Potência Bivolt Automática: o quanto vale a pena?

    Autor Mensagem
    entamoeba
    Membro Novato
    # fev/15 · Editado por: entamoeba


    Caros, me ajudem se for possível!

    O produto que estou de olho é esse:
    http://www.4vias.com.br/shop/produtos_descricao.asp?lang=pt_BR&codigo_ produto=426&dep=1&codigo_categoria=1&codigo_marca=154&tipo_busca=marca &orderby=preco_unitario

    Contudo, não sei se essa marca (ETELJ) faz produtos de qualidade. Não tenho referências! O único motivo que me faria optar por ela, ao invés de outras, mais tradicionais, é o fato dela ser BIVOLT AUTOMÁTICA.

    Já vi queixas em outros tópicos sobre a rede elétrica, o que me deixou preocupado, já que usaria essa potência (ainda que com pouca frequência) em lugares "desconhecidos". Na descrição do produto, uma frase me chamou a atenção:

    A nova linha Slim 4ohms foi concebida para uso profissional pesado, sua fonte é bivolt automatica (sem chave) o que permite que ela trabalhe normalmente mesmo sob severas variações de voltagem.

    entamoeba
    Membro Novato
    # fev/15 · Editado por: entamoeba
    · votar


    Aplicação:
    PA para ensaio e apresentações de pequeno porte.

    Frequência de uso:
    1 - 2 vezes por semana, cerca de 3 horas de uso contínuo.

    Condições de uso:
    No local de ensaio mais frequente, a voltagem é 220 V. Contudo, na maioria das apresentações e demais lugares onde essa potência será ligada a voltagem é 127 V. Atualmente, usamos uma potência 127 V e um transformador, quando necessário.

    Requisitos para aquisição:
    Produto financiável em 12x, que a prestação não exceda R$100
    300 W por canal (estéreo), 4 ohms, para empurrar um par de 2x12 / 4 ohms.

    Dúvidas:

    1) Alguém tem alguma informação sobre essa marca?

    2) Compensa abrir mão de pegar uma Peavey, Crown ou Crest e pagar um pouco mais para adquirir uma potência bivolt, confiando na proteção em caso de "severas variações de voltagem"?

    3) Alguma outra sugestão?

    El_Cabong
    Veterano
    # fev/15 · Editado por: El_Cabong
    · votar


    Eu comprei 2 módulos de potência monofônicos, modelos: D700 neste site:

    www.dclassaudio.com.br

    Comprei 2 monofônicos para fazer um sistema stereo.
    R$ 390 cada um.
    D700 é um amplificador de potência, digital, de alto rendimento, Classe "D" de 700 Watt RMS, e com fonte chaveada bivolt.
    Eu já testei eles e são MUITO BONS !!! É um pataço !!! Eu liguei o contrabaixo num deles e o som dele treme tudo !!!
    O único problema é que tem que montá-lo numa carcaça (vem só a placa montada)
    Já estou providenciando estas carcaças (caixas que acondicionam os amplificadores).

    entamoeba
    Membro Novato
    # fev/15
    · votar


    El_Cabong
    Achei interessante. Mas me pareceu uma aposta ainda mais arriscada do que comprar algo de uma marca menos conhecida!

    De qualquer maneira, vou dar uma olhada!

    Ismah
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    El_Cabong
    carcaças (caixas que acondicionam os amplificadores)

    Gabinetes é o termo mais usual (correto soaria imperativo demais).

    iguei o contrabaixo num deles e o som dele treme tudo

    Os gringos vem fazendo isso... Usam uma pedaleira/ rack como simulação e usam um amp de PA para amplificação... Pretendo usar algo nessa linha para amplificador de baixo, assim que achar um bom bass head'n'cab simulator, que meu capital permita pagar. Talvez use direto, já que esse é o som esperado do Baixo (via DI).

    entamoeba
    permite que ela trabalhe normalmente mesmo sob severas variações de voltagem.

    A tendência é começar a gerar queda de voltagem, se o prédio for monofásico e a região com problemas de baixa energia*, quando abrir volume e pedalar o bumbo.

    * sabe quando o vizinho liga o chuveiro e a luz (comum e bem visível nas lâmpadas incandescentes) enfraquece o brilho/claridade/luminosidade (mais correto)??? É porque o chuveiro está sugando mais energia. Pode aferir com um voltímetro que a tensão foi reduzida.
    Mesmo num gerador, para shows, geralmente trifásico, as partes são divididas em som (PA, monitor, palco/instrumentos), luz fria (máquinas com lâmpadas LED) e luz quente (máquinas com luz a base de lâmpadas incandescentes). Conforme a potência do PA vs a capacidade do gerador, é visível o efeito no voltímetro do gerador.

    No caso, é bem plausível que dentro do módulo, exista um trafo 200 e X para Y volts, que então serão retificados. E com toda certeza, uma ponte de capacitores com capacidade de dar um cagaço razoável em alguém.

    El_Cabong
    Veterano
    # fev/15 · Editado por: El_Cabong
    · votar


    entamoeba
    Cara! Eu te asseguro que não é uma aposta. Os caras testam a exaustão todos os os amplificadores que eles vendem e dão garantia contra defeitos de fabricação.
    É claro que tu tens que montar certinho, porque se queima por causa de montagem errada não há garantia. Eles mandam um passo a passo para esta montagem.
    E o preço é muito bom !!!
    Amplificador Classe "D" de 700 Watt RMS com fonte bivolt por R$ 390 !!!

    Ismah

    Gabinete !! Isso mesmo !! Me faltou a palavra.

    Ismah
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    El_Cabong

    Sinceridade, pelo peso vale muito a pena, mas é um amp baseado em CI digital... Eu tenho certa alergia a coisas digitais, é verdade, mas geralmente esses amps tendem a quando queimam, geralmente do nada, não terem concerto. É difícil, mas acontece.

    Preferia mesmo mesmo, um Studio R X1 usado, à um classe D.

    E de qualquer forma acho caro.Veja!

    entamoeba
    Membro Novato
    # fev/15
    · votar


    Ismah
    No caso, é bem plausível que dentro do módulo, exista um trafo 200 e X para Y volts, que então serão retificados. E com toda certeza, uma ponte de capacitores com capacidade de dar um cagaço razoável em alguém.

    O que isso significa? Que é perigoso?

    O sujeito é assim por dentro. Vejo 4 capacitores que parecem ter o calibre de uma pilha AA.

    E de qualquer forma acho caro.Veja!

    E um desses se equipara a um classe D "de marca"? Não terei problemas com ruído, com falta de definição ou algo do gênero? Afinal, imagino que um produto de baixo custo como esse contenha componentes extremamente baratos.

    El_Cabong
    Será que já teve alguma discussão sobre esse amp em algum tópico? Não é fácil para um leigo se sentir confiante para comprar algo assim, apesar do preço (aparentemente) atraente.

    Ismah
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    entamoeba

    O que isso significa? Que é perigoso?

    Apenas se estiver em seus planos desmontá-lo.

    imagino que um produto de baixo custo como esse contenha componentes extremamente baratos.

    Realmente duvido muito que num desses que vc se refira como "de marca", tenha um capacitor Siemens... Claro, no que enviei, falta a fonte e o gabinete, no fim a diferença poderá não ser tão gritante.

    Vejo 4 capacitores que parecem ter o calibre de uma pilha AA

    A fonte está semi-oculta, esses quatro são os de saída.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Potência Bivolt Automática: o quanto vale a pena?