Pista gravando pistas - como solucionar? - CUBASE

    Autor Mensagem
    nafer
    Membro Novato
    # jul/15


    Pessoal, preciso de uma ajuda referente a este tópico.
    Reparei que depois de algumas pistas salvas em um projeto, eu gravo "o som" das pistas junto a próxima pista a ser gravada.
    EX: Em cima da voz principal(Pista 1) e violão(Pista 2), gravo um backing vocal(Pista 3). Escutando a Pista 3 isolada depois, consigo escutar(com um volume baixo) também o som da voz principal e violão.

    A principio pensei que o Som que se escuta no fone poderia estar ecoando no microfone, mas depois de testes percebi que não é este o problema.

    Como faço para gravar a pista totalmente isolada das outras?

    Obs. utilizo o Lexicon Lambda como interface de gravação.

    Obrigado

    inExperienced
    Veterano
    # jul/15
    · votar


    nafer
    Na hora de gravar a pista 3, o microfone está captando o som das pistas 1 e 2?
    Não seria este o problema?
    Quando você grava o backing, você escuta as pistas 1 e 2 como? pelo fone ou por monitor caixa...?

    MauricioBahia
    Moderador
    # jul/15 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    nafer: Como faço para gravar a pista totalmente isolada das outras?

    1) Em geral, você simplesmente deixa armado para gravação, única e exclusivamente a pista (ou canal) que deseja gravar. O canal master principalmente.

    2) Caso esteja usando uma placa Onboard (tipo Realtek), certifique que a opção de "Stereo Mix" esteja desabilitada no seu Windows. Sobre habilitar/desabilitar a stereo mix:
    http://www.howtogeek.com/howto/39532/how-to-enable-stereo-mix-in-windo ws-7-to-record-audio/

    Bom, meus pitacos. Boa sorte!

    ps. No Youtube tem muitos tutoriais que podem ajudar! Ex:



    JJJ
    Veterano
    # jul/15
    · votar


    Suponho que seja vazamento dos fones mesmo... Não tem sentido acontecer vazamento por dentro do programa... Se fosse fita - analógica - até poderia acontecer, mas áudio digital? Seria muito estranho!

    makumbator
    Moderador
    # jul/15
    · votar


    JJJ
    Não tem sentido acontecer vazamento por dentro do programa...

    Dentro do programa não, mas acontece crosstalk (que é o nome desse tipo de vazamento entre canais) nas interfaces de som, principalmente as mais baratas.

    Mas concordo contigo, em geral o vazamento de fones é mais comum e em muitos casos mais forte que crosstalk de interfaces (mesmo as mais baratas). Pode ser também uma combinação de ambas as coisas.

    JJJ
    Veterano
    # jul/15
    · votar


    makumbator
    mas acontece crosstalk (que é o nome desse tipo de vazamento entre canais) nas interfaces de som, principalmente as mais baratas.

    Caraca, não me lembro de ter passado por isso nem na época das Sound Blaster 16 da vida... hehehehe

    MauricioBahia
    Moderador
    # jul/15 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    JJJ: Sound Blaster 16

    Eu ouvia o zunido do meu US Robotics 14.400 vazando por ela... hehe

    :D

    JJJ
    Veterano
    # jul/15 · Editado por: JJJ
    · votar


    MauricioBahia

    Dureza, hein?

    E essa molecada reclamando que tem "só" 24 Giga de memória ram... Eu não sonhava com isso nem de HD no início! kkkkkkkkkkkkkkk

    EduJazz
    Veterano
    # jul/15
    · votar


    makumbator
    JJJ

    Aproveitando o tópico, alguma dica pra amenizar vazamento de fones? To gravando uns violões com condensador de diafragma pequeno e to apanhando...

    MauricioBahia
    Moderador
    # jul/15 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    JJJ

    Kkkkkkk! Pô, pra instalar o Word era uns 10 disquetes de 3,5''. Muuuuita coisa! kkk

    Abs

    ps. eu curtia o Word Perfect nessa época! kkkk

    MauricioBahia
    Moderador
    # jul/15
    · votar


    EduJazz: Aproveitando o tópico, alguma dica pra amenizar vazamento de fones? To gravando uns violões com condensador de diafragma pequeno e to apanhando...

    Tem altas dicas aqui! http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/317456/

    Abs!!!! :D

    Ismah
    Veterano
    # jul/15
    · votar


    EduJazz

    Põe um -4db ou 10dB analógico no mic, deve diminuir suficientemente a sensibilidade dele.

    nafer
    Membro Novato
    # jul/15
    · votar


    1) Em geral, você simplesmente deixa armado para gravação, única e exclusivamente a pista (ou canal) que deseja gravar. O canal master principalmente.

    2) Caso esteja usando uma placa Onboard (tipo Realtek), certifique que a opção de "Stereo Mix" esteja desabilitada no seu Windows. Sobre habilitar/desabilitar a stereo mix:
    http://www.howtogeek.com/howto/39532/how-to-enable-stereo-mix-in-windo ws-7-to-record-audio/


    Talvez eu nao tenha me expressado bem, que o problema conforme os testes nao e vazamento do fone. Estou gravando uma pista agora como teste, sem microfones plugados e quando toco esta pista em S (SOLO), consigo ouvir o resto das faixas (bem baixo, mas da para se escutar).

    Mauricio, obrigado...Acredito que voce chegou mais perto de uma solucao, mas ainda nao deu certo.:/ Respondendo:

    1) Estou gravando a pista sim isolada, somente gravando ela.
    2) Desabilitei a placa interna de audio que gera o STEREO MIX, conforme mostrado no tutorial do site.

    Alguma outra solucao?

    Obrigado

    Brenoterrivel01
    Membro Novato
    # 01/jun/22 21:16
    · votar


    nafer Conseguiu achar uma solução para esse problema de crosstalk? estou passando pelo mesmo problema aqui com o cubase 10.5 pro.

    Quando vou gravar o violao acompanhando a bateria q criei. o escuto solo, sai o som da bateria baixo junto...

    Ningen
    Veterano
    # 01/jun/22 21:38
    · votar


    Brenoterrivel01

    Não sei como é com o Cubase mas o Reaper tem uma função chamada solo in front que ao invés de mutar todas as outras tracks com exceção da solo, reduz o volume delas em X dB...

    Essa é a opção...

    Talvez você esteja usando algo parecido...

    LeandroP
    Moderador
    # 01/jun/22 22:39
    · votar


    Brenoterrivel01

    Também não sei como é no Cubase.

    Pra gravar multipista eu usava o Cool Edit Pro 2.0. Ele está descontinuado, mas é eficiente neste aspecto e tem ferramentas muito legais de edição. Me lembro de gravar com várias trilhas ligadas e uma reservada pra gravação. O som gravado era apenas do meu instrumento, sem qualquer vazamento ou interferências das outras trilhas/canais. Interface intuitiva.

    mgustavo72
    Membro Novato
    # 02/jun/22 11:54 · Editado por: mgustavo72
    · votar


    Brenoterrivel01

    Não sei se auxilia no seu caso mas tenho um problema parecido de crosstalk, mas é no mixer Phonic, que uso para ligar na interface Behringer.
    Conversei com uma empresa de suporte da marca no Brasil e eles disseram que o modelo que eu tenho, de 10 canais, não é feito para gravações profissionais, por isso era esperado de isso acontecer, embora com um nível bem baixo de vazamento.
    Para diminuir o problema tento aumentar ao máximo o canal em que estou gravando e diminuir o volume de saída (master), pois não pega tanto o som que vaza do control room / phone.


    LeandroP

    Me lembro que Cool Edit foi comprado pela Adobe, e hoje se chama Adobe Audition. Porém não sei se ele entra nos planos de assinatura dessa empresa, como o Photoshop. Em geral fica mais em conta!

    Ningen
    Veterano
    # 02/jun/22 12:32
    · votar


    Brenoterrivel01

    Se você abrir o arquivo .wav em algum outro programa (supondo que esteja gravando nesse formato) você ouve a bateria?

    makumbator
    Moderador
    # 03/jun/22 10:38 · Editado por: makumbator
    · votar


    Ningen

    No cubase essa função se chama listen (e tem um botão de L em cada canal), mas acho que isso não tem relação com o problema do colega. Ele deve estar direcionando a bateria para a mesma pista que recebe a gravação, e por isso está aparecendo os dois no mesmo arquivo.

    Aposto que é problema de roteamento errado nos canais.

    Eu também usava o cool edit pro (isso lá no início dos anos 2000). Hoje em dia o Adobe audition faz parte do pacote de edição da Adobe, e acho que não dá para comprar separado (aliás nem comprar dá, apenas assinar).

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Pista gravando pistas - como solucionar? - CUBASE