Procedimentos de mixagem

    Autor Mensagem
    Lugh Send
    Veterano
    # mar/15


    Bom galera, mais um atraso (está virando rotina hehe). Como prometido hoje vou começar a tratar do tema proposto pelo carlcarl. Perdi as ultimas horas pensando em uma forma de abordagem, existe muito material interessante por ai sobre o tema e eu sei que 90% ou até mais do que eu disser aqui hoje e nos próximos artigos o pessoal já teve algum contato. Eu preferi dividir em três estágios. No primeiro vou tratar alguns procedimentos de forma mais superficial, serão dicas mais diretas que acredito vão começar a dar alguma luz para o pessoal. No segundo eu gostaria de tratar algumas técnicas separadas por grupos (tambores, over e sala; baixo, violão, guitarras etc) e no terceiro mais algumas técnicas, mas de forma mais geral, posso dizer que a mixagem em si. Eu gostaria de uma ajuda nos dois últimos estágios. Seria interessante usar como base uma música de alguém daqui, gravada de forma simples e que tivesse os problemas mais comuns de home studio que todos por aqui já devem saber quais são, a pessoa que ceder essa música ganha a mix minha e estou vendo com alguém da master aqui se pode fazer esse processo também.

    Procedimentos de mixagem

    A primeira dica que dou é algo que falo muito para quem me procura perguntando como consigo mixar até quatro músicas em um dia: Resolva os problemas antes da mixagem. A música deve estar soando bem apenas com volumes e pan, para isso é necessário fazer alguma equalização corretiva atenuando frequências problemáticas. Isso vai te deixar livre na hora de mixar para se preocupar apenas com a arte e vai ajudar a evitar que você venha a pesar de mais no processamento. Isso pode ser feito durante a gravação ou em um processo anterior a mixagem mesmo, que é o que mais uso aqui já que maioria dos meus trabalhos vem de outros estúdios.

    A referencia é algo muito importante, já fiz consultoria em home studios por aqui e o erro mais comum que me deparei foi monitores mal posicionados, não é nada complicado e vem bem explicado nos manuais (que grande parte ignora) mas geralmente se trata de manter um ângulo de 60 graus com o ouvinte e uma distancia das paredes, algo em torno de 1,5m (pra home studio isso complica mas pode ser resolvido com atenuação de graves frequentemente presente nos monitores). É interessante também escutar sua mixagem em quantos sistemas diferentes for possível, recomendo fortemente ter algo simples pra isso, eu uso um aparelho gradiente da década de 90 além das HS80m e 8030a para ter uma audição menos estúdio do que estou fazendo. Volume também é algo crucial, monitore em volumes mais baixos (no manual de seus monitores vai constar o nível ideal), escutar sua mixagem alta demais além de cansar seus ouvidos pode lhe dar uma falsa sensação que ela está soando bem. Mixar em níveis baixos vai aumentar sua atenção o que vai ajudar a identificar os problemas mais rapidamente, se soar bem baixo provavelmente soará bem em volumes mais elevados.

    Mixe o mais rápido possível. Se prender demais a uma mixagem vai fazer problemas que não existiam aparecer (já passei muito por isso).

    Feche os olhos. Escute sua mixagem com o mínimo de distração visual possível, você vai se surpreender com a quantidade de objetividade que isso vai trazer. A nossa tendência é atribuir muita importância para o que vemos, quando ignoramos estímulos visuais permitimos que nosso consciente se concentre no que estamos escutando.

    Evite escutar as pistas isoladamente. Não trabalhe com um instrumento em solo por muito tempo principalmente quando for ajustar equalização e compressão. Lembre-se que o processo de mixagem de áudio busca fazer muitos instrumentos diferentes trabalharem juntos como um só. Ajuste um instrumento e você tem um impacto sobre todos os outros.

    Não use limiter no bus. Dê preferencia para um compressor bem regulado.

    Tome cuidado com a compressão. Compressão em excesso pode deixar sua mixagem sem vida e profundidade além de adicionar distorção indesejável.
    Experimente comprimir em grupos em vez de em faixas separadas. Isso vai te ajudar a alcançar resultados mais naturais.
    Você pode também usar um compressor para aumentar a dinâmica de um instrumento. Um compressor com um tempo de ataque mais lento pode ajudar a trazer um instrumento maçante de volta a vida.

    Tente abaixar um elemento que você deseja escutar menos no lugar de aumentar um que você quer escutar mais. Muito comum em mixagem de home studio você ter um vocal em nível muito alto, deslocado dos outros instrumentos, na maioria das vezes que me deparei com casos assim o problema aconteceu nas guitarras que ficaram altas demais levando quem mixou a deixar os vocais mais altos ainda. Uma boa abordagem de audição fará com que tenha um melhor controle dos níveis.

    Espalhe instrumentos que estão trabalhando na mesma faixa pelo panorama, muita gente ignora o pan, mas ele é uma importante ferramenta para dar mais espaço e muitas vezes profundidade a música.

    Não use muitos tipos de reverb e efeitos na mesma mix. Dessa forma, você irá manter um melhor controle da imagem estéreo e clareza espacial. Eu geralmente tenho um room, um hall, um chamber e um delay.

    Use os filtros. Use os filtros. Use os filtros. Posso dizer que mais da metade das pessoas com que converso sobre áudio fingem que esse recurso não existe. Talvez isso explique por que tantas mixagens soam com graves sobrando, às vezes chegando a dar uma sensação que a música está flácida.

    Não tenha medo do botão de inversão de fase. Inverter a fase em um instrumento pode muitas vezes melhorar a forma com que ele interage com os outros.

    Espero que essas dicas tenham sido úteis e torço para que alguém se prontifique a ajudar com a questão da música heheh. Abraços

    MMI
    Veterano
    # mar/15
    · votar


    Lugh Send

    Apesar de ter uns pontos de vista diferentes do seu, acho louvável seu esforço em escrever. Parabéns.

    Se quiser, posso ver alguma música e enviar.

    Abraço

    Filippo14
    Veterano
    # mar/15
    · votar


    Po cara, gostei bastante, me ajudou, preciso muito desse tipo de dica para melhorar, sou bem iniciante em mixagem, ainda mais que meu Mac quebrou, ai fica mais dificil de brincar um pouco para ir aprendendo ahahhaha.


    Continue com suas dicas que me foram muito uteis e vão ajudar outras pessoas tambem.

    MMI
    Onde que você não concorda? Se desse para dar sua opinião, o tópico ficaria bem rico de dicas, as pessoas poderiam ver dois pontos de vista e escolher as dicas que mais cabem para elas.


    Abração

    Ismah
    Veterano
    # mar/15
    · votar


    Marcando.

    entamoeba
    Membro Novato
    # mar/15
    · votar


    Lugh Send
    Evite escutar as pistas isoladamente. Não trabalhe com um instrumento em solo por muito tempo principalmente quando for ajustar equalização e compressão.

    Tô cansado de saber disso, mas não resisto! É como um vício! Começo pensando que vai ser rapidinho, aí me empolgo e passo um tempão ali, até deixar a faixa "no jeito". Quando tiro do solo e a coisa se mistura com o resto, vem a decepção!

    Lugh Send
    Veterano
    # mar/15
    · votar


    MMI
    Se você puder ficaria agradecido.

    Filippo14
    Nesse caso brincar é muito produtivo hehehe. Concordo com você que opiniões divergentes contribuiriam para a riqueza do tópico.

    entamoeba
    Sei como é mas superei esse problema, levanto todos os faders e vou ajustando com tudo tocando ao mesmo tempo.

    MMI
    Veterano
    # mar/15
    · votar


    Lugh Send

    Estava olhando aqui e muita coisa foi mandada embora na última limpeza. Não achei nada muito legal e bem gravada para mandar, que seja do gosto da maioria e que o pessoal gostaria de ver o processo de mix/master. Suponho que a galera queira ver a coisa funcionar na linha mais roqueira, uma bateria, baixo, guitarras, talvez teclados e voz. Acho que tem material melhor nas collabs do pessoal, eu mesmo não tenho muita coisa gravada nessa praia e o que tenho aqui não é meu, não me vejo com a liberdade de divulgar as tracks isoladas e mesmo as músicas.

    Veja, não estou me negando, se quiser algo mais acústico e jazzístico/bossa tenho, mas tem pouca instrumentação. A galera com certeza tem coisa melhor, mas se não tiver material, então pego alguma coisa para não morrer a ideia.

    Abç

    strinbergshredder
    Veterano
    # mar/15
    · votar


    entamoeba
    Lugh Send
    Eu ja vou no meio a meio..rsrs

    Ajeito com todas as tracks soando, boto pro solo, volto pra td tocando, volto pro solo.... vo fazendo "lá e cá"..hahaha

    Lugh Send
    Parabens por mais um topico excelente cara!
    Marcando pra acompanhar os proximos!

    Lugh Send
    Veterano
    # mar/15
    · votar


    strinbergshredder
    muito obrigado cara. Se tiver algum tema a propor...

    Iversonfr
    Veterano
    # mar/15
    · votar


    Esse negócio de solar a track acho que é o vício mais difícil de largar. Vc da aquele solo rapidinho só pra checar uma coisinha besta tipo "como está o eq dos graves" e qd vê já passou vários minutos na track e mexeu em tudo. Qd volta pra mix ta aquele horror rs. As vezes compensa até deletar tudo da track e começar do zero rs.

    Marcando pra acompanhar

    Lugh Send
    Veterano
    # mar/15
    · votar


    Iversonfr
    Esse negócio de solar a track acho que é o vício mais difícil de largar. Vc da aquele solo rapidinho só pra checar uma coisinha besta tipo "como está o eq dos graves" e qd vê já passou vários minutos na track e mexeu em tudo. Qd volta pra mix ta aquele horror rs. As vezes compensa até deletar tudo da track e começar do zero rs.

    Com certeza! Quando se mixa em mesa uma boa é retirar os botões de solo KKKKKKK
    Eu considero mais útil usar o mute

    strinbergshredder
    Veterano
    # mar/15
    · votar


    Lugh Send
    De nada meu amigo! Se puder colocar na sua listinha... Um assunto legal seria sobre as aplicações e operação dos diferentes tipos de processadores na Masterização (Exciter, EQ, Stereo Imager, Limiter, e etc..), acredito que isso interessaria o pessoal! =)

    Abraços!

    Hammer
    Veterano
    # mar/15
    · votar


    Bacana parabéns pela iniciativa!
    quem sabe eu também participe..

    Lugh Send
    Veterano
    # mar/15
    · votar


    strinbergshredder
    De nada meu amigo! Se puder colocar na sua listinha... Um assunto legal seria sobre as aplicações e operação dos diferentes tipos de processadores na Masterização (Exciter, EQ, Stereo Imager, Limiter, e etc..), acredito que isso interessaria o pessoal! =)

    Eu já estava me preparando psicologicamente para depois desses de mix tratar de master hahahah. Não é muito minha praia mas vou buscar o máximo de conhecimento sobre o assunto com os engenheiros de master que conheço para escrever algo com mais qualidade.

    strinbergshredder
    Veterano
    # mar/15
    · votar


    Lugh Send
    Show de bola cara!!

    Fico no aguardo então! hehe

    Lugh Send
    Veterano
    # mar/15
    · votar


    MMI
    Estava olhando aqui e muita coisa foi mandada embora na última limpeza. Não achei nada muito legal e bem gravada para mandar, que seja do gosto da maioria e que o pessoal gostaria de ver o processo de mix/master. Suponho que a galera queira ver a coisa funcionar na linha mais roqueira, uma bateria, baixo, guitarras, talvez teclados e voz. Acho que tem material melhor nas collabs do pessoal, eu mesmo não tenho muita coisa gravada nessa praia e o que tenho aqui não é meu, não me vejo com a liberdade de divulgar as tracks isoladas e mesmo as músicas.

    Veja, não estou me negando, se quiser algo mais acústico e jazzístico/bossa tenho, mas tem pouca instrumentação. A galera com certeza tem coisa melhor, mas se não tiver material, então pego alguma coisa para não morrer a ideia.

    Abç

    Pelo visto não vai rolar material rs.

    strinbergshredder
    Veterano
    # mar/15
    · votar


    Lugh Send
    Amigo, sei que você comentou a respeito de alguma música gravada em home studio por alguem do forum, mas se você não conseguir, que tal usar alguma multitrack desse site aqui:

    http://www.cambridge-mt.com/ms-mtk.htm

    Talvez possa ser uma boa! =D

    MMI
    Veterano
    # mar/15
    · votar


    Lugh Send

    Como eu disse, posso enviar alguma. Tentei contato com um colega daqui, mas se não der certo, ou você usa uma multi-track ou eu te envio alguma, não vou deixar na mão.

    Abç

    JJJ
    Veterano
    # mar/15 · Editado por: JJJ
    · votar


    Lugh Send

    Cara, o MMI falou que eu podia ajudar em algo... resume a ópera pra mim.

    EDIT: ok... li o post inteiro... rs

    Seguinte: tem várias bases disponíveis no tópico colaborativo. É só escolher uma delas e fazer a mix. Dá inclusive pra comparar com as mixes que foram feitas lá.

    Algumas:

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/9/312131/p25#8972819
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/9/312131/p16#8900816
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/9/312131/p13#8882582

    Tem muito mais coisa, mas tem que dar uma garimpada no tópico.

    Devo ter algo mais (pessoal), mas agora não dá pra ver. Depois eu procuro.

    Jube
    Veterano
    # mar/15
    · votar


    Lugh Send
    Parabéns pelo tópico, gostei do texto e fico no aguardo dos próximos estágios.

    carlcarl
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    Lugh Send
    desculpe se demorei a te agradecer por estas preciosas dicas.
    muito obrigado por dedicar o teu tempo e conhecimentos para ajudar quem deseja aprender.
    vou aplicar os teus conselhos e ficarei esperando por outros conselhos.
    abç

    Lugh Send
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    Eu de volta rs. Muitas mixagens pra fazer por aqui ai o tempo está meio raro. Mas vamos lá...

    strinbergshredder
    Amigo, sei que você comentou a respeito de alguma música gravada em home studio por alguem do forum, mas se você não conseguir, que tal usar alguma multitrack desse site aqui:

    http://www.cambridge-mt.com/ms-mtk.htm



    Essa é minha segunda opção hahaha




    MMI
    Como eu disse, posso enviar alguma. Tentei contato com um colega daqui, mas se não der certo, ou você usa uma multi-track ou eu te envio alguma, não vou deixar na mão.


    seria uma boa, agradeço




    JJJ
    Seguinte: tem várias bases disponíveis no tópico colaborativo. É só escolher uma delas e fazer a mix. Dá inclusive pra comparar com as mixes que foram feitas lá.


    Vou dar uma olhada



    Jube
    Parabéns pelo tópico, gostei do texto e fico no aguardo dos próximos estágios.

    muito obrigado


    carlcarl
    desculpe se demorei a te agradecer por estas preciosas dicas.
    muito obrigado por dedicar o teu tempo e conhecimentos para ajudar quem deseja aprender.
    vou aplicar os teus conselhos e ficarei esperando por outros conselhos.
    abç



    heheh sem problemas, eu também estou enrolado, mas vou continuar como puder

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Procedimentos de mixagem