Controlador midi direto no notebook ou na interface?

    Autor Mensagem
    asdzinhos7
    Membro Novato
    # jan/16 · Editado por: asdzinhos7


    Pessoal, vou comprar um Novation impulse 61 e um Focusrite Scarlett Studio (2i2). Vou conectar o controlador direto no notebook via USB e a interface também, ao invés de conectar o controlador na interface por midi in/out, pois o scarlett 2i2 não possui conexões midi in/out. A minha dúvida é a seguinte:
    - A qualidade/latência é pior do jeito que eu vou fazer do que se eu tivesse uma interface 2i4 com conexões midi in/out pra conectar o controlador nela ao invés de ir direto no notebook?
    - Conectando o controlador direto no notebook faz com que o uso da interface seja dispensável ou ainda assim ela é utilizada da mesma forma quando o controlador ta conectado nela?

    marcelosz
    Membro Novato
    # jan/16
    · votar


    - A qualidade/latência é pior do jeito que eu vou fazer do que se eu tivesse uma interface 2i4 com conexões midi in/out pra conectar o controlador nela ao invés de ir direto no notebook?
    Não, absolutamente nenhum problema de qualidade quanto a isso. Tenho um controlador Novation também, e uma Focusrite 2i4. Mesmo assim ligo o controlador direto no computador via USB.
    - Conectando o controlador direto no notebook faz com que o uso da interface seja dispensável ou ainda assim ela é utilizada da mesma forma quando o controlador ta conectado nela?
    Veja, a interface Scarlet permitirá outras coisas, é um interface de áudio. No mínimo você irá usá-la para plugar um fone de ouvido ou monitor. Hoje em dia com as controladoras MIDI via USB, no entanto, a interface não é obrigatória se o objetivo é apenas usar uma controladora MIDI.

    Adler3x3
    Veterano
    # jan/16 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Olha eu entendo diferente.
    O que importa é a integração dos componentes, computador, interface de áudio e teclado controlador e softwares.
    Tanto o teclado controlador como a interface de áudio tem drives que devem estar corretamente instalados.
    De preferência deve estar habilitado o drive asio da interface de áudio.
    E assim conforme o software que se vai usar tem que também estar configurado.
    Em input tem que estar configurado o teclado controlador, assim como outras entradas como por exemplo do microfone;
    Em output tem que estar configurado a saída de áudio da interface com o drive asio fornecido pelo fabricante;

    Ligando somente direto o teclado controlador no notebook e usando a interface de áudio on-board pode ocorrer problemas de latência.

    Vai funcionar sim:
    Espere os equipamentos chegarem e leia os manuais, e instale os drives, e depois configure os softwares de produção musical que vai utilizar. (também leia os manuais)

    Daniel_tecladista15
    Membro Novato
    # jan/16
    · votar


    - Conectando o controlador direto no notebook faz com que o uso da interface seja dispensável ou ainda assim ela é utilizada da mesma forma quando o controlador ta conectado nela?

    Se você não usar a Focusrite, o processamento de áudio será realizado pela interface de som onboard do seu computador que é adequada para uso geral, mas não para usos mais específicos relacionados a música (produção, VSTi, etc...). Como o colega Adler3x3 citou, um dos problemas será a alta latência.

    Logo, mesmo conectando o controlador diretamente no computador, utilize a Focusrite configurada adequadamente.

    Iversonfr
    Veterano
    # jan/16
    · votar


    asdzinhos7

    Como todos disseram, a interface é muito importante sim pois creio que nenhuma placa onboard consegue rodar satisfatoriamente os vsts, vai ter problema de alto lag e até possivelmente travamentos. Também acho que a 2i4 vale mais a pena por ser pouca coisa mais cara se comparado com o que oferece a mais de opções.

    Erick.OUEdM
    Membro Novato
    # jan/17
    · votar


    Minha dúvida é bem parecida:

    Tendo que ligar o controlador direto no PC via USB, ao mesmo tempo que mantém a interface ligada no PC com mics e guitarra, não vou ter problemas para identificar o controlador no software pelo fato do driver da interface estar rodando?
    O ideal não seria dar um jeito de arrumar um cabo mini USB x MIDI in/out ? Ou realmente isso não faz diferençaW

    Ningen
    Veterano
    # jan/17 · Editado por: Ningen
    · votar


    Erick.OUEdM

    não vou ter problemas para identificar o controlador no software pelo fato do driver da interface estar rodando?

    Não.

    O ideal não seria dar um jeito de arrumar um cabo mini USB x MIDI in/out ?

    Nunca vi esse tipo de cabo... Somente MIDI -> USB.

    Contudo, imagino que seja interessante economizar uma porta USB, "SE" sua interface tiver portas MIDI. O meu controlador uso assim... Ligado na 44VSL e não via USB. Pra economizar processamento e energia. O áudio, por exemplo, se eu deixar o leitor de cartões e câmera ligados, é gravado cheio de estalos...

    Enfim... Faça o teste.

    andre_vicente
    Membro Novato
    # mar/18
    · votar


    asdzinhos7
    Pessoal, vou comprar um Novation impulse 61 e um Focusrite Scarlett Studio (2i2). Vou conectar o controlador direto no notebook via USB e a interface também, ao invés de conectar o controlador na interface por midi in/out, pois o scarlett 2i2 não possui conexões midi in/out

    Colega, você comprou o controlador e a interface de áudio? De que forma faz a ligação? Ligando o controlador diretamente no notebook e ligando a interface no note também, tem latência?

    marcelosz

    Não, absolutamente nenhum problema de qualidade quanto a isso. Tenho um controlador Novation também, e uma Focusrite 2i4. Mesmo assim ligo o controlador direto no computador via USB

    Marcelo, eu pergunto porque comprei um controlador M-Audio Keystation 61 II (que tem saídas MIDI e USB) e pretendo ligar no notebook pra usar com VST's. Pretendo comprar também uma interface de áudio Focusrite Scarlett. Se realmente não preciso ligar o controlador na interface pela porta MIDI, posso comprar a mais barata delas, que é a Scarlett Solo (que não tem MIDI)?

    Ou seja, a interface é apenas o hardware que irá processar o áudio, e o controlador não precisa estar ligado a ela? Ou há alguma vantagem em ligar o controlador na entrada MIDI da interface (e neste caso teria que comprar a Scarlett 2i4)?

    Procurei essas informações nos manuais do Keystation e da Scarlett e não encontrei nada sobre isso.

    danicarla
    Membro Novato
    # abr/18
    · votar


    Pessoal estou com um duvida referente a controlador midi.. Tenho uma placa de Som M-Audio M-track e uso o Reaper, Estou procurando um controlador pra usar vst e gravar baixo e instrumentos de precursão (Conga, Meia lua, cajon etc..)

    Por causa do baixo eu acredito que possa usar um controlador com poucas teclas.. mas pela parte da percussão acredito que ele precise ter pad.

    Ou será que se eu pegar um controlador bom sem o pad eu consigo gravar esses instrumentos de percussão?

    Estou em duvida entre um Axiom Air 25 e um Alesis Q49. .Tem algum outro que me recomendam?

    Adler3x3
    Veterano
    # abr/18
    · votar


    Bem só vou recomendar teclado com no mínimo 61 teclas.
    Abaixo disto tem muitas limitações, não vale a pena.

    ThiagoGuitar
    Veterano
    # mai/19
    · votar


    Galera, boa noite.. comprei uma Alesis DM6 que funciona como um controlador MIDI porém não consigo saber como usá-la junto com a M-Track que eu tenho. a DM6 possui uma saída USB (cabo igual de impressora) e todas as outras saídas são P2 (output, phone e mix in). Eu conectando a M-Track e a DM6 direto no notebook pra usar o Ezdrummer tem me gerado latencia. Eu coloco o input como sendo a DM6 e o output na M-track e a latencia é maior do que eu colocar o output no ASIO (porém o som só sai nos falantes do PC desta forma).

    A M-track tem entradas e saídas midi. Eu deveria usar um cabo P2 - Midi para plugar a DM6 direto na M-track e levar um USB só para o notebook? Assim minha bateria continuaria sendo reconhecida e diminuiria a latencia?

    makumbator
    Moderador
    # mai/19 · Editado por: makumbator
    · votar


    ThiagoGuitar
    Eu deveria usar um cabo P2 - Midi para plugar a DM6 direto na M-track e levar um USB só para o notebook?

    Infelizmente sua bateria não tem saída midi nativa (que seria o mais simples para a conexão).

    Ningen
    Veterano
    # mai/19
    · votar


    ThiagoGuitar

    Eu deveria usar um cabo P2 - Midi

    Isso não existe. O P2 da sua bateria sai áudio. MIDI contém dados.

    Mesmo se sua bateria tivesse uma saída MIDI, a latência seria virtualmente a mesma que ligando ela via USB (cabo de impressora).

    A latência está alta, ou porque as configurações estão ruins, ou porque seu computador é ruim. Simples assim.

    fernando tecladista
    Veterano
    # mai/19
    · votar


    a comunicação midi será pela porta USB, você liga a bateria direto na porta USB do PC, então você usa a bateria como controlador

    a saida de audio você pode utilizar a M-track que fica como interface de "audio"

    midi é um protocolo que não usa audio, midi foi inventado lá pro inicio da década de 80, e os teclados daquela época conversavam entre si via midi e não havia latência

    então....
    a latência não é pela ligação midi
    a latência esta na capacidade de processamento do seu PC, do seu VST, de quanto seu VST usa do processador pra criar timbres, dos drivers que cuidam do audio,

    ThiagoGuitar
    Veterano
    # mai/19
    · votar


    makumbator
    Entendi.

    Ningen
    Pois é, como nunca usei cabo MIDI, não sabia as opções que existiam.

    fernando tecladista
    Dentro do Ezdrummer quando eu coloquei o output pro ASIO, não tinha notado que aparecem duas opções e uma delas é a M-Track, então selecionei essa saída e a latência caiu bastante (12ms) mas sei lá, achei que cairia mais. Meu processador é um i5, notebook tem 6GB de memória e HD de 1TB, acredito que eu não teria problema de configuração pra esse tipo de operação, eu acho.

    Ningen
    Veterano
    # mai/19
    · votar


    ThiagoGuitar

    Tenta mexer nas configurações do ASIO. Sample rate (provavelmente aumentar) e block size (provavelmente diminuir). Faça testes nesse sentido.

    ericklima
    Membro Novato
    # out/19
    · votar


    alguém sabe como configurar o akai mpk mini?

    JJJ
    Veterano
    # out/19
    · votar


    ericklima

    Acho que é "plug and play"... ligou na USB o computador reconhece. Daí coloca como input na DAW e corre pro abraço.

    Lelo Mig
    Membro
    # out/19
    · votar


    ericklima

    Se não der certo do jeito que o JJJ falou, no site da Akai você baixa o manual.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Controlador midi direto no notebook ou na interface?