Dúvida na equalização multipista

    Autor Mensagem
    RobsonByte
    Veterano
    # jan/15


    Bom dia,

    Eu tenho 5 arquivos em 5 pistas diferentes no Audition:
    Pista 1: Violino
    Pista 2: Clarinete
    Pista 3: Clarinete
    Pista 4: Trombone
    Pista 5: Tuba
    Quando eu toco cada pista separada, o som fica satisfatório e definido, porém quando eu coloco todas as 5 pistas tocando ao mesmo tempo fica tudo misturado: um instrumento encobrindo outro. O que eu quero é que dê para escutar todos os instrumentos mesmo sendo tocados ao mesmo tempo. Andei pesquisando sobre como Equalizar, mas para um iniciante como eu achei um tanto confuso para separar cada instrumento em uma frequência para que um instrumento não invada a frequência do outro. Como eu posso separar as frequências para definir cada instrumento?

    strinbergshredder
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    RobsonByte
    Antes de separar as frequencias, já espalhou os instrumentos no pan, entre L e R? de inicio pode ser que te ajude...

    RafaelBernatto
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    strinbergshredder
    RobsonByte

    Eu recomendaria o contrário... Equalizar primeiro, espalhar o pan depois...

    Tenta tirar os graves com um filtro passa altas em todas as faixas.. (Graves costumam ocupar muito espaço na mix...)

    Existem tabelas na internet que servem de base pra se equalizar instrumentos diversos.. Assim você pode adicionar presença em todos eles...

    Infelizmente nunca lidei com estes... Não posso ajudar nesse sentido..

    Mas a ideia é tirar as frequências que não são necessárias..

    Abraço.

    RafaelBernatto
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    【FIXO】 Faixa de Freqüências, Equalizadores, Música, Voz, etc.

    Jabijirous
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    Eu sou do time que mexe na dinâmica, pan e só depois uso o eq. Ainda mais quando se trata dessa instrumentação!

    Acho que teu problema, pelo teu relato, é mais dinâmica e panorama que equalizador!

    shoyoninja
    Veterano
    # jan/15 · Editado por: shoyoninja
    · votar


    RobsonByte
    As dicas são boas, mas seria possível você mandar um link do resultado atual para ter uma idéia? Pode ser só um trecho. Como o Jabijirous falou, pode muito bem ser uma questão de dinâmica.

    Adler3x3
    Veterano
    # jan/15 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    [b]RobsonByte[/b

    Pontos de atenção:
    Não é somente o EQ que causa este problema.

    01- Pan como foi recomendado;
    Tente reproduzir a situação de como os instrumentos ficam dispostos no palco.
    Mas evite pans radicais, muito a direita ou a esquerd.
    E conforme a música pode-se utilizar a automação e fazer algumas pequenas variações conforme o compasso.
    Mas as vezes é melhor deixar tudo centrado, e no reverb fazer as configurações de variações, para posicionar cada instrumento.
    02- O nível individual de volume pode influenciar;
    E o controle de volume pode ser feito com inúmeras variações: velocidade das notas; controle de volume na track, controle de volume do próprio instrumento, automação da track com variações de volume e mais...
    No processo de automação, pode-se na linha do tempo ir fazendo mudanças no volume, pois as vezes em certos compassos, um instrumento pode ficar muito alto ou muito baixo.
    03- Utilização de EQ para ter mais presença, mas tem que ter cuidado para não exagerar.
    Se o instrumento é bom (virtual) ou a gravação foi bem feita poucos ajustes são necessários.
    Na verdade não tem que reforçar muito as frequência, o que é necessário são ajustes para fixar, isto é para fazer soar bem, e na maioria destes casos, o que se faz é aliviar certas frequências, do que aumentar.
    E quando for aumentar tem que ser bem moderado, pois caso contrário isto indica que o instrumento virtual não é bom, ou foi mal gravado.
    04- Uso de Reverb, quanto mais reverb uma track tem mais longe fica o seu som, assim tem que fazer pequenas variações para se alcançar uma profundidade e conseguir o espaço no áudio, e o resultado vai ser uma melhor integração entre os instrumentos.
    Os instrumentos não podem soar parecendo a parte, tem que se harmonizar e se integrar.
    Não pode todos os instrumentos ficarem com a mesma configuração de reverb.
    Depois na Master Track, pode usar um reverb geral, mas também de forma moderada e que seja de acordo com o estilo, nesta parte se busca mais a sonoridade do estilo.
    Cuidado com o reverb, se não sabe qual utilizar, use o de estúdio, que é bem leve, não adianta querer exagerar, que compromete tudo.
    Nos metais normalmente se usa um espaço maior do que as cordas.
    05- As vezes pode ser erro de composição, conforme as oitavas um instrumento pode ocupar o espaço do outro, assim em caso de problemas, deve-se experimentar mudanças nas oitavas, obviamente respeitando a tessitura de cada instrumento;
    06- Conforme o instrumento virtual (se forem virtuais) utilize primeiro os efeitos internos do próprio programa;
    07- E na master track você pode utilizar uma suite para o som ganhar cara de cd comercial, mas cuidado também para não exagerar, se pegar um preset, faça ajustes, pois cada música é uma música em particular.
    O nosso ouvido é a melhor ferramenta.
    Cuidado com o excesso de estéreo, se for usar um plugin bem de leve também.
    O que denuncia uma música gravada com instrumentos virtuais de orquestra é o estéreo, pois normalmente neste estilo usam-se poucos microfones.
    08- Neste estilo de música não é recomendado utilizar compressores e limiters, se usar faça de forma bem moderada, bem de leve mesmo.
    09- Use filtros também como foi indicado, para controlar melhor o excesso de graves e agudos.
    10- Consulte e leia o manual dos softwares , pois conforme o programa existem inúmeras formas de fazer com que os instrumentos soem mais de forma integrada parecendo que tocavam juntos.
    11- A qualidade dos instrumentos virtuais e a qualidade da gravação nos instrumentos reais é fundamental.
    Se você gravou usando os instrumentos de um teclado musical, pode não ficar bom. e conforme o teclado muitas vezes tem que acertar as configurações no próprio teclado antes de gravar.
    Mas no geral não espere milagres usando instrumentos do teclado.
    Se for um teclado arranjador, pode até ter um bom preset de estilo, bem feito de forma profissional.
    Mas se for usar aleatoriamente os timbres dos instrumentos não vai dar certo.

    Jabijirous
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    RobsonByte
    Dá uma lida nesse artigo

    http://michaelmachado.com.br/reverb-na-orquestra/

    Jube
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    Quando se usa vários naipes assim, o pan não ajuda muito, mesmo porque a maioria dos vsts já vem com um pan nativo configurado como uma orquestra de verdade. Eu destaco cada um em uma frequência de acordo com a altura das notas dos instrumentos( tuba nos graves,violinos nos agudos) e reduzo um pouco as frequências menos usadas que acabam dando uma sujeira, isso ajuda a separa um pouco os instrumentos.

    Mas outra coisa que pode comprometer como foi dito acima, é erro de composição, jogando instrumentos em oitavas erradas ou repetindo as mesmas notas na mesma altura entre naipes. Eu não sou nenhum expert em instrumentos orquestrais e vivo dando na trave com isso compondo de ouvido.

    RobsonByte
    Veterano
    # jan/15 · Editado por: RobsonByte
    · votar


    shoyoninja
    As dicas são boas, mas seria possível você mandar um link do resultado atual para ter uma idéia? Pode ser só um trecho. Como o Jabijirous falou, pode muito bem ser uma questão de dinâmica.

    Vou providenciar o upload de um trecho. Esqueci de citar que eu quero manter também o Chorus em 10 vozes, para deixar mais orquestrado. Acho também que vou gravar um Strings no teclado para tentar compensar o Chorus, já que os instrumentos não são virtuais. Claro que imitar uma orquestra com apenas 6 instrumentos é impossível, mas quero chegar a um resultado mais próximo possível, mas enquanto cada instrumento encobrir o outro vai ficar difícil. Até 2 instrumentos tocados juntos fica bom, mas quando coloco 3 ou mais daí mistura e perde definição. Daí eu já tentei mexer no volume, mas já ví que este não é o caminho, foi daí que eu comecei a pesquisar sobre a equalização. Assim que eu chegar em casa, vou fazer mais testes com as dicas aqui mencionadas.

    Adler3x3
    Veterano
    # jan/15 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    RobsonByte

    Os instrumentos não são virtuais (você escreveu)

    Mas o teclado emula estes instrumentos, e se não é real é virtual, só que gerado dentro do teclado que é um instrumento real, você toca e sai som.
    Mas não é igual ao instrumento real, é um teclado eletrônico.

    RobsonByte
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    Adler3x3

    Os instrumentos não são virtuais (você escreveu)

    Mas o teclado emula estes instrumentos, e se não é real é virtual, só que gerado dentro do teclado que é um instrumento real, você toca e sai som.
    Mas não é igual ao instrumento real, é um teclado eletrônico.


    Talvez eu não tenha sico claro, de virtual só o teclado usando Strings, que eu vou adicionar depois, mas quando à equalização eu me refiro aos instrumentos de verdade que eu gravei (vide lista no início do post);

    RobsonByte
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    As dicas são boas, mas seria possível você mandar um link do resultado atual para ter uma idéia? Pode ser só um trecho. Como o Jabijirous falou, pode muito bem ser uma questão de dinâmica.

    Link do meu áudio

    Ismah
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    Eu só baixaria o volume dos strings, o corte de graves da tuba, e colocaria um reverb. Está perfeito. Mas, não ouvi nada de clarinetes aí.

    Adler3x3
    Veterano
    # jan/15 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Realmente tá difícil escutar os instrumentos tá bem embolado.
    Analisando visualmente a onda do arquivo no soundcloud dá para reparar que esta numa forma retangular e parece lá no alto, mas por contraditório que pareça o volume esta baixo.
    O espectro da onda sonora poderia ser menor e mesmo assim soar mais alto.
    Isto mostra que a dinâmica esta afetada.
    Quais os efeitos que você usou na Master Track?
    O problema pode estar nas gravações.
    Mas para ter certeza disto teria que ouvir as tracks individualmente e comparar com a leitura da partitura.
    Parece que a instrumentação esta desbalanceada, temos muitos graves e médios e poucos agudos.
    Graves e médios sem definição, e faltam agudos.

    Talvez seja necessário reforçar os sopros com algum VST, e as cordas também, separando o Baixo, o Violoncelo , as Violas e os Violinos.
    As vezes, principalmente na música pop se usam strings (ensemble, conjunto de cordas), mas para uma melhor definição neste estilo, o melhor é usar separadamente os instrumentos, pois conforme a tessitura, muitas notas ficam repetidas por instrumentos diferentes na mesma oitava, e aí embola mesmo.
    As Strings (ensemble) pode ser utilizadas para reforçar os instrumentos individuais, mas com um volume mais baixo para se obter certa profundidade, no entanto a velocidade das notas tem que variar no decorrer da música, é mais um suave adorno sem muito destaque, mas as cordas estão lá.
    O som do violino quase não se nota, embolou com as strings.
    Gravar mais um violino.
    O Trombone e a Tuba estão sem peso, e são importantes para ditar o ritmo nas notas mais fortes.
    Os Clarinetes quase não se ouve, deve ser a invasão das cordas.
    Antes de mixar vai ter que corrigir (fixar) melhor as tracks individuais, e a EQ pode ser importante, mas não é só isto.
    O Hino é muito bonito, tem que analisar melhor a partitura original e talvez mudar algumas oitavas e até gravar mais algumas partes com os clarinetes, tentando ser o mais fiel possível a partitura na questão da altura das notas, buscando um equilíbrio, os instrumentos estão sem unidade soam mal e estão em conflito na busca do espaço sonoro, o arranjo neste sentido tem que ser reequilibrado.
    Tem que usar mais o recursos de automação das tracks, muito embora o termo "automação" pareça uma coisa mecânica, não é, muito pelo contrário é aqui que se vai obter uma melhor dinâmica corrigindo eventuais variações de volumes que não estão corretas compasso por compasso, e os efeitos podem também ser melhor dosados usando a automação.
    É um erro manter os efeitos sempre no mesmo nível, aqui se fizer variações de acordo com o andamento musical se consegue bons resultados, por exemplo em algumas notas ou compasso um instrumento pode ficar muito ou pouco presente, e fazendo estes sutis ajustes (que na verdade são pequenas correções nas tracks) vale a pena o esforço.

    RobsonByte
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    Adler3x3
    Realmente tá difícil escutar os instrumentos tá bem embolado.
    Analisando visualmente a onda do arquivo no soundcloud dá para reparar que esta numa forma retangular e parece lá no alto, mas por contraditório que pareça o volume esta baixo.
    O espectro da onda sonora poderia ser menor e mesmo assim soar mais alto.
    Isto mostra que a dinâmica esta afetada.
    Quais os efeitos que você usou na Master Track?
    O problema pode estar nas gravações.
    Mas para ter certeza disto teria que ouvir as tracks individualmente e comparar com a leitura da partitura.
    Parece que a instrumentação esta desbalanceada, temos muitos graves e médios e poucos agudos.
    Graves e médios sem definição, e faltam agudos.

    Talvez seja necessário reforçar os sopros com algum VST, e as cordas também, separando o Baixo, o Violoncelo , as Violas e os Violinos.
    As vezes, principalmente na música pop se usam strings (ensemble, conjunto de cordas), mas para uma melhor definição neste estilo, o melhor é usar separadamente os instrumentos, pois conforme a tessitura, muitas notas ficam repetidas por instrumentos diferentes na mesma oitava, e aí embola mesmo.
    As Strings (ensemble) pode ser utilizadas para reforçar os instrumentos individuais, mas com um volume mais baixo para se obter certa profundidade, no entanto a velocidade das notas tem que variar no decorrer da música, é mais um suave adorno sem muito destaque, mas as cordas estão lá.
    O som do violino quase não se nota, embolou com as strings.
    Gravar mais um violino.
    O Trombone e a Tuba estão sem peso, e são importantes para ditar o ritmo nas notas mais fortes.
    Os Clarinetes quase não se ouve, deve ser a invasão das cordas.
    Antes de mixar vai ter que corrigir (fixar) melhor as tracks individuais, e a EQ pode ser importante, mas não é só isto.
    O Hino é muito bonito, tem que analisar melhor a partitura original e talvez mudar algumas oitavas e até gravar mais algumas partes com os clarinetes, tentando ser o mais fiel possível a partitura na questão da altura das notas, buscando um equilíbrio, os instrumentos estão sem unidade soam mal e estão em conflito na busca do espaço sonoro, o arranjo neste sentido tem que ser reequilibrado.
    Tem que usar mais o recursos de automação das tracks, muito embora o termo "automação" pareça uma coisa mecânica, não é, muito pelo contrário é aqui que se vai obter uma melhor dinâmica corrigindo eventuais variações de volumes que não estão corretas compasso por compasso, e os efeitos podem também ser melhor dosados usando a automação.
    É um erro manter os efeitos sempre no mesmo nível, aqui se fizer variações de acordo com o andamento musical se consegue bons resultados, por exemplo em algumas notas ou compasso um instrumento pode ficar muito ou pouco presente, e fazendo estes sutis ajustes (que na verdade são pequenas correções nas tracks) vale a pena o esforço.


    Os efeitos que usei na Master Track foram: Chorus e um pouco de Reverb. As tracks que estou utilizando são 10, onde dividi sopranos, contraltos, tenores e baixos. As Strings também estão separadas. Vou fazer algumas alterações na presença da clave de fá então.

    Jabijirous
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    Daria pra você colocar o som cru, sem efeito nenhum! E outra, chorus????

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Dúvida na equalização multipista