Pro Tools | First : Grátis!

Autor Mensagem
Beto Guitar Player
Veterano
# dez/17
· votar


JJJ

Baixei uma versão alternativa do Pro Tools (aquelas "compretas", sacomé, né kkkkkkkkk) pra estudar o programa. Não achei nenhuma limitação de uso de plugin, instalei vários externos e roda numa boa, o único problema é realmente o formato que ele aceita...
Sobre o Asio, eu achei bem chato, porque vive dando problema, tive que reinstalar várias vezes, mas talvez seja por causa da versão "alternativa" que estou usando.
No geral, eu gostei da DAW, mas ainda não entendo nada e acho um pouco pesado.

JJJ
Veterano
# dez/17 · Editado por: JJJ
· votar


Só pra relatar: acabei desinstalando o ProTools First.

Muita limitação, tudo na "nuvem" (eu tenho HD grande, pra que preciso aguardar carregamentos de web?!), um monte de penduricalhos instalados junto, plugin só AAX, interface visual mais ou menos (fiquei até bolado de como pode essa DAW ser a mais usada em estúdios... a menos que essa seja capada ao extremo extremorum, fica difícil entender).

Acho que podiam fazer uma versão free melhorzinha (ou até cobrando, mas algo como outras cobram pelas versões de entrada). Desse jeito, é o que li num artigo estrangeiro: o ProTools "First" acaba sendo o "Last"... pra mim, foi!

makumbator
Moderador
# dez/17
· votar


JJJ
Só pra relatar: acabei desinstalando o ProTools First.

Eu te falei que ele era maior bosta. Não vale a pena.

JJJ
Veterano
# dez/17
· votar


makumbator

Dei uma chance. The first (and the last).

Casper
Veterano
# jan/18
· votar


Eu tentei usar e achei que não vale a pena.
O dia que lançarem o Protools "Zero" eu tento
de novo. Ou talvez não. Na verdade, meio que
acostumei com o Reaper. Funciona muito bem.

Adler3x3
Veterano
# jan/18
· votar


Ilusão.

JJJ
Veterano
# jan/18
· votar


Adler3x3

Me pareceu também! Mas não é possível que tenha tanta gente iludida!!! Ainda mais que estamos falando da DAW mais usada profissionalmente...

Adler3x3
Veterano
# jan/18 · Editado por: Adler3x3
· votar


JJJ
A diferença do PT é o suporte ao hardware, aquelas enormes mesas e toda a parafernália de equipamentos de um grande estúdio, num estúdio caseiro simplesmente não rola.

Quer ter problemas com hardware é só usar o PT.
Na verdade as outras DAWs são muito mais avançadas em outros recursos, principalmente para despertar a criatividade musical, tem mais ferramentas auxiliares.
A vantagem do PT esta tão somente nos grandes estúdios que usam muito hardware dedicado.

Eu também tive esta mesma impressão sua, quando vi o PT completo na casa de um amigo meu fiquei decepcionado, tamanha a falta de recursos para a criação musical, pode ser bom para gravar nada mais.
Tinha coisas na versão que apresentavam como novidades, que em outras DAWs já existiam a décadas, para mim que trabalho muito com midi, é muito fraco.
O Cubase, o Sonar e outras são muito mais completas.
Agora na questão de hardware de grande porte o PT é soberano.

Grandes músicos e compositores usam outras DAWs no processo de criação, e finalizam nos grandes estúdios com o PT.

É uma ilusão não passa de um mito.

JJJ
Veterano
# jan/18
· votar


Adler3x3

Ė... Faz sentido.

Casper
Veterano
# jan/18
· votar


Acabei de ler um argumento interessante sobre
o uso do Pro Tools profissionalmente:

Why is Pro Tools still being used?
Yesterday I finally made the switch to Pro Tools because the school I wanna go to uses it. I used Studio One before and was just happy with that.

And it's been an absolute nightmare. After spending half a day trying to get it to work with my Komplete Audio interface I was pissed off. Then, when it finally worked and I could record something I was happy-ish. The UI is not at all intuitive, I can't seem to find a proper guide for PC keyboard controls.

But worst of all: no VST support. Why, in this day and age, does a DAW still not have VST support? We're in 2015, for god's sake!

Why is a software like this the industry standard? What am I missing? What is the magical thing about pro tools that makes everyone love it?

A resposta:

Consider someone who wants to tag a photo of their friend and upload it to facebook, and then complains that Photoshop doesn't have any social media integration in spite of it being 2015. Technically correct but they're missing the point of the program.

Sadly, most people on this sub don't use Pro Tools to %10 of it's full power, and I say this as someone who is fully aware I don't either. Most people don't even know that they don't know, though. Ya know?

Pro Tools is the industry standard DAW for recording multiple takes of live performances and mixing down large, professional quality sessions. Note that composition/beatmaking is not there. Pro Tools is no better than logic, ableton, ect. if you're making electronic music from VSTs. If, however you want to record a drumkit with 30+ microphones, record multiple takes, punch in and out of various sections AND do it as quickly as the producer can ask... well now you're talking.

For example, you're tracking a session drummer in a big studio for a demo. There's a songwriter, a producer, and you're engineering. The drummer records a few takes and then turns to you and say "can I hear take two until the verse, then for the choruses do the take we just did, but for the bridge lets try take one"

How long would it take you to set that up for playback in your current setup? Anything longer than a few seconds and you're not using pro tools properly, and will likely be replaced by someone who is. Pro Tools has hundreds if not thousands of keyboard shortcuts. It can very literally and functionally be navigated entirely without the mouse, which means that experts can achieve the speed they need to compete at the highest levels of engineering. If you look at the massive shortcut list there are some really intuitive and helpful ones - it was obviously designed by professionals. For example, there's a single command to stop the current take, delete the audio from the HD, revert to the previous playback point, count in an record. All by pressing 3 buttons.

VST support is lacking for the same reason you can't install an AMD processor in an Apple computer. Avid wants strict control over the standard of plugin architecture. The VST standard was designed by Steinberg, a major competitor. RTAS/AAX may be a pain, but there is a certain level of quality assumed. Free VSTs are often sketchy and of dubious quality, but since companies have to design specifically for RTAS/AAX and pay a licences fee to Avid, you at least know there's a baseline of quality.

People say that DAWs don't matter, that they're all the same because they can use the same plugins in all of them and they all have the same basic automation features needed to mix. That's absolutely true, but in the way that every single car is the same if you just need something to drive you to work.

EDIT: Thanks gilder! Guys like you and the many interesting and civil discussions this thread has prompted are the reason this community is so great.

fonte:
https://www.reddit.com/r/audioengineering/comments/3e78px/why_is_pro_t ools_still_being_used/

Buja
Veterano
# jan/18
· votar


Pergunta que sempre me aflige:

e quanto ao consumo de recursos?

makumbator
Moderador
# jan/18
· votar


Casper
h. The UI is not at all intuitive, I can't seem to find a proper guide for PC keyboard controls.

Isso é a falta de costume do usuário com um programa novo. Ele queria sair fazendo tudo de cara e já sabendo o procedimento pra todas as operações que deseja fazer? Só o uso ao longo do tempo deixa o usuário confortável.

Um exemplo meu: Tenho costume absurdo no Sibelius (uso desde o 2.11 ou coisa assim). Sei fazer tudo no programa, inclusive as gambiarras pra fazer o software executar o que ele não foi projetado.

Pois bem, no Lançamento do Dorico (Steinberg) eu comprei justamente pra ter uma nova perspectiva em notação de computador. De início eu não conseguia fazer quase nada. Hoje em dia faço muitas coisas nele e estou pouco a pouco ganhando velocidade. Tenho certeza que em breve terei a mesma velocidade que consigo no Sibelius.

Pro Tools has hundreds if not thousands of keyboard shortcuts. It can very literally and functionally be navigated entirely without the mouse, which means that experts can achieve the speed they need to compete at the highest levels of engineering.

Todas as DAWs que experimentei tem essa mesma capacidade. Nem sou usuário de Studio One (apesar de ter rodado uma demo dele quando lançou anos atrás, pois era o momento em que escolhia minha DAW), mas me parece que o autor do artigo está sendo bem injusto e não levando em conta a própria inexperiência em uma nova DAW.

Casper
Veterano
# jan/18
· votar


Caro makumbator:

Outro dia eu estava observando um cidadão
editando uma imagem no PhotoShop com
uma eficiência absurda. Acho que o ponto é
o mesmo: provavelmente existem produtos
muito melhores que o PhotoShop, mas por
algum motivo, para o bem ou para o mal,
ele parece ser o padrão do mercado.

E o ser humano em geral é preguiçoso.

Isso explica muita coisa.

Beto Guitar Player
Veterano
# jan/18
· votar


Olá pessoal, já fiz essa pergunta algumas vezes e nunca me responderam.
Sei que a resposta é totalmente subjetiva e depende basicamente de gosto pessoal, mas queria realmente a opinião de vocês...

Eu queria estudar uma DAW a fundo e comecei a pesquisar opções...
Me deparei com o Pro Tools e acabei por decidir a estuda-lo, mas depois de ler tantas críticas, queria que vocês indicassem uma DAW (a que vocês mais gostam e utilizam)

Valeu!!!!

Buja
Veterano
# jan/18
· votar


Beto Guitar Player


Eu sou da opinião que voce usa o que está bem habituado. A nao ser que seja muito limitado e te impeça de fazer as coisas.

Eu uso Reaper, apenas porque foi a primeira que tive contato, e me serve.
Mas antes usava Audacity, e era limitado para o que eu queria. Mudei so por causa disso.
Sei que outras DAWs mais "profissas" ta cheio de recursos, plugins, instrumentos, automações, etc.
Nao nunca precisei...logo nao sei usar....logo nao uso.
Nao quer dizer que outroas sao melhores ou piores. Mas Reaper pra mim é melhor, porque sei usar e faz tudo que preciso. Pronto.

Beto Guitar Player
Veterano
# jan/18
· votar


Buja

Então... eu usava o Audacity e achava que tava arregaçando...
Então um dia me dei conta que o resultado ficava um lixo só...

Em paralelo eu gostava de usar o FL Studio para criar sons com VSTs, mas não tinha noção nenhuma de como mixar usando o FL.
Foi aí que decidi conhecer outra DAW, pesquisei um pouco e comecei a usar o Pro Tools. Mas acho bem pesado e cheio de problema, por isso queria mudar. O meu contato com o PT é bem recente e pouco, então não estou habituado ainda.

Casper
Veterano
# jan/18
· votar


Caro Beto Guitar Player:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/331288/

ernestoacordeon1
Membro Novato
# jan/18
· votar


Passei aqui só pra dizer: Não percam tempo com esse Pro Tolos First. Não serve pra nada. Vão Por mim

Adler3x3
Veterano
# jan/18 · Editado por: Adler3x3
· votar


O Audacity é muito bom é uma excelente ferramenta de áudio free.

Mas na minha classificação e conceito é um Editor de Áudio, não é uma DAW na essência, muito embora tenha muitos recursos.

Dá até para gravar, mas não substitui uma DAW, não tem todas as funções.

É mantido por uma boa comunidade de desenvolvedores, e quando implementarem o midi e outras funções para melhor gerenciar as tracks vai se transformar numa DAW, mas por enquanto o foco principal é de editor de áudio.
No Mixcraft Pro Studio (DAW) que uso, configuro o Audacity integrado como editor de áudio externo para criar loops.

Então sempre é bom ter o Audacity instalado, uma ferramenta formidável, que muita gente grande do mundo do áudio usa.

Já o Fl Studio tem o Edison um poderoso editor, uma excelente DAW, com inúmeros recursos.
Gosto do Fl Studio, mas finalizo minhas músicas no Mixcraft, que tem uma interface mais intuitiva e funcional.

O Fl Studio tem muitas ferramentas que até outras DAWs consideradas top não tem, e confesso que não gosto muito da parte de mix e master, mas no mais é incrível os recursos e plugins que tem, mas é uma DAW mais voltada a música eletrônica, mas dá para gravar e produzir em qualquer estilo.

Para mixar e masterizar tem que estudar como se monta a cadeia de efeitos (sequência de plugins nas tracks e na master).
E para quem tá iniciando e ir aprendendo é melhor usar algumas suites de software para fazer isto, como o Izotope Ozone e Lurssen Mastering Console entre outras.

http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/332557/

Outra DAW muito poderosa na Masterização é o Studio One, muito embora na parte de Midi deixe a desejar, mas é bem provável do jeito que esta evoluindo (esta apenas na versão 3), que daqui mais um tempo vire uma das tops.

Beto Guitar Player
Veterano
# jan/18
· votar


Casper

Já tinha dado uma olhada por cima nesse tópico, até já comentei lá, mas vou ler com calma para tirar proveito das opiniões do pessoal do fórum.


Adler3x3

Eu percebi essa característica no Audacity, que ele é um bom editor, mas não dá pra trabalhar com plugins como em outras DAWs, nele você precisa aplicar os efeitos diretamente no audio.
Eu gosto muito do FL pra trabalhar com midi e VSTs.

Adler3x3
Veterano
# jan/18 · Editado por: Adler3x3
· votar


Buja

O Reaper é super profissional.
Tem muitos recursos, e a principal característica desta DAW é a customização.
Isto é o usuário vai aos poucos configurando o software e no fim deixa na forma que melhor lhe atende, uma DAW muito poderosa.
Não vem com instrumentos virtuais bons, mas na parte de efeitos é muito boa, embora no estilo gráfico não sejam bonitos, mas são funcionais.
E tem muitos recursos inclusive a automação.
O que esta DAW tem de recursos não dá nem para imaginar, se tem alguma coisa que se pensa que não tem, tem, é só configurar e fazer acontecer.
Quando se instala o Reaper pela primeira vez já vem com basicamente tudo que uma pessoa normal precisa para usar.
Mas, tem esta possibilidade de customização, e aí muitos outros detalhes e recursos podem ser ativados, o menu e sub-menus do Reaper possibilitam isto, então sempre que se estiver numa dúvida, pode se consultar a comunidade deste software, que vai encontrar as soluções.
E tem também outras extensões que podem ser instaladas para se ter mais recursos ainda, a todo momento se criam novos recursos e facilidades de acesso, pois o software possibilita isto graças a uma linguagem interna de programação.

Diferente de outras DAWs onde mudanças significativas só ocorrem numa nova versão, aqui no Reaper muito mais pode ser instalado como complemento, e muitas pessoas desenvolvem scripts de programação que são muito bons, e podem ajudar todo o processo, mas tem que saber discernir o que realmente o usuário necessita.

Por um lado é bom, tem muitos recursos, mas por outro lado fica parecendo muito complexo e difícil de usar, mas com o tempo vai se absorvendo e aprendendo.
Pois só com a prática é que se aprende, e tem recursos que nunca vai precisar.
E dá para usar VSTs a vontade.

Jr Ferr
Membro Novato
# jan/18
· votar


Eu uso o Reaper há alguns anos e mesmo sem conhecer as demais DAW's "Top de linha", não tenho a intenção de mudar para um PT da vida.
Estou até trocando minha máquina por um MAC, mas pretendo continuar utilizando as mesmas DAW's que já trabalho (REAPER + FL STUDIO).
Ouvi falar maravilhas do Logic, porém, aquele processo de transição de uma DAW pra outra pode acabar atrapalhando meus projetos atuais..

Beto Guitar Player
Veterano
# jan/18
· votar


Adler3x3
Buja

Estou vendo que o Reaper é o "Linux" das DAWs...

Ivearaujo
Membro Novato
# mai/20
· votar


Baixei o Pro Tools First, e ele não deixa criar projetos. Abre um Dashboard com uns projetos já definidos. Não te deixam apagá-los e aparece uma mensagem dizendo que o usuário já tem o numero máximo de projetos. Não sei como apaga isso, alguém sabe? Segui o roteiro, que é simplesmente apertar o botão direito do mouse e deletar, mas não funciona.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Pro Tools | First : Grátis!