Dúvidas sobre gravação que fiz no Sonar para minha banda

    Autor Mensagem
    lonehunterband
    Membro Novato
    # set/15


    E aí, pessoal. Tudo certo?

    Eu estou começando um projeto e tentei gravar algumas músicas que fiz pra divulgar. Como ainda é um projeto, e porque não citar que a situação político econômica está feia, e por isso não tenho como investir indo pra um estúdio.
    Meu ramo principal de renda está ruim e não estou trabalhando no momento.
    Tentei fazer tudo sozinho pra tentar divulgar a minha música.
    Gostaria muito que vocês pudessem me orientar no sentido de deixar o som melhor e mais apresentável.
    Quais os pontos de melhoria. Devo ajustar ou começar do zero?
    Aqui estão as gravações:
    www.soundcloud.com/lonehunterband

    Se vocês puderem me dar essa força e pudessem dizer o que está ruim e uma sugestão pra corrigir seria muito muito bom
    Desde já agradeço

    Ismah
    Veterano
    # set/15
    · votar


    Apertei play, e vi algo: vc não precisa de estúdio. Talvez um produtor a longo prazo, mas não de estúdio. Dou destaque para o timbre de bumbo, esse eu tirei o chapéu.

    Infelizmente o estilo parece ser o do De Ros, Roberto Torao, Guga Munhoz, e alguns outros, comercialmente não há um grande mercado para. Se a ideia é vender a banda, pode não ser o caminho mais fácil. Apesar de que nessa onda, os que fazem show, ganham muito bem.

    Achei só o som meio mono, pode ser impressão. Mas trabalhar com pan, vai tornar o que já é bom, ainda melhor. É apenas uma sugestão de teste, abrir 10KHz na caixa, ela tem tendência a dar uma abertura maior.

    Ismah
    Veterano
    # set/15
    · votar


    Apertei play, e vi algo: vc não precisa de estúdio. Talvez um produtor a longo prazo, mas não de estúdio. Dou destaque para o timbre de bumbo, esse eu tirei o chapéu.

    Infelizmente o estilo parece ser o do De Ros, Roberto Torao, Guga Munhoz, e alguns outros, comercialmente não há um grande mercado para. Se a ideia é vender a banda, pode não ser o caminho mais fácil. Apesar de que nessa onda, os que fazem show, ganham muito bem.

    Achei só o som meio mono, pode ser impressão. Mas trabalhar com pan, vai tornar o que já é bom, ainda melhor. É apenas uma sugestão de teste, abrir 10KHz na caixa, ela tem tendência a dar uma abertura maior.

    lonehunterband
    Membro Novato
    # set/15
    · votar


    Muito obrigado pelo contato e pela opinião, Ismah.
    Essa foi minha primeira gravação. Espero evoluir bastante.
    Agora estou tentando obter feedback pra ver o que tem a melhorar.
    Realmente as guitarras estão sem nada de pan.
    Já me disseram que está parecendo som de AM. rsrsrs
    Também me disseram, e eu até concordo, que seria interessante colocar vocal. Aí sairia do estilo banda de guitarrista que você comentou.
    É uma coisa que estou pensando, mas como fiz tudo 100% sozinho até agora, não tenho confiança na minha voz pra cantar ainda. rsrsrs
    Vou fazer um resumo com as sugestões e depois vou trabalhar nelas.
    Abraço

    Ismah
    Veterano
    # set/15
    · votar


    Então não é exatamente uma banda, e sim um projeto solo rsrsrsrs

    Independente disso, está completamente no caminho certo.
    Sobre o PAN, pode ser interessante gravar dobradas, e mandar uma para cada lado do spectro, o efeito de som estéreo é fantástico.

    lonehunterband
    Membro Novato
    # set/15
    · votar


    Ainda é uma banda de um homem só rsrsrs

    Gravando as linhas dobradas, você deixaria cada dobra 100% de cada lado ou deixaria 70% ou algo assim?

    Ismah
    Veterano
    # set/15
    · votar


    lonehunterband
    deixaria cada dobra 100% de cada lado ou deixaria 70% ou algo assim?

    Como achar que fica melhor rsrs

    Wade
    Membro Novato
    # set/15
    · votar


    Geralmente faço a divisão dependendo da similaridade entre as tracks.

    Se forem tracks idênticas (dobras idênticas), coloco cada uma pra um lado 100%. Dá um efeito muito bonito e 'cheio'.

    Se forem tracks semelhantes (dobras não idênticas), com pequenas particularidades em cada uma, deixo no caminho (geralmente de 50% a 75% pra cada lado).

    lonehunterband
    Membro Novato
    # set/15
    · votar


    Obrigado pelas dicas Ismah e Wade.
    Estudando mais um pouco e vou regravar tudo e alguma música nova.
    Assim que estiver algo pronto, posto para nova avaliação.
    Abraço

    Calime
    Veterano
    # set/15
    · votar


    lonehunterband

    Gostei. To indo pela msm vibe que a sua, no sentido de tocar esse lance de gravina. Estou aproveitando e unindo o útil ao agradável, pois tenho uma banda, daí já aprendo e de quebra gravo nossos sons. Pretendo um dia postar aqui, mas acho que só rola lá pro fim do ano.

    Em relação ao seu trampo, eu curti. De fato faltou dobrar a base das guitarras, e achei que trampar um pouco mais esse solo aí, que está bom mais pode melhorar em relação a melodia. O timbre dele tá até legal, só abusaria um pouco mais de ambientação (delay, reverb) no tema que repete. O timbre da batera tbm tá legal. Seria interessante vc falar o que usou pra gravar, em termos de equipamentos, instrumentos e plugins.

    Ismah
    Veterano
    # set/15
    · votar


    lonehunterband
    vou regravar tudo

    Tá brincando que não salvou os projetos?!

    Wade
    Membro Novato
    # set/15
    · votar


    Ouvi aqui e cara, tá realmente muito bom.

    A cozinha tá quase perfeita. Os tons me incomodaram um pouco, soam meio abafados. Gosto daquele som estalado. Mas tirando isso, não mudaria mais nada em relação a bateria e baixo.

    A guitarra, como já foi dito, está muito centralizada. Eu brincaria com o pan e com dobras e overdubs.

    Em relação a volume, equalização e efeitos está tudo ok pra mim. Redondinho e sem sobrar nada. Perfeitamente audível.

    Tá no caminho certo.

    Wade
    Membro Novato
    # set/15
    · votar


    Ah, gostei do som da banda também.

    lonehunterband
    Membro Novato
    # set/15
    · votar


    Ismah
    Tá tudo gravado, com até backup na nuvem e o escambau.
    Nem brinca! kkkkk
    A ideia de regravar é ir praticando e aprendendo.
    Eu copio e colo as linhas sequenciadas e toco o resto.
    Essa gravação que postei no SoundCloud é a 3a ou 4a tentativa. Como ela não ficou 100%, mas dá pra sacar o som, eu dei nome pro projeto, fiz um logotipo e comecei a montar uma base pra divulgação.
    Faz tempo que estou com vontade de fazer isso. Agora está fácil, pois estou com tempo, pois estou com o ciático atacado e não consigo ficar andando/dirigindo, e por isso tive que deixar meu trabalho no Rio de Janeiro (estou morando em Campinas). Eu dirigia pelo menos 1000km por semana e andava no mínimo 3km/dia. Então, já era.
    Vou estudar e gravar de novo. Assim eu arrumo umas partes que errei também.


    Calime
    Obrigado por ter gostado!
    Você tem algum material da sua banda pra eu conhecer mais?

    Aqui (http://forum.cifraclub.com.br/forum/14/324056/#9114058) eu citei de maneira superficial o que eu uso. Qualquer informação que achar interessante é só falar que eu conto com mais detalhes, ok?

    Calime
    Veterano
    # set/15
    · votar


    lonehunterband

    Ainda não, a banda tá um pouco estacionada(batera acabou de "ter" filho), e como estou sem trampar no momento e já queríamos gravar, e tbm eu tinha essa vontade de aprender, caí pra dentro. Assim que tiver algo irei postar, mas acho que vai pelo menos mais um mês aí, até fazer tudo. Assim que tiver algo pra mostrar e vc ainda estiver por aqui, te mostro.

    Vou dar uma olhada no tópico, valeu!

    lonehunterband
    Membro Novato
    # set/15
    · votar


    Calime
    Muitas vezes a vida chama a gente pra outro lado onde não havia nenhum plano nem remoto de irmos.
    Eu sempre quis trabalhar com música, fiz engenharia civil.
    Gostava de cálculo estrutural, trabalhei com gestão de obras.
    Com a economia como está, também não estou trabalhando.
    Faz parte...

    Aproveitei pra tirar o projeto da gaveta e aprender a parte de gravação e mixagem.
    Estou aprendendo bastante no youtube e com o feedback dos foruns.
    Comecei também um curso on line com o Lisciel Franco e estou aprendendo outro bocado também. Ele é porra louca, mas sabe pra kct. rsrsrs

    Acho que vou conseguir fazer a próxima gravação bem melhor que esta.

    Fico aguardando a sua gravação e se quiser algum detalhe da "gambiarra" que eu aprontei pra fazer a minha gravação é só perguntar! kkkk

    Ismah
    Veterano
    # set/15
    · votar


    lonehunterband

    Po cara que bacana, é bom ver que vai ocupar seu tempo, a quebra de rotina é mais dolorosa que o problema.

    lonehunterband
    Membro Novato
    # set/15
    · votar


    Ismah
    Realmente.
    Bola pra frente!

    lonehunterband
    Membro Novato
    # dez/15
    · votar


    E aí pessoal, tudo certo?

    Fiquei um tempo cuidando de algumas coisas e nesse meio tempo estudei um bocado sobre gravação. Decidi então remixar as músicas e continuar compondo.
    Já refiz 2 das 3 músicas que divulguei.
    https://soundcloud.com/lonehunterband/sets/lone-hunter-songs-demo

    Assim que terminar a 3a vou divulgar uma ou duas novas, se tudo der certo ainda nesse ano.

    O que acharam?

    Grande abraço!
    Marcos

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvidas sobre gravação que fiz no Sonar para minha banda