::: Gravação, mixagem e masterização com equipamento barato | Guia/Dicas :::

Autor Mensagem
mvrasseli
Veterano
# dez/15 · Editado por: mvrasseli
· votar


Boa iniciativa. Só queria dar um reforço em certos pontos.

1 - Primeiro, acho que uma coisa pra deixar bem clara para o iniciante são os fundamentos teóricos por trás do áudio. Toda pessoa que trabalha nessa área tem que ter bem claro o caminho que o áudio faz desde a gravação até a saída de som para os falantes/fones, os caminhos digitais e analógicos que a informação sonora percorre. Também saber como os efeitos de áudio vão modificar o sinal de áudio, o que cada um deles faz. Enfim, não adianta partir para a ação se não se tem o conhecimento básico dos fundamentos.

2 - No segundo vídeo é mostrado um exemplo de masterização usando o Ozone, que está na faixa de uns U$ 499,00 hoje. Se o objetivo é masterizar com equipamentos baratos, acho que poderiam ser utilizadas ferramentas mais baratas ou freeware, e existe muitos plugins bons de graça. No meu blog escrevo sobre algum deles:

http://opentutoriais.blogspot.com.br/

mvrasseli
Veterano
# dez/15
· votar


Aqui um dos melhores materiais que já vi sobre masterização na internet, está em inglês:
http://www.acustica-audio.com/index.php?option=com_easyblog&view=entry &id=146&Itemid=92

megafritadormp
Membro
# jan/16
· votar


EDITADO PELO MODERADOR

Procure um classificados para fazer anúncios. Aqui é um fórum de debate.

Leia as regras:

http://forum.cifraclub.com.br/index.php?action=regras

bucksaramp
Membro Novato
# out/17
· votar


Boa tarde,

Quando estou usando o Guitar Rig (configurado conforme descrito no passo-a-passo deste tópico), o som restante do notebook para e apenas a guitarra funciona, tudo ok no caso de usar o Guitar Rig em modo stand-alone.

Como minha intenção é gravar a guitarra em cima de uma backing track, não estou conseguindo configurar o Reaper de modo que saia o som da guitarra e backing track ao mesmo tempo.

Tenho que gravar a guitarra e depois editar os 2 juntos? Não consigo configurar o Reaper de modo que saia o som dos 2 ao mesmo tempo?

Minha interface é uma Behringer Um2 e a ligação esta o seguinte: Guitarra na interface, Interface no notebook e CX de som no notebook.
Ou seja, Input ASIO4LL para guitarra + Output placa onboard do notebook.

Preciso que o Input fique Asio4All + notebook (guitarra + backing track) e o output sendo a placa onboar do notebook.

Alguem pode ajudar, por favor?

acabaramosnicks
Membro Novato
# out/17 · Editado por: acabaramosnicks
· votar


bucksaramp
O caminho pra usar o GR junto com o Reaper não é abrir o GR (tipo com o atalho da área de trabalho) e depois abrir o Reaper, se vc fizer isso, eles estarão rodando em paralelo.
O que vc precisa fazer é colocar a track da guitarra pra gravar, e aplicar à esta track o Fx (efeito) que será um VST (guitar rig), e ligar o monitoramento da track. Em outra track vai os outros instrumentos, backing track, etc... Não sei como fazer isso no Reaper porque uso outro DAW.
Outro método que pode funcionar: no guitar rig, no canto superior direito deve ter uns esquemas de "pre-deck" e "post-deck", algo do gênero... vc pode habilitá-los, carregar uma BT do Pre, colocar o Post pra gravar, e tocar por cima direto. Neste caso, o Reaper não seria usado, e vc pode usar a track gravada no GR (BT+sua guita) dentro do reaper depois, como uma pista só. Se vc quiser duas pistas, acredito que seja possível carregar a BT no Post e mandar gravar, vai gravar uma track somente da sua guita.

Wade
Membro Novato
# out/17
· votar


bucksaramp
Como o acabaramosnicks falou, se você estiver com o GR aberto em standalone fora do Reaper, não vai dar certo.

Caso já tenha aberto o GR dentro de uma track no Reaper, reforço:

No ASIO, tem que deixar ligado APENAS o imput da UM2. Em output APENAS a placa do notebook.

Lembre que no Reaper, na track que você inseriu o GR, voce tem que fazer duas coisas pra poder ouvir o som da guitarra: ligar essa track pra gravação e liberar ela pra monitoramento (esses dois passos tem lá no primeiro post).

Certifique-se se está fazendo isso.

Pode postar um print de como fica o seu ASIO com o Reaper aberto?

teteco
Membro Novato
# out/17
· votar


galera, tenho o studio one da presonus mas não sei operar nada. alguem pode indicar um manual em portugues ou algum tutorial facil de iniciar?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a ::: Gravação, mixagem e masterização com equipamento barato | Guia/Dicas :::