【FIXO】::: Avaliações, Dicas e Discussões sobre Mix e Master :::

Autor Mensagem
Calime
Veterano
# nov/15
· votar


jnninho

Parabens, curti mto sua produção, ficou legal mesmo. Sigo uma linha parecida com a sua em relação a forma de se lidar com gravações: Ir pelo som, se ficou bom, é isso! Muitas vezes pecamos pelo excesso. O duro é saber se aquilo ali é de fato o melhor som que conseguiriamos sem tentar fazer de TODAS as formas que temos disponíveis, aí entra aquela briga de produzir com esmero/demorar a terminar x fazer bem e de forma simples/produzir MÚSICA, que é o nosso real intento....ou que deveria ser.

RobsonByte
Veterano
# jan/16
· votar


Olá,

Pensei em criar um tópico, pois não encontrei nada específico sobre minha dúvida, mas acredito que mesmo assim este post poderá me ajudar sem precisar criar outro.

Estou gravando multi-pista com teclado (Instrumentos Virtuais) e instrumentos de sopro. Individualmente cada track está em um volume bom (com picos de até -6db) e não há clipping, mas quando eu faço um mix de todas as tracks, o sinal fica muito forte (perto dos 0db) e tem muito clipping só que o volume fica muito baixo!

Fico me perguntando como pode ter sinal alto e volume baixo? Estou aberto à sugestões! Grato!

marcelosz
Membro Novato
# jan/16
· votar


RobsonByte
Não se preocupe com o volume na fase de mix. Importante é não clipar mesmo. Na verdade é preferível que o gain total da mix não passe muito de -6dB pra vc ter headroom pra masterizar.

Na fase de masterização, use um limiter ajustando o "make-up gain" pra dar volume....

RobsonByte
Veterano
# jan/16
· votar


Na fase de masterização, use um limiter ajustando o "make-up gain" pra dar volume....
marcelosz
Justamente este é o ponto: cheguei a mixar em até 0db, os gráficos do sinal encheram a tela do DAW, mas o volume fica baixo, é isso que não estou entendendo. Já ouvi diversas músicas com volume muito mais alto e ficam em -4db. Como a minha com 0db pode ficar com volume mais baixo do que a música de outra pessoa com -4db?

marcelosz
Membro Novato
# jan/16
· votar


RobsonByte
Entre outros fatores, existe um ponto muito importante que talvez estejas confundindo: dbFS (referente a escala de áudio digital, onde 0 é o "limite") e dbSPL (referente à pressão sonora, sentida pelos ouvidos, curvas Fletcher Munson etc...).
Ou seja, o level meter do DAW estar batendo 0db FS não significa necessariamente estar "alto ou baixo"....

Ningen
Veterano
# jan/16
· votar


Poste uns samples, cara.. fica bem mais fácil ajudar. :)

RobsonByte
Veterano
# jan/16
· votar


Poste uns samples, cara.. fica bem mais fácil ajudar. :)
Ningen
Link do Meu Áudio
Neste link dá pra escutar uma gravação minha. Já estou regravando para ajustar os graves e agudos, mas agora estou tendo essas dúvidas no volume. Por exemplo: no meu autofalante coloco volume 30. Neste meu áudio fica baixo de se ouvir. Mas se eu coloco uma outra música qualquer no volume 30, fica ótimo. Como minha gravação já está perto do limite de 0db, não tem como eu aumentar sem estourar.

jnninho
Membro Novato
# abr/16
· votar


galera, alguem sabe se tem algum jeito de controlar o efeito de wahwah manualmente no cubase 5 ou no sony vegas 7 ou 8? tipo, gravar uma guitarra, e depois adicionar o wahwah e controlar manualmente com o mouse, ou entao meio que mexendo numas linhas, algo assim.. será que tem como?

strinbergshredder
Veterano
# mai/16
· votar


NOVA MIX!!!

https://soundcloud.com/strinbergshredder/wall-of-death-femme-mix-maste r-test

Por favor, opiniões sobre esse trabalho! =)

Wade
Membro Novato
# mai/16
· votar


strinbergshredder
Profissional.

Tá na medida pro estilo.

jnninho
Membro Novato
# set/16 · Editado por: jnninho
· votar


galera, gravei um cover do Armandinho (o que faz reggae)
to meio enferrujado, ja fazia um tempinho que nao gravava nada, críticas e dicas são bem vindas \o

https://soundcloud.com/coversjnn/armandinho-reggae-das-tramanda-cover

Guitarra Vintage AFD Paradise
Microfone MXL 990
Interface M Audio Fast Track MkIi

Guitar rig 5
Sony Vegas 7.0
FL Studio 12
Ezdrummer 2
Boobass
Soundfonts

Wade
Membro Novato
# set/16
· votar


Não curto nem um pouco esses pop reggae praieiro.

Mas analisando tecnicamente, tudo muito bom. Captação boa, equalização redondinha, mixagem consciente e limpa.

Pra não ficar só nos elogios, eu daria uma mudada no baixo. Mas é pessoal. O trampo tá muito bom.

jnninho
Membro Novato
# set/16
· votar


Wade
valeu pelo comentário mano!! então, o baixo foi o único instrumento que não usei um vst mais puxado pro realismo, pq só consigo usar o slide no piano roll do fl studio com os plugins nativo dele, ai preferi usar o boobass msm

strinbergshredder
Veterano
# set/16
· votar


Wade
Desculpa a demora, não tinha visto sua resposta, mas MUITO obrigado!!!

Calime
Veterano
# set/16 · Editado por: Calime
· votar


Povo, uma duvida:já li/ouvi por aí que tem lance de gravar por ex a voz, dps exportar, e dps "reimportar" novamente a faixa. Até hoje não saquei...pra que isso serve? É recomendado fazer isso com tudo (e não só com a voz)? Exportar em qual formato?

strinbergshredder
Veterano
# set/16
· votar


Calime
Se for o que eu estou imaginando, é o processo que se chama "bounce".

Assim que vc acaba de gravar uma trilha, com certeza vc aplica seus efeitos normalmente durante a mix e tal... porém à medida que vc vai adicionando vários plugins a cada trilha, no final o projeto fica muito pesado... Pra evitar essa carga toda, se vc já tem certeza que mexeu o suficiente e não vai mais alterar nada no plugin, vc faz esse procedimento de bounce, que é vc exportar essa trilha com efeitos dos plugins, para uma trilha de audio já renderizada individualmente. Fazer isso em quantidade, principalmente em processos com muitas tracks, poupa bastante processamento e RAM.

Quanto à exportação, pelo menos durante o processo da mix, é aconselhável exportar em WAV mesmo.

Espero ter ajudado cara! Abraços!

Calime
Veterano
# set/16
· votar


strinbergshredder

Opa, obrigado pela ideia, mas saca só. Sei esse lance de tipo "renderizar" a faixa com efeitos e edições certinha, no intuito de deixar o projeto mais leve(sei bem disso, pq meu pc é de 2008 e tem 4 Gb de ram, daí já viu né? kkkkkk..), mas to falando de outro lance; tipo, já ouvi e vi videos de gente falando e fazendo a exportação pra fora da DAW da faixa individual já gravada e sem nada(plugin, edição...), daí depois vai lá e importa essa mesma faixa novamente. Fiquei com uma impressão de aumento de qualidade...ou algo do tipo, não me recordo msm o pq disso, até pq até hoje gravei pouco aqui.

strinbergshredder
Veterano
# set/16
· votar


Calime
Aaah, entendi cara!

Olha, esse caso que vc tá falando eu confesso que não conheço... vamos ver se aparece alguem por aí rsrs

Calime
Veterano
# set/16
· votar


strinbergshredder

Ok, obrigado pela ajuda!

GuitarHome
Veterano
# set/16
· votar


Galera tô com uma duvida e problema. Quando uso minha Ibanez Prestige RG1570 pra gravar em linha, mesmo que eu coloque o ganho no mínimo (tanto na m áudio m track quanto na behringer guitar link) o Reaper acusa clipar em notas mais fortes com drive. Fui fazer um trampo e gravar uma guitarra guia numa interface da Avid o problema também apareceu. O problema que eu vejo que pode ser é pelo fato dos caps da Ibanez serem de altíssima saída? Se não me engano o mesmo não ocorre com minha Les Paul.

O que eu poderia fazer para resolver isso?

Obrigado

Ningen
Veterano
# set/16 · Editado por: Ningen
· votar


GuitarHome

Gire um pouco o knob de volume da guitarra no sentido anti-horário e... manda ver. rsrs

GuitarHome
Veterano
# set/16
· votar


Ningen
Perco muito sustain e ganho dessa forma. Alguns bends acabam morrendo cedo, e o timbre acaba mudando um pouco por menor que seja a diferença. Vou testar mais essa idéia. Será que é a única saída mesmo?

Valeu pela dica meu velho.

Abc

Ningen
Veterano
# set/16 · Editado por: Ningen
· votar


GuitarHome

Cara... Agora que fui ler direito...

Reaper acusa clipar em notas mais fortes com drive.

Ele tá clipando na saída da track ou na entrada? Se for saída... Você vai ter que abaixar o volume da caixa... Qual simulador você está usando? Abaixe o volume das caixas para não clipar e se quiser aumentar o volume final.. Mande um brickwall limiter (ou algum outro compressor como disse o Ismah) no fim da cadeia...

Abç

Ismah
Veterano
# set/16
· votar


GuitarHome

Se existe a opção "PAD -XdB", use-a.
Não deveria ser assim quando baixa o volume, principalmente pelo sustain. Pode adicionar um compressor (de preferência com muitas opções de regulagem ou em rack) para segurar esses picos.

Ningen
Veterano
# set/16
· votar


Ismah

Pior que não tem.. (Foi até um dos motivos por eu ter preferido a 44vsl que o ganho não parte de 0dB mas de -30dB)

strinbergshredder
Veterano
# fev/17
· votar


::: Nova Track :::

Mixei a música O que for preciso, da banda EixoCruzado, do camarada celotoledo.

À disposição para os comentários =)

Link da mix: https://soundcloud.com/strinbergshredder/eixo-cruzado-o-que-for-precis o

Link do tópico do celotoledo: http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/329701/

Abraços!

Ismah
Veterano
# jun/17
· votar


Pra quem quer uma ideia de como mixar, escuta esse disco DEMO que vinha com alguns equipamentos da Gradiente, comercializados no Brasil.

https://www.youtube.com/watch?v=DK5KR78g7js


metal_ofender
Membro Novato
# jan/18 · Editado por: metal_ofender
· votar


Olá, tudo bem ? Estou querendo começar um projeto de gravar videos para youtube.

A ideia é a seguinte, vão ser 2 violões e 1 voz, e, as vezes, uma guitarrinha. Vão ser na mesma onda desses covers que tem bastante no youtube.

Eu gostaria de dicas em que eu posso melhorar, pois sou bem iniciante no Reaper, essas são minhas primeiras gravações e queria saber se estou indo no caminho certo ou errado Captando e Gravando os Violões.

Gravei 2 trechos de 2 músicas e gostaria que vc avalia-se e me desse dicas sobre minha gravação, nos seguintes tópicos:

-Estou conseguindo tocar no tempo da música ? (Essa ta sendo uma dificuldade imensa)
-Minha mixagem/master está piorando a gravação, ou estou até fazendo certo algumas coisas? Li alguns conceitos mas estou bem perdido ainda, estou meio que no ouvido mesmo.
-Estou captando o som do violão de maneira muito errada ?
-Como estou usando o Reverb e Delay?

Enfim, o que puder falar vai me ajudar bastante, e ignora a parte do Vocal, quem vai cantar vai ser outro cara, só cantei lá pra sentir como é gravar um vocal separado, cantar não é comigo.

https://soundcloud.com/user-855866079/broken-cortado/s-oT3Vm

https://soundcloud.com/user-855866079/never-to-late/s-8Zevh

https://soundcloud.com/user-855866079/patience/s-fvNQZ

https://soundcloud.com/user-855866079/wherever-you-will-go-limiter/s-x X6FY

Foram gravado 2 violões, um em linha e outro com Mic Condensador + Linha junto. Praticamente tudo num take, só em uma música ai que fiquei errando e tive que juntar as partes, mas ainda não sei fazer isso direito.

Pegue como referencia o que eu quero esses covers do youtube gravado assim, a gravação não precisa ser tão boa quanto a de um CD.

Adler3x3
Veterano
# jan/18 · Editado por: Adler3x3
· votar


Bem só consegui ouvir uma música a broken-cortado.
As outras parecem que foram deletadas do soundcloud.

Fica difícil fazer uma avaliação, as partes da música tocada estão muito repetitivas, e confesso que não esta nada confortável de ouvir, as partes estão muito enjoativas, e o vocal não ajuda.

Por serem as suas primeiras gravações, você tem que entender que não é já de início que se acerta, por este motivo dá para dizer até que você conseguiu iniciar bem, mas é apenas um teste.

A gravação não esta ruim, mas também não tem nada de especial, acredito que dá para melhorar todo o processo.
Lembre que a captação tem que ser bem feita, depois na DAW pode-se usar os plugins para fazer algumas correções, digo algumas, pois se a gravação tiver erros demais, não tem jeito não tem que gravar de novo.
Usar os plugins também é um longo aprendizado.
Erros de tempo são difíceis de corrigir, até dá para acertar mas dá uma trabalheira danada, então só se corrigi pequenos erros, que são normais de acontecer, seja por problemas da gravação, seja por erros de interpretação.

Tem que aprender a montar uma cadeia de efeitos, nas tracks e na master .

O vocal não esta legal, do jeito que esta fica impossível fazer uma boa mixagem.
O violão também a interpretação tem partes que não estão soando bem, não sei o que você tocou na sequência ou o que colou e repetiu, se é problema de gravação ou da cola.

Para aprender a cortar, colar, juntar você tem que treinar pegando loops de músicas completas, ou com alguns compassos a mais, com a prática você vai pegar o jeito, e vai conseguir a precisão necessária.
Na internet de muitos kits de loops que dá para usar.
Baixe e instale o Mixcraft 8, versão trial no site oficial, a versão pro, vem com alguns gigabytes de loops, e na hora da instalação salve os loops numa pasta que você identifique facilmente, tipo C:\Loops\. (configuração da instalação deixa os arquivos no numa pasta difícil de achar, então simplifique aqui).
Depois no futuro você pode até transferir para um outro diretório dentro do seu estilo de administrar as suas pastas.
E vá fazendo download do que te interessar, acredito que vais gostar.
Não são loops pesados, tem uma qualidade relativa, mas funcionam, e na parte de biblioteca é o local onde se faz downloads, e vai escutando para ver as músicas que tem agradam.

Com o tempo também, vai aprender a acertar o tempo, mudar o tom, e até encaixar loops de uma música em uma outra música.
E para sincronizar melhor, construa você mesmo backtracks, e vá tocando junto com os loops e gravando, depois você silencia a bateria e o baixo por exemplo, vá experimentando e até compondo.

Depois de um certo período da versão trial, o software não funciona mais, mas os loops continuam lá e você pode importar no Reaper, são gigabytes e gigabytes de loops em vários estilos, e você pode treinar, tanto no Reaper como no Mixcraft (enquanto estiver ativo)
Vai treinar tanto para copiar, colar, cortar, usar outros recursos da DAW e coisas e tal, e também é útil para ir treinando mixagem e master.

Depois desinstala o Mixcraft e fica com os loops., usando no Reaper.

No site do próprio Reaper tem um link de músicas completas com loops, de um cantor de rock, que dá para baixar (não tenho certeza se ainda esta ativo), mas me lembro que eram bem legais e com ótima qualidade, e daí dá para experimentar a vontade.
E lidar com loops é diversão garantida.

Vai experimentando, assim com o uso de plugins, e vai ouvindo, ouvindo e ouvindo, e usando o método de auto-didata, tem que pesquisar e buscar mais tutoriais, uso os efeitos de leve, cuidado para não exagerar.

Não existe uma receita pronta.

Você tem que fazer mais testes ir experimentando aqui e ali, e tocando uma música com mais variações para se poder sentir a dinâmica.
Colocar mais instrumentos, além de dedilhados criar alguns solos.
E ensaiar mais antes de gravar, e pode até usar a DAW para criar acompanhamentos com os instrumentos virtuais, o Reaper não vem com bons instrumentos, mas o Mixcraft tem instrumentos interessantes, e já vem com VSTs instalados, e você pode analisar e estudar melhor esta parte também.

Outro bom conselho é sempre ler todos os manuais.
É uma longa jornada, mas gratificante.

metal_ofender
Membro Novato
# jan/18 · Editado por: metal_ofender
· votar


Adler3x3

Valeu Pelo FeedBack. As Outras faixas eu arrumei, depois vc da uma olhada. Era o Link que eu copiei errado por nao saber mexer nesse SoundClound. Foram as ultimas que fiz, então acho que deu uma melhorada.

Sobre os Loops eu vou procurar aqui e treinar bastante, pq eu percebi que mesmo se vc sabe tocar bem a música, na hora de gravar dificilmente vc vai conseguir em um take só.

Sobre os outros instrumentos por enquanto minha ideia é só 2 violões e voz, quando eu estiver melhor nas gravações vou pedir para meu amigo que vai fazer comigo gravar uns vocais pra gente ir treinando mixar o vocal junto.

Descobri tb que pra gravar pode demorar semanas, mesmo a música sendo simples, não é simplesmente "Tocar".

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】::: Avaliações, Dicas e Discussões sobre Mix e Master :::