Fazer milagre na mixagem com captação ruim.

Autor Mensagem
Wade
Membro Novato
# ago/15 · Editado por: Wade


Bom dia. Gostaria de discutir aqui a arte de fazer milagre na mixagem com captações nada ortodoxas.

Geralmente acontece com demos, que vão ser apenas uma amostra do que é a banda. Sendo assim, não se preocupa muito com o brilho do produto final, que fica para o disco. Para reduzir custos ao máximo, é feita uma gravação do jeito que der e se tenta tirar leite de pedra na mixagem.

Tenho mixado umas demos e vou tentar narrar por alto como foi feita a captação.

Guitarra 1 – LTD EC1000 > POD (não lembro o modelo exato) > placa onboard;
Guitarra 2 – Dolphin DGLP > Behringer GDI-21 > placa onboard;
Baixo – Strimberg 5 cordas passivo > Placa onboard;
Bateria – MIDI sequenciado no Guitar Pro > EzDrummer;
Vocal – Arcano A-58 > Placa onboard;

Pois bem, parti para a mixagem usando o Reaper como DAW e basicamente plug-ins da Waves. Como monitores, usei um sistema home theater antigo, onde deixei apenas 2 caixinhas (esquerda e direita) e o sub.

Depois de tudo, fiz a “masterização” (aquela polida final, mas que tá longe de ser uma master de verdade) também no Reaper com Waves.

Gostaria de postar aqui o resultado para ler opiniões a respeito. O que tá legal, o que não tá. Onde melhorar e, se souber, dicas de como melhorar.

Antes de tudo, que fique claro que de forma alguma estou aqui a procura de elogios. Não faria sentido. Sei das minhas limitações, tanto de equipamento quanto de conhecimento. Apesar de ter começado a mixar minhas próprias merdas há muitos anos, sempre ignorei o que estava funcionando ou não e só recentemente (bem recentemente, na verdade) comecei a estudar de verdade o que cada coisa faz e como controlar.

Então é apenas um pedido de feedback. De alguém que realmente ama tudo isso e sonha um dia poder transformar isso no que vai ocupar a maioria do meu tempo.

É isso. Deem uma ouvida e me ajudem a melhorar, se possível. Valeu.


https://www.youtube.com/watch?v=mwlv8x9_BXY

Lelo Mig
Membro
# ago/15
· votar


Wade

Marcando para ouvir à noite....pq agora não tenho como.

Buja
Veterano
# ago/15
· votar


Wade
Bom, primeiro vamos ao que eu gostei, qual mero ouvinte.

Me pareceu musica mesmo. Está bem coesa a musica, e foi bem executada.
A mixagem realmente, como voce disse, fez milagres, e pra uma demo, eu aprovaria sim com certeza. E digo mais, escutaria no carro numa boa. Ouvi aqui com foninhos phillips genericos, e placa de som onboard, nada de especial, EQ tudo no flat. So pus o volume no maixmo pra nao perder nenhuma nuance. Gostei muito do resultado.


Agora o que eu tenho a dizer, como mero ouvinte tambem:

Guitarra: Senti desniveis na guitarra. Hora baixa, hora alta demais. Coisa de se passar despercebido. Mas como é uma demo, ta muito bom ao meu ver.
O timbre, esperava algo mais aberto. Ela me parece meio abafada nos graves. Mas de tudo é a que soou melhor na banda.

Baixo (é o instrumento que mais me fixa na musica):
Soou magro. Precisa de peso. Um pedal tipo BDI21 antes da mesa já faria uma diferença absurda. Infelizmente não tive como elogiar o baixo em nada. Senti como que fosse uma guitarra com oitavador. Desculpe a sinceridade, é que eu sou chato com baixo (coisa minha mesmo).

Bateria: É a que mais me pareceu firme. Talvez por ser midi, não vi erro nenhum, nao soou tão humana, mas isso nao me incomoda em nada. Parece bem firme. Profissa.

Voz: A mixagem fez milagres nessa voz. Os efetios aplicados, a forma como ela ficou na frente da banda. A mixagem ficou excelente neste ponto. O timbre dela que não é tao boa assim.

Mixagem em si: Nao vi nenhum instrumento embolando na frente de outro. Nao senti exagero de efeitos. Nao senti compressão demais. Nao ouvi desniveis de volume gritantes nem audio clipando. Nisso so tenho elogios.

No mais, otimo trabalho. Pra mim, mero ouvinte, está no caminho certo!

MMI
Veterano
# ago/15
· votar


Wade

É mais ou menos isso que o Buja disse. A mix está um pouco desequilibrada, tem uns agudos sobrando e muito graves também, inclusive na bateria que ele gostou. Mas para as condições foi bem.

Dá para casar que você tem um problema sério de monitorização, coisa mais comum nesse tipo de gravação caseira. Não dá para fazer soar bem se você não tem como ouvir bem. Você não comentou, mas apostaria que além de não ter uma boa monitorização, não tem um ambiente para ouvir (acertei?).

Se conselho fosse bom a gente não dava, venderia e ganharia uma grana, né? Mas mesmo assim... O primeiro passo seria desligar o sub-woofer. Não use isso para mixar este tipo de música, vai atrapalhar mais que ajudar. Só ligue se for trabalhar em bate-estaca, bem dance mesmo, e olhe lá - mas parece que não é sua área, pelo exemplo dado. Se não tiver um local com um mínimo de tratamento acústico nem pense muito em monitores de áudio. Sem um bom ambiente não adianta, melhor investir numa monitoração realmente boa de fones de ouvido, mas não em fones de ouvir música.

Acho que dava para melhorar a espacialidade da mix também.

Para não dizer que eu só desci o pau... Na verdade está bom, mas tem alguns detalhes a melhorar. Se você ouvir gravações da galera do fórum vai ver que tem muita coisa bem pior, de gente até mais experiente. Talvez esteja até acima da média do que se posta aqui... rs

Wade
Membro Novato
# ago/15
· votar


Buja
MMI
Valeu, caras. Li os posts de vocês e já tá tudo anotado aqui pra rever quando for mixar a próxima. Valeu mesmo!

MMI
Exatamente. Faço no meu quarto, sem tratamento especial algum.

Jabijirous
Veterano
# ago/15
· votar


Wade

Ouvi e curti. Mas você usou compressor exageradamente, por isso tem horas que o som fica baixo.

Outra coisa que me chamou a atenção foi o grave. Tá muito exagerado.

Peguei os 30 segundos iniciais e usei um equalizador, um compressor e um stereo enhancer (tudo nativo do cubase). A Waves tem isso de sobra.

http://michaelmachado.com.br/fotoguita/wade.mp3

Wade
Membro Novato
# ago/15
· votar


Jabijirous
Muito interessante a mexida.

Sobre a compressão, o que faço é o seguinte: meço em quantos dbs está uma parte baixa da música. Depois meço a parte mais alta. Tiro a média e uso como threshold.

Por exemplo, a parte mais baixa bate -16 e a mais alta bate -6. Então coloco -11 de threshold. Sempre 5:1, ataque rápido e release longo.

Tem algo muito errado nisso?

Sobre o grave, deve ser a minha monitoração que peca e engana. Vou tentar da próxima seguir mais o analisador de frequências.

Valeu.

Ismah
Veterano
# ago/15 · Editado por: Ismah
· votar


Buja
So pus o volume no maixmo pra nao perder nenhuma nuance.

Fletcher e Munson disseram oi ;)

Wade
Tem algo muito errado nisso?

"Tem", já que música é ouvido, e não matemática. Ataques e realeses lentos, podem soar melhor.

Sobre o grave, deve ser a minha monitoração que peca e engana. Vou tentar da próxima seguir mais o analisador de frequências.

Isso vale para o agudo também. Fiz varredura ontem no meu receiver, e ele morre em 10KHz!!!!

Wade
Membro Novato
# ago/15 · Editado por: Wade
· votar


Ismah
Sim sim. Não uso isso como "regra" geral. Se não me soa bem, tento outras configurações. Mas a questão da média de dbs pra usar no threshold, é algo que ao menos faz sentido ou pensei completamente errado?

Atack e release realmente vou dosando de acordo com cada mix.

Isso vale para o agudo também. Fiz varredura ontem no meu receiver, e ele morre em 10KHz!!!!

Eu sei que fiz, de propósito, um corte completo na "master" a partir de alguma frequência aguda, mas não lembro se foi 10k. Então na finalização da música, é melhor não colocar nenhum hi-pass nem low-pass? Eu sempre coloco os dois. Um hi pra cortar tudo abaixo de uns 10hz ~ 20hz e um low pra cortar tudo acima de tantos k, que não lembro agora.

Ismah
Veterano
# ago/15
· votar


Wade

Faça os cortes de nas tracks individuais, isso deixará a mix limpa.

Wade
Membro Novato
# ago/15
· votar


Ismah
Eu faço nas tracks e aí no final de tudo dou um bounce. Abro esse wav de novo no programa pra dar a polida final. Nessa polida eu aplico mais uma vez esses cortes de low e hi. São desnecessários no geral, já que cortei em todas as tracks durante a mix?

JJJ
Veterano
# ago/15
· votar


marcando pra ver depois (já fiz muito disso... kkkkkkkkkkkk)

Ismah
Veterano
# ago/15
· votar


De certa forma, sim. Eu não fecharia em 10KHz a mix, até porque difícilmente agudos embolam... Ouvimos até 20KHz, então tem muita coisa rolando alí. Não são as fundamentais, mas os harmônicos, que é onde tá o "calor"...

Diria que compensa testar. Equalização é uma coisa bem delicada. Uma convenção geral é que cortes devem ser estreitos (small Q), e boosts largos (large Q).

Wade
Membro Novato
# ago/15
· votar


Ismah
Boas dicas. Prestarei mais atenção nisso.

Eu vou checar em casa a partir de quanto fiz o corte de agudos. Eu fiz esse corte porque analizei com o PAZ Analyzer da Waves uma música que usei como referencia e lá mostrou que a partir de tantos khz não tinha mais nada. Daí 'imitei' isso. Vou dar uma olhada quando chegar em casa.

Ismah
Veterano
# ago/15 · Editado por: Ismah
· votar


Não te fia muito no analisador de espectro, vai no que tu escuta...

Aquela velha dica de mixar 20~30 min e escutar algo totalmente fora do que se está mixando... Começaria com Adoniram Barbosa rs

Buja
Veterano
# ago/15
· votar


Ismah
Fletcher e Munson disseram oi ;)

hehe, é verdade. De todo caso eu nao pego nada abaixo de 30hz( e olha la) e muito dificilmente acima dos 7Khz-10Khz (sei la) numa musica rolando a toda...mas se eu escutar com pouco volume num foninho de ouvido porcaria... ai que eu nao ouço nada mesmo kkkkk

RafaelBernatto
Veterano
# ago/15
· votar


Wade

Legal a música de vocês cara! Podia ser em português hein :D

Quanto à mix.. Não diria muito além do que já foi dito.. + peso no bass, - agudos (pratos) em algumas partes.

Engraçado que a mix ficou relativamente boa no meu fone k240 mas nas caixas de som a voz praticamente sumiu em alguns pontos... Acho que deviam se atentar a isso..

Poste a letra aí!

PS: Parabéns pela façanha!

Wade
Membro Novato
# ago/15
· votar


RafaelBernatto
Valeu, man!

Dicas anotadas. Na próxima vou tomar cuidado com os extremos, tanto grave quanto agudo. E também "masterizar" melhor, sempre ouvindo em meios diferentes.

Ah, a letra tem no próprio vídeo mesmo. Aperta ali no "cc".

RafaelBernatto
Veterano
# ago/15
· votar


Wade

Ah, a letra tem no próprio vídeo mesmo. Aperta ali no "cc".

Kkkkk ... Massa!

Ismah
Veterano
# ago/15
· votar


Buja
mas se eu escutar com pouco volume num foninho de ouvido porcaria... ai que eu nao ouço nada mesmo kkkkk

Entendi errado ou tens perda auditiva?

Jabijirous
Veterano
# ago/15 · Editado por: Jabijirous
· votar


Wade
Compressão é mais ouvido e menos contas! Experimenta o técnica do Sidechain, vai te ajudar na mix!

Buja
Veterano
# ago/15
· votar


Ismah
Entendi errado ou tens perda auditiva?

Acho que nao tenho nao (tomara hehe). Mas a gente nao escuta os graves direito, e o som do chimbal some quando escuto com estes foninhos vagabundos, num volume em 50%. Por isso, aqui no trabalho, quando quero ouvir uma gravacao, so da pra escutar bem, sem perder muito do audio, escutando em 100%.

MMI
Veterano
# ago/15
· votar


Wade

Sobre a compressão, o que faço é o seguinte: meço em quantos dbs está uma parte baixa da música. Depois meço a parte mais alta. Tiro a média e uso como threshold.

Por exemplo, a parte mais baixa bate -16 e a mais alta bate -6. Então coloco -11 de threshold. Sempre 5:1, ataque rápido e release longo.

Tem algo muito errado nisso?

Sim tem algo muito errado nisso. Todos os controles do compressor estão ali por uma razão que não é essa.

Primeiro, esquece os números, como já falaram. Não vai fazer contas, médias e cálculos. Também não é muito a questão de ver gráficos, olhar as luzinhas e ponteirinhos. A galera dos plugins se liga muito nisso e confunde muito... É som! Pode fazer de olhos fechados a regulagem, o que pode ser uma boa para você. Esquece os plugins com gráficos melhores, nem sempre vão te ajudar e nem sempre são melhores que os simples. Muitos outboards analógicos não tem nada de gráficos, VUs, números. Tente praticar pelo SOM, sem olhar para a tela do computador. A imagem pode até ajudar em alguns casos, mas ela é secundária e nem sempre muito confiável, porque engana bastante.

Põe um compressor, põe um brickwall limiter, põe um equalizador bem regulado e um plugin de stereo. Os filtros nem sempre são necessários.

Lelo Mig
Membro
# ago/15 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Wade

Cara... acho que a galera já falou tudo que tinha a ser dito, não vou chover no molhado, até porque ouvi com foninhos vagabundos e qualquer opinião usando eles seria leviano de minha parte.

A comentar apenas o geral, que gostei, resultado muito bom considerando as condições que você relatou.

Impressionante como hoje em dia, dentro de um quarto e com pouco recurso, se consegue um resultado, caseiro, infinitamente superior aos álbuns de Trash, Death e Black Metal gravados em studios profissionais nos anos 80.

O álbum abaixo é um clássico no gênero, mas tua mixagem perto dela é o "Dark Side Of The Moon"..


(Obs: Eu sei que muitas destas bandas gravavam Lo-Fi de propósito...)



Luiz_RibeiroSP
Veterano
# ago/15
· votar


Wade
Ficou ótimo. Eu já gravei em 3 estúdios, só em um que a qualidade ficou parecida com a sua, nos outros 2 ficou abafado, pouco volume....ruim.

strinbergshredder
Veterano
# ago/15
· votar


Wade
Parabéns cara! Pra nós que fazemos isso em casa e temos bem menos recursos, tá um trabalho bem legal pra uma demo!

A galera mais acima já deu uns toques sobre o que poderia melhorar, e a observação que eu acrescento é vc aproveitar bastante os recursos do pacote waves que vc tem aí! Esses plugins são uma mão na roda!

Também gosto de fazer umas mixes de vez em quando...

Um pequeno exemplo de mix, antes e depois (o depois foi com plugins da Waves)
Antes: https://soundcloud.com/strinbergshredder/hollow-ground-left-blind-fina l-mix-master
Depois: https://soundcloud.com/strinbergshredder/hollow-ground-left-blind-re-m ix-master

Algumas outras mixes:
https://soundcloud.com/strinbergshredder/titanium-haunted-age-final-mi x-master
https://soundcloud.com/strinbergshredder/feared-mixing-competition-new -mix-and-master
https://soundcloud.com/strinbergshredder/aretia-challenge-metal-engine ers-group (Essa ultima é apenas mix, sem master, para um mix shootout que teve num grupo do face)

E até gostaria de te perguntar... de repente vc n podia emprestar esses stems pra eu dar uma mixada neles não? =D

Abraços e parabens de novo pelo seu trabalho!

Ismah
Veterano
# ago/15
· votar


Buja

Ah saquei!

El_Cabong
Veterano
# ago/15
· votar


Acho que é bem possível fazer um milagre de uma captação boa, usando instrumentos, microfones, ambientes, interfaces, ... medianos ou ruins.

Agora, fazer uma boa mixagem usando captações (gravações) que já ficaram ruins de início (com ruídos, distorções, ...), aí é bem mais difícil !!

Wade
Membro Novato
# ago/15
· votar


MMI
Lelo Mig
Luiz_RibeiroSP
strinbergshredder
Valeu, caras! Todas as dicas anotadas para prestar atenção na próxima tentativa. To mixando um tributo e já vou ver se melhoro algo. Valeu mesmo.

El_Cabong
Quando tá tudo bem gravadinho é maravilhoso. Quando você junta as tracks já fica perfeitamente audível, sem plugin algum.

strinbergshredder
Veterano
# ago/15
· votar


Wade
Show de bola cara!

Só perguntando de novo..kkk

de repente vc n podia emprestar esses stems pra eu dar uma mixada neles não? =D
Abraços!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Fazer milagre na mixagem com captação ruim.