Ezdrummer 2 , quanto mais BUS melhor?

Autor Mensagem
Multivozes
Membro Novato
# out/15


Fiz uma gravação recente e percebi que a bateria ficou muito fraca, quase invisível, minha dúvida, após distribuir as peças por canal individuais devo?

Deixar estes canais na mix em mono ou estéreo?
Criar canais de bus e jogar o som direto para o out?
criar canais de bus e jogar a saida dele para o sound round?

Estou usando o Sonar 8

JJJ
Veterano
# out/15
· votar


Acho que não tem muito a ver.

O fato de você separar as peças em tracks vai te dar mais flexibilidade, controle, etc... mas a parte da bateria, como um todo, ter ficado "muito fraca" pode ter acontecido por questão de volume geral ou compressão insuficiente/inexistente. Ou ainda uma má distribuição na mixagem, em relação aos demais instrumentos, tanto em volume quanto em pan e profundidade.

O que eu geralmente faço com relação à bateria (seja qual for), caso seja separada em tracks, é juntar num bus (estéreo, claro), meter uma compressão adequada de "drum bus" e depois jogar pra master.

Esse "sound round' aí eu não sei o que é.

RafaelBernatto
Veterano
# out/15 · Editado por: RafaelBernatto
· votar


Concordo com o JJJ...

Contudo eu, particularmente, esqueceria bus e voltaria pros presets...

Veja: minha dúvida, após distribuir as peças por canal individuais devo?
Equalizar, comprimir, ambientar... fazer o que você achar que deve fazer... O "som alvo" está na sua cabeça... (fazer tudo que o o cara que montou o preset fez...)

Depois de um tempo percebi que o melhor que a pessoa faz no início de seu aprendizado é "manter simples"... O mais simples possível.. Quanto menos botões melhor.... Só depois, quando sentir real necessidade.... Quando souber exatamente o que você quer... Subir de nível.. Plugins mais complexos.. Bus, sidechains e etc...

A ideia é que você entenda as funções de cada processo (efeito) antes de se aventurar por esses lados... Amadureça seu ouvido... Depois disso você virá aqui com perguntas mais construtivas.. como: "Como conseguir mais corpo no kick sem pele de resposta sem perder o punch" ou algo do gênero rsrs...

Porque quando você largar dos presets o fará porque quer algo em específico... E este é o alvo... (não melhor ou pior)

Wade
Membro Novato
# out/15
· votar


Mixo a bateria sem bus de compressão e sempre achei bom fazer assim. Tentei mixar com bus, mas não me senti muito confortável. Pode ser questão de costume, vou tentar mais.

Mas o que quero dizer é que, mesmo não usando (jogando cada peça direto pra master) dá pra fazer ela ficar com corpo. Pode comprimir cada parte de forma diferente e adequada àquela parte, ir testando.

Uma dica simples que dou é: abandone o EzDrummer. É bom pra iniciar, mas acho ele bem inferior ao Addictive Drums e Superior Drummer.

RafaelBernatto
Veterano
# out/15 · Editado por: RafaelBernatto
· votar


Wade

Uma dica simples que dou é: abandone o EzDrummer. É bom pra iniciar, mas acho ele bem inferior ao Addictive Drums e Superior Drummer.


Vou ter que discordar Wade... Sim os dois últimos são superiores mas eu ainda acho que ele deve ficar no EZ até sentir a real necessidade de algo mais... Porque senão irão surgir dúvidas também quanto a distorção, envelope, pitch e etc...

IMO isso só trará mais dúvidas...

Continuo batendo na tecla que no momento menos é mais...

Wade
Membro Novato
# out/15
· votar


RafaelBernatto
É que ele tá com problema no "peso" da bateria. Quando troquei pro Addictive, já senti uma diferença enorme por si só. As peças, mesmo em presets prontos, já são bem mais encorpadas que as do Ez, que é bem 'seco' por natureza.

RafaelBernatto
Veterano
# out/15
· votar


Wade

Hummm.. Entendi... Realmente.. Tanto o meu ADD2 quanto o 1 tem presets "matadores".. (Y)

Calime
Veterano
# out/15
· votar


Marcando.

Multivozes
Membro Novato
# out/15 · Editado por: Multivozes
· votar


Prezados, obrigado pelos comentarios.

Wade

Uma dica simples que dou é: abandone o EzDrummer. É bom pra iniciar, mas acho ele bem inferior ao Addictive Drums e Superior Drummer.


Amigo eu usava o BFD2 que considero muito superior ao ezdrummer, porem o BFD2 não roda no meu notebook,(trava muito) voltei a usar o ez por ser mais leve e único que não trava minha maquina, no momento estou usando o ezdrummer 2 porem ele tem o mesmo problema do ez 1, como separar os pratos por canal? todos os pratos e o chimbal saem do mesmo canal na mix do ezdrummer 2, ou seja se eu colocar volume neste canal para upar o pratos o som do chimbal aumenta também. Alguém me ajude como resolver isso.

marcelosz
Membro Novato
# out/15
· votar


Multivozes
Não estou com acesso ao ezDrummer agora, mas até onde sei os pratos saem no canal OH (overhead). O chimbal sai no HH (hi-hat), apesar de poder ocorrer um pouco de vazamento ("bleed") para o OH, mas coisa pouca.

Na pior das hipóteses podes deixar uma track MIDI do seu DAW só para os pratos, E outra para o resto. Dá um pouco mais de trabalho e pode gastar mais CPU (duas instancias do VST rodando) mas funciona.

Wade
Membro Novato
# out/15
· votar


Como o marcelosz disse, os pratos saem no overhead e o chimbal no hi-hat. Só separar no mixer do EZ pra cada um ir pra uma track diferente.

No overhead, tem a opção de desligar o vazamento das outras peças e pegar só os pratos. Fica mais artificial, mas em alguns casos é uma mão na roda, já que usaríamos gate mesmo.

Multivozes
Membro Novato
# out/15
· votar


marcelosz
Membro Novato

Wade
Membro Novato


Valeu pela dica rapaziada, vou tentar isso ai que vocês falaram

entamoeba
Membro Novato
# out/15
· votar


marcelosz
O chimbal sai no HH (hi-hat), apesar de poder ocorrer um pouco de vazamento ("bleed") para o OH

Oxi! Vazamento em um plugin que usa samplers? Que coisa surreal! Os caras levam a sério a emulação da realidade, até adotaram "problemas" inerentes a gravação de uma bateria acústica!

makumbator
Moderador
# out/15
· votar


entamoeba
Oxi! Vazamento em um plugin que usa samplers? Que coisa surreal! Os caras levam a sério a emulação da realidade, até adotaram "problemas" inerentes a gravação de uma bateria acústica!

Mas é claro que tem vazamento. Todo bom plugin de bateria tem isso. Senão fica artificial demais.

Ismah
Veterano
# out/15
· votar


Multivozes
se eu colocar volume neste canal para upar o pratos o som do chimbal aumenta também. Alguém me ajude como resolver isso.

Se chama dinâmica meu caro amigo! Edite o MIDI para que quando atacar o prato X bata com força diferente de quando ataca prato Y.

Wade
já que usaríamos gate mesmo

Gate no OH? O.o

Wade
Membro Novato
# out/15
· votar


Ismah
Gate no OH? O.o

Em algumas situações específicas quero apenas os pratos no OH e o mínimo possível do restante da bateria. Se for gravação acústica, uso gate. Se for plugin, desligo o vazamento.

Ismah
Veterano
# out/15
· votar


Não é comum isso rs

Wade
Membro Novato
# out/15
· votar


Muita coisa não foi comum no passado e hoje é. Não há regras. O que importa no final das contas é chegar ao fim, não importam os meios.

Wade
Membro Novato
# out/15
· votar


Não é comum isso rs

Em algumas situações específicas

Multivozes
Membro Novato
# out/15
· votar


Resolvi o problema do vazamento do áudio do chimbal pelo overhead, no ez2 tem opção de reduzir ou aumentar o volume de cada peça na própria peça antes de ir para a mix do ez2, então reduzi o volume do chimbal no próprio chimbal e posteriormente aumentei o volume dele no canal isolado do sonar.

entamoeba
Membro Novato
# out/15
· votar


makumbator
Mas é claro que tem vazamento. Todo bom plugin de bateria tem isso. Senão fica artificial demais.

Para mim, não faz muito sentido. Mas se existe, deve ter sua razão de ser, né? Faz tempo que uso o plugin nativo do Sonar X1. Acho que nele não tem disso.

marcelosz
Membro Novato
# out/15
· votar


Multivozes
Putz, verdade... tinha me esquecido disso. Dá pra regular o volume e até a afinação. Bem lembrado!

JJJ
Veterano
# out/15 · Editado por: JJJ
· votar


Às vezes tem "overheads" ou "room" ou ambos, dependendo do plugin, mas "vazamento" (leak?) da peça "x" para o mic da peça "y"? Algum plugin tem isso? Vai ser realista assim na casa do carvalho... kkkkkkkk

marcelosz
Membro Novato
# out/15
· votar


JJJ
Sim, o Superior Drummer tem até como vc controlar o nível de vazamento ("bleed" ).
EzDrummer também tem em alguns kits. O Drummer do Logic Pro X também. Só que é aquele negócio: haja HD pra baixar e usar os kits com bleed.

Vai ser realista assim na casa do carvalho...
kkkkk.. né? Sinceramente hoje em dia esses plugins não ficam atrás de bateristas / baterias reais não. O segredo está no caboclo que programa o MIDI... :-)

JJJ
Veterano
# out/15 · Editado por: JJJ
· votar


marcelosz

Ah sim, "bleed" e não "leak"! kkkkkkkkk

Mas podia ser, né? hehehe

É, o SD e o do Logic eu nunca usei, por isso não conhecia. Mas, ainda insistindo no tema, acho que, se você quer um pouco do som "vazado", um "room" já quebra o galho, o controle sobre cada peça me parece exagero, mas... cada um com sua opinião...

O problema da "realidade" na bateria é que ela só fica realmente legal se a programação for muito boa (depende "do caboclo que programa o MIDI" como você disse aí). Senão é melhor deixar no basicão mesmo!

Wade
Membro Novato
# out/15
· votar


Aproveitando, qual é melhor, Superior Drummer ou Addictive Drums?

RafaelBernatto
Veterano
# out/15
· votar


Wade

Acho que discutir isso é como querer saber qual a melhor DAW...
Cada uma com suas particularidades.. seus prós e contras.. Suas melhores aplicações...

Bom mesmo é ter todos eles.. Todas as possibilidades, timbres, efeitos.. Superior, Addictive, BFD, Slate, NI e por aí vai...

Wade
Membro Novato
# out/15
· votar


RafaelBernatto
Certo. Mas digo em relação a fidelidade, qualidade dos samples...

Por exemplo, eu posso afirmar, e creio que é quase um consenso geral, que um Addictive ou Superior é 'melhor' que o EzDrummer. Daí minha dúvida. Qual seria mais 'profissional' entre o Addictive e o Superior. Ou algum outro que seja ainda 'melhor'. Digamos que em uma comparação equivalente.

makumbator
Moderador
# out/15
· votar


Wade

Apesar do superior já ter um bom tempo no mercado (e pode ser visto como envelhecido, por alguns) ainda o considero superior (trocadilho!!!) que boa parte dos demais.

Mas não é uma diferença do dia pra noite, e varia muito em termos do estilo de bateria que se quer, gênero musical, etc...

Tenho o Ezdrummer 2, AD 1 e 2 (com quase todas as expansões), alguns pacotes de bateria da Native instruments , uma versão menor do Slate drums e a versão SE do Groove Agent (que vem no Cubase).

Todos tem problemas e vantagens uns sobre os outros. Penso neles como diferentes, apenas isso.

Wade
Membro Novato
# out/15
· votar


makumbator
Saquei. Por muito tempo usei o EZ e recentemente mudei pro AD. Notei uma melhora. Vai ver ele atende melhor as minhas expectativas pra bateria. Vou testar o SD pra ver qual é. Valeu.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Ezdrummer 2 , quanto mais BUS melhor?