Vale a pena particionar o HD pra áudio?

    Autor Mensagem
    JeffZappa
    Membro Novato
    # out/15


    Explico: Em breve formatarei o meu PC e estava pensando o seguinte... Sempre usei uma partição só com tudo, D.A.W.s, plugins, uso da internet, edição de fotos e videos, etc. Mas como vou formatar agora depois de um bom tempo, surgiu essa questão. Será que não vale a pena eu fazer 2 partições e em uma delas fazer o uso exclusivamente pra gravação e edição de áudio? Sem internet, nada. Só D.A.W.s e vsts. Fiquei pensando se com isso o desempenho pode ser otimizado. Acham que sim, ou não faz diferença? Valeu!

    Wuju Wu Yi
    Membro Novato
    # out/15
    · votar


    em teoria é melhor porque ai o HD acessa a informação mais rapidamente, sem ter que fazer uma leitura muito grande.

    na pratica não sei se tem ganho notavel. acho que ganho notavel mesmo você tem comprando processador e ram melhor.

    makumbator
    Moderador
    # out/15
    · votar


    JeffZappa

    Não sei se a diferença será realmente grande. O que faz diferença notável no desempenho (em termos de HD, é claro) é o uso de discos de estado sólido. Isso sim faz uma diferença visível em programas que precisam acessar muito o disco (como samplers virtuais) e no próprio sistema operacional.

    Adler3x3
    Veterano
    # out/15 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    JeffZappa

    Bem esta questão do desempenho para áudio é complicada.
    Existem diversos tutoriais a respeito, com dezenas de dicas para melhorar o desempenho, mas a maioria delas tem pouco efeito real.
    Tem que tomar cuidado e saber exatamente o que esta fazendo.
    Fazer alterações que impliquem num tipo de overclock do processador no geral não são bem vindos, como também outros ajustes que afetem o controle da temperatura do processador.
    O que funciona e ajuda é deixar o desktop do computador sempre com poucos icones e imagens, e também simplificar o uso do gerenciamento de imagens.
    No windows tem muitos serviços e processos que ficam ativos e roubam os recursos do computador, assim tem que dar uma olhada no gerenciador de tarefas do windows e verificar o que esta ativo, e só desabilitar aquilo que não é essencial, e repito tem que saber o que esta fazendo.
    Se você verificar a lista do que esta ativo vai se surpreender com a quantidade de programas inúteis que se instalam no seu computador.
    Não é fácil o próprio sistema operacional instala uma porção de abobrinhas que não usamos.
    E cada vez que você instala um novo programa, corre o risco de instalar outros, o próprio java faz isto e instala outras abobrinhas.
    E o Windows em todas suas versões tem muitos bugs aqui, principalmente do SVhost, e as vezes é recomendável deixar a atualização automática do windows desabilitada, pois o SVhost pode ter um comportamento de roubar memória ram, e claro de tempo em tempo ativar só para checar e atualizar o que é importante no sistema, mas logo em seguida desativar.
    Depois de certo tempo de uso do computador, digamos umas duas ou três horas, pode ser interessante reiniciar, pois o windows tem muitos problemas de despejos de memória, e assim cada vez que reinicia limpa tudo.
    Os programas e recursos do windows destinados a recuperação do sistema em geral são ineficientes e roubam muitos recursos da máquina, assim tem que ter cópia de segurança e desativar e ter backup para poder recuperar o sistema quando necessário. (mas repito tem que saber o que esta fazendo).

    Pontos de atenção:

    - particionar o hd
    tem vantagem na hora de desfragmentar o disco, pois o hd particionado fica menor, e em teoria localiza mais rápido os arquivos, e os arquivos de áudio desfragmentados resultam num melhor desempenho;
    É bom até certo ponto, você pode ter duas partições, digamos a "C" e a "D".
    Mas vai acontecer que muitos Vsts e Programas de Áudio, insistem em se instalar no C, mesmo que você instale no D, sempre tem arquivos que são inseridos em várias pastas (fica pulverizado várias em várias pastas) do C e no D e aí fica uma confusão danada, e é complicado localizar alguns arquivos, pois o Windows e os desenvolvedores criam pastas de controle para evitar a pirataria, e fica difícil desinstalar um programa por completo, e até muitas vezes para localizar alguns detalhes de instrumentos e presets.

    - Internet
    independe do particionamento do disco, se quando for se dedicar somente a produção musical, se desligar a internet melhora o desempenho, é uma questão de disciplina, pois o que mais nos rouba tempo é a internet que nos deixa dispersivos.
    - antivírus
    se quando for se dedicar somente a produção musical desligar o antivírus melhora sensivelmente o desempenho; mas não pode estar conectado na internet, pois o risco de contaminação é grande;
    E desta forma sem internet e sem antívirus de tempos em tempos tem que fazer uma varredura completa nas pastas de áudio e programas, pois se tiver algum vírus escondido aí pode te gerar sérios problemas.
    Se ficar ligado na internet e sem antivírus, bastam alguns segundos para ser contaminado, pois o windows é inseguro por natureza., mesmo não usando navegador da internet o risco de se contaminar é grande.
    - o ideal é ter o sistema operacional e os arquivos e programas de áudio num disco sólido, isto aumenta consideravelmente o desempenho.
    E o que mais propícia melhora no desempenho.
    o problema é que estes discos custam muito caro, mas não necessitam de desfragmentação que é outra vantagem.
    E como são muito caros e o preço varia de acordo com o tamanho, na prática o que ocorre é que vai faltar espaço para tudo de áudio que normalmente você tem., mas se gerenciar bem priorizando os programas e arquivos de áudio que vai utilizar o ganho de desempenho é garantido.
    Tem que fazer uma instalação tanto do sistema operacional como dos aplicativos e arquivos de áudio bem seletiva, para poder sobrar espaço.
    E de tempos em tempos tem que atualizar conforme a necessidade dos seus projetos, assim aquele VSTi que era necessário para o projeto "A", pode não ser necessário para o projeto "B", que pode necessitar de outro VSTi, e como sabemos tem VSTs que consomem muitos gigabytes.
    E ficar copiando e deletando arquivos no disco sólido a toda hora, também não é muito recomendado, pois pode diminuir a vida útil do mesmo.
    - No geral quanto melhor o processador e quanto mais memória ram melhor é o desempenho.
    - Cada DAW ou programa pode ter configurações que melhorem o desempenho; utilize sempre a última versão dos drives.
    - Evite deixar muitos programas abertos ao mesmo tempo, só abra a DAW, e se for fazer algumas edições que seja necessárias em outro software, abra este programa, mas ao terminar os seus ajustes feche, e mantenha em aberto somente a DAW.
    O Windows não é um sistema operacional bom na questão multi tarefa, neste ponto deixa muito a desejar, muitas vezes um pequeno programa aberto compromete todo o desempenho.
    E o sistema de arquivos do windows é muito ruim, tende a corromper os dados.

    JeffZappa
    Membro Novato
    # out/15
    · votar


    Pô, pessoal, muito obrigado pela ajuda! Sobre VSTi's, não são o meu foco AGORA, apesar de ser algo que pretendo trabalhar mais tarde. O que mexo em termos de áudio é, no geral, o uso da D.A.W para gravar e vst's para processar, mixar, etc. Em relação à melhora de hardware, a formatação vem justamente daí. Meu computador atual não está aguentando o tipo de trabalho que venho fazendo agora e senti a necessidade de um upgrade, incluindo troca de placa mãe, processador, memória, etc, o que consequentemente me leva a uma formatação. Sendo assim, tive essa dúvida sobre como era melhor dividir o disco e se isso faria uma real diferença. Então, no meu caso, o "desempenho" que gostaria é que não houvesse problema nenhum na hora de fazer o que tenho feito agora, ou seja, abrir muitos plugins em cada track da D.A.W., esse tipo de coisa. Ou seja, um processo de gravação / mixagem que não me desse dor de cabeça por causa do PC. Nesse meu caso, em específico, faz uma real diferença particionar e usar uma parte só pra isso, ou não? De qualquer forma, já aprendi muito nesse tópico hahaha

    Adler3x3
    Veterano
    # out/15
    · votar


    JeffZappa

    Bem somente a questão da partição não resolve o problema do áudio, pois o ganho relativo vai ser mínimo.
    Mas para copiar um hd inteiro ou um particionado pode existir uma certa vantagem em particionar.
    Tem muita gente que gosta e prefere deixar um hd só para o áudio.
    E particionando ou não o hd sempre temos que ter um bom backup externo.

    Ismah
    Veterano
    # out/15
    · votar


    Particionar sempre. Eu só preciso do meu sexto HD de 1TB pra formatar o note (to enrolando a quase 2 anos já), e então particionar em algumas partes:

    - SO
    - Internet
    - Áudio/Música
    - Art Workstation (criação de artes gráficas)

    JJJ
    Veterano
    # out/15
    · votar


    Antigamente era interessante. Hoje em dia, se o computador for "atual", isso é cada vez menos necessário.

    Wade
    Membro Novato
    # out/15
    · votar


    Muito mais (muito mesmo) útil e eficiente que particionar HD é trocar por SSD. Aí sim se tem um ganho notável.

    Ismah
    Veterano
    # out/15
    · votar


    JJJ

    Não não e não rsrsrs
    Ainda é vital pela segurança do sistema. #Conservador

    Wade

    Nem sempre. Precisaria vender tudo que tenho em equipamento, para poder adquirir um SSD de 6TB, e... um processador equivalente!

    Wade
    Membro Novato
    # out/15
    · votar


    Mais útil e eficiente é. Mas é mais caro. Esqueci de mencionar esse detalhe.

    Iversonfr
    Veterano
    # out/15
    · votar


    JJJ
    Antigamente era interessante. Hoje em dia, se o computador for "atual", isso é cada vez menos necessário.

    Jamais! Computador particionado é indispensável. OS em um e arquivos, gravações e todo o resto na outra partição. Facilita demais a manutenção.

    JeffZappa

    Uma opção boa é comprar um SSD de 120gb que não está muito caro hoje em dia e usar para instalar o OS, softwares e VSTi que você precisa, aí mantem o hd normal como um pen drive gigante para guardar tudo, projetos finalizados, etc. To pra fazer isso mas nunca $obra tempo.

    Wade
    Membro Novato
    # out/15
    · votar


    Única partição que faço e que me é útil é OS em uma e arquivos pessoais em outra. Só.

    As vezes, dá problema no PC e é no sistema. Dessa forma, formato apenas a do OS e meus arquivos estão salvos, caso não tenha feito backup.

    Lelo Mig
    Membro
    # out/15 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    JeffZappa

    Não sou expert em informática. Sou usuário, um grau acima de Noob... algo entre "completo idiota" e "idiota que se acha entendido".

    Consultei alguns amigos que realmente entendem, não no sentido "fuçador", mas que operam, trabalham em empresas ou consultorias e fazem isso profissionalmente.

    Após 200 mil argumentos técnicos que ninguém entende porra nenhuma, só os Nerds, pude resumir uma "essência" básica importante.

    - Quanto "menor" o HD (desde que suficiente para rodar todos os programas com folga) melhor, mais rápido e mais seguro.
    - Arquivos (coisas a serem arquivadas) o ideal é guardar em HD externos.
    - Todo programa que trabalhar direto com o Sistema Operacional, quanto mais "perto dele morar" melhor a relação.

    Ou seja, ter um HD, Pequeno e Rápido, com Sistema Operacional e os programas todos instalados na mesma rua, por exemplo, C:.

    O resto, que na maioria das vezes é 90% lixo, armazene tudo em HD externo.

    Muito melhor um HD de 250 Gb, só com softs e S.O, e HDs externos para bibliotecas de VSTs, Soundfontes, VSTIs, e etc, do que um HD de um Tera cheio de lixo que nem se lembra que esta lá.

    O micro, em base, são pastas num arquivo, lembra? Então "organização" vale muito mais do que "tamanho"... A resposta "velocidade" é relativa ao tempo do sistema encontrar e usar o que precisa. Quanto mais próximo e com endereço "simples", mais rápido ele vai e volta.

    Abraço!

    marcelosz
    Membro Novato
    # out/15
    · votar


    Particionar o HD ajuda muito pouco em termos de ganho de performance. Teria alguma melhoria talvez se considerarmos a questão da fragmentação, mas hoje em dia (NTFS em diante) o ganho é mínimo. Eu particionaria apenas por uma questão de organização mesmo, facilidade de backup etc.

    Sem dúvida alguma o que faria melhorar seria um segundo HD, principalmente se fosse um SSD. Nesse caso colocaria em primeiro lugar os projetos de DAW (com os tracks e áudios das gravações) nele, em segundo lugar os VSTs (tendo em vista que boa parte dos samples dos VSTs são carregados uma vez só, quando se abre o projeto na DAW).

    Do ponto de vista de melhoria da performance do Windows como um todo, nada melhor que uma formatação. E isso SEMPRE será assim, já que a Microsoft optou por uma **nhaca** chamada Registry no seu projeto desde o Windows 95... Logo, quanto mais "velha" a instalação do Windows, mais pesada fica a Registry, o que impacta na performance do SO como um todo.

    RafaelBernatto
    Veterano
    # out/15
    · votar


    Particione.

    Ismah
    Veterano
    # out/15
    · votar


    Já ouviu falar em Glary Utilities ? CCleaner? Limpeza de registro?

    Ismah
    Veterano
    # out/15
    · votar


    Lelo Mig
    HDs externos para bibliotecas de VSTs, Soundfontes, VSTIs, e etc, do que um HD de um Tera cheio de lixo que nem se lembra que esta lá.

    Um problema disso é tráfego de dados. A maioria dos HD's e SSD's externos, conversam via USB 2.0 e/ou 3.0, que para alguns casos limita a coisa.

    marcelosz
    Membro Novato
    # out/15
    · votar


    Lelo Mig
    Vou fazer algumas observações rápidas (só porque trabalho com TI, sem querer ser chato tá... kkk):
    - Quanto "menor" o HD (desde que suficiente para rodar todos os programas com folga) melhor, mais rápido e mais seguro.
    - A diferença entre um HD de 512GB para 1TB, por exemplo, sendo ambos da mesma "família/tecnologia", em termos de performance / segurança é mínima. E se o fator "segurança" estiver relacionado a perda de dados, única coisa que pesa contra é o fato de um HD maior a perda provavelmente ser maior quando uma falha acontecer... Mas pra isso existe backup né? :-)
    - Arquivos (coisas a serem arquivadas) o ideal é guardar em HD externos.
    - O ideal mesmo é ter backup. Não influi praticamente nada deixá-los junto com o SO. Denovo, é só uma questão de organização.
    - Todo programa que trabalhar direto com o Sistema Operacional, quanto mais "perto dele morar" melhor a relação.
    - Não é por aí não. Imaginando que os arquivos que são os mais acessados estejam numa mídia mais rápida que a do SO, é muito melhor assim do que estar no mesmo HD.

    Wade
    Membro Novato
    # out/15
    · votar


    Mas o HD externo seria apenas para servir de cama para os arquivos. Os programas e os seus arquivos (incluindo os VSTs) ficariam no disco principal para serem carregados por este.

    Por exemplo, se fulano tem 500Gb de músicas e fotos em um HD de 1TB,onde sistema e programas ocupam apenas 200GB, é preferível que se use um HD de 250GB no pc para sistema e programas e um HD externo pra colocar esses 500Gb de "lixo". Sendo assim, a leitura do HD menor será bem mais rápida.

    Wade
    Membro Novato
    # out/15
    · votar


    A diferença entre um HD de 512GB para 1TB, por exemplo, sendo ambos da mesma "família/tecnologia", em termos de performance / segurança é mínima.

    Ah, então caiu por terra hahaha.

    marcelosz
    Membro Novato
    # out/15
    · votar


    Ismah
    Já ouviu falar em Glary Utilities ? CCleaner? Limpeza de registro?
    Sim. Mas não chegam a ser tão bons quanto uma instalação nova do Windows.

    Um problema disso é tráfego de dados. A maioria dos HD's e SSD's externos, conversam via USB 2.0 e/ou 3.0, que para alguns casos limita a coisa.

    SSD externo (que precisa passar pelo barramento USB) não compensa. Tem que ser interno, usar o SATA direto.

    Ismah
    Veterano
    # out/15
    · votar


    Wade
    Mas o HD externo seria apenas para servir de cama para os arquivos.

    Vc é guitarrista né? Eu sou tecladista de berço, se resolver montar meu controlador e brincar um pouco a coisa fica doida, porque são arquivos enormes carregando e descarregando na memória. Hoje processamento já não é mais limite, mas a conexão USB é.

    Ismah
    Veterano
    # out/15
    · votar


    marcelosz

    Sim. Mas não chegam a ser tão bons quanto uma instalação nova do Windows.

    Isso é preciosismo. O que não dá é para deixar ficar macerando os arquivos, eu limpo TODO o note, segundas feiras, depois de ler minhas revistas.

    Lelo Mig
    Membro
    # out/15 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Ismah

    "para alguns casos limita a coisa...."

    Cara, acredite, existe uma paranóia de "milisegundos" nessa geração, que para grande maioria dos usuários comuns não faz diferença alguma.

    Exemplo: Eu possuo uma biblioteca imensa de Soundfonts de alta qualidade, enorme e pesadissíma. Ficam num HD externo, de 500 Gb e consomem quase ele todo.

    Após equalizar/mixar/masterizar/gravar/etcar... O que estará gravado é apenas o "som"... não há necessidade alguma deste sound font estar dentro do meu micro. E se for mexer (ele vai "chiar que o soundfont não foi encontrado") e basta plugar o HD, caso já não esteja.

    Garanto que a diferença de tempo entre processar isso do "vizinho do sistema" ou da cidade ao lado "HD externo" só seria relevante a um paranóico stressado.

    Relaxem galera..... se levar uns 5 minutos a mais para "renderizar" algo, vão até o quintal, tomem uma gelada ou vejam umas mulheres peladas na net enquanto processa.

    Cambada de stressados!

    Wade
    Membro Novato
    # out/15
    · votar


    Ismah
    Mas não importa quão grande são os arquivos que você carrega/descarrega. É uma questão de relação.

    Sempre vai ter uma porrada de arquivos pessoais (fotos, músicas, vídeos...) que estão no HD ocupando espaço sem necessidade. Estes arquivos poderiam estar em um HD externo, possibilitando que o HD principal fosse reduzido no tamanho que esses arquivos ocupavam, acelerando assim a leitura do que importa.

    JJJ
    Veterano
    # out/15
    · votar


    Ismah
    Ainda é vital pela segurança do sistema.

    Segurança é backup. E em outro local físico (ou nas "nuvens"). Essa é a única segurança que existe. Pelo menos até o Sol jogar uma bela duma descarga coronal from hell que queimará tudo que é eletrônico e nos jogará numa nova idade média :P

    Iversonfr
    Jamais! Computador particionado é indispensável. OS em um e arquivos, gravações e todo o resto na outra partição. Facilita demais a manutenção.

    É útil, concordo. Mas não é mais indispensável tecnicamente.

    Lelo Mig
    Cambada de stressados!

    Pois é. Antigamente quando as placas de som eram a manivela e os HDs se contavam em MB, isso tudo era uma preocupação realmente válida e necessária. Hoje não é mais. Tá tudo ultra rápido pra cacete. Eu separava tudo (até a máquina inteira só pra som, isolada do mundo!). Hoje tá tudo junto: game, internet, anti-virus, áudio... sem lags, sem gaps... e nem é nada do outro mundo, mas é atual, tanto em hardware, como em software.

    makumbator
    Moderador
    # out/15
    · votar


    Lelo Mig

    Não Lelo, com samplers virtuais realmente pesados fica inviável usar um HD externo comum em USB (principalmente 2.0) para manter biblioteca de sons instalada. Fica lento e pode até travar a DAW ao se tentar abrir várias instâncias dele.

    Tenho um template no Cubase que abre duas janelas do vienna ensemble (cada um com 24 canais de samplers pesados ligados no sistema de reverb da Vienna que também é pesado). Só esse projeto excede o tráfego de dados de usb 2.0, pois quando coloco pra tocar o sistema fica consultando o disco para extrair os samplers. Não daria para trabalhar/editar/escutar nada, pois fica cortando o som até travar.

    Lelo Mig
    Membro
    # out/15
    · votar


    makumbator

    Cara... tu é exceção... faz uso de uma porrada de recursos, usa orquestras pesadíssimas como a Vienna, têm um andróide do Simon Rattle e uma A.I do Karajan.

    A maioria aqui grava guitarra num G Link em cima de BT do Youtóba ou mp3 no Guitar Rig.

    Não precisa de grandes coisas não, até no celular dá prá fazer isso hj.

    Neguinho viaja.......kkkkk

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Vale a pena particionar o HD pra áudio?