Equalizaçao X Frequência das notas

    Autor Mensagem
    sliderX
    Veterano
    # set/15


    Galera, eu tô com uma dúvida da qual não consigo resolver

    Imaginem a seguinte situação

    Em uma track de baixo, eu joguei um equalizador. Daí, por um motivo qualquer que não importa, em uma parte que o baixista está segurando uma nota Mi, eu vou e dou um boost em 440 Hz.

    Daí me vem na cabeça que 440 Hz é a frequência da nota Lá

    Pergunta: Eu estou enfatizando a nota lá numa parte que o cara está tocando mi?

    Como se explica isso?

    Alguém sabe?

    makumbator
    Moderador
    # set/15 · Editado por: makumbator
    · votar


    sliderX
    Daí me vem na cabeça que 440 Hz é a frequência da nota Lá

    440Hz é realmente o lá4 (no padrão de 440Hz, obviamente). Mas o lá4 é bem mais acima (agudo) que a oitava do mi grave do baixo.

    Eu estou enfatizando a nota lá numa parte que o cara está tocando mi?

    E qual a dúvida exatamente? Sempre que se dá um bosst (ou corte) em EQ ele não amplifica (ou corta) unicamente aquela frequência, e sim uma gama de frequências próximas também (mais ao grave e mais ao agudo). O quanto ele altera as regiões próximas depende da configuração de Q do equalizador.

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Filtros_de_Equaliza%C3%A7%C3%A3o

    Outro detalhe importante é que toda nota é composta de harmônicos, então quando o baixo toca a nota mi ele cria a tônica, mas também todos seus harmônicos superiores (oitava acima, quinta da oitava acima, mais uma oitava, terça da oitava seguinte, etc... indo ao infinito). Por isso que mesmo mexendo no equalizador no agudo há algum reflexo no baixo (uma vez que há harmônicos agudos na região em que o equalizador atua, mesmo a nota tônica sendo grave)

    É o que se chama de série harmônica (e tem profundas consequências na música):

    https://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A9rie_harm%C3%B4nica_(m%C3%BAsica).

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Equalizaçao X Frequência das notas