Projeto "Luminescências" - Músicas, Jam, Colaborações, Mixagem Masterização e mais

Autor Mensagem
overlappingcircles
Veterano
# abr/15
· votar


Adler3x3
gostaria muito de participar nessa brincadeira, infelizmente com jornadas de trabalho de 10 a 12 horas, e uma filha de 5 meses, vai se tornar inviável :( Mas com certeza que acompanharei.

Lugh Send
Veterano
# abr/15
· votar


Bom, gostaria de participar, mas está meio complicado achar tempo. Mas vou dar uma ajuda, eu estou desenvolvendo alguns plug-ins com um amigo, não estão prontos, mas como falaram no decorrer do tópico em convolução vou disponibilizar mais tarde ou amanhã pelo menos três IR do plug-in de reverb, o pessoal que testou gostou bastante, são baseados nas salas onde geralmente gravo e nos reverbs que uso nas mixagens (Bricasti M7, Lexicon 480 e TC 6000)

Adler3x3
Veterano
# abr/15
· votar


Lugh Send

Os reverbs de sala acredito que são os mais adequados para usar em home studio.

Lugh Send
Veterano
# abr/15
· votar


Ai galera, seis IR´s que considerei ser as mais uteis e versáteis, sendo dois ambientes que foram feitos com microfones nas salas do estúdio e uma unidade de chamber, hall, plate e room, que são uma combinação entre as maquinas de reverb que uso e as salas. São reverbs densos e bem naturais, espero que agrade.

http://www.4shared.com/rar/8E-5XWe6ba/Reverb_IR.html?

Adler3x3
Veterano
# abr/15
· votar


Lugh Send

Não consegui fazer o download, este 4shared já foi bom, aparece na página diversos links de donwload ou de baixar, mas nenhum salva o arquivo correto.

Lugh Send
Veterano
# abr/15
· votar


Adler3x3
Não consegui fazer o download, este 4shared já foi bom, aparece na página diversos links de donwload ou de baixar, mas nenhum salva o arquivo correto.

alguma indicação de outro lugar?

Adler3x3
Veterano
# abr/15 · Editado por: Adler3x3
· votar


Eu não sei dizer.
Parece que todos os sites de downloads estão ficando assim.
Não sei se é a ação de adwares nos próprios navegadores, mas não faz sentido que seja do distribuidor do download?!?!?.

Lugh Send
Veterano
# abr/15 · Editado por: Lugh Send
· votar


Coloquei no site da minha gravadora

http://rockrecords.com.br/reverb/Reverb%20IR.rar

RafaelBernatto
Veterano
# abr/15 · Editado por: RafaelBernatto
· votar


Adler3x3
Lugh Send

Aqui no meu PC uso um script no Greasemonkey que faz com que automaticamente após eu clicar em um link do 4shared o download comece...

Mas pra quem não quiser pode fazer assim... Já resolve...

Adler3x3
Veterano
# abr/15 · Editado por: Adler3x3
· votar


MMI

Fiz download gratuito dos efeitos do Reaper, e instalei no Podium Free.
Não sei se tem todos os efeitos originais mas tem muita coisa, e parece estar rodando muito bem, só não tem os presets gerais.

Lughsend

Fiz o download no segundo link, vou testar quando instalar o programa de reverb.
Obrigado pela contribuição.
Mais para a frente quando for montar o setup geral dos softwares, que vai constar os links e créditos, seria bom saber a quem creditar estes arquivos que você disponibilizou.

Raphael Benatto
Ficou show os efeitos que você demonstrou para faze download, vou estudar a parte com mais calma.

Adler3x3
Veterano
# abr/15 · Editado por: Adler3x3
· votar


01- Equalizadores

Atendendo a ideia do MMI de debater por partes os plugins de efeitos, damos início com os equalizadores.
Pontos de atenção:
- número de bandas;
- equalizadores paramétricos;

O Podium Free vem com um bom EQ "zPEQ" totalmente integrado, com versões mono e estéreo, com seis bandas.
É possível instalar os efeitos free do Reaper.
Links do Reaper:
aqui da para ver a lista dos plugins
http://www.kvraudio.com/q.php?search=1&q=cockos

aqui o link de download da Cockos - Reaper

http://www.reaper.fm/reaplugs/index.php

Isto por si só já seria o suficiente?
Poderíamos começar com uma versão mais básica e depois com o ganho de experiência adicionar outros.
Acho que seria interessante ter um EQ com efeitos Vacuum Tube.

Fico no aguardo de mais recomendações e trocas de informações.

Adler3x3
Veterano
# abr/15 · Editado por: Adler3x3
· votar


Candidatos a pré testes versão beta:


Logo, logo mais para a frente depois de que definirmos a maioria dos plugins de efeitos, e a inclusão de instrumentos free vamos precisar fazer alguns testes.
Assim imagino disponibilizar via e-mail projetos de músicas, sejam com arquivos wav, como com midi.
E remeteria aos membros do fórum numa primeira etapa por -email.
Obviamente estas músicas para testes teriam no máximo 1 minuto e meio de duração, para não sobrecarregar com arquivos wav, com midi não tem problema.
E qual o tamanho do arquivos seria razoável para adotar este procedimento.
Tenho muitas músicas, que vou selecionar, fazer um rearranjo e diminuir o tamanho.
E é claro o membro do outro lado também vai poder me enviar os arquivos com as suas músicas.
Deste forma faríamos testes que são necessários.

Quando chegar o momento certo vou anunciar aqui.
Assim vão pensando quem vai querer participar dos testes, claro vai ser um certo número limitado de pessoas ainda a definir.

Aguardo sugestões.

Adler3x3
Veterano
# abr/15 · Editado por: Adler3x3
· votar


Instrumentos
Desculpe o excesso de informações mas é necessário.
Não estou sendo prolixo mas bem objetivo, tudo tem um sentido e um objetivo a alcançar, ou seja um home studio completo (com a maioria dos componentes, não digo tudo, pois isto é impossível) na questão de softwares free para a produção musical.
Estou a 120 por hora.
rss....

Para trabalhar com midi, já escolhemos os seguintes:

- Kontakt Player Free
Vai possibilitar o uso de inúmeras bibliotecas free, é um dos Tops dos Vstis.

- UVI Workstation Free Player Instruments
Outro VSTi que evoluiu muito nos últimos tempos, tem uma biblioteca básica boa, e volta e meia aparecem bons instrumento free, recentemente em abril , apareceu um excelente violino.
E tem um diferencial possibilita tocar arquivos Rex.

- SFZ Player Free
Outro bom player free que tem diversos instrumentos free disponibilizados na Internet em geral.

- Alchemy Player Free
um dos melhor sintetizadores do mercado, que tem um kit básico free muito bom, principalmente para música ambiente.

- Aria Engine Free
Da plog sforzando uma variação do Aria Player da Garritan, que também possibilita o acesso a boas bibliotecas, recentemente descobri dois excelentes instrumentos um Double Bass e um Violoncello.

- Engine 2 Free
Da Magix que também tem boas bibliotecas livres.

- Um bom sounfont player (ainda a escolher)

- Um bom Loop Player (ainda a escolher)

- Outros sintetizadores que estou pesquisando e testando.

Adler3x3
Veterano
# abr/15 · Editado por: Adler3x3
· votar


continuando:
rss...

Outras Ferramentas:
que também fazem parte do projeto.

01- Editores de Áudio:
- Wavosaur;
- Ocean Áduio;
- Audacity;

02- Editor de Partituras
- Muse Score;

03- Bibliotecas de midis
- acordes para teclados, violão e guitarra. pads;
- sequências de bateria e baixo;
- progressões de acordes;

04- Outras ferramentas
- modulação de midi e humanização;
- glossário de termos técnicos.

05- Bibliotecas de loops

06- Controle de Projetos
- planilhas de controle individual por projeto

07- E o futuro?
como expandir e melhorar o Setup básico de softwares free.
como começar a utilizar softwares pagos.

Adler3x3
Veterano
# abr/15 · Editado por: Adler3x3
· votar


continuando:
rss...

Outras Ferramentas:
que também fazem parte do projeto.

01- Editores de Áudio:
- Wavosaur;
- Ocean Áduio;
- Audacity;

02- Editor de Partituras
- Muse Score;

03- Bibliotecas de midis
- acordes para teclados e violão e guitarra;
- sequências de bateria;

04- Outras ferramentas
- modulação de midi e humanização;
- glossário de termos técnicos.

Dei um Start com toda a fôrça, acho que esta evoluindo bem.
Claro vai ter tempos que vai fluir mais lento mais natural.

RafaelBernatto
Veterano
# abr/15
· votar


03- Bibliotecas de midis
- acordes para teclados e violão e guitarra;


Isso vai ser interessante pra mim... Faço tudo quase sempre manual.. (Y)

Flipe J.
Membro Novato
# abr/15
· votar


Estou à disposição para o que precisar. já baixei a podium free e to testando so não consegui fazer a podium enxergar os vst do reaper enfim estou vendo aqui.

Adler3x3
Veterano
# abr/15 · Editado por: Adler3x3
· votar


Felipe J.

Os efeitos do Reaper tem que fazer o download a parte:

http://www.reaper.fm/reaplugs/index.php

E faça uma instalação personalizada
Crie as seguintes pastas:
C:\FAS Free Audio Softwares\
\VSTS\
\32 bits
\RealPlugs\Vstplugins
\64 bits
Quando for instalar o Vsts selecione a opção dos diretórios e pasta a instalar.
No momento seria mais apropriado usar somente a versão de 32 bits.
E desta forma fica mais fácil gerenciar todos os Vsts, e evitar aquelas instalações que ficam espalhadas por todos os cantos do windows.
E para ter uma base comum vamos ter que seguir um certo padrão.

Bem qualquer dúvida melhor acionar o meu e-mail:

pfranzen@terra.com.br

Flipe J.
Membro Novato
# abr/15
· votar


Eu li o manual e lá diz que a quando um plug in é adicionado é necessário atualizar pra fazer um escaneamento pq esta Daw não realiza o escaneamento toda vez que é iniciada(eu acostumado com o Cubase hehe)

deu tudo certo.

Lugh Send
Veterano
# abr/15
· votar


Adler3x3
Fiz o download no segundo link, vou testar quando instalar o programa de reverb.
Obrigado pela contribuição.
Mais para a frente quando for montar o setup geral dos softwares, que vai constar os links e créditos, seria bom saber a quem creditar estes arquivos que você disponibilizou.



A mim mesmo, são Ir tirados dos plugins que estou desenvolvendo

Casper
Veterano
# jul/15
· votar


Caro Adler3x3:

Eu gostaria de participar. A lista do DAW "mínimo"
já está fechada? Eu temo que se essa configuração
mínima for muito complexa irá espantar muitos
potenciais participantes. Será que o compartilhamento
apenas dos tracks sem efeitos não seria uma
simplificação interessante? A colocação dos efeitos
ficaria a cargo dos usuários mais experientes.

Adler3x3
Veterano
# jul/15 · Editado por: Adler3x3
· votar


Caro Casper

Bem desde o início afirmei que o projeto é flexível, não vai ser engessado.
O principal objetivo é facilitar a vida, principalmente dos novatos.
Os efeitos assim como os instrumentos são importantes, pois a maior dificuldade para quem esta começando é justamente saber instalar os Vsts.
Desta forma vamos fazer um manual do passo a passo, sobre como fazer download e como instalar.
Claro é um processo que vai exigir uma atenção do usuário,mas depois o resultado vai compensar, pois para poder trabalhar colaborativamente o ideal é ter uma base em comum.
Sem uma base em comum, o processo fica bem mais complicado, ou fica como é feito hoje.
Para um membro poder ensinar tem que dar exemplo em softwares que os outros tenham também, não adianta fazer num plugin sofisticado e caro que os outros não tem acesso, claro vai ficar bom, mas ninguém aprende nada.

E o projeto visa também os mais experientes não só os novatos.

Pois para poder trocar arquivos para fazer colaborações na criação de músicas e arranjos é necessário que os músicos tenham uma base em comum, isto é usem a mesma DAW e os mesmos Vsts.
Vamos começar por duas DAWs, o Reaper e o Podium.
No momento estou compondo pequenas peças para incluir no projeto, que vão servir de modelo básico, isto é com projetos nativos das Daws citadas., usando os instrumentos virtuais e os efeitos nativos, mais os instrumentos/efeitos de terceiros gratuitos, para facilitar, nada de pirataria, pois afinal a maior dificuldade esta para muitos em poder comprar os produtos, que com a alta do dólar estão proibitivos.
Mas vamos usar samplers também, mas de forma mais limitada, em pequenas peças, pois os arquivos de áudio consomem muito espaço.
A maior parte dos efeitos e dos instrumentos já selecionei, faltam algumas coisas, e o principal a criação de templates e de músicas reais.
E desta forma vão coexistir diferentes projetos, uns mais simples outros mais sofisticados, com efeitos e sem efeitos.
E de qualquer forma, quando se lida com áudio, quando um músico vai remeter um arquivo para o outro, sempre é bom mandar sem efeitos, ou no mínimo mandar a track em duas versões, uma com efeitos e outra limpa sem efeitos.
Pois pode acontecer que um músico tenha melhores plugins que o outro., e aplica o efeito e devolve a track.
Tem que ter flexibilidade, então teremos diferentes projetos,
Vou criar um site para disponibilizar os arquivos, e quando dois músicos ou mais, interagirem, vão precisar da base da DAW e dos efeitos e instrumentos, mas nada impede que façam isto com os seus softwares, e aí os arquivos não são públicos, cada músico guarda no seu computador os projetos, e normalmente um dos músicos fica encarregado pela mixagem e gravação final.
A criação do site é necessária, se ficar só em posts no fórum , não vai funcionar, vai ficar tudo esparso.
E o site seria um repositório, mas os arquivos em geral de trocas de projetos, ficariam de forma individual conforme os músicos, e aí sim um tópico do fórum, existiria para incentivar e reunir os músicos nos seus projetos e comum de fazer música, e outros projetos de ensino.
Onde um membro com mais bagagem, faria a mixagem e a masterização de determinadas músicas.
O objetivo principal é de todos aprenderem até os mais experientes, pois ninguém sabe tudo..

O projeto esta sendo desenvolvido, esta dando mais trabalho do que imaginei no início, pois o mesmo esta se transformando, inicialmente iria ser uma DAW só, mas os pedidos pelo Reaper ampliaram o trabalho, assim como outros pontos , o que é natural.
Então resumindo, os objetivos são:
- Obter uma base em comum;
- Fazer músicas em conjunto;
- Aprender a usar os instrumentos e efeitos, através da troca de projetos.
- Humanização de midi e linhas de automação;
- e muito mais

Casper
Veterano
# jul/15
· votar


Caro Adler3x3:

Espero que o projeto ande. Conte com minha participação.
Não tenho experiência ampla com VST, o que eu uso basicamente
é o que tem nativo na DAW, e mesmo nas mais simples tem
o suficiente para o que faço. Os poucos VST's que eu uso são da
Variety of Sound, e todos são sem custo:

https://varietyofsound.wordpress.com/

Eu gosto particularmente desse:

ThrillseekerVBL – Vintage Broadcast Limiter

https://varietyofsound.wordpress.com/downloads/

MMI
Veterano
# jul/15
· votar


Adler3x3

É uma sugestão... Eu entendo que seu intuito aqui seja bastante voltado para a composição, jam, criação em editores de áudio e MIDI.

Ainda assim talvez pudesse pegar algum arquivo dessas competições de mixagem para quem estiver interessado mais no processo de mix. Tem coisas muito bem feitas nessas competições. Como é muito amplo, vai ser difícil agradar a todos: alguns querem mexer com MIDI, outros são guitarristas e não se interessam por isso e por partituras, outros vão querer metal, outros algo mais progressivo, outros vão querer mexer com bateria track a track... Talvez se iniciasse devagar...

Adler3x3
Veterano
# jul/15
· votar


MMI

Sim vamos fazer isto com o Reaper.
Só que cheguei a conclusão para funcionar bem vou criar um Site, não para arquivar os samplers, mas sim para indicar os links.
Estou me estruturando para fazer isto.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Projeto "Luminescências" - Músicas, Jam, Colaborações, Mixagem Masterização e mais