Problemas com ASIO e Reaper na Scarllet 2i2!

Autor Mensagem
CynicalHA
Membro Novato
# mai/15


Olá pessoal, estou com um problema aparentemente peculiar no Reaper, não consigo ouvir o Play back das gravações após gravar com o Asio da própria Focusrite!
A gravação é impecável, mas não consigo ouvir o Play back enquanto as preferencias da mesma estão acionadas, consigo ouvir apenas em Direct Mode, e se tento gravar em Direct Mode sofro com Clipping.
Desde já agradeço qualquer sugestão :)

makumbator
Moderador
# mai/15
· votar


CynicalHA

Você está usando o driver próprio da Focusrite? Como está a configuração dela? Experimentou o modo DAW?

CynicalHA
Membro Novato
# mai/15
· votar


Baixei o driver nesse link:

http://global.focusrite.com/downloads?product=Scarlett+2i2

Audio system:ASIO
ASIO Driver: Focusrite USB 2.0 Audio Driver
Enable Inputs:OK
first: Input 1
last: Input 2
Output range:
first: Output 1
last: Output 2

Buffer está em 3ms, já mudei para 10ms mas nada mudou. Quanto ao modo DAW, não sei o que é :P, poderia me explicar?

makumbator
Moderador
# mai/15
· votar


CynicalHA

Você precisa ler o manual da interface (tem no mesmo endereço). Ela tem várias opções de endereçamento que podem ser escolhidas por presets ou alteradas manualmente pelo usuário (pelo menos na 18i8, que usa o mesmo software tem isso). O preset DAW é um deles, assim como Zero tracking (que é a monitoração direta), mixing, entre outros.

Não sei se tem algo aí no reaper que não foi configurado corretamente (não uso esse programa). Pode ser algo em relação ao monitoramento estar ligado ou não nas pistas.

RafaelBernatto
Veterano
# jun/15
· votar


CynicalHA

Faça um roteiro de tudo que você abre e faz para poder gravar. Assim fica mais fácil entender o problema e consequentemente ajudar..

CynicalHA
Membro Novato
# jun/15 · Editado por: CynicalHA
· votar


makumbator

Direct Mode funciona normalmente, inclusive com o Direct Monitor ligado, o problema é apenas com o modo ASIO, consigo gravar mas não consigo ouvir o playback, apenas se alterar de volta para o direct mode. Procurei no manual e diz pouca coisa usando exemplos do Ableton Live, e pelo que me parece, fiz tudo certo.


RafaelBernatto

Apenas abro o Reaper e crio uma nova track, com o botãozinho de monitoramento individual dela acionado no verde e boto pra gravar, estou pulando alguma etapa importante?

RafaelBernatto
Veterano
# jun/15 · Editado por: RafaelBernatto
· votar


CynicalHA

Só não entendi qual é a do playback...
Se for uma faixa de áudio.. O ideal é jogar o arquivo pra dentro do projeto...
Assim mesmo depois de gravar, o arquivo estará lá .. Sincronizado...
Ou você fala de retorno? Pra se ouvir enquanto grava?
Confesso que não entendi..

CynicalHA
Membro Novato
# jun/15
· votar


Eu digo quando eu dou play na faixa que acabei de gravar, a track que eu gravei em si.

CynicalHA
Membro Novato
# jun/15
· votar


Também não tenho retorno :/

makumbator
Moderador
# jun/15
· votar


CynicalHA
Eu digo quando eu dou play na faixa que acabei de gravar, a track que eu gravei em si.

Mas observe que dependendo do programa, se você não desligar o monitoramento na própria faixa em que gravou ele não abre o áudio da mesma (pois na verdade estaria aberto o áudio da entrada de som ligada nela, mesmo que já tenha gravado algo).

krixzy
Veterano
# jun/15 · Editado por: krixzy
· votar


CynicalHA
Você escuta quando vc toca ou é só quando da play no que vc gravou?

No reaper, se vc clica no botão vermelho na track, o reaper recebe o sinal da guitarra, mas pra vc ouvir o sinal da guitarra, vc tem que clicar com o direito no botãozinho vermelho e marcar a opção de monitoramento, não lembro bem o nome da opção agora, mas pelo que vc fala o problema pode ser esse, é só ativar no reaper o monitoramento pra vc ouvir.

CynicalHA
Membro Novato
# jun/15
· votar


krixzy

Não escuto nada no modo ASIO, mas consigo gravar nele! Só consigo ouvir monitoramento e o audio gravado no modo Direct Mode.

Verifiquei se eram as condições de monitoramento e nada ainda.

makumbator
Moderador
# jun/15 · Editado por: makumbator
· votar


CynicalHA

é que no modo direto você ouve o que está na interface (o som que você escuta nem foi para o computador). No modo de computador (DAW, ou outro nome parecido) o som vai ao computador, é processado e retorna para a interface (por isso existe a latência, por conta dessa operação).

Precisa ver se você está configurando a interface e o software corretamente. Eles trabalham em conjunto, então precisa estar perfeito em ambos. Não adianta ter só um deles corretamente ajustado.

Recomendo que você leia o manual do Reaper para entender como é o procedimento do set up de som.

krixzy
Veterano
# jun/15 · Editado por: krixzy
· votar


CynicalHA
Só consigo ouvir monitoramento e o audio gravado no modo Direct Mode.

Não escuto nada no modo ASIO, mas consigo gravar nele!


Estou imaginado que seja o seguinte:

O Reaper ai quando vc coloca no moso ASIO ta programado pra usar um drive de saída, enquanto no próprio drive ASIO está configurado pra usar outra placa de saída distinta da que está configurada no reaper, e vc tem que configurar tanto no reaper como no drive ASIO, pra usar a mesma placa de saída e entrada.

Veja se está configurado assim:

No Reaper

Nas configurações do drive ASIO

CynicalHA
Membro Novato
# jun/15
· votar


krixzy

Bah cara, ta igualzinho e nada!

makumbator

Poxa, vou dar uma lida.

makumbator
Moderador
# jun/15
· votar


CynicalHA

Ué, mas ele colocou imagem do Asio4all e não o Scarlett mix control. Afinal você está usando o software do driver próprio da Focusrite ou não?

CynicalHA
Membro Novato
# jun/15
· votar


makumbator

As configurações do Reaper estão iguais, é Asio mesmo não?

makumbator
Moderador
# jun/15
· votar


CynicalHA

Tô falando da tela que ele mostrou a janela de configuração do Asio4all, e não o do Scarlett mixcontrol, que é esse aqui:

https://www.youtube.com/watch?v=HqgxduXH6Yg

krixzy
Veterano
# jun/15
· votar


makumbator
Essa tela ai não é da 2i2 é?

CynicalHA
Membro Novato
# jun/15
· votar


makumbator

Não não cara, nem tinha visto esse Focusrite Mix Control, apenas instalei aquele driver USB. Poxa vida, da onde é esse software? Não vi nada no manual.

makumbator
Moderador
# jun/15 · Editado por: makumbator
· votar


krixzy

Não. Isso é do Asio4all. O Scarlett mixcontrol é o software do vídeo que postei.

CynicalHA

Tem no site, mas na verdade é o mesmo instalador do driver (ele pergunta se quer apenas o driver ou ambos). Provavelmente você instalou e nem se ligou nisso. A configuração lá deve estar fechando seu sinal. Crie um atalho pro software no seu desktop.

Vá em
C:\Program Files (x86)\Focusrite\Scarlett MixControl

para checar se a pasta existe e tem o software.

Se não tiver a pasta é por não ter instalado. Nesse caso rode o instalador do driver novamente e escolha que quer o mixcontrol (e deixe colocar o atalho pra você). Depois abra e veja como está lá.

krixzy
Veterano
# jun/15
· votar


makumbator
Eu quis dizer, que esse mix control, não tem pra scarlet 2i2, pelo menos não vi pra baixar la no site quando faço login.

makumbator
Moderador
# jun/15 · Editado por: makumbator
· votar


krixzy

Você está certo. Ao que parece ele é usado a partir da 6i6 (a 2i2 e 2i4 aparenta não contar com ele). Desculpem pela confusão! Eu uso a 18i8 (que obviamente usa esse controle) e sabia que ele servia para outras da série (mas não tinha a informação que não era toda a série).

É por isso que a 2i2 (por exemplo) tem o controle de monitoração direta na interface, enquanto nas unidades servidas pelo mixcontrol esse comando é via software, e não pode ser acionado fisicamente no produto.

Portanto CynicalHA, desconsidere o post anterior sobre o Scarlett mixcontrol, ele não se aplica à sua interface.

CynicalHA
Membro Novato
# jun/15
· votar


makumbator

Haha até baixei aqui para testar, mas nem reconhece.

shoyoninja
Veterano
# jun/15
· votar


O que vem a ser "direct mode" e como isso seria diferente do modo Asio?

Seria Direct X? Quais são os outputs que você usa no Direct X? Como estão as conexões físicas? Está monitorando por fone?

makumbator
Moderador
# jun/15
· votar


shoyoninja

O direct mode nesse caso é aquele recurso de monitoração com latência "zero" (ou seja, o som direto da interface sem ir para o computador).

shoyoninja
Veterano
# jun/15
· votar


Então, foi o que eu também tentei enterder hehe. Isso é o Direct Monitor na Scarlett (uma chavinha)Mas, ele fala que escolhe entre "direct mode" e Asio, e que o tal "direct mode" sofre com clipping??

Não faz sentido.

makumbator
Moderador
# jun/15
· votar


shoyoninja

Pois é, está difícil entender. Na 2i2 o direct mode é uma chave física na interface (mas maiores da mesma série Scarlett não há chave física, apenas o controle por software do mesmo recurso).


e que o tal "direct mode" sofre com clipping??

Acho que o que ele chama de clipping são os pipocos e estalos de latência, e não clipar o áudio por causa do nível (afinal clipar ou não não tem relação com latência ou monitoramento direto). Mas é estranho, pois se é direto porque está estalando? Ou será que ele está usando o termo clipar corretamente? Mas aí não teria relação desse problema com atraso ou não e cliparia no modo direto ou no som do computador (pois já estaria clipando na interface).

Sei lá, não entendi direto o que ele está fazendo...hashsah!

shoyoninja
Veterano
# jun/15
· votar


É...

Uma captura da tela de cada uma das opções que você está usando CynicalHA, seria ideal ;)

Eu tenho uma 2i2 e uso o Reaper, não tive problema algum.

CynicalHA
Membro Novato
# jun/15
· votar


Putz, essas alturas nem eu já sei o que estou a fazer hahaha

O Direct Mode é uma opção no próprio reaper que aparentemente faz isso que o makumbator disse, do sinal direto da interface, a função funciona independentemente da chave Direct Monitor na 2i2 estar ativada e mesmo mudando a posição dela, nenhuma mudança é perceptível.

Realmente, chamei os pipocos que apareceram na gravação de clipping :P

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Problemas com ASIO e Reaper na Scarllet 2i2!