmente é apenas questão de ajustar aquele switch inst/line na sua interface de acordo com o manual na página 11, adequando o nível de entrada ao seu instrumento. Abs!

    Ismah
    Veterano
    # fev/16
    · votar


    Não exatamente, não lembro o nível de entrada da 2i2.

    Mas se ele for digamos, e baixa impedância, pode estar sim clipando com uma saída alta de captadores. O que se precisaria é a função PAD do DI, pra atenuar digamos para 0dBu, invés de +10dBu que é a saída da guitarra.

    Agora não sei se será a solução. Teorias.

    Homem Palheta
    Veterano
    # fev/16 · Editado por: Homem Palheta
    · votar


    Eu entendo, tanto que já utilizei de diversas formas. O problema é que mesmo cm a chave ligada em "instrumento" parece que não aguenta a alta saída dos captadores, fica feião. Por isso perguntei em relação ao DI, também n tenho ctz se vai resolver.

    E outra coisa, não é a 2i2, é a Solo. São equipamentos diferentes.

    makumbator
    Moderador
    # fev/16
    · votar


    Homem Palheta

    Eu uso a 18i8, não sei como é na 2i2, mas não tem o mesmo programa de configuração da interface? No meu posso reduzir ou aumentar o ganho em nível de software (apesar de ter também os controles físicos pra cada canal da própria interface). Resumindo, você não consegue configurar a entrada de sinal no software da interface? Não tem um corte de pad nos canais?

    Iversonfr
    Veterano
    # fev/16
    · votar


    Homem Palheta
    O problema é que mesmo cm a chave ligada em "instrumento" parece que não aguenta a alta saída dos captadores

    Aí complica hein. Pior que a primeira interface da Focusrite que o botão PAD aparece é a 2i4.

    Ele clipa no mixer control da focusrite mesmo com o ganho zerado? Muito estranho isso aí.

    Homem Palheta
    Veterano
    # fev/16
    · votar


    Iversonfr

    Exatamente! Isso não acontecia cm captadores single, agora com humbucker...

    makumbator

    Oxe... Agora vc me pegou, se acredita que eu NUNCA vi programa da interface? Ela tem um próprio? Se tiver eu bobiei demais...

    makumbator
    Moderador
    # fev/16
    · votar


    Homem Palheta

    Não sei se a 2i2 tem. Mas as superiores com certeza possuem.

    Homem Palheta
    Veterano
    # fev/16 · Editado por: Homem Palheta
    · votar


    Acabei de olhar aqui.. O único programa que a Scarlett Solo tem é um Plug-in que pode ser usado como VST, porém eu ja uso o Guitar Rig. Foda...

    Acho que vou tentar o DI, em último caso eu vendo ela e vejo o que eu faço.

    Ismah
    Veterano
    # fev/16 · Editado por: Ismah
    · votar


    makumbator

    Quem falou em 2i2 fui eu ele tem a Solo (mesma coisa, mas com um canal). E o caos reina hehe

    Homem Palheta

    Então, o DI vc vai comprar equipamento extra. Essa chave PAD existe porque falta padronização em níveis de entrada e saída.

    Para entender masi https://www.somaovivo.org/artigos/niveis-de-sinal-de-audio/

    O que fazer? Sim, um DI vai resolver (caso decida pela compra de um utilize os dados do texto linkado acima para casar o nível de saída do DI com o de entrada da placa), mas é andar em círculos: abaixar o sinal para erguer novamente no pré (e o timbre da guitarra é colorido pelo timbre do pré de microfone).

    Insisto que não é necessário, o problema não é nessas entradas.
    Segundo o fabricante a entrada P10, no modo instrument aceitam até +15dBu (4,35Vrms) muito além do que qualquer guitarra passiva fornece!

    Homem Palheta
    Veterano
    # fev/16
    · votar


    Ismah

    Entendo, até concordo com vc. O que me encanou foi que uma vez eu li este mesmo problema aqui no fórum, as scarletts de baixo custo clipavam no sinal entrada tanto "inst" quanto "line". Dai lembrei de um dos membros citar o DI para tentar resolver, só por isso mesmo. Qual conselho vc me da?

    Ismah
    Veterano
    # fev/16
    · votar


    Homem Palheta

    Descubra o nível de saída de seus captadores. Com isso em mãos, teste para ver se não é um problema na placa, que não está chaveando entre os canais. Abra a interface e olhe se não tem nenhum resistor solto ou estourado (suspeito que seja SMD, aí nem recomendo mexer).

    Se ainda não for isso. Monte um atenuador/PAD (link abaixo) para atenuar o sinal. É o mesmo que teria dentro de um DI, só que sem o transformador. e custa 5~10 reais e vai evitar de ter que passar pelo pré amp de mic.

    Esquema de atenuador/PAD.

    Homem Palheta
    Veterano
    # fev/16
    · votar


    Ismah

    Vlew, parceiro! Vou tentar tudo o que me aconselhou. Agradeço mesmo!

    Ismah
    Veterano
    # fev/16 · Editado por: Ismah
    · votar


    Aprofundei um pouco meus conhecimentos sobre o assunto, até por curiosidade. Aprendi umas coisas de ontem de manhã para cá...

    - Uma outra possibilidade é um pedal de volume entre o instrumento. O cabo entre o output e a saída devem ser o mais curto possível.

    - Num DI o trafo é apenas para gerar sinal balanceado. A atenuação sempre será por resistência. Seja antes ou depois.

    http://www.sonelec-musique.com/electronique_realisations_di_001.html


    - O treble bleed no pot de volume pode resolver também, mas há quem não goste. Ao que parece todas as guitarras de alto nível vem com isso de fábrica, se não forem re-edições ou do tipo clássicas.

    Mais um link falando de sinal balanceado.

    http://www.equitech.com/articles/origin.html

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Scarlett Solo + Direct Box