Gravação de voz/violão com UM microfone.

    Autor Mensagem
    Folkling
    Membro Novato
    # abr/15 · Editado por: Folkling


    É possível? Gravar voz/violão ao mesmo tempo com um microfone?

    Tenho um Shure sm57.

    A ideia é algo que fiquei ambientado, estilo folk antigo. Como uma apresentação ao vivo.

    Imagino que não seja possível nada de nível altíssimo mas algo como uma demo em que a voz não seja tão prejudicada.

    Ismah
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    O que vc solicita é até possível mas não tão fácil. Pode tentar apontar o mic pra sua boca, um pouco acima do violão, há algo como 50cm de vcs. Infelizmente. não creio que vá ter um resultado satisfatório.

    ViniciusBorges
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    Eu gravei esse vídeo com um amigo meu com só um microfone condensador pra captação. O problema é que não tem muito o que fazer com relação à equalização, já que as frequências da voz dele sobrepõe os médios do violão e portanto qualquer tipo de edição fica muito difícil.



    Seria muito difícil você fazer algo decente 'estilo folk antigo' sem a possibilidade de editar voz e violão separadamente. Para fins amadores (como meu exemplo), isso pode até quebrar o galho, mas está bem longe do ideal.

    Folkling
    Membro Novato
    # abr/15
    · votar


    ViniciusBorges

    Cara gostei do resultado mas não seria o caso do Shure 57 né??

    Como você faz pra captar os dois em um tom alto assim? Sem estourar nem microfonar?

    Eu até tenho um condensador também mas é um Irig. Já vi muita gente falando bem dele mas eu achei terrível... De repente eu que não sei usar.

    Ismah
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    não seria o caso do Shure 57 né?

    O SM57 é um dinâmico e bem direcional - cardioide.

    Como você faz pra captar os dois em um tom alto assim?

    Posicionamento principalmente, aliado a um mic de alta sensibilidade (condensador).

    Sem estourar nem microfonar?

    Desenha essa, porque não entendi.

    até tenho um condensador também mas é um Irig

    Mande uma foto dele.

    Folkling
    Membro Novato
    # abr/15 · Editado por: Folkling
    · votar


    É que normalmente quando eu tento captar os dois em um bom som, eu tenho que aumentar muito o volume, aí começa a micorofonar.
    Ou no caso do Irig, ele tem 3 tipos de captação, na mais aberta (não se se é assim que se diz) onde ele capta tudo mais alto, qualquer coisa já estoura o som. Tem que cantar sussurrando.

    https://garimposonoro.files.wordpress.com/2012/03/irig-mic-1.jpeg?w=12 00&h=

    Ele é feito pra usar em um programa de edição de audio em IPad ou IPhone.
    Dá pra ver ali o botão do lado com os 3 níveis de captação que eu falei.

    Ismah
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    Não tem cara de ser um condensador. Mas não conheço pra falar.

    quando eu tento captar os dois em um bom som, eu tenho que aumentar muito o volume, aí começa a micorofonar

    Use retorno em fone.

    Folkling
    Membro Novato
    # abr/15
    · votar


    Não tem cara de ser um condensador. Mas não conheço pra falar.

    quando eu tento captar os dois em um bom som, eu tenho que aumentar muito o volume, aí começa a micorofonar

    Use retorno em fone.


    É eles dizem que é condensador...

    Maior problema é que na posição do meio não tem como gravar os dois ao mesmo tempo ou ficam os dois bem mal gravados.

    Na posição mais aberta até tem como, mas qualquer grito, ou qualquer coisa um pouquinho mais alta, ja estora e fica horrível :\

    Ismah
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    Pois é, li também no site da IK Multimedia que é um condenser. Talvez seja um semelhante aos AudioTechnica MB4K...

    Enfim... Sua reclamação de que qualquer som externo vai ser captado, se aplica a qualquer condenser. Se tiver problemas com isso, infelizmente não vai escapar de mais um mic, e mais um canal.

    Ou pode usar um mixer - nem que seja um handmade, que simplesmente some os dois sinais, com um pot pra dosar os volumes - e exporte assim.

    ViniciusBorges
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    Folkling
    Como você faz pra captar os dois em um tom alto assim? Sem estourar nem microfonar?
    Bom, não sei se eu entendi sua pergunta, mas a única coisa pra se preocupar ali era compensar a intensidade da voz e do violão pelo posicionamento do microfone (i.e. se meu amigo cantasse muito alto, eu teria que posicionar o mic mais próximo do violão).

    Uma das minhas músicas favoritas foi gravada desse jeito (só um microfone próximo do violão pra compensar a maior intensidade do violino).



    Eu até tenho um condensador também mas é um Irig
    Ele é usb? Eu comprei um condenser da Behringer usb (C-1u) e achei terrível. Esse vídeo eu fiz com uma mesa de som com phantom e eu nunca podia gravar acima de uns 50% (pra não clippar), com o C-1u eu jogo ele no talo e a captação continua baixa.

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # abr/15
    · votar


    Posicionamento é a chave.





    Folkling
    Membro Novato
    # abr/15
    · votar


    Ta louco se eu gritar assim meu microfone explode...

    Qual o microfone e a placa de som que você usa?

    E tem alguma edição depois?

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # abr/15
    · votar


    Folkling
    Não é o microfone que explode ou deixa de explodir, mas o pré bem regulado, especialmente com um limiter ou compander atuando.

    Sem contar que eu não grito. :)

    Folkling
    Membro Novato
    # abr/15
    · votar


    Poderia ser um pouco mais específico?

    RafaelBernatto
    Veterano
    # abr/15 · Editado por: RafaelBernatto
    · votar


    Folkling

    Você precisa ajustar o "volume"da gravação de modo que mesmo quando você estiver cantando/tocando bem alto, o som não estoure. Fato.

    Posteriormente você fará a edição/mixagem do áudio para que aquilo soe "profissional", com bom som e dinâmica...

    *Usando Compressor (Comumente achata ou diminui (médio ou levemente) as partes onde o volume está alto e possibilita que você aumente o volume no geral... ou seja, no fim... tudo estará mais linear..)
    *Limiter (Um compressor muito forte, que praticamente esmaga "partes altas", uma espécie de régua.. )

    Geralmente se ouve um pequeno ruido de fundo nas gravações que quando você usa compressores ou limiters acaba subindo de volume junto com o áudio em si... Para que isso não fique evidente usa-se gate ou expander... (ou algum tipo de redutor de ruídos "integral", que tira os ruídos de todo o áudio, mas quando usado em demasia acaba descaracterizando o som)

    *No Gate você configura algo como (ó.. a partir desse volume pode cortar completamente o áudio... ) ou seja.. nas partes baixas.. onde só se ouve o cooler do computador, respiração e etc.. o som fica zerado...
    *No Expander praticamente ao invés de cortar.. ele diminui o som.. (não é exatamente isso, mas é como se fosse rsrs)

    Um compander é um compressor + expander...

    Lembrando que essas são "ferramentas" básicas.. Existem uma porcão de outras artimanhas usadas para deixar uma gravação legal...
    Abc.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Gravação de voz/violão com UM microfone.